sábado, 1 de outubro de 2016

CARREATA RUMO A VITÓRIA >> É hoje, a grande carreata com o prefeito Benes, o futuro prefeito Marcão e o vice-prefeito Márcio Nunes...

ATENÇÃO CANDIDATOS E ELEITORES >> MP Eleitoral emite recomendação para eleitores potiguares e instrução a autoridades

Documentos apontam principais práticas ilegais no dia das eleições, suas penalidades e formas de coibi-las

O Ministério Público Eleitoral, através do procurador regional Eleitoral, Kleber Martins, emitiu uma recomendação a todos os eleitores do Rio Grande do Norte e uma instrução aos promotores eleitorais e aos órgãos policiais e demais forças de segurança pública que vão atuar nas Eleições, neste domingo, dia 2.

No caso da recomendação, a preocupação do procurador é que os eleitores não venham a cometer “determinadas condutas que, apesar de comuns na véspera e no dia do pleito eleitoral, configuram ilícitos eleitorais graves, alguns inclusive de natureza criminal”. O documento cita os chamados “voos da madrugada”, que consiste em espalhar material de propaganda próximo ao locais de votação; e a compra de venda de votos, detalhando nos dois casos a legislação a respeito e as diversas penas que podem ser aplicadas aos que praticarem essas ilegalidades.

A recomendação traz ainda alertas contra a chamada “boca de urna”, bem como com relação à realização - proibida no dia da eleição - de comícios, carreatas ou o uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Outro ilícito comum, e que fere a legislação eleitoral, é o transporte de eleitores, só permitido aos veículos e condutores que estejam a serviço da Justiça Eleitoral; se tratem de transporte regular coletivo; tenham sido alugados sem finalidade eleitoral; ou que pertençam a quem o esteja dirigindo, juntamente com sua família.

Já a instrução alerta os promotores eleitorais e os órgãos policiais quanto às mesmas práticas citadas na recomendação, orientando-os como agir no momento do flagrante e após a ocorrência, solicitando inclusive a tomada de todas medidas necessárias e possíveis ao registro adequado das irregularidades, para futura análise do MP Eleitoral e da própria Justiça Eleitoral. Confira a íntegra da recomendação e da instrução clicando aqui e aqui


Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 3901 / 9119-9675

ATENÇÃO TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO >> 05/10 Dia de Paralisação Nacional da Educação

A imagem pode conter: texto


EVANGELIZAÇÃO >> Missa das crianças será hoje a tarde.

A imagem pode conter: 1 pessoa , pessoas sorrindo , texto

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição convida a todas as crianças para participar neste sábado, 01 de outubro, da MISSA DAS CRIANÇAS, convide o papai, convide a mamãe, o amigo e venha participar. "Família que reza unida, permanece unida."
LOCAL: CENTRO PASTORAL às 16h00 da tarde.

Fonte: Catequese De Lajes

MEIO AMBIENTE & SOCIEDADE >> O descarte certo do lixo eletrônico

Imagem inline 1

Você que está lendo está matéria, olhe em sua volta! Com certeza nessa olhadinha você se deparou com algum produto eletrônico, não é? Agora na sua casa, tenha certeza que 80% das coisas, tem algum material eletrônico.
E quando esses eletrodomésticos quebram o que você faz com ele? Sábia, que existem uma maneira certa para descartar esse tipo de lixo, pois caso ele ser descartado em qualquer lugar pode degredar o solo.
Quando falamos de lixo eletrônicos estamos falamos de aparelhos celulares, monitores de computador, baterias, televisores, notebooks e computadores em geral, impressoras, câmeras fotográficas entre outros.
Quando esses produtos são descartados em local impróprios eles podem contaminar as águas e o solo, pois eles contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio entre outros.
Além de prejudicar a natureza o lixo eletrônico, descartado de maneira incorreta pode ocasionar grandes problemas de saúde para as pessoas e até para os animais. Alguns desses produtos contém vidro, plásticos, metais, que são materiais que demoram 100,200 e até 500 anos para se decompor, e enquanto eles não se desfazerem eles estarão prejudicando a o meio ambiente e a saúde da população que estiver em sua volta.
Já existem vários lugares, empresas e cooperativas que trabalham com reciclagem de lixo eletrônicos, além disso baterias dos celulares podem ser entregues para a sua companhia de celular. Caso você o seu equipamento esteja em boas condições e você quer descarta-lo apenas por não ter lugar de guarda-lo, que tal pensem em doar para uma instituição de caridade.

Para saber onde você pode descartar um lixo eletrônico procure a prefeitura de sua cidade, eles informarão o local mais próximo da sua residência. O meio ambiente agradece.

Ignorados pela mídia, funcionários do Itamaraty estão em greve há 40 dias

Exibindo
Ela está passando quase despercebida, sem tsunamis nem marolas significativas na mídia. Trata-se da primeira greve dos funcionários do Itamaraty.
Começou no dia 22 de agosto. Até o momento, teve a adesão, além dos sediados no Brasil, de funcionários de 112 repartições diplomáticas brasileiras pelo mundo.
Com a greve, ficaram prejudicadas algumas atividades do serviço consular, como, por exemplo, a emissão de passaportes, certidões e outros serviços. Nota Bene: a greve era dos chamados “funcionários de chancelaria”, não dos diplomatas de carreira.
Há uma série de reivindicações ligadas à carreira funcional. A mais importante delas é a de equiparação salarial às demais carreiras chamadas “de Estado”, como Polícia Federal, Receita, Tesouro Nacional. Caso atendida, a reivindicação vai significar um reajuste de cerca de 30% nos salários.

No dia 21 de setembro, durante a presença de Michel Temer em Nova Iork, para abrir a Assembleia Anual da ONU, os funcionários lotados nesta cidade, em Chicago e em Boston fizeram uma manifestação em favor das reivindicações. Entregaram uma carta a José Serra, assinada pela presidenta do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério de Relações Exteriores (Sinditamaraty), Suellen Paz.
Os grevistas têm se queixado da dificuldade de negociar com Serra. Este determinara o corte do ponto dos que aderiram a greve. Entretanto o Superior Tribunal de Justiça Federal determinou a suspensão do corte, reconhecendo a legalidade da greve, o que foi considerado uma vitória pelo sindicato.
O Sinditamaraty também denunciou práticas de assédio moral, antissindicalistas e intimidatórias contra os grevistas.
Diante destes desenvolvimentos, a greve parece encaminhar-se para o final. O sindicato, depois de assembléia presencial realizada em Brasília, na quarta-feira (28), encaminhou votação neste sentido pela internet a partir das 20 h daquele dia até as 20h de sábado (1º).
As informações podem ser confirmadas no site do sindicato: www.sinditamaraty.org.br .
A greve e a entrega da carta poderiam ajudar a explicar o clima de chilique do ministro ao retornar da viagem aos EUA, que teria ameaçado demitir todos os seus assessores, menos um. Como costuma acontecer nestes casos, não deu para confirmar a notícia. Mas também não houve nenhum desmentido.


Fonte: Rede Brasil Atual

BOA NOTÍCIA >> FAO abrirá escritório no Nordeste e ampliará iniciativas no semiárido

A caatinga, uma vegetação rala e frágil, ocupa 10% do território brasileiro. Foto: EBC
Novo escritório será instalado no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), organismo parceiro da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). 

Recuperação de áreas degradadas da Caatinga, combate aos efeitos da seca e fortalecimento da agricultura familiar serão prioridades da agência da ONU.

A caatinga, uma vegetação rala e frágil, ocupa 10% do território brasileiro. 

Em reunião na última sexta-feira (26), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) debateram parcerias futuras para a recuperação de regiões degradadas da Caatinga. A cooperação entre os dois organismos prevê a abertura de um escritório da agência da ONU no Nordeste, que será sediado no próprio INSA, na Paraíba.
Com uma base na região, a FAO planeja novas iniciativas para o Semiárido nordestino. Além de fortalecer a resiliência das populações de áreas da Caatinga suscetíveis à desertificação, o organismo das Nações Unidas vai estimular o desenvolvimento da agricultura familiar e combater a fome e os efeitos da seca. Mitigar a degradação da terra também está entre as metas da entidade.
O INSA é localizado em Campina Grande e a instalação de um escritório vinculado às Nações Unidas foi estipulada por um termo de cooperação técnico-científica já firmado entre os dois parceiros.
Fonte:  Defensores do Bioma Caatinga

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A CAMPANHA ELEITORAL ESTÁ CEGANDO AO FIM...

Resultado de imagem para campanha eleitoral
O período eleitoral está chegando ao fim e com ele as expectativas quanto ao seu resultado final, já que este ano tivemos uma campanha bastante atípica, uma vez que as várias modificações determinadas pelo TSE, que além da diminuição do período eleitoral, agora apenas para 45 dias, modificou-se também a forma das propagandas e de várias outras coisas que envolvem uma campanha eleitoral.

E nesses últimos dias vimos intensificar-se as notícias sobre várias pesquisas para uso interno, em que os mais variados candidatos aparecem como preferidos pelos eleitores. Também tivemos as redes sociais, que foram uma ferramenta muito usada pelos candidatos como forma de divulgar suas atividades diárias, seu projetos políticos e infelizmente também para uso de discussões inúteis e de difamações entre eleitores e até candidatos...

SETEMRO CIDADÃO EM RITMO DE SAMBA >> Nesta sexta-feira, às 19 h no relógio do SESC na Cidade Alta



A primavera de Setembro traz o samba, a alegria e a cidadania !! Viva o Setembro Cidadão ! Viva o samba, aos idealizadores, produtores, parceiros e artistas desse projeto.

INTERCÂMBIO TEATRAL >> Circuito de Teatro Escolar do RN


Resultado de imagem para Conheça o maior Circuito de Teatro Escolar do RN


O III Circuito de Teatro Escolar começa neste, dia 30, e segue até o dia 28 de outubro. O projeto promove um intercâmbio teatral entre escolas através de uma circulação de peças produzidas por alunos.
Além desta circulação nas escolas, haverá momentos abertos ao público como uma Cerimônia de Abertura no dia 30 de setembro às 15h e uma Mostra de Encerramento nos dias 25 à 28 de outubro, ambos na Cidade da Criança, com uma programação repleta de apresentações teatrais. Conheça mais sobre o projeto que neste ano alcança 30 escolas de 15 cidades de todo o estado.
A proposta é incentivar o teatro nas escolas do Rio Grande do Norte. Com essa preocupação, um grupo de estudantes e professores de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu o Circuito de Teatro Escolar que ano passado alcançou mais de 1600 alunos. Neste ano, sua terceira edição tem como tema “É preciso repensar e recriar a educação”.
Através da circulação de peças produzidas por alunos sendo apresentadas em outras escolas, o projeto atinge seu objetivo principal de fomentar a criação artística no meio estudantil, abrindo espaço para que os estudantes da cidade do Natal e adjacências apresentem suas produções teatrais, buscando ainda estimular o interesse do público pelo teatro.
Entre junho e julho, alunos, professores e diretores inscreveram suas escolas em duas modalidades: Grupo de Teatro, com algum espetáculo teatral, esquete, leitura dramática ou qualquer outro trabalho teatral; e Ponto de Circulação, que desejem receber uma apresentação em sua escola. Foram 48 escolas inscritas, das que selecionamos 30 distribuídas em 15 cidades tentando atingir as quatro zonas de Natal e municípios do interior.
A Fase Circuito será de 4 à 7 de outubro onde as escolas participantes terão a oportunidade de reapresentar seus espetáculos em outras escolas ou transformar suas escolas em palco durante o mês de outubro. Além disso, os grupos selecionados tiveram acompanhamento  de estudantes de teatro que ministraram oficinas teatrais para preparar melhor os grupos pra a cena.
Confira a Programação:

COM ESSE GOVERNO GOLPISTA, VOLTAMOS A SER SUBMISSOS AO FMI >> Fundo Monetário Internacional recomenda revisão do salário mínimo e reforma trabalhista ao Brasil

Exibindo image.png
Após visita oficial ao Brasil, a primeira no governo Temer, o Fundo Monetário Internacional, dirigido por Christine Lagarde, recomendou ao Brasil que faça uma revisão da fórmula de ajuste anual do salário mínimo e realize ainda uma reforma trabalhista, a fim "recuperar a sustentabilidade fiscal" e "retomar o crescimento" no País; o texto pede um ajuste fiscal maior, elogia a proposta do governo de impor um teto para os gastos públicos – algo que pode "mudar o jogo" – e afirma ver sinais de que a recessão está no fim.
Em um relatório após visita ao Brasil, o Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou importantes mudanças no País, como a revisão do cálculo de ajuste anual do salário mínimo e uma reforma trabalhista, com o objetivo de "recuperar a sustentabilidade fiscal" e "retomar o crescimento" da economia.
Outra proposta do Fundo foi a de alterar o plano de cinco anos para equilibrar as contas públicas. O texto pede um ajuste fiscal maior, elogia a proposta do governo Temer de impor um teto para os gastos públicos – algo que pode "mudar o jogo", aponta o FMI – e afirma ver sinais de que a recessão está no fim.
Mas isso apenas se forem aprovadas a PEC do teto de gastos – que congela os gastos públicos por um período de 20 anos e tem forte resistência da oposição e de movimentos sociais, que afirmam que haverá cortes de direitos – e a reforma da Previdência, que prevê estabelecer uma idade mínima para se aposentar.
"Esta projeção está baseada na presunção de que seja aprovado no Congresso o teto em gasto fiscal e a reforma da previdência social em um período razoável", diz o documento, apontando que o Brasil poderá voltar a crescer em 2017. A previsão do FMI é que o PIB brasileiro sofra queda de 3,3% neste ano e crescimento de 0,5% no ano que vem.

APICULTURA >> EMPARN firma parceria técnica para fortalecimento da apicultura no RN


apicultura-440x265A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), vão assinar um Termo de Cooperação Técnica para a utilização de parte da Base Experimental Rommel Mesquita de Faria, no Jiqui. Será instalado um aviário receptor para o armazenamento e transferência de enxames de abelhas recuperados para apicultores norte-rio-grandenses previamente cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O objetivo da cooperação técnica é preservar populações apícolas, capturando enxames que se instalam em zonas urbanas, incrementar o percentual de atendimento em captura de enxames apícolas por parte do Corpo de Bombeiros e, dessa maneira, possibilitar a distribuição dos enxames aos apicultores que se enquadram nas diretrizes do Pronaf.
 A área demarcada na estação experimental da EMPARN para o funcionamento do apiário receptor é de dois hectares, nas proximidades da Mata Atlântica. Serão disponibilizadas 12 colméias modelo Langstroth e 24 melgueiras para início das atividades. A UFRN também vai disponibilizar dez colméias modelo Langstroth e 20 melgueiras e fornecerá a alimentação para os enxames, além de ministrar cursos e treinamentos aos militares que trabalham no serviço de capturas dos exames. Outra obrigação da UFRN/EAJ é realizar pesquisas científicas que contribuam para o fortalecimento da cadeia produtiva apícola no Estado.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ELITE X POVÃO >> Os crimes de Lula contra o povo brasileiro


ELEIÇÕES 2016 EM LAJES >> Algumas mudanças nos locais de votação



Resultado de imagem para locais de votaçãoATENÇÃO ELEITORES QUE VOTAVAM NO OLÍMPIO PROCÓPIO E NA ANTIGA ESCOLA  ZÉLIA.
A Justiça Eleitoral mudou dois locais de votações em Lajes, nestas eleições. Portanto, os eleitores fiquem atentos para as mudanças das secções que vota.
As secções 30, 31, 60, 61, 63 que funcionavam na Escola Estadual Olímpio Procópio de Moura, agora estarão na CEMEI, antigo Instituto PIO X.

Já as secções 26 e 27 funcionavam na Escola Municipal Tia Zélia foram transferidas para o Polo, que fica ao lado da Escola Municipal Monsenhor Monsenhor Vicente de Paula.
Maiores informações na Justiça Eleitoral em Lajes que funciona de domingo a domingo das 14h00min às 19h00min. Telefone: 84 3532-2527.

SITUAÇÃO PROCUPANTE >> RN tem 21 reservatórios em volume morto ou seco

Resultado de imagem para RN tem 21 reservatórios em volume morto ou seco
NOTA DO BLOG: Considero que já passou do momento a bastante tempo, da CAERN e dos demais órgãos responsáveis pela distribuição e pelo monitoramento da água chegarem junto a população com uma ação mais consistente no que diz respeito a realização de uma campanha para redução do consumo, uma vez que os reservatórios  já estão em situação crítica.
Também vejo que as pessoas devem urgentemente começar a tomar consciência da necessidade de fazerem sua parte e mudarem sua forma de uso da água, passando a reduzir esse consumo, evitando o desperdício, para que possamos a ter essa água por um período um pouco maior.
SEGUE A MATÉRIA:
O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) possui como uma de suas atribuições o monitoramento do volume de águas nos reservatórios do estado. Ao todo, 47 reservatórios são monitorados.  As últimas análises demonstraram que este volume de águas continua reduzindo nos açudes vistoriados, resultado da escassez de chuvas.
O último relatório de situação volumétrica, datado do dia 23 de setembro, indica que 21, dos 47 reservatórios do estado, com capacidade acima de cinco milhões metros cúbicos, já estão em volume morto ou secos. Se a estiagem permanecer na próxima estação chuvosa, outros 10 chegarão à mesma situação em período inferior a 12 meses.
Maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com uma capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente possui 453,4 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 18% do seu volume máximo. Já a Barragem de Umari está com 13,82% da sua capacidade, o que na vazão atual suportará até agosto de 2017.
Na região do Seridó, o açude Itans está com 2,24% de sua capacidade o que já caracteriza volume morto. O Açude de Cruzeta na mesma região com menos de 1% também está em volume morto. 
Em termos percentuais, 61% dos açudes do estado já se encontram em volume morto ou secos. Se a estiagem persistir, dentro dos próximos meses, esta porcentagem pode aumentar para 80%. Os dados atuais apontam que, nas condições atuais de uso, dois reservatórios possuem volume suficiente para chegar a 2019 e apenas um entraria 2020 sem estar no volume morto.

PROIBIÇÃO >> TRE/RN proíbe venda de bebidas alcóolicas nos dias de votação


Estabelecimentos não poderão vender bebidas entre as 6h e as 18h do domingo, 02 de outubro. Proibição se estende também ao dia do segundo turno em Natal.Estabelecimentos não poderão vender bebidas entre as 6h e as 18h do domingo, 02 de outubro. Proibição se estende também ao dia do segundo turno em Natal.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) publicou no Diário de Justiça Eletrônico desta quarta-feira, 28 de setembro, a Portaria Conjunta nº 09, suspendendo a venda de bebidas alcoólicas em locais públicos no dia da eleição. Bares, restaurantes, supermercados e demais estabelecimentos comerciais não poderão vender bebidas entre as 6h e as 18h do domingo, 02 de outubro, data de realização do primeiro turno.
Em Natal, a proibição se estende ainda ao dia 30 de outubro, caso haja 2º Turno, seguindo o mesmo horário de proibição: das 6h às 18h. Porém, tanto no primeiro quanto no segundo turnos, os juízes das Zonas Eleitorais poderão ampliar o horário da proibição de venda de bebidas alcóolicas, dependendo das peculiaridades de cada zona.
Na determinação, o TRE destaca que aqueles que descumprirem a proibição poderão ser enquadrados no crime de desobediência, de acordo com o art. 347 do Código Eleitoral (Lei nº 4737/65). Interessados podem acessar neste link  a edição do DJE.

SEM ACORDO >> Greve dos bancários já dura 23 dias, a maior desde 2004


“O acordo de dois anos pode ser uma boa alternativa, desde que traga ganho para os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. Em nota, a Fenaban disse que a negociação continuará hoje. Segundo os bancários, uma reunião está marcada para as 15h.
Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%; participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral.
Atualmente, os bancários recebem um piso de R$ 1.976,10 (R$ 2.669,45 no caso dos funcionários que trabalham no caixa ou tesouraria). A regra básica da participação nos lucros e resultados é 90% do salário acrescido de R$ 2.021,79 e parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido linearmente entre os trabalhadores, podendo chegar a até R$ 4. 043,58. O auxílio-refeição é de R$ 29,64 por dia.
A proposta dos bancos, apresentada no último dia 9, foi de um reajuste de 7% para os salários e benefícios, somado a um abono de R$ 3.300 a ser pago em até dez dias após a assinatura do acordo. O reajuste seria aplicado também no PLR.
“A proposta apresentada traduz o esforço dos bancos por uma negociação rápida e equilibrada, capaz de atender às demandas por correção salarial e outros itens da Convenção Coletiva, com um modelo ajustado à atual conjuntura econômica”, disse em nota, na noite de ontem, a Fenaban.
Um balanço feito no fim do dia de ontem pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região informa que 913 locais de trabalho, sendo dez centros administrativos e 903 agências fecharam nesta terça-feira (27) na base do sindicato, com mais de 32 mil trabalhadores aderindo à greve.
Da Agência Brasil

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

EDUCAÇÃO >> Camiseta da moda. Muito adequada para esse momento!


