sábado, 22 de outubro de 2016

EM LAJES >> Estudantes saem as ruas de Lajes em protesto contra a PEC 241 e pelo Fora Temer!


Alunos do IFRN, alunos da rede estadual de ensino, escolas municipais, sindicalista e professores foram às ruas de Lajes nesta sexta, 21 de outubro, para protestar contra os absurdos do governo golpista de Michel Temer.
A concentração aconteceu na Tamarineira, localizada no Largo da Estação. Após alguns pronunciamentos de alunos, professores e representantes do SINTE e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lajes, o protesto seguiu pela Praça Manoel Januário Cabral, foi até o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ao centro comercial.
Para o professor Canindé Rocha, que é diretor da Escola Estadual Pedro II, o ato tem uma grande importância na busca pela garantia da democracia no pais. “Lajes não podia ficar de fora neste dia de mobilização nacional, não aceitamos um governo que impõe e quer prejudicar os trabalhadores e a classe estudantil, vamos à luta e vencer esta batalha”, disse o professor.


Fonte: Blog do Robson Cabugi

DESTAQUE EDUCACIONAL >> Escola Estadual Pedro II foi destaque na Feria de Ciências do Semiárido Potiguar realizada pela UFERSA - Mossoró/RN

A Escola Estadual Pedro II de Lajes/RN, mais uma vez foi destaque na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, onde levou sete projetos para serem apresentados, sendo a maior delegação da 8ª Dired. 

E como resultado disso, nossa escola conseguiu ser destaque, tendo seus projetos ficado em 1º e 3º lugares da 8ª Dired e ainda conseguido o credenciamento para Londres.

Nossos mais sinceros PARABÉNS a todos os alunos que participaram da Feira de Ciências, mesmo aqueles que não conseguiram chegar tão longe, mas se empenharam e também são vencedores, a todos os professores e funcionários envolvidos, enfim a toda escola que mais uma vez mostrou que mesmo com todas as dificuldades sempre consegue vencer os desafios!

Canindé Rocha - Diretor da Escola Estadual Pedro II 

EVENTO >> Começou ontem em (21) Lajes/RN, e segue pelo final de semana o acampamento regional do ramo escoteiro - ARRE 2016


Exibindo 1-4.jpg

O ARRE é um encontro de jovens com idade de 11 até 14 anos, conta com a presença de 24 cidades norte-rio-grandense, contendo mais de 450 participantes.

A solenidade de abertura foi na praça Manoel Januário Cabral, contando a presença de autoridades local. O vice prefeito Marcão em nome do Prefeito Benes Leocádio, diz que o evento é muito importante, pois nunca tinha visto a tamanha quantidade de jovens em um único local.

O tema do Acampamento é o Filme Jogos Vorazes, em Busca do Tordo Dourado. O evento será durante do o final de semana, na base física do Fomento.

O ARRE 2016, é uma realização da Região Escoteira Norteriograndense.

Fonte: José Leandro de Souza - leandro.semtderm@lajes.rn.gov.br

CONSCIÊNCIA DE CLASSE >> Onde estamos socialmente...

Por Patrícia Miguez: O brasileiro não tem consciência de classe – mais conhecido como “pobre de direita”
Imagine a seguinte situação: você tem, em sua casa, uma infestação de cupins. Então você caminha até a loja do seu bairro em busca de cupinicida. Ao chegar em casa, procura a fonte da infestação e aplica o produto. O que acontece logo em seguida? Muito provavelmente alguns dos insetos tentarão fugir; outros, que não conseguirão, irão morrer em decorrência da ação do veneno aplicado.
O que nos leva ao ponto de que até cupins são mais inteligentes do que alguns brasileiros.
Se fossem cupins, alguns de nós não só torceriam para que o cupinicida fosse aplicado como provavelmente organizariam passeatas pedindo a volta dele; outros, ainda, fariam uma réplica em tamanho aumentado do produto, em versão inflável – e ainda se achariam mais inteligentes que os outros cupins por isso.
Sim, é exatamente isto que ocorre no Brasil: acredite, se você não é milionário, dono de um grande veículo de comunicações, de uma grande cadeia de lojas, latifundiário, banqueiro ou afins, governos de direita não estão ao seu ladoE nunca estarão.
Já disse Malcolm X: “Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido.

FILMES EDUCATIVOS >> 7 filmes sobre a história da África para passar em aula

Resultado de imagem para 7 filmes sobre a história da África para passar em aula
Com toda certeza você já viu alguns filmes sobre a história dos Estados Unidos, saber a história desse país é muito comum, principalmente com os filmes que retratam as guerras, mas será que já viu algum filme sobre a história da África ? O continente africano é muitas vezes deixado de lado, mas também tem uma grande importância histórica. Você precisa conhecer um pouco da história desse povo.
É por isso que vamos abordar aqui ahistória da África contada em filmes, dessa forma qualquer pessoa pode aprender um pouco sobre esse continente tão rico de tantas formas. Se é professor e pretende contar um pouco da história de outros países, não deixe de conferir essa lista, será mais fácil mostrar aos alunos a situação da África em um filme do que utilizar apenas as aulas expositivas.
Hotel Ruanda – Um filme de 2004 que retrata um pouco da história da África, o interessante é que a história é real. O enredo mostra um acontecimento histórico no país, Paul Rusesabagina foi o responsável por salvar a vida de 1.268 pessoas durante o genocídio de Ruanda em 1994. O filme se passa em Kigali, capital da Ruanda, nesse local existia um hotel muito famoso onde Paul Rusesabagina era gerente, por causa do ataque entre duas etnias, os hutu e tutsi, uma guerra começou e Paul começou a abrigar moradores da cidade no hotel.
O Último Rei da Escócia – O filme é baseado em fatos, mas é contada por um médico escocês fictício. Ele conta os acontecimentos de Uganda entre 1971 e 1979 quando o militar Idi Amin Dada se tornou ditador após um golpe de Estado.
Invictus – Esse é um dos filmes mais famosos da África, foi lançado em 2009. É baseada na história do livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation e na conquista da Copa do Mundo de Rugby de 1995 pela Seleção Sul-Africana. Esse é um filme bem interessante, pois além de mostrar um pouco da história do país, também mostra um pouco da cultura e do esporte.
Diamante de Sangue – O filme conta a história dos diamantes que são extraídos em zonas de guerras africanas e vendidos para financiar conflitos. Ele é ambientado durante aGuerra Civil de Serra Leoa, o país está dilacerado pela luta entre partidários do governo e forças insurgentes. O filme é bem real com os fatos e mostra as atrocidades dessa guerra, como amputação de mãos de pessoas para desencorajá-los de votar nas próximas eleições.
A Sombra e a Escuridão – Um filme inspirado na história real dos incidentes de Tsavo, em 1898. Nessa época acontecia a disputa entre franceses, alemães e britânicos para tomarem posse do continente africano.
Um Grito de Liberdade – É um filme de drama situado no final de 1970, durante a era do apartheid da África do Sul. Baseado nos livros do jornalista Donald Woods , o filme mostra os acontecimentos da vida real envolvendo o ativista negro Steve Biko e seu amigo Donald Woods.
Zulu – O filme mostra a Batalha de Rorke’s Drift entre o exército britânico e o reino zulu em janeiro de 1879, durante a Guerra Anglo-Zulu.

Todos esses filmes retratam um pouco da história da África, os países africanos tem histórias únicas e acontecimentos que todos precisam saber, é muito importante saber um pouco sobre esses fatos. Alguns acontecimentos são bem recentes, outros já aconteceram há mais de um século, mas, mesmo assim, é muito importante conhecer essas histórias.
Se você é professor de história, não deixe de estudar a história africana, esses filmes vão ajudar a introduzir melhor o assunto. Pode ter certeza que seus alunos vão adorar saber um pouco mais desses acontecimentos. Se conhece mais filmes interessantes sobre ahistória da África não deixe de comentar aqui e indicar para outras pessoas.
Até mais!

Orquestra Sinfônica da UFRN protesta contra Michel Temer em abertura da CIENTEC

Orquestra Sinfônica da UFRN protesta contra Michel Temer em abertura da CIENTEC

Em apresentação do hino nacional, na abertura da Cientec 2016, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) realizou protesto contra o atual governo. Como forma de intervenção foram levantadas folhas com letras que compunham a frase “Fora Temer”, ganhando apoio do público, que gritaram juntos em coro.

LIXO TRANSFORMADO EM ENERGIA >> Começa a funcionar em SP a maior termelétrica do Brasil que produz energia com lixo

Começa a funcionar em SP a maior termelétrica do Brasil que produz energia com lixo
Diariamente, cerca de oito mil toneladas de resíduos urbanos e industriais são levados até a Central de Tratamento e Valorização Ambiental, na cidade de Caieiras, em São Paulo. É a partir de todo esse lixo que a Termoverde Caieiras, maior termelétrica movia a biogás de aterro sanitário do Brasil, produz energia.
A usina tem 15 mil metros quadrados e potência instalada de 29,5 megawatts, o que seria suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. O empreendimento começou a ser construído em 2014, com um investimento de mais de R$ 100 milhões do Grupo Solví, e em julho de 2016 recebeu a autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para começar a operar.
Com a termelétrica, evita-se que o metano – um dos gases do efeito estufa – seja liberado na atmosfera. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil tem potencial de gerar 1,3 GW de energia elétrica a partir dos resíduos sólidos urbanos. Esse total é equivalente a um fornecimento adicional de 932 mil MWh/mês, o suficiente para abastecer 6 milhões de residências. Estamos esperando o que?

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

ESTUDANTES DE LAJES REALIZAM ATO CONTRA A PEC 241 >> Contrários a PEC 241 e a MP 746, estudantes realizam vários atos em todo país RN

Resultado de imagem para protesto estudantil contra o golpe
EM LAJES: Diante de todas as reformas impopulares que o "governo" Temer está tomando nos âmbitos sociais, principalmente, na educação pública, estudantes do IFRN/Campus Lajes, juntamente com os estudantes das rede municipal e estadual sairão as ruas para demonstrar o nosso repúdio e nossa indignação. 

Esse ato terá início as 8:00 horas e a concentração será na tamarineira centenária localizada na Praça Central de Lajes. Venham participar conosco!

Estudantes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte estão ocupando três escolas estaduais em Natal para protestar contra a PEC 241, à MP 746 e exigir melhorias na educação pública. Estão ocupadas as escolas Augusto Severo, Anísio Teixeira e Ana Júlia.
ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO SEVERO
unnamedA escola Augusto Severo, que fica em Petrópolis, Zona Leste de Natal, foi a primeira a ser ocupada. A ocupação começou em 11 de outubro, um dia após a Câmara Federal aprovar o texto-base da PEC 241 – que prevê o congelamento por 20 anos dos investimentos de áreas como educação e saúde.
Os (as) estudantes também pedem melhorias nas condições do ensino público, inclusive exigindo a reforma e reabertura da escola Augusto Severo, que está interditada há mais de um mês devido à falta de infraestrutura e o perigo de acidentes. Eles ainda rechaçam a Medida Provisória 746, que visa reformar o ensino médio.
De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, na última terça-feira (18) foi entregue a Secretaria Estadual de Educação a pauta de reivindicações do movimento.
ESCOLA ESTADUAL ANÍSIO TEIXEIRA
A coordenadora geral do SINTE/RN esteve no local e conversou com os estudantes. Ela conta que no momento os estudantes estão precisando de apoio logístico. Segundo informações passadas pelos colaboradores da Mídia Ninja RN, voluntários estão ministrando aulões e oficinas na escola. Também estão sendo promovidos debates sobre a situação política do Brasil e das escolas estaduais.
ESCOLA ESTADUAL ANA JULIA
Além de estudantes, os professores e funcionários da escola Ana Julia, que fica em Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal/RN, aderiram e se engajaram na ocupação da unidade. As informações são da Mídia Ninja RN.
Fonte: Sinte-RN, 20/10/2016

