segunda-feira, 29 de agosto de 2016

POR QUE EU DEFENDO O SUS? >> 20ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares

Imagem inline 1
Participantes da 20ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares puderam “desabafar” seus sentimentos a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) em dois painéis montados na entrada principal do evento. Em frases curtas, todos tiveram a oportunidade de responder à pergunta: Por que defendo o SUS? E as respostas indicam o quão importante é a saúde pública para o Brasil.
Paulo Chaves, um dos representantes de Minas Gerais, foi objetivo em sua resposta. “Se vivo, devo ao SUS”. Já Rogena Brasil, que veio de Fortaleza (CE), escreveu que o SUS “é solidário e envolve a todos. É dos brasileiros”. Do Espírito Santo, Márcia deixou o recado: “Porque salva vidas 24 horas por dia, é universal e público. Uma conquista do povo brasileiro”.
A ideia do Painel do SUS partiu da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e contou com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde. O próprio presidente do CNS, Ronald Santos, escreveu em um dos painéis: “Porque eu defendo a vida”.
De Jaboatão, em Pernambuco, Gildo deu o recado: “O SUS é o melhor plano de saúde do mundo”. Em um momento em que o ministro interino da Saúde tenta conseguir apoio para a proposta que cria planos de saúde popular, a frase do pernambucano é um alerta importante.
Centenas de mensagens foram escritas nos painéis do SUS. A ideia é levar todo material e expô-lo no Plenário do Conselho Nacional de Saúde, que fica no Anexo I do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministério.

Sem comentários:

Enviar um comentário