sábado, 30 de julho de 2016

DICAS PEDAGÓGICAS >> Atenção senhores pais...

Algo inerente ao universo infantil é o MEDO, pois ele permeia a imaginação da criança como sendo algo bem natural de quem está a descobrir o mundo e seus mistérios. 

Contudo, vemos que muitos adultos ainda aproveitam essa situação de medo para fazer disso uma forma de chantagem ou mesmo fazem uso disso como algo negativo, diminuindo assim a auto-estima, o apoio e a confiança que a criança deveria receber nessa fase de sua vida.


E muitas vezes como resultado dessa forma de agir quando os adultos não têm o devido conhecimento pode até vir a trazer consequências psicológicas para a vida futura da criança.

Quem de nós não conhece alguma pessoas dentre nosso círculo de relacionamento que hoje mesmo adulto ainda tem medo de muitas coisas que consideramos "coisas de criança"? E isso talvez até seja por não ter conseguido superar situações como essas descritas acima?

A TRISTE MENTALIDADE DE QUEM VEM DA ELITE >> Médico debocha do jeito de falar de paciente: “Não existe peleumonia”

medico
O médico Guilherme Capel Pasqua, plantonista do Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra (SP), foi afastado do trabalho após ter publicado uma foto que foi parar nas redes sociais debochando do jeito de falar de um paciente. Na postagem o doutor aparece com um papel escrito “Não existe peleumonia e nem Raô xis”.
Vinte minutos antes da postagem, na quarta-feira (27), o médico havia atendido o mecânico José Mauro de Oliveira Lima, 42 anos, que estudou até o segundo ano do ensino fundamental. O enteado do mecânico, Claudemir Thomaz Maciel da Silva, de 25 anos, que o acompanhava na consulta, disse que quando seu padrasto perguntou sobre o tratamento, o médico ainda deu uma risada na frente do paciente.
“Quando meu padrasto falou pneumonia e raios x de forma errada, ele deu risada. Na hora, não desconfiamos que ele iria debochar depois na internet. O que ele fez foi absurdo. O procurei e escrevi para ele na rede social que, independente dele ser doutor, não existe faculdade para formar caráter. Assim que ele viu minha postagem, apagou a foto.  Ele não quis conversar com a gente”, contou Claudemir ao portal G1.
O enteado disse que José Mauro de Oliveira não pode estudar por falta de dinheiro.
“Meu padrasto não sabe falar direito porque não teve estudo. Ele vai ficar muito triste quando souber o que aconteceu, estamos evitando contar, mas ele vai acabar descobrindo. Ele trabalhava como cozinheiro aqui em Serra Negra e depois se tornou mecânico. Lembro que ele estudava, mas precisou abandonou as aulas para cuidar de mim. Tive tuberculose aos dois anos e, nessa época, ou ele estudava ou pagava meus remédios”, afirmou.
Formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), o médico disse que não teve intenção de ofender.  Ele justificou dizendo não estava trabalhando no momento e que a foto foi postada em um grupo de médicos em uma rede social e que vai processar quem postou a foto no Facebook. O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) disse que vai instaurar uma sindicância para avaliar a atitude do médico.

POSICIONAMENTO CIDADÃO >> Conif repudia editorial de O Globo contra o ensino superior público

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) - entidade que representa os 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e o Colégio Pedro II – vem a público expressar repúdio ao teor do editorial de O Globo, sob o falacioso e irresponsável título “Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito”, publicado no dia 24 de julho de 2016 e replicado em outros jornais do grupo.


Enquanto nenhuma referência à taxação das grandes fortunas ou aos bancos privados é mencionada, a tentativa de apontar o fim da gratuidade do ensino superior público brasileiro como alternativa para a superação da crise econômica demonstra uma defesa organizacional pela vigência do Estado mínimo e/ou, ainda, do capital privado como condutor da economia e da vida do povo brasileiro.
O editorial retrata de maneira distorcida o conjunto da sociedade que frequenta as universidades e os Institutos Federais, ignorando o êxito das ações afirmativas e o inquestionável desempenho da política de cotas nas instituições federais (Lei nº 12.711/2012), que promovem a inclusão social e asseguram êxitos educacionais a pessoas de baixa renda e egressos de escolas públicas.
Na condição de congregador de instituições federais públicas, laicas, gratuitas e de excelência que oportunizam a jovens e adultos trabalhadores brasileiros a elevação da escolaridade, a profissionalização e a formação para a cidadania – em todos os níveis e modalidades do ensino técnico e tecnológico, inclusive na graduação e na pós-graduação –, o Conif defende as conquistas históricas do povo brasileiro, a garantia da educação enquanto bem público e a continuidade das políticas afirmativas que permitem às classes trabalhadoras o crescente acesso ao ensino superior de excelência ofertado pelas universidades e Institutos Federais.
Brasília, 28 de julho de 2016.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