Nota da Comissão Episcopal Pastoral Para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz SCJP - Nº. 0683 /16

“Nenhuma família sem casa, 
Nenhum camponês sem terra, 
Nenhum trabalhador sem direitos,
Nenhuma pessoa sem dignidade”. 
Papa Francisco.


Nós, Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, e bispos referenciais das Pastorais Sociais, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reunidos em Brasília, nos dias 18 e 19 de outubro de 2016, manifestamos nossa preocupação com o cenário de retrocessos dos direitos sociais em curso no Brasil.
Entendemos que as propostas de reforma trabalhista e terceirização, reforma do Ensino Médio, reforma da Previdência Social e, sobretudo, a Proposta de Emenda Constitucional, PEC 241/2016, que estabelece teto nos recursos públicos para as políticas sociais, por 20 anos, colocam em risco os direitos sociais do povo brasileiro, sobretudo dos empobrecidos.
Em sintonia com a Doutrina Social da Igreja Católica, não se pode equilibrar as contas cortando os investimentos nos serviços públicos que atendem aos mais pobres de nossa nação. Não é justo que os pobres paguem essa conta, enquanto outros setores continuam lucrando com a crise.
Afirmamos nossa solidariedade com os Movimentos Sociais, principalmente de trabalhadores e trabalhadoras, e com a juventude, que manifestam seu descontentamento com as propostas do governo, bem como todas as organizações que lutam na defesa dos direitos da população.
Encorajamos as Pastorais Sociais a participarem, com os demais movimentos e organizações populares, na defesa das conquistas sociais garantidas na Constituição Federal de 1988, na qual a CNBB tanto se empenhou no final da década de 1980. Não desanimemos diante das dificuldades. Somos povo da esperança!
Com compromisso profético, denunciamos, como fez o Profeta Amós: “Eles vendem o justo por dinheiro, o indigente, por um par de sandálias; esmagam a cabeça dos fracos no pó da terra e tornam a vida dos oprimidos impossível” (Am 2,6-7).

O Espírito do Senhor nos anima no serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Com Maria cantamos a grandeza de Deus que “derruba os poderosos de seus tronos e exalta os humildes; enche de bens os famintos e manda embora os ricos de mãos vazias” (Lc 1, 51s).
Brasília, 19 de Outubro de 2016.
Dom Guilherme Werlang
Bispo de Ipameri - GO
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para
o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz

BOAS PREVISÕES >> Emparn prevê bom inverno para 2017 no Rio Grande do Norte

O serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) prevê que o inverno para o ano de 2017 será normal, podendo ser acima da média para a região do semiárido, interrompendo a sequência de cinco anos de seca. A informação foi confirmada pela manhã desta quarta-feira(19) pelo chefe do setor de meteorologia do Governo do Estado, Gilmar Bristot.

Segundo o profissional, as condições mostradas pelos modelos meteorológicos mostram uma forte atuação do fenômeno La Niña no oceano Pacífico, com o esfriamento da água semelhante ao que ocorreu entre os anos de 2008 e 2009. Nesses dois anos, no Rio Grande do Norte, a estação chuvosa fez transbordar açudes e barragens.

Gilbar Bristot antecipou o prognóstico se contrapondo aos boatos que circulam nas redes sociais sobre previsões de mais um ano de seca para o semiárido do Rio grande do Norte. Em entrevista concedida à InterTV Cabugi, meteorologista disse que as condições são ideais e muito diferentes àquelas registradas nos últimos anos.

“É nossa obrigação tranquilizar o agricultor e criador do nosso Estado diante de boatos que estão circulando nas redes socais de que 2017 será um ano de seca. Trata-se de um quadro bem parecido com 2008, que acabou se estendendo nos anos seguintes”, reforçou Bristot.

A Emparn monitora o comportamento das temperaturas no Oceano Atlântico, também importantes à manutenção do prognóstico.

PUNIÇÃO >> Som alto em carros vai render multa grave

Resultado de imagem para Resolução foi aprovada pelo Contran ontem e multa será de R$ 127, mais cinco pontos na carteira...Resolução foi aprovada pelo Contran ontem e multa será de R$ 127, mais cinco pontos na carteira...
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nessa quarta-feira (19), uma resolução que regulamenta autuações para som automotivo. O motorista que for flagrado com som automotivo audível do lado externo do veículo, independentemente da frequência ou do volume, e que perturbe o sossego público, será autuado
Nesse caso, o agente de trânsito deverá registrar, no campo de observações do auto de infração, a forma de constatação do fato. A ação será considerada grave (multa de R$ 127) e acrescida de mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme estabelece o art. 228 do Código de Trânsito Brasileiro.
A medida faz exceção a ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo.
Também não estão incluídos na decisão, os veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam autorizados por órgão ou entidade competente, além de veículos de competição e os de entretenimento público, que estejam permitidos a utilizar o som específico em locais apropriados ou de apresentação estabelecidos pelas autoridades competentes. A resolução entra em vigor a partir da publicação, ainda sem data definida.

O descarte certo do lixo eletrônico

Resultado de imagem para O descarte correto do lixo eletrônico
Você que está lendo está matéria, olhe em sua volta! Com certeza nessa olhadinha você se deparou com algum produto eletrônico, não é? Agora na sua casa, tenha certeza que 80% das coisas, tem algum material eletrônico.

E quando esses eletrodomésticos quebram o que você faz com ele? Sábia, que existem uma maneira certa para descartar esse tipo de lixo, pois caso ele ser descartado em qualquer lugar pode degredar o solo.
Quando falamos de lixo eletrônicos estamos falamos de aparelhos celulares, monitores de computador, baterias, televisores, notebooks e computadores em geral, impressoras, câmeras fotográficas entre outros.
Quando esses produtos são descartados em local impróprios eles podem contaminar as águas e o solo, pois eles contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio entre outros.
Além de prejudicar a natureza o lixo eletrônico, descartado de maneira incorreta pode ocasionar grandes problemas de saúde para as pessoas e até para os animais. Alguns desses produtos contém vidro, plásticos, metais, que são materiais que demoram 100,200 e até 500 anos para se decompor, e enquanto eles não se desfazerem eles estarão prejudicando a o meio ambiente e a saúde da população que estiver em sua volta.
Já existem vários lugares, empresas e cooperativas que trabalham com reciclagem de lixo eletrônicos, além disso baterias dos celulares podem ser entregues para a sua companhia de celular. Caso você o seu equipamento esteja em boas condições e você quer descarta-lo apenas por não ter lugar de guarda-lo, que tal pensem em doar para uma instituição de caridade.

Para saber onde você pode descartar um lixo eletrônico procure a prefeitura de sua cidade, eles informarão o local mais próximo da sua residência. O meio ambiente agradece.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

E AGORA COXINHA ?!! >> Já vejo alguns que bateram panelas pelo fora Dilma arrependidos com esse governo golpista

POSICIONAMENTO SOCIAL >> Vamos refleitir sobre isso




TRANSIÇÃO DE GOVERNO >> MPF emite recomendações a prefeitos do Oeste sobre transição de governo


Resultado de imagem para MPF emite recomendações a prefeitos do Oeste sobre transição de governo
Gestores que deixarão os cargos têm de manter serviços essenciais, pagamento de servidores e disponibilizar toda documentação sobre obras e convênios

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró emitiu recomendações a nove prefeitos de sua área de atuação que irão passar o cargo a outros gestores, em 1º de janeiro. O objetivo é garantir que não sejam cometidas irregularidades durante o período de transição, seja para dificultar ou impedir prestações de conta e fiscalizações futuras, bem como assegurar que o funcionamento dos serviços municipais básicos terá continuidade.

