sábado, 2 de maio de 2015

TURISMO RELIGIOSO é destaque neste final de semana em Lajes

A Prefeitura de Lajes, através das Secretarias de Turismo, Educação e Agricultura organiza estrutura para receber as centenas de pessoas que irão visitar no próximo dia 3 de maio, domingo, a Capela da Divina Santa Cruz, uma data que é feriado municipal e que tem uma atenção especial por parte do executivo.
O Secretário de Turismo, César Militão, disse ao Blog que a Prefeitura irá fazer todos os seus esforços para melhorar o acesso até a Serra do Feiticeiro. Nesta quinta uma equipe da Prefeitura, com a presença do prefeito Benes irá ao local para ver o que pode ser feito.
FATO IMPORTANTE A SER LEMBRADO:
Durante a escolha das 7 Maravilhas do RN, que aconteceu em outubro de 2010, e entre os pontos indicados pelo público (sendo 133 locais para a escolha), esteve a Serra do Feiticeiro, no município de Lajes, Região Central do estado.
O feriado municipal instituído pelo município é em comemoração ao Dia da Divina Santa Cruz. A Lei sancionado pela prefeitura de Lajes faz com que a data passe a fazer parte do calendário oficial de atividades religiosas, culturais e turísticas no município, devendo serem realizadas atividades como: Romaria, Cavalgada e outras atividades de cunho religioso, culturais e turísticas na Capela da Divina Santa Cruz, localizada na Serra do Feiticeiro.
A secretaria municipal de educação, cultura, a coordenação da Casa de Cultura Popular de Lajes, a coordenação do Curso de Turismo do IFRN juntamente com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição são os responsáveis pela realização destas e outras atividades relacionadas a esta data.
Vale ressaltar que este é um projeto de iniciativa do vereador Canindé Rocha (PT) apresentado em 2010 e sancionado pelo prefeito Benes Leocádio. O parlamentar sempre defendeu que no dia 3 de maio sejam realizadas atividades oficiais coordenadas pelo município na valorização da cultura e religiosidade que há muitos anos é praticada pelos munícipes na Capela da Divina Santa Cruz.
Fonte: Blog do Robson Cabugi

Na contramão dos interesses socias >> Câmara dos Deputados derruba rotulagem dos transgênicos

Obscurantismo, interesses econômicos e desinformação ganham votação no plenário, em primeira instância. Projeto segue para o Senado
Na calada da noite do dia 28, o projeto que acaba com a exigência de afixar o símbolo de transgenia nos rótulos de produtos geneticamente modificados (OGM) destinados a consumo humano. O texto modifica a Lei 11.105/2005 que determinava a obrigação da informação em todos os produtos destinados a consumo humano que contenham ou sejam produzidos com OGM ou derivados, por exemplo, milho, soja, arroz, óleo de soja e fubá. O resultado final foi de 320 votos a favor  da modificação da 11.105 e 120 contrários.
De acordo com o projeto, o aviso aos consumidores somente será obrigatório nas embalagens dos alimentos que apresentarem presença de organismos transgênicos “superior a 1% de sua composição final, detectada em análise especifica”.
Assim como ocorreu com a aprovação do projeto de lei sobre a biodiversidade, o debate sobre o fim da exigência do rótulo colocou em oposição deputados da bancada ruralista e defensores do meio ambiente, que argumentaram que o projeto retira o direito do consumidor de saber o que está comprando.
“Queria alertar que esse projeto visa a diminuir o nível de informações que tem hoje. Ele não está acrescentando nada; ele está retirando o direito do consumidor de saber que produto está levando para a sua casa”, disse o líder do PV, Sarney Filho (MA). O tom de crítica de Sarney Filho foi acompanhado pelo o vice-líder do PT, Alessandro Molon (RJ): “Se todo mundo aqui diz que o transgênico é uma maravilha, porque quer retirar o símbolo [que identifica o produto] do rótulo. Isso é muito contraditório”, ressaltou.
Ciente de seu peso e liberdade sob a condução do presidente da casa, deputado Eduardo Cunha, membros da bancada ruralista não escondem seus interesses econômicos a frente dos interesses da população. “Nós não podemos, nós mesmos, criar obstáculos para o consumo dos nossos produtos.”, reiterou o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), relator da matéria na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.
Ao fim da votação, os deputados contrários ao projeto conseguiram retirar do texto trecho que determinava que os alimentos que não contêm transgênicos só poderiam inserir na embalagem a informação “livre de transgênicos”, somente se houvesse produtos “similares transgênicos no mercado brasileiro e comprovada a total ausência no produto de organismos geneticamente modificados, por meio de análise específica.” “Não há motivo para inserir essa restrição no projeto”, disse Molon. O texto segue para análise e votação dos senadores

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Um recado nesse 1º de Maio ...


Uma música que em outros momento foi essencial para as organizações políticas de esquerda e para os movimentos sociais que lutaram  para que tivéssemos o regime democrático que alcançamos atualmente. Porém, torna-se necessário que ainda hoje que estejamos atentos as tentativas de golpe que a velha elite e a oposição com o apoio da velha mídia têm tentado impôr ao nosso país...



1º de Maio em Lajes >> Paróquia de Nossa Senhora da Conceição realiza a III Vigília do Trabalhador com enfoque sobre o abaixo-assinado pela reforma política no nosso país


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição realizou nesta sexta-feira (30