ESTATÍSTICAS ELEITORAIS >> O nível educacional do eleitorado de Lajes/RN para as eleições municipais de 2016

Por Canindé Rocha - Profº da Rede Pública em Lajes/RN

Como esse ano as eleições são exclusivamente municipais, temos a condição de acompanharmos bem mais de perto o que cada um dos candidatos apresentará dentro de suas propostas para o desenvolvimento do município para os próximos 04 anos. Com essa matéria esperamos estar contribuindo para que tanto eleitores como candidatos tenham alguns subsídios e argumentações consistentes para justificar suas propostas e seus posicionamentos.

Os dados abaixo nos mostram o nível de escolaridade do eleitorado de Lajes e seria bom que TODOS os candidatos, pudessem analisar e se apropriar desses dados para que os mesmo sirvam como referência na elaboração de suas propostas relacionadas a EDUCAÇÃO, segmento que deve ser considerado de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer município. Fica a dica!!
9.3

Quantitativo do eleitorado:








Total9.173100,0000
100%

Abrangência 
Grau Instrução                                                 Qtde%
LajesENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO3.15034,3399
34%
ENSINO MÉDIO INCOMPLETO2.06822,5444
23%
LÊ E ESCREVE1.87820,4731
20%
ENSINO MÉDIO COMPLETO7788,4814
8%
ANALFABETO7758,4487
8%
ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO2763,0088
3%
SUPERIOR COMPLETO1301,4172
1%
SUPERIOR INCOMPLETO1151,2537
1%
NÃO INFORMADO30,0327
0%
Abrangência           Total:9.173
Total Geral :9.173

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL >> Usina fotovoltaica do Campus IFRN/Lajes em fase de conclusão.

Por  Pollyanna Araújo em sua página no  Facebook

Em Caicó, senadora Fátima debate a federalização do Hospital Regional

foto

Curso de Medicina para o Seridó é resultado da luta da senadora Fátima Bezerra
Na semana em que acontece a tradicional Festa de Santana, a senadora Fátima Bezerra visitou a Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN na manhã de hoje (28) e homenageou os servidores e estudantes da Escola: “Vocês estão fazendo história, pois a interiorização do curso de Medicina no RN começou por aqui”.
Na ocasião, Fátima conversou com estudantes sobre a federalização do Hospital Regional de Caicó. “Antes do afastamento da presidenta Dilma conversamos com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) sobre o processo de federalização. O projeto encontra-se no Ministério da Educação – MEC”, explicou a senadora Fátima, que acredita na consolidação da medida.
Fátima Bezerra destacou ainda que um grupo de trabalho coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – que inclui representações dos estudantes, do governo estadual, da Ebserh e da Igreja – deve continuar lutando pela implantação do hospital universitário.
“Refirmamos aos estudantes o nosso compromisso de continuar lutando incansavelmente ao lado da reitora da UFRN, professora Angela Paiva, para consolidar o projeto da escola Multicampi de Ciências Médicas”, explicou a senadora ao detalhar que os próximos passos consistem na construção da sede da escola e na incorporação dos hospitais regionais de Currais Novos e Caicó a Ebserh.
Para o professor George Dantas, diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, “não existe outro caminho para esse projeto inclusivo que não seja esse da democracia”. Lara Valeska, representante do movimento #oSeridómereceumHU, lembrou que “um hospital universitário diminui custos de pesquisa, fortalece a nossa escola e atrai novos cursos”.

ENTREGUISMO DO PATRIMONIO NACIONAL >> Temer revela que privatização dos Correios está próxima

Em reunião ministerial realizada na última terça-feira (19), o presidente interino, Michel Temer, deixou clara sua intenção de privatizar os Correios. O interino solicitou a sua equipe um modelo de gestão compartilhada com a iniciativa privada de algumas áreas da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).