As recomendações, assinadas pelos procuradores da República Aécio Tarouco e Emanuel Ferreira, foram enviadas aos chefes dos executivos dos municípios de Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís, Mossoró, Porto do Mangue e Serra do Mel. O MPF alerta da necessidade dos atuais gestores prestarem contas dos recursos recebidos por meio de convênios e contratos de repasse, a instituições como os ministérios, FNDE, Funasa, Tribunal de Contas da União e outros órgãos de controle.

Para isso, terão de manter e entregar aos novos governantes toda documentação sobre os processos de licitação, notas fiscais, cópias de cheques e extratos bancários, além das informações sobre convênios e contratos de repasse. Devendo também providenciar cópia de toda essa papelada, para se resguardar em caso de futuros questionamentos.

O Ministério Público Federal recomenda a designação de servidores para compor equipe de transição, junto dos novos prefeitos e vices, apresentando a estes e a toda sociedade as informações sobre a gestão: seja quanto às dívidas e receitas; situação dos convênios, das licitações, dos contratos e das obras; dados dos servidores; além de detalhes a respeito dos prédios e bens públicos.

É necessário manter atualizado os sistemas informatizados do Tribunal de Contas do Estado, FNDE, Siope, entre outros, e adotar medidas para assegurar a continuidade, em especial, dos serviços essenciais prestados à população, como saúde, educação e limpeza pública. Os prefeitos que estão saindo também não devem assumir obrigação cuja despesa não possa ser paga no atual exercício financeiro, a menos que se deixe disponibilidade financeira em caixa.

O pagamento dos servidores deve ser mantido em dia, incluindo o 13º salário, e os atuais prefeitos não poderão, sob risco de desrespeitar a lei, vir a autorizar, ordenar ou executar aumento de despesa com pessoal, incluindo a revisão de remuneração. Por outro lado, também não podem praticar atos que representem “perseguição política”, como demissões injustificadas em decorrência da ideologia partidária do funcionário.

A recomendação lista as diversas sanções e penas previstas aos gestores que violarem essas regras e adverte: “Em caso de descumprimento injustificado desta recomendação, não se poderá alegar desconhecimento do que aqui foi abordado em processos administrativos ou judiciais futuros.”

PROBLEMAS DE CONEXÃO >> Dicas para resolver problemas de Wi-Fi na sua casa

Resultado de imagem para Oito dicas para resolver problemas de Wi-Fi na sua casaEntão você tem problemas com WiFi. Não é surpresa; quase todo mundo tem. A difusão das redes sem fio trouxe a praticidade de não depender mais de cabos espalhados por toda parte, mas ao mesmo tempo trouxe essa dor de cabeça ao perder a confiabilidade do cabo. As dicas são do site Olhar Digital.
 
A seguir estão alguns dos esforços que podem ser feitos para reduzir os problemas da sua rede WiFi de casa, o que inclui problemas de sinal, conexão inconstante e outros problemas comuns.
 
1. Atualize seu roteador
 
A maioria das pessoas configura o roteador de casa e esquece dele até que ele dá problema e precisa ser reiniciado. Esse não é o melhor jeito de lidar com o dispositivo. As fabricantes frequentemente lançam atualizações do firmware para o roteador que melhoram alguns aspectos do aparelho. Talvez um dos aspectos melhorados seja exatamente o problema que você está enfrentando.
 
Inclusive, mesmo se sua conexão estiver normal, a prática de atualizar o roteador é sempre recomendada por questões de segurança. Para fazer isso, é necessário entrar nas configurações de seu roteador; infelizmente, cada aparelho tem sua própria página de ajustes, tornando impossível criar um tutorial que valha para todos. É recomendável procurar informações específicas com o suporte da fabricante do seu modelo.
 
