sexta-feira, 20 de abril de 2018

VALORIZAÇÃO DA CULTURA REGIONAL >> UEPB realizará evento com Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba



No dia 26 de abril, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acontece o Segundo Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba, no campus de Araruna-PB, no auditório do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS).


O evento, que é gratuito, homenageará os sanfoneiros e tocadores de fole de oito baixos, assim como exaltará a arte de tocar sanfona, conta com a presença de artistas de diversas cidades, abrindo espaço para o conhecimento e valorização desses, e ocorrerá o dia inteiro com atividades, palestras, apresentações e muita música

A programação Iniciará às 08 horas, com o lançamento do CD do sanfoneiro mirim que vem encantando o país, Raí Bezerra, e terá continuidade com uma mesa redonda composta pelos professores de sanfona da UEPB e o renomado Luizinho Calixto, seguida de apresentações de sanfoneiros locais.

À tarde, a programação será na Pedra da Boca, principal ponto turístico de Araruna, local onde também será feita a foto oficial do evento e encerrará em frente ao mercado cultural da cidade. A Universidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araruna, fornecerá alimentação durante o evento e transporte até o local da foto oficial.



Esse ano, em que cada campus irá homenagear um sanfoneiro regional, o campus Araruna optou pelo sanfoneiro Cabral, da cidade Barra de santa Rosa, que terá Zé Calixto como parceiro, sendo também homenageado no evento geral. O campus VIII, através da Pró-reitoria de Cultura (Procult) em conjunto com a Biblioteca Severino Perillo de Oliveira, promoverá o evento com a finalidade de finalizar o catálogo de sanfoneiros da Paraíba e preparar um documentário sobre esses artistas tão importantes na cultura brasileira.

Em 2017, o evento foi um grande sucesso. Em 2018, se espera alcançar o mesmo desempenho, inclusive, estendendo o convite para sanfoneiros de qualquer cidade do Estado da Paraíba e Estados vizinhos. 

Para mais informações contatar Lino Sapo, coordenador do evento local.

Sem comentários:

Enviar um comentário