MAIS UM DURO GOLPE CONTRA O POVO DO SEMIÁRIDO >> Transposição do Rio São Francisco é adiado para 2018, mesmo com 90% das obras finalizadas

1474919514

NOTA DO BLOG: Talvez seja a pior notícia que a população do semiárido nordestino poderia receber. Esse é o resultado de termos na presidência um golpista que não tem compromisso social com o povo mais necessitado, nem com a Região Nordeste. Algo que  para  o ex- presidente Lula, seria uma das mais importantes obras que chegariam para o povo nordestino.

A previsão e a esperança era que a chegada da transposição do Rio São Francisco, pudesse ser a maneira de amenizar a situação da falta d'água, que vem assolando a nossa região a vários anos. Mas depois que tiraram Dilma, vejam o resultado:

SEGUE A MATÉRIA:
Faltam 10,1% para finalizar o projeto que garante o abastecimento regular para mais de 12 milhões de pessoas. 

A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 26 de março de 2018 o início da operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A mudança de prazo consta da Resolução nº 1.133/2016, publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 21 de setembro de 2016. É o terceiro adiamento do início de operação do projeto.
Até agora, o Projeto de Integração do Rio São Francisco alcançou 89,9% de execução física, considerando o avanço de obras civis, instalações eletromecânicas e ações ambientais. Do orçamento total de R$ 10,7 bilhões, 78,2%, ou R$ 8,371 bilhões, já foram gastos. Os dados são da edição de agosto do Sumário Executivo do Projeto, divulgado pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional.
Durante vistoria às obras, em junho deste ano, representantes do governo federal previram para dezembro a conclusão dos dois eixos do empreendimento – Norte e Leste. Com isso, a expectativa é de que os novos reservatórios estejam abastecidos no primeiro trimestre de 2017. Seria possível, neste caso, apoiar o abastecimento dos reservatórios de Orós e do Castanhão, com repercussão nas áreas com maior densidade populacional do Ceará.
Segundo informações da Agência Nacional de Águas, o Semiárido do Nordeste continua em situação crítica de disponibilidade hídrica. O nível dos reservatórios da região, em setembro deste ano, mostra nova queda de volume no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, em comparação a 2015. Mantida a economia pelos usuários, as regras definidas pela ANA devem ser suficientes para levar os estoques até abril de 2017, quando as águas da transposição do rio São Francisco já deverão abastecer as localidades beneficiadas pelo projeto.
Para o conselheiro do Clube de Engenharia Jorge Rios, a situação mais grave é a do Agreste pernambucano. “Embora o Eixo Leste da transposição do São Francisco também seja a solução estruturante para a região, o início de operação da obra ainda não será suficiente, pois para a água chegar até essas localidades é preciso construir o ramal e a adutora do Agreste”. As obras do Eixo Norte estão mais adiantadas e, segundo ele, podem ser ainda neste ano de 2016 “um bom reforço para o grande problema crônico do abastecimento de água de Fortaleza e regiões circunvizinhas”.
A integração do São Francisco abrange a construção de nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, quatro túneis, 13 aquedutos, nove subestações de 230 kV e 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão. De acordo com o Sumário Executivo do Projeto, no Eixo Norte a taxa de execução era de 90,7% em agosto, e, no Leste, de 88,7%.
Evolução

Ainda com base no Sumário Executivo, entre outras obras concluídas, Rios destaca, no Eixo Norte: a estação de bombeamento EBI-1 (pré-operação em andamento); o reservatório Tucutú cheio, e pronta a concretagem dos canais até ele; aquedutos Saco da Serra e Mari; aquedutos Mari até Terra Nova; aquedutos Logradouro, Saco da Serra, Mari e Terra Nova; reservatório Terra Nova e estação de bombeamento EBI-2 concluídos em abril deste ano, iniciando a etapa de testes; canais com concretagem concluída entre EBI-2 e reservatório Mangueira (18 km), além do próprio reservatório finalizado; trecho entre EBI-3 e Galeria Transnordestina (16,9 km); reservatório Serra do Livramento; aqueduto Salgueiro.

No Eixo Leste, teria maior relevância a conclusão dos reservatórios Moxotó, Mandantes, Salgueiro, Muquém, Cacimba Nova e Barro Branco (este último, em fase de execução da casa de comando e aterro de transição entre a via e a ponte sobre vertedouro).
A perspectiva é assegurar o abastecimento de água a 12 milhões de habitantes, em 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A proposta é gerar emprego e promover inclusão social, atendendo a grandes centros urbanos como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande, Caruaru, João Pessoa, e beneficiando também outras cidades do Semiárido e áreas do interior do Nordeste, em uma política de desconcentração do desenvolvimento nacional.
Ação ambiental

A evolução dos 38 programas e/ou planos ambientais que compõem o Projeto Básico Ambiental (PBA) da integração do São Francisco registrou avanço de 84,11% de execução física, nos eixos Norte e Leste.  Cerca de 14% do orçamento total do projeto, o equivalente a R$ 1,493 bilhão, são destinados aos programas ambientais. Já foram gastos, até agosto, R$ 909,3 milhões.

O PBA foi elaborado a partir das recomendações do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), estudados por comissão do Clube de Engenharia coordenada pelo conselheiro Jorge Rios, e tendo como relator o conselheiro Paulo Poggi. “Uma das características do projeto analisado pela nossa comissão é o respeito aos cidadãos que tiveram de ser reassentados, às populações tradicionais, à fauna e à flora da caatinga e aos bens arqueológicos”, diz Rios.
Ele também chama a atenção para “a manutenção das ações emergenciais para as pequenas comunidades isoladas e afastadas dos eixos dos canais, que são aquelas de socorro, de assistência e de serviços essenciais em municípios em situação de emergência, como a Operação Carro-Pipa, a construção de cisternas e a perfuração de poços em pontos estratégicos”.
A Operação Carro-Pipa distribui água potável para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.



1474926065
A integração do São Francisco abrange a construção de nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, quatro túneis, 13 aquedutos, nove subestações de 230 kV e 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão. No Eixo Norte a taxa de execução era de 90,7% em agosto, e, no Leste, de 88,7%.
Fonte: http://www.ocafezinho.com/2016/09/27/transposicao-do-rio-sao-francisco-e-adiado-para-2018-mesmo-com-90-das-obras-finalizadas/

A PERSEGUIÇÃO INSTITUCIONALIZADA >> A atitude de Alexandre de Moraes demonstra incompatibilidade das suas ações com a manutenção de sua condição de ministro.

Resultado de imagem para A atitude de Alexandre de Moraes demonstra incompatibilidade das suas ações com a manutenção de sua condição de ministro.O deputado Afonso Florence (BA), líder da bancada do PT na Câmara, o senador Humberto Costa (PE), líder da Bancada do PT no Senado, e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) entraram na tarde desta segunda-feira (26) com uma representação, na Comissão de Ética da Presidência da República, contra o ministro golpista da Justiça, Alexandre de Moraes, pedindo sua imediata exoneração do cargo.


De Brasília, com informações do PT na CâmaraOs parlamentares argumentam que ele feriu o Código de Conduta da Alta Administração Federal (Código de Ética), praticando ato “imoral, ilegal e improbo” ao antecipar etapa da Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal, com o objetivo de prender Antonio Palocci, ex-ministro dos governos Lula e Dilma.


Segundo os parlamentares, a atitude do ministro deixou claro o objetivo eleitoreiro da ação da PF a pouco menos de uma semana das eleições municipais marcadas para o próximo domingo (2), em todo o país. 