Também é interessante observar que alguns dos roteadores mais modernos são capazes de se manterem atualizados por conta própria, sem intervenção do usuário. No entanto, a maioria ainda depende da sua ação para isso.
 
2. Melhore a posição do roteador
 
Se a sua rede só tem o roteador como fonte de sinal, ele deve estar posicionado o mais próximo possível do centro da sua casa, em um espaço aberto e longe de obstruções, preferencialmente em uma área elevada. Cuidado com o que você mantém por perto do aparelho, porque outros eletrodomésticos e eletrônicos podem afetar o sinal emitido. Se o seu roteador tem antenas externas, também dê a preferência por mantê-las na orientação vertical.
 
Existem alguns softwares e aplicativos que ajudam a mapear a qualidade do sinal pela sua casa. Aqui estão algumas sugestões:
 
Ekahau Heatmapper (PC Windows)
NetGear WiFi Analytics (Android)
inSSIDer (PC Windows e Mac) 
 
3. Frequência
 
De uns anos para cá, a indústria criou o Wi-Fi de 5 GHz, que tem algumas vantagens sobre o sinal de 2,4 GHz. Ele oferece maior desempenho e melhores velocidades com menos interferência, embora tenha um alcance menor. Se o seu roteador e seus eletrônicos têm a opção de usar a rede de 5 GHz, ela é preferencial, e é recomendável entrar no seu painel de configurações para ativar esta opção.
 
4. Canais
 
Esse problema é comum com quem mora em áreas como prédios e condomínios, onde sempre há muitos roteadores funcionando por perto. Se você tem muitos vizinhos, o Wi-Fi deles pode interferir no seu se todos usarem o mesmo canal de rádio, afetando a sua conectividade. Por isso, é sempre bom ver quais canais estão sendo usados pelos dispositivos próximos para tentar usar outro.
 
Você pode descobrir quais canais estão sendo usados pelo prompt de comando do Windows. Basta usar o comando “netsh wlan show all” (sem as aspas) e os detalhes das redes próximas irão aparecer. Assim que você ver quais canais estão sendo mais usados, escolha um menos recorrente e o escolha. O ajuste pode ser feito no painel de configurações do seu roteador.
 
5. Atualize seu equipamento
 
Novamente: a maioria das pessoas configuram um roteador e esquecem ele lá até ele dar problema, mas às vezes não percebem que podem estar limitando sua rede, especialmente quando o equipamento já tem alguns anos de uso. Sim, funciona, mas poderia funcionar melhor.
 
Os roteadores mais modernos já usam o padrão 802.11ac, e um padrão ainda mais novo, o 802.11ad, já está a caminho, permitindo velocidades muito maiores superando a marca dos gigabits por segundo. Muitos, no entanto, ainda estão presos na tecnologia 802.11n, que restringe as velocidades a até 300 Mbps, ou, pior ainda, usam o 802.11g, que limita a até 54 Mbps. Equipamentos mais novos ainda possuem outras tecnologias que vão além da pura velocidade que garantem melhor conexão como o MU-MIMO, que permite que múltiplos aparelhos se conectem a um mesmo roteador sofrendo menos com isso.
 
Sua atenção é importante também na outra ponta da rede. Se o seu computador ou celular é novo, ele provavelmente tem suporte aos novos padrões do Wi-Fi, mas isso pode não ser verdadeiro para dispositivos mais antigos, que já tenham seus 4 ou 5 anos de uso. Se você tiver um roteador novinho, cheio de tecnologias novas, você não precisa restringi-lo; é possível comprar um adaptador USB que suporte estes novos recursos. Eles não são muito caros.
 
