sábado, 28 de maio de 2016

ONDE ESTÁ A JUSTIÇA??!!

Foto de Canindé Rocha Rocha.
"Ainda não há provas para pedir a prisão de nenhum dos envolvidos no Crime" (o estupro da jovem ocorrido no Rio de Janeiro esses dias).
Cada vez vemos motivos suficiente para repudiarmos as atitudes da polícia com relação a esse caso!!!
Até quando a vítima continuará a ser tida como culpada???? 

Imagino que apenas as redes sociais não serão suficientes para pressionar a polícia a ter uma atitude coerente com relação aos animais que praticaram esse estupro!

OS ÍDOLOS DOS QUE DEFENDEM A DIREITA...

Muitos que se opõem a visão que temos em defender os movimentos sociais, as minorias, a esquerda, o movimento sindical e em virtude disso recebemos várias críticas de alguns que imaginam que o mundo deve ser propriedade privada, que o dinheiro e o poder justifica qualquer coisa 

Porém, muitas vezes vemos dessa mesmas pessoas que vivem a criticar nossos posicionamentos, porém observamos que essas pessoas mudam rapidamente seus discursos quado se aproxima uma campanha eleitoral e que pelo menos nesse período se ocupam em falar com os mais humildes, com os trabalhadores e até se aproximam dos negros, dos homossexuais...

As argumentações mais clássicas que usam para seus posicionamentos "Todos são tratados igualmente"; "Não existe racismo"; "Esse negócio de direita e esquerda é besteira"; 

Geralmente os que se posicionaram contra os Governos Lula e Dilma, defendem essas mesmas posições:





Resultado de imagem para bolsonaro fala sobre as mulheres

O ANTES E O DEPOIS >> A reação dos coxinhas que foram as ruas pedir a saída de Dilma e agora quebraram a cara!


A CARA DESSE DESGOVERNO >> Ministro golpista Blairo Maggi, o “motosserra de ouro” é o ministro da agricultura

Imagem inline 1
Ruralista, ministro da Agricultura é acusado de irregularidades como lavagem de dinheiro, peculato e superfaturamento de obras Blairo Maggi, um dos principais empresários do agronegócio brasileiro, mais conhecido como “rei da soja”, por ser um dos maiores produtores e exportadores de soja do País, foi o escolhido do presidente golpista Michel Temer para comandar a pasta da Agricultura. 

De acordo com informações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), as terras dos Maggi compreendem 45.115 hectares, espalhados por 29 propriedades rurais, sendo algumas delas suspeitas de improdutividade.

Levantamento do Greenpeace, que concedeu ao ministro golpista, em 2006, o prêmio “motosserra de ouro”, indica que os negócios do ministro golpista teriam sido responsáveis por metade da devastação ambiental brasileira entre 2003 e 2004. O mesmo estudo aponta que, nesse período, só a floresta amazônica perdeu uma área de mais de 26 mil quilômetros quadrados.

Preservação ambiental não parece mesmo ser uma preocupação para o atual titular da Agricultura. Em 2003, durante seu primeiro mandato como governador do Mato Grosso, ao ser questionado sobre a derrubada da floresta matogrossense, não teve o menor constrangimento em declarar ao jornal “The New York Times” que “um aumento de 40% no desmatamento da Amazônia não significa nada” e “não sinto a menor culpa pelo que estamos fazendo por aqui”.

Coleção de denúncias
De crime de estelionato e favorecimento pessoal, passando por prevaricação e crimes eleitorais, Maggi é mais um dos ministros do governo ilegítimo de Michel Temer com vasto envolvimento em irregularidades investigadas pela Justiça.

O ex-governador foi alvo de inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF), relacionado à Operação Ararath, para apurar indícios da prática do crime de lavagem de dinheiro e corrupção. A suspeita era de que Maggi teria se beneficiado com a suposta “compra” de vaga no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), responsável por fiscalizar gastos do governo matogrossense.

Já em outra ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MPE), Maggi foi acusado de estar envolvido no superfaturamento da compra de 705 máquinas pesadas como retroescavadeiras e tratores, o chamado “Escândalo dos Maquinários”, resultando num prejuízo de R$ 44 milhões para os cofres públicos.

Apesar do histórico nada louvável, o então senador não se constrangeu ao apresentar o Projeto de Lei 233/2015, cujo objetivo é exatamente limitar investigações de gestores públicos ou de empresas que prestam serviços a órgãos públicos pelo Ministério Público.

NO PARQUE DAS DUNAS EM NATAL >> Encena recebe o espetáculo Estação dos Contos no próximo domingo


IMG000000000117772.JPG
A atração do Bosque Encena do próximo domingo (29) será com o grupo Estação de Teatro com o espetáculo“Estação dos Contos”. Com direção de Rogério Ferraz, a apresentação é um espetáculo de contação de histórias intercalado com músicas e brincadeiras populares, contadas e cantadas pelas atrizes Nara Kelly e Manu Azevedo e o instrumentista Caio Padilha.

O grupo traz como experiência o espetáculo Fábulas (grupo Clowns de Shakespeare), que tanto na criação do espetáculo quanto na atuação participaram Nara Kelly e Rogério Ferraz (ator premiado pela APCA e FEMSA/Coca-Cola). As histórias de tradição popular Brinquinhos de Ouro, O céu de estrelas e O caso do Bolinho são contadas com músicas originais, especialmente compostas para o espetáculo, além de músicas do cancioneiro infantil. Já as brincadeiras populares como Boca de Forno, Se eu digo sim, você diz não, Bambu e Adivinhas garantem a diversão das crianças de todas as idades. O Bosque Encena acontece na manhã do domingo, às 10h, no anfiteatro do Parque das Dunas.

Final da tarde é sinônimo de Som da Mata, e neste domingo, também no palco do anfiteatro, o baixista Sergio Groove estará conosco! O show acontecerá às 16:30.

Direto da turnê que fez por várias cidades pela América do Norte, o arranjador e compositor apresenta seu show empunhando seu contrabaixo, com um repertório regado por todos os ritmos musicais, e dividindo o palco com Jubileu Filhona guitarra, Eduardo Talficno teclado, Ozi Cavalcanteno trompete e saxofone e Diego Medeiros na bateria. Os eventos são gratuitos e a entrada no Parque custa R$1.00

Fonte: ASCOM/IDEMA

APÓS A COMPROVAÇÃO DO GOLPE >> Ibope mostra que confiança em Dilma cresce de 18% para 33%

A expectativa política no Brasil de hoje está ancorada na resposta para a seguinte pergunta: a presidenta Dilma voltará ao poder, ou não voltará, após sofrer um “golpe de Estado suave”, para usar a sublime avaliação sobre o tema feita recentemente pelo papa Francisco?
Não há milagre capaz de sustentar com segurança uma das duas respostas possíveis a essa indagação: não e sim. Nesta ordem. Em princípio, tudo parecia perdido para Dilma, assim como parecia certo para Temer, ganhar a oportunidade de completar o restante do mandato iniciado em 2015.
Antes mesmo de tropeços na ineficiência administrativa do governo provisório e das revelações escandalosas saídas das entranhas do PMDB, surgiu uma mudança importante no comportamento do eleitor favorável à presidenta afastada.
Não é indício. É fato revelado por pesquisa inédita do Ibope, realizada após a consumação do golpe.
“Dilma passou de 18% para 33% de confiança”, diz Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, em econômica revelação dos resultados da pesquisa feita em meados de maio. Não foi feita avaliação do governo interino. 
Dilma teve crescimento de 15% comparado com números de duas outras pesquisas anteriores. A primeira, já divulgada, realizada em março, entre os dias 17 e 20, e a segunda, em meados de abril, de 14 a 18 (tabela). Esta última inédita.
As duas mostraram certa estabilidade no porcentual de confiança, mas ainda mantinham extremo o grau de desconfiança dos eleitores. Foram realizadas antes dos resultados da votação de admissibilidade do afastamento de Dilma na Câmara e no Senado.
Números da terceira pesquisa, de maio, indicam um impacto forte nos índices “confia”, para cima, e “não confia”, para baixo. A queda da desconfiança é expressiva. Caiu de 76% para 65%. Porcentuais ainda preocupantes. Projeta, porém, tendência de queda.
O resultado surpreende. Dilma, tudo indica, está em processo de recuperação política. A velocidade  do caminho será ditada pelo possível fracasso do governo provisório de Temer.
Montenegro tem algumas explicações. Ele sabe, no entanto, que o Brasil não está diante de um fenômeno e alerta para um “erro” cometido pela mídia. Ela punha o foco na baixa avaliação do governo. Destacavam o “bom e ótimo” que desceu a 8%. Quase no fundo do poço. Deixava de lado, no entanto, o porcentual da resposta “Regular”.
“Existe o regular positivo. Não se deu atenção a isso. Muita gente veio do regular”, diz Montenegro. Um erro politicamente premeditado. Inserido perfeitamente no contexto do golpe.
Montenegro medita sobre a relação do grupo de eleitores “criados” pela solidariedade à Dilma. “Ainda não sei em que proporção”, admite.
Resta agora aguardar as próximas pesquisas. Elas podem inquietar alguns senadores.

EM NATAL >> Ciclistas realizam protesto pela implantação de ciclovias e por um trânsito mais humano

Aconteceu um ‪#‎CicloProtesto‬. Essa “ciclomobilização” teve como objetivo reivindicar pela implantação de ciclovias e ciclofaixas em nossa cidade. 

Vejam algumas das imagens do sucesso do 1º CicloProtesto. Agradecemos a presenças de inúmeros ciclistas e a cobertura ao vivo da InterTv Cabugi, TV Tropical e do site Via Certa. 



Por Haroldo Mota em sua página no Facebook


Vejam mais imagens desse ato.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

REALMENTE A CARA DESSE "GOVERNO" >> Se os demais ministérios seguirem a mesma linha do MEC, poderemos ter essas referências abaixo:


A mídia burguesa e sua intenção de exaltar FHC e os tucanos...


A rede globosta em seus telejornais, desde ontem tenta enaltecer FHC por ter recebido o título de Doutor Honoris Causa. E não estou aqui desmerecendo ou desqualificando essa importante honraria, mas para mostrar também a seletividade da imprensa nacional nesse tipo de informação.
Pois lembro que, Luiz Inácio LULA da Silva, é o ex presidente brasileiro que mais títulos Honoris Causa recebeu e desafio que alguém me mostre quantas vezes esse fato foi divulgado pela mídia burguesa?
Mas, ainda bem que hoje temos outras fontes de informações (digo, a internet), para termos acesso a bastante notícias que essas "emissoras" tentam esconder de nós...

Por Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de Educação em Lajes/RN.

DICA DE LAZER >> Grupo de Escoteiros Alzira Soriano realizará exibição de filmes na Casa de Cultura


O Grupo de Escoteiros Alzira Soriano-Lajes RN, convida a população em geral para participar do Cine Scott que acontecerá sábado, dia 28 de maio, na Casa de Cultura, nos seguintes horários:

1º Sessão:
17:00 h com o filme OS MINIONS para as crianças!
2º Sessão:
As 19:00 h com o filme Escoteiros vs zumbi, para os adolescentes a partir de 12 anos e adultos em geral.
A entrada custará 1,00 real. 
OBS: Teremos pipoca e refrigerante para vender!

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES >> Cultura do estupro no Brasil: Homem, de que lado você está?

Imagem inline 1
Tão chocante quanto o estupro denunciado por uma jovem de 16 anos, que teria envolvido mais de 30 homens, no Rio de Janeiro, e tão chocante quanto os vídeos que mostram seus ferimentos e foram postados na internet, foi a reação de uma parcela da sociedade, que se divertiu nas redes sociais com eles e com a história. E a inação de uma outra parte, que culpou a própria vítima pelo ocorrido ou simplesmente caiu no autoengano de que essa história não nos diz respeito.
No mesmo dia em que o caso gerou indignação nas redes sociais, o novo ministro da Educação recebia o ator Alexandre Frota para discutir a educação (!!!) no Brasil. O mesmo Frota que, durante uma entrevista a um programa de TV, narrou um caso de violência sexual do qual foi protagonista contra uma mãe-de-santo, para deleite da plateia, que ria como se fosse uma piada. Acusado por organizações sociais de estupro e de apologia ao estupro, deu de ombros.
Enquanto isso, o deputado federal Jair Bolsonaro sobe nas intenções de voto, principalmente entre as classes mais ricas. Tempos atrás, durante um debate com a também deputada federal Maria do Rosário, soltou uma das maiores ignomínias de sua carreira: “Jamais iria estuprar você, porque você não merece''. Ao dizer que ela não merecia ser estuprada, deixando claro que há mulheres que merecem, sabia que seu discurso receberia o apoio de uma quantidade considerável de pessoas.
Os 30 homens no Rio, Alexandre Frota, Jair Bolsonaro foram criticados e acusados por um grande número de pessoas, mas também defendidos e glorificados por outros tantos. Vivemos em uma sociedade que garante que o estupro continue a ser um instrumento violento de poder, de dominação, de humilhação. Uma sociedade na qual uma das maiores agressões ao corpo e à mente de outro ser humano é banalizada, menosprezada e tratada como piada. Em um país em que mulheres ainda são tratadas como objetos descartáveis à disposição dos homens.
Tanto que o governo desse país escolhe um ministério formado apenas por homens e não é obrigado a voltar atrás.
Quando mulheres são sistematicamente estupradas, não apenas seus corpos e almas são violentados. A dignidade de todas as mulheres é coletivamente agredida e negada. Porque falhamos profundamente como sociedade em garantir um dos direitos mais fundamentais. E se isso acontece junto a discursos que louvam ou relativizam esses estupros, podemos começar a nos questionar que tipo de povo somos nós.
Violência sexual não é monopólio de determinada classe social e nível de escolaridade. Quem espanca e violenta pode ter apertado o sinal de parada do ônibus ou roçado o banco de couro de um BMW. O que une os diferentes no Brasil, afinal de contas, não é o futebol, a religião ou a comida. É a violência de gênero. A cultura de estupro é um “privilégio'' masculino, que vem sendo derrubado pelo feminismo ao longo do tempo, mas com dificuldade, porque encontra a resistência de homens pelo caminho.
Meninos e rapazes deveríamos nos conscientizar uns aos outros, desde cedo, para que não sejamos os monstrinhos formados em ambientes que fomentam o machismo, como família, igrejas, escolas e mídia.
Todos nós, homens, de esquerda, de direita, de centro, somos sim inimigos até que sejamos devidamente educados para o contrário. E, tendo em vista a formação que tivemos e a sociedade em que vivemos, que autoriza e chancela comportamentos inaceitáveis, é um longo caminho até que isso aconteça.