As declarações de Alexandre de Moraes sobre a realização da operação foram feitas neste domingo (25) durante ato de campanha eleitoral em prol de candidaturas do PSDB, no município de Ribeirão Preto (SP), em encontro de Moraes com representantes do Movimento Brasil Limpo (MPL). Vale lembrar que Palocci tem base política na cidade de Ribeirão Preto.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), também defende o afastamento imediato do ministro. “A demissão de Alexandre de Moraes é o mínimo que esperamos. Queremos explicações. Se fosse no governo Dilma, uma antecipação como essa que ele fez não passaria batido. Ele não pode continuar”, afirmou o parlamentar.

Práticas “graves e ilegais”
Na ação, os parlamentares argumentam que as circunstâncias que envolvem a fala do ministro se traduzem em práticas “graves e ilegais”. “De um lado, a existência de uma possível interferência do ministro da Justiça na autonomia e na independência investigatória da Polícia Federal. Por outro lado, o uso político eleitoral, de informação sigilosa, só acessível em razão da função pública ocupada pelo ministro”, dizem os autores da representação.

No documento, eles afirmam ainda que a atitude de Alexandre de Moraes demonstra a incompatibilidade das suas ações com a manutenção de sua condição de ministro. “Desse modo, a presente Representação objetiva que esse Colegiado (Comissão de Ética Pública) analise a realidade aqui formalizada e, com a urgência que a situação impõe, adote as providências legais pertinentes, inclusive com propostas das punições cabíveis e a recomendação, pela perda total da isenção que baliza o exercício da atividade pública, da sua imediata exoneração do cargo de ministro de Estado da Justiça.”

Os autores da representação dizem que, além de violar o Código de Ética da Alta Administração Pública, o ministro incorreu em condutas que serão analisadas pelo Ministério Público Federal (MPF), “na perspectiva de apuração dos crimes comuns, de responsabilidade e de improbidade praticados, a que deu motivo o Representado”. 



terça-feira, 27 de setembro de 2016

O por que da elite brasileira ter tanta raiva de Lula

Exibindo 14322232_1098718910219403_1853034183341667740_n.jpg

A pergunta acima é pertinente e fácil de responder. Lula tem cheiro de povo e isso a elite brasileira, incluindo aí as oligarquias políticas e o empresariado não aceitam, engolem. Daí fazerem tudo para que o ex-presidente seja preso e perca seus direitos políticos. Temem que o ex-metalúrgico volte a ocupar o Planalto. Esse o maior medo da elite.
Mas por mais que se tente incriminar Lula, o legado social deixado por seus governos é um fato inconteste. Hoje, negros e pobres têm acesso a universidade, o que antes dos governos Lula era quase que impossível. Hoje a empregada doméstica têm direitos trabalhistas como qualquer outro empregado (a). Antes era tratada como uma "escrava" de luxo principalmente pela elite e classe média metida a besta.
Fato é que Lula incomoda muita gente, ainda que sem mandato.
Ainda em 2014, só para citar um exemplo do legado social que Lula deixou ao nosso país, o então presidente recebeu representantes da Heller School com o objetivo de compartilhar conhecimento em políticas públicas de inclusão social e combate à pobreza.
Durante o encontro, Lula foi agraciado com a medalha “Knowledge Advancing Social Justice” (Conhecimento para o Avanço da Justiça Social), da Universidade Brandeis, como reconhecimento pelo trabalho do ex-presidente para a redução da pobreza e o desenvolvimento do Brasil.
Não só isso: ainda em 2014, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha.
Em seu discurso, Lula afirmou que "tivemos de enfrentar resistências e preconceitos de toda ordem. Especialmente o preconceito de elites que governaram o país ao longo de séculos, sem jamais confiar na capacidade do nosso povo.Trataram os pobres como um problema sem solução, e o povo brasileiro demonstrou que, na verdade, os pobres e os trabalhadores são a parte essencial das soluções.O que parecia um sonho é hoje a realidade de um país que reduziu as desigualdades internas e se afirmou internacionalmente como uma grande economia".
E completou:
"Libertar-se de um ciclo histórico de desigualdade e injustiça foi apenas o primeiro passo. O Brasil tem um longo caminho pela frente e muitos desafios a superar."
Mas este sonho querem impedir a sua continuidade. Daí, repito, o receio da elite brasileira de Lula voltar a ser presidente do Brasil. Lula tem cheiro de povo, eles não querem isso.
Fonte: site Nominuto.com