6. Troque suas antenas
 
Se o seu roteador tem antenas externas, aqui vai uma dica que muitos desconhecem: você pode trocá-las por algo que seja mais eficiente. A maioria dos dispositivos contam com antenas omnidirecionais, que disparam o sinal de rádio para todos os lados. Nem sempre esta é a melhor opção, já que às vezes é melhor concentrar o sinal em uma única direção para atender os dispositivos conectados em um determinado ponto da residência.
 
Então, se você quiser trocar suas antenas para algo melhor, você pode adquirir uma omnidirecional que tenha um sinal mais forte, para um alcance melhor, ou recorrer a uma antena direcional para fortalecer o sinal em apenas uma direção. É bem provável que o fabricante do seu roteador venda estas antenas separadamente.
 
7. Use um repetidor
 
Uma boa opção para uma residência com em que o sinal do roteador simplesmente não chega aos cômodos da casa. Basta instalar um repetidor no meio do caminho para ampliar o alcance da rede. O dispositivo, normalmente pequeno e discreto, capta o sinal do roteador principal e o retransmite criando uma segunda rede na sua casa, e, por isso, exige alguns cuidados.
 
O repetidor precisa estar perto do roteador principal para pegar um sinal bom o suficiente, no mínimo 80%, ou ele irá repetir um sinal fraco e sua conectividade continuará prejudicada. Ele também não pode estar muito longe dos dispositivos a serem conectados, pelo mesmo motivo que um roteador não pode.
 
Outro fator a ser observado é se o repetidor não está limitando o seu roteador. Se o seu roteador principal é 802.11ac, não use um repetidor 802.11n, porque ele vai criar um gargalo na sua rede.
 
8. Adicione pontos de acesso
 
Esta é uma alternativa mais cara do que os repetidores, mais recomendada em lugares que precisam de maior desempenho de rede, como um escritório e áreas maiores. Os pontos de acesso funcionam de uma forma diferente, criando uma rede mesh única, em que cada ponto transmite o sinal para o outro, criando uma rede estável e confiável. Para quem tem dinheiro, é uma solução recomendável, mas não é para todo mundo.
 
Alguns novos dispositivos simplificaram demais o conceito, tornando fácil instalar uma rede deste tipo na sua casa. Os exemplos são o Eero e o Google Wifi, que usam a mesma tecnologia. Você pode comprar um kit com três pontos de acesso e adquirir mais quantos pontos você preferir para colaborar com a cobertura da sua rede. Apesar da facilidade de instalação, estes aparelhos são caríssimos. O kit com três unidades do Google Wifi custa US$ 300, e cada unidade a parte sai por US$ 130. O Eero tem um kit de 3 custando US$ 500 e cada unidade sai por US$ 200.

MELHORIA NAS INFORMAÇÕES AO PACIENTE >> Aprovada lei em Goiania/GO que proíbe médicos e dentistas de prescrever receitas com letra ilegível

Resultado de imagem para Aprovada lei que proíbe médicos e dentistas de prescrever receitas com letra ilegívelOs vereadores de Goiânia aprovaram na quinta-feira (13/10), em segunda e última votação, projeto que obriga que receitas médicas e odontólogas sejam digitadas ou escritas de forma legível por médicos e dentistas.
“O objetivo é evitar os corriqueiros erros de interpretação das receitas, escritas muitas vezes com caligrafia indecifrável, que colocam em risco a saúde e a vida dos pacientes”, A matéria determina também a inclusão de informações completas sobre os medicamentos, o paciente e o profissional que o atendeu, como nome, endereço e telefone do local do atendimento; nome e endereço do paciente; nome, forma de uso, forma de apresentação, concentração, quantidade prescrita e dosagem do(s) medicamento(s).
Em sua justificativa, o vereador cita uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) que constatou que “os erros devidos à prescrição contribuem significativamente para o índice total de erros de medicação e têm elevado potencial para resultarem em consequências maléficas ao paciente”.
O risco aumenta à medida que os profissionais não conseguem ler corretamente o receituário devido à letra ilegível ou à falta de informações necessárias para a correta administração.