quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Às vésperas do mês mundial de prevenção do suicídio, CVV abre oportunidades para voluntários em todo o país.


Resultado de imagem para Às vésperas do mês mundial de prevenção do suicídio, CVV abre oportunidades para voluntários em todo o país.Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, um problema que mata 1 pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos.

A iniciativa mais conhecida de prevenção do suicídio no Brasil é o CVV, uma entidade sem fins lucrativos com 54 anos de atuação gratuita e sigilosa, que oferece apoio emocional exclusivamente por meio de voluntários devidamente preparados.

Segundo Carlos Correia, voluntário do CVV há 23 anos, atualmente a entidade conta com cerca de 2.000 voluntários , que prestam atendimento por telefone, chat, Skype, e-mail ou pessoalmente. “A prevenção do suicídio é a ponta final de nosso trabalho, pois oferecemos apoio emocional para pessoas em diferentes situações”, explica o voluntário. Carlos comenta que procuram a entidade pessoas sentindo-se solitárias, angustiadas, que precisam desabafar.

Engana-se quem vai ouvir conselhos de um voluntário do CVV. Eles são preparados e continuamente atualizados para se colocarem como um verdadeiro amigo que ouve sem julgar ou dar palpites. "Acreditamos que todos temos condições de superar nossas dificuldades e encontrar a melhor saída. O que precisamos em alguns momentos é do apoio sincero de alguém, de um ouvido que nos ouça atentamente e de forma acolhedora", complementa o voluntário.

Em agosto serão oferecidos cursos para seleção e capacitação de voluntários em diversos endereços em todo o país. É um treinamento gratuito e para participar basta ter pelo menos 18 anos de idade, quatro horas semanais para conseguir realizar plantões e disposição em ouvir as pessoas. Os interessados devem verificar os endereços e datas no site www.cvv.org.br, ligar no 141 ou procurar o posto do CVV mais próximo.

Em Natal o Programa de Seleção de Voluntários terá início no dia 06, das 14h às 17h30, no IFRN Campus Cidade-Alta. Mais informações e inscrições ligue: 141 ou 3221 - 4111
Sobre o CVV
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Desde setembro de 2015 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente no estado do RS.
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.
Mais informações: cvv.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário