terça-feira, 12 de dezembro de 2017

LUTA POR RECONHECIMENTO >> II Encontro das Comunidades Quilombolas do Sertão Cabugi

No dia 09 de dezembro de 2017, sábado, foi realizado o II ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERTÃO CABUGI, na comunidade de Aroeira, em Pedro Avelino. Estiveram presentes, representantes de mais duas comunidades quilombolas (O Curralinho e Cabeço dos Mendes, de Afonso Bezerra), os antropólogos Geraldo Barboza (articulador do Evento) e André Garcia (INCRA), Andreia Silva (Representante da Coordenação Nacional de Comunidades), Raimundo Costa (SEARA), Raimundo Melo e Sérgio (RPTV), Mery Regina (COEPPIR), Juliane Ribeiro (Conselho Estadual de políticas de Promoção da Igualdade Racial do RN) e autoridades locais.

Como ocorreu no I Encontro foi sugerido pela representante da Coeppir-RN a necessária criação de um órgão municipal responsável pela Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Igualdade Racial. Isto cria condições para o Município aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e ter acesso aos Programa Brasil Quilombola. Na sequência de informes, a fala do representante da SEARA confirmou a entrega dos títulos de terra; que, proporcionam condições legais para acesso às políticas públicas que exigem certificação sobre propriedade.

Foi anunciada a data do III ENCONTRO, na comunidade de CURRALINHO, em Afonso Bezerra, no dia 20 de janeiro de 2018. E o IV ENCONTRO, na comunidade do Livramento, em Angicos.

O Objetivo final destes quatro eventos é fomentar um consenso e articulação comum entre as quatro comunidades. Como resultados, a médio e longo prazo se espera a articulação destas comunidades com redes locais e políticas públicas pertinentes à sua condição de COMUNIDADE TRADICIONAL. Até 2016 era somente uma comunidade certificada. Agora, são duas certificadas e uma em processo final de certificação. Resta, somente uma delas para organizarmos as comunidades quilombolas do território Cabugi.

Atenciosamente,
Geraldo Barboza de Oliveira Junior. - Antropólogo

Vejam abaixo mais algumas imagens desse evento:
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas no palco, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé

Sem comentários:

Enviar um comentário