Proteger a natureza pode garantir água limpa para 700 milhões de pessoas

abastecimento-de-água
O novo relatório divulgado pela The Nature Conservancy mostra como investimentos feitos para proteger e restaurar a natureza poderiam melhorar a qualidade das fontes de onde sai a água para abastecer mais de 700 milhões de pessoas, que vivem nas 100 maiores cidades do mundo.


Replantar florestas, recuperar rios e impulsionar as práticas agrícolas capazes de limitar o escoamento de água causariam um impacto significativo na forma como é feito o uso do solo nas bacias hidrográficas. Consequentemente, ocorreriam mudanças positivas na qualidade e, com o passar do tempo, na quantidade de água no mundo.
Conforme reportagem do Huff Post, os gastos gerados com infraestrutura em saneamento básico em áreas urbanas do mundo chegam aos $90 bilhões de dólares e os investimentos feitos em bacias hidrográficas consomem boa parte desse montante.
Em média, as florestas ocupam apenas 40% das bacias urbanas, as plantações representam outros 30% e 20% ficam com os pastos. Nos países em desenvolvimento, a área reservada para a agricultura é mais extensa, o que agrava ainda mais os problemas com a água devido à utilização de fertilizantes e as erosões.
Segundo a matéria do jornal, a combinação entre o que a natureza pode prover e os investimentos em infraestrutura tradicional têm deixado os ambientalistas contentes e ganha mais reconhecimento quando é colocada em prática.
A China serve de exemplo, pois 73% das bacias do país estão significativamente poluídas, diz o relatório da The Nature Conservancy. Mas há 16 anos, os chineses iniciaram o considerado maior programa de conservação do mundo. O objetivo do plano é restaurar as florestas da região. Para isso, o governo pagou aos agricultores e madeireiros para ser uma espécie de guardião do ecossistema local e, com essa ação, recuperou mais da floresta do que havia perdido na década após ter dado início ao programa.
De acordo com um estudo divulgado em março pela Universidade do Estado de Michigan, a China restaurou 1,6% da cobertura arbórea do país entre 2000 e 2010, enquanto haviam sido cortados 0,38% das florestas. As informações são do Huffington Post.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

COMEMORAÇÃO >> Campus do IFRN/Lajes comemora seu primeiro ano de atividades

Durante a aula inaugural do IFRN/Lajes em 2015, com a então Deputada Fátima Bezerra

Nesta quinta-feira, 25 de maio de 2016, comemorou-se um ano de atividades do Campus do IFRN de Lajes. Esse foi um momento de grande importância, uma vez que, termos em nossa cidade uma estrutura educacional como o IFRN, que por muito tempo foi um sonho e hoje temos isso como realidade, é algo que merece mesmo ser bastante comemorado.


A comemoração teve a realização de algumas atividades internas, em que professores, alunos e funcionários confraternizaram-se. Participamos, juntamente com os integrantes daquela instituição, no período da tarde, de uma palestra sobre a importância de Alzira Soriano para o avanço das mulheres na sociedade, realizada pelos Professores lajenses, João Batista Cortez e Karina Souza.