O presidente ilegitimo ponderou que “seria bom” implantar nos Correios o modelo adotado na área de seguros no Banco do Brasil, que consiste em uma holding, sob o controle da União, e subsidiárias ligadas à ela, mas sob controle e gestão da iniciativa privada, principalmente na área de logística e de entregas expressas (SEDEX). Coincidentemente, são elas que dão maiores lucros à Empresa no momento, analisa a Federação Interestadual de Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Correios (Findect) ao criticar a atitude.

A Findect afirma que projeto não é novo, mas, o atual momento é mais perigoso e perverso. Não apenas pelas questões internas da Empresa, como pelo atual momento político, dominado por ideais conservadores, tanto no executivo, quanto no legislativo. "Infelizmente, o governo que a população brasileira elegeu, contribuiu muito com isso. Não apenas com a escolha do vice, atual presidente interino, como também pelas mudanças implantadas nos Correios, que estão facilitando a sua privatização", destaca em nota.

Os dirigentes da Findect revelam que "independente da situação atual, a categoria ecetista, como sempre fez, irá atuar para manter os Correios como Estatal, pública, de qualidade, e a serviço do povo. Não se furtará a travar a luta política e ideológica contra os adeptos do neoliberalismo que aí estão. A categoria irá às praças, às ruas, aos meios de comunicação, esclarecer à população sobre as reais intenções dessa prática política, assim como os prejuízos que ela sofrerá".

Fonte: Portal CTB com Findect

quinta-feira, 28 de julho de 2016

CULTURA >> Exposição fotográfica na Casa de Cultura Popular de Lajes


Você que é amante da cultura, da fotografia, da História, das memórias afetivas, está convidado toda a  população a participar da Exposição Fotográfica: O COTIDIANO LAJENSE. 

A exposição nasceu dos alunos do Projeto  Câmara Clara

Dia: 30 de julho
Hora: 20:00 horas
Local: Casa de Cultura

Fonte: Blog do Cícero

E O GOLPE SEGUE FAZENDO ESTRAGOS >> Exonerações em massa no Ministério da Cultura: ‪#‎foraTemer‬!

Foto de Mídia Ninja RN.

Um dia após a violenta desocupação do Palácio Capanema no Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura Publicou no Diário Oficial da União portarias de 22 a 25 de julho de 2016 exonerando mais de setenta servidores de cargos de chefia e assessoramento superior em diversas localidades do Brasil.
Os atos são assinados pela Secretária-Executiva do Ministério, Mariana Ribas da Silva, e pela Presidente do Iphan, Kátia Bogea.
As exonerações em massa e sua extensão geográfica são sinal inequívoco de que não se trata aqui de substituições visando a melhoria dos serviços prestados, mas de perseguição política sumária.
São prova contundente do desmonte do Estado que vem sendo promovido por um gabinete supostamente interino, sem legitimidade para exonerar tantos servidores e muito menos para realizar as mudanças estruturais em curso.
Fosse este processo de impeachment constitucionalmente legítimo, e o suposto interino e seu gabinete teriam ao menos a prudência e a dignidade de aguardar o fim de sua tramitação no Congresso Nacional antes de realizar qualquer mudança drástica nas políticas públicas ou nas estruturas institucionais.
A cada dia que passa, a cada ato de exclusão, confirma-se: é golpe de estado.

Henrique Eduardo Alves vira réu em ação proposta pelo MPF/DF


Em decisão, juiz da 16ª Vara Federal recebe ação de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público em 2004

A Justiça Federal de Brasília decidiu receber ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro do Turismo e ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves. A partir dessa decisão, Alves passa a responder como réu no processo que apura indícios de enriquecimento ilícito entre 1998 e 2002, período em que exerceu mandato parlamentar. Proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2004, a ação já havia sido recebida, mas o prosseguimento do processo foi interrompido depois que o acusado apresentou recurso questionando a prescrição dos fatos, bem como a legitimidade das provas apresentadas pelo MPF. No entanto, depois de analisadas essas questões pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o caso prosseguiu com o juiz de primeiro grau. Nessa instância, o magistrado da 16ª Vara Federal, Marcelo Ribeiro Pinheiro, decidiu que há provas suficientes para confirmar o recebimento e dar continuidade à ação de improbidade.

