Você
já teve informações pessoais divulgadas na internet sem a sua
autorização? Por acaso já foi prejudicado por algum tipo de exposição
virtual? Já teve sua reputação abalada por conteúdos que, muitas vezes,
são infundados ou, até mesmo, levianos? Se a sua resposta foi não para
essas perguntas, considere-se parte de uma sortuda minoria. Pode até se
assustar, mas a perda de controle das informações, da privacidade e
confidencialidade cresce mais a cada dia, impulsionada pela enorme
ascensão digital e alcance da internet.
Agora responda: Já experimentou
colocar seu nome na pesquisa do Google e ver o que encontra? Se não,
você deveria começar a se preocupar mais com isso, pois a reputação
digital hoje é extremamente importante.
Você não precisa ser um
CEO de uma multinacional para cuidar da sua imagem online. Uma pesquisa
recente da Opinion Research Corporation mostra, por exemplo, que 84% dos
norte-americanos fazem uma busca na internet antes de contratar um
funcionário. No Brasil, essa taxa já chega a 75% e, ainda de acordo com a
pesquisa, 70% dos recrutadores já rejeitaram algum candidato devido a
informações obtidas na internet. Além disso, cerca de 8% dos
funcionários brasileiros já perderam o emprego por esse motivo .
Todos
esses dados mostram a importância de falar sobre "higiene digital".
Entender o que deve ou não ser publicado, qual tipo de cuidado deve ser
tomado para garantir privacidade e segurança básica na internet. A lista
é grande, mas decidi contar aqui, as cinco principais dicas para cuidar
da sua reputação online.
1 Retire os seus dados pessoais da rede
Independentemente
se você é uma figura pública ou não, informações como o seu número de
telefone ou o endereço da sua casa não devem estar acessíveis via
internet. E isso não significa que você não deve apenas publicar essas
informações no Facebook. Existem hoje diversos sites chamados
"corretores de dados", como os norte-americanos PeopleSmart, Spokeo,
Pipl, Intelius, Zoominfo, e Whitepages, que costumam armazenar dados
pessoais e deixá-los na rede. Cada um tem seu processo específico de
armazenamento e é importante que pelo menos, a cada três meses, faça
parte da sua limpeza digital visitar esses sites e garantir que você não
faz parte do seu banco de dados
Além disso, se você possui um
site ligado ao seu nome é importante se certificar que o registro foi
feito como domínio particular, para que suas informações pessoais não
sejam encontradas na base de dados dos sites hospedeiros.
2. Fique atento às configurações de privacidade das suas redes sociais
Eu
costumo ser bem radical com essa questão de privacidade nas redes
sociais. Na minha opinião, se você não é uma figura pública ou alguém
ligado diretamente a negócios, acredito que as contas pessoais no
Twitter, Facebook e Instagram devem ser totalmente privadas. Muitas
pessoas usam o discurso de que se você já se dispôs a criar uma conta em
uma mídia social, já assume que não quer privacidade. Eu penso um pouco
diferente. Afinal, é você quem controla o conteúdo das suas redes
sociais, portanto, não publique nada que você não esteja totalmente
confortável de ser 100% público. Isso porque, mesmo que só seus amigos
tenham acesso ao seus posts, você não tem o controle do que eles
repassam na rede. De toda forma, isso não quer dizer que o que estiver
ao seu alcance para proteger um mínimo de privacidade não deve ser
feito.