Não poderíamos deixar de noticiar esse momento que de alguma forma representa um enorme avanço educacional e social para o município de Lajes e também de toda Região Central.

A QUE PONTO CHEGAMOS !! >> Os golpistas além de corruptos, são também cínicos, inescrupulosos... sem comentários!

Imagem inline 1      


VITÓRIA DO CONSUMIDOR >> Supremo Tribunal Federal decide que rotulagem de alimentos transgênicos é obrigatória

Foto de Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, julgou e rejeitou o recurso da União e da Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (Abia), validando decisão da Justiça Federal (TRF-1) que garante a rotulagem de qualquer teor de transgênicos em produtos comercializados no Brasil, como pediu o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) em 2001.
Naquele ano, o Idec entrou com uma Ação Civil Pública contra a União para exigir informação clara no rótulo de alimentos sobre o uso de transgênicos, independentemente do teor de ingredientes geneticamente modificados presentes. Em 2012, o ministro Ricardo Lewandovski concedeu liminar suspendendo a decisão até que o recurso fosse julgado, o que ocorreu neste mês pelo ministro Fachin.

Saiba mais no link: http://bit.ly/1YGpYW5

LBV Natal >>Mães serão beneficiadas com enxovai através do Programa Cidadão Bebê


Gestantes e mulheres com filhos de até 3 anos de idade, oriundas de comunidade de baixa renda, recebem atenção especial no programa Cidadão Bebê, promovido pela Legião da Boa Vontade. As integrantes participam de diversas atividades sobre cuidados com a gestação e desenvolvimento familiar, que ajudam no fortalecimento dos laços maternos e na superação dos desafios iniciais da gravidez e do pós-parto.

Na próxima sexta-feira, 27, o programa presenteará às futuras mamães e seus bebês com kits de enxovais, contendo fraldas descartáveis, macacão, toalha de banho, meias, camisetas, conjunto de berço, manta, conjunto mijão, fraldas de tecido, além de kit higiênico, entre outros itens. A ação acontece em parceria com às Óticas Diniz e o Mesa Brasil-Sesc/RN, que participarão da solenidade de entrega, às 9 horas, na sede da Instituição.

O programa Cidadão Bebê em Natal atende mães dos bairros Dix-Sept Rosado, Nazaré, Bom Pastor, Planalto e possui caráter proativo e preventivo, com ações pautadas na garantia dos direitos da gestante e da criança. A iniciativa promove palestras educativas, ministradas por especialistas, acompanhamento psicológico e, quando necessário, encaminhamentos para tratamentos médicos junto à rede de saúde.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV fica localizado na Rua dos Caicos, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655, ou pelo site: www.lbv.org.


quarta-feira, 25 de maio de 2016

Rodrigo Janot pede inclusão de Henrique Alves no inquérito principal da Lava Jato

Resultado de imagem para Rodrigo Janot pede inclusão de Henrique Alves no inquérito principal da Lava Jato

Procurador Geral da República procura apurar a base de apoio político às indicações de diretores

Após a queda do então ministro do Planejamento, Romero Jucá, o governo Michel Temer pode sofrer mais um baque nos próximos dias.
O atual Ministro do Turismo, Henrique Alves (PMDB-RN), pode passar a integrar o inquérito principal da Operação Lava Jato.
A informação foi publicada pelo colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, nesta terça-feira (24).
“A Procuradoria-Geral da República pediu a Teori Zavascki a inclusão de Henrique Alves no inquérito mãe da Lava-Jato no STF, que procura apurar a base de apoio político às indicações dos diretores que operacionalizaram as fraudes na estatal”, diz o texto.

DESENVOLVIMENTO >> RN atinge marca dos 100 parques eólicos em operação

Estado tem 102 parques eólicos em funcionamento
O Rio Grande do Norte atingiu marca de 102 parques eólicos em operação comercial. O feito foi alcançado no último sábado (21/05), após a entrada em operação comercial dos parques eólicos Baixa do Feijão I, II, III e IV. O empreendimento, de propriedade da EDP Renováveis, está localizado no município de Jandaíra, e possui 60 aerogeradores de 2 MW cada. O complexo  adicionou 120 MW em potência instalada no RN.
Com a marca, o estado potiguar consolida a liderança frente ao segundo colocado, a Bahia, que possui 67 parques e 1,64 GW. Agora, o Rio Grande do Norte se torna o primeiro estado a alcançar 100 parques eólicos em operação comercial, com  2,8 GWem potência instalada, número este que representa mais de 30% de toda a potência eólica instalada do Brasil.
O Rio Grande do Norte é líder nacional em potência instalada e geração de energia eólica, tendo sido o primeiro estado brasileiro a alcançar a marca de 1 GW de potência instalada em  maio de 2014. Em 2015, o RN quebrou um novo recorde alcançando os 2 GW nos mês abril.
Atualmente, o RN possui a maior matriz eólica estadual do Brasil, com 84% de participação da fonte, e conta com mais de 1400 turbinas eólicas em operação comercial em todo o território.

REJEIÇÃO AO REI MAL COROADO >> Michel Temer, deixou o Congresso Nacional sob protestos e gritos de golpista

Os manifestantes pediram, ainda, a prisão do ministro do Planejamento, Romero Jucá, minutos antes que ele anunciasse que está se licenciando do cargo. Nesta segunda-feira (23), um áudio publicado pela Folha de S.Paulo revelou que Jucá planejava interromper as investigações da Lava Jato, em conversa de março deste ano com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.
O presidente interino da República, Michel Temer, deixou o Congresso Nacional na tarde desta segunda-feira (23), onde esteve para entregar o projeto de lei que altera a meta fiscal prevista para este ano, aos gritos de golpista. Na chegada, Temer também enfrentou protestos tanto fora quanto nos corredores da Casa, a caminho da reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Em pouco mais de dez dias, o governo Michel Temer já foi alvo de protestos em diversas capitais sobre diferentes assuntos, como a extinção do Ministério da Cultura, o fato de diversos ministros de Estado serem investigados da Lava Jato e a respeito de questionamentos quanto à legitimidade do processo que afastou a presidente Dilma Rousseff pelo prazo de 180 dias para julgamento do impeachment.

CONHECER PARA PRESERVAR >> 11 razões por que devemos cuidar do oceano

Cuidar-dos-oceanos
Vivendo perto ou longe, os oceanos certamente são fundamentais para a sua vida. Fonte de sustento para muitos, essas imensidões de água cobrem 71% do planeta e servem para regular o clima, fazer a economia girar e até proteger o ar. 

Nas últimas décadas, esses ecossistemas têm sido duramente afetados pela poluição e pelo descaso da população. Já passou da hora de termos mais cuidados com os mares do nosso planeta. Veja o porquê logo abaixo:

1 – 90% das pessoas que dependem da pesca para sobreviver vivem em países em desenvolvimento.
2 – Estimativas apontam que 350 milhões de empregos no planeta estão relacionados aos oceanos.
3 – Um bilhão de pessoas em países em desenvolvimento têm o peixe como fonte primária de proteína.
4 – Oceanos são responsáveis por absorver calor e dióxido de carbono, gerar oxigênio e ajudar a manter o clima em ordem.
5 – Os habitats nas costas dos litorais armazenam cinco vezes mais carbono se comparados às florestas tropicais.
6 – O comércio de peixe movimenta duas vezes mais dinheiro do que o de café em países em desenvolvimento.
7 – O ecoturismo relacionado aos recifes movimenta $9 bilhões de dólares por ano;
8 – A aplicação de fertilizantes de nitrogênio é cinco vezes maior do que era em 1960. Esse químico é um grande poluidor dos oceanos.
9 – 35% dos mangues e 20% dos recifes de coral do planeta foram destruídos como consequência da expansão dos centros populacionais nas áreas costais.
10 – Somente 2% dos oceanos são protegidos atualmente, contra 12% de áreas terrestres.
11 – 57% da pescaria no mundo já foi totalmente explorada. As perdas cumulativas pela má administração da indústria da pesca nas últimas três décadas chega a $2.2 trilhões dólares.

Pontífice mostrou preocupação com crises políticas na América Latina durante encontro com membros de conselho episcopal


Imagem inline 1
O papa Francisco afirmou na última quinta-feira (19/05) que alguns países da América Latina podem estar passando por um “golpe de Estado brando”, durante encontro com membros da presidência do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano).
Segundo o secretário-geral adjunto da Celam, Leonidas Ortiz L. Pbro, o pontífice mostrou preocupação com os problemas sociais da América Latina, dentre eles os conflitos sociais, econômicos e políticos vividos por países como Venezuela, Brasil, Bolívia e Argentina. 
De acordo com Ortiz, o papa afirmou que algumas nações da região podem estar enfrentando um “golpe de Estado brando”.