Sobre os requisitos para que o caso fosse reaberto, o juiz analisou a peça inicial apresentada pelo MPF e concluiu que a ação “descreve minuciosamente as circunstâncias fáticas e jurídicas que embasam, de modo suficientemente preciso e capaz de ensejar o seu prosseguimento”. Já em relação à prescrição, o magistrado explica que, de acordo com a lei, o prazo prescricional para ação de improbidade administrativa começa a correr após o término do último mandato do parlamentar. No caso analisado, o acusado foi deputado federal por 11 mandatos consecutivos, de 1971 a 2014. Embora a ação de improbidade se refira a irregularidades cometidas no período de 1998 a 2002, Alves continuou no cargo de parlamentar até 2014. De modo que o juiz concluiu: enquanto não cessa o vínculo do agente com a Administração, não tem início o prazo prescricional.

Na mesma decisão, o juiz também se manifestou sobre o pedido do MPF - feito ainda em junho deste ano - para que fosse levantado o sigilo do caso. Marcelo Pinheiro decidiu pela publicidade dos autos, já que nas ações de improbidade administrativa, é evidente o interesse social,” o qual exige a publicidade justamente para que se possa dar o direito ao povo de conhecer a fundo as atitudes de seus representantes políticos”. No entanto, o processo não é totalmente público. Tendo em vista que existem documentos anexados ao processo que podem expor a privacidade do envolvido, como extratos bancários e faturas de cartão de crédito e dados fiscais, o magistrado determinou sigilo em relação a essas informações.

A ação de improbidade - A ação do Ministério Público, apresentada há mais de 12 anos, levou à Justiça o fato de que Henrique Eduardo Alves demonstrava sinais de riqueza incompatíveis com sua renda e seu patrimônio declarados como deputado federal e empresário. Constam das irregularidades apontadas à época : transferência patrimonial dissimulada; despesas e gastos em montante superior à receita declarada; titularidade dissimulada de sociedades comerciais, contas-correntes, investimentos, movimentação financeira e cartões de crédito em instituições financeiras com sede na Suíça, nos Estados Unidos e em paraísos fiscais, bem como por meio de empresa off-shore - sem que fossem identificadas as saídas de divisas do país.

Como exemplo de irregularidade, foi citada uma movimentação em instituição financeira sediada no exterior de mais de três centenas de milhares de dólares americanos em despesas. Isso somente em faturas de cartão de crédito emitido no exterior, e de titularidade de Henrique Eduardo Alves .Outras situações também chamaram a atenção do MPF. Alves usufruía de um padrão de vida luxuoso, bancava os gastos de diversos cartões de crédito para os filhos e para a esposa e ainda era chamado de “riquinho” pelos demais parlamentares. O Ministério Público também revelou que a ex-esposa de Alves, Mônica Azambuja, teve durante um bom tempo suas despesas pagas pelo ex-marido, além de ter recebido a quantia de R$ 1,5 milhão entre 2002 e 2003 como indenização em divórcio

Com a reabertura do caso, o magistrado terá de decidir se condena ou não o político por improbidade. Henrique Alves poderá ser condenado a ressarcir os cofres da União, ter os direitos políticos suspensos e ficar proibido de contratar com o poder público, entre outras sanções previstas na Lei 8.429/92.


Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no Distrito Federal

quarta-feira, 27 de julho de 2016

ELEIÇÕES 2016 EM LAJES >> Novos nomes despontam na disputa para o legislativo lajense

Mesmo com o descrédito porque passa a política nesse momento, observo algo bastante interessante, que é a quantidade de novas candidaturas a vereadores(as) que surgem para o pleito eleitoral desse ano, dentre os quais cito aqui alguns dos nomes: Nizângela Laureano (PMB), João Maria Cabeleira (PDT), André da Cohab (PEN), Ivonete Barbalho (PSD), Profº Carlos (PRB), Nazareno Andrade (PEN), Alderir Pereira (PRP), André da Saúde (PSDC), Antônio Santos (PSD), Nildo do Cabugi (PMDB).

Isso sem falar nos que atualmente já são vereadores e que concorrerão novamente a uma vaga, como também outros nomes que estarão na disputa do legislativo pela segunda ou terceira vez. E, como ainda não aconteceram as convenções partidárias, poderemos vir a ter mais outros(as) candidatos(as), os quais os nomes ainda não foram anunciados.
Com tantas opções, caberá ao eleitor(a) a tarefa de analisar bem o perfil de cada um dos candidatos(as) e observar quem realmente está mais preparado(a) para ser escolhido(a) como legítimo(a) representante de nossa população  para os próximos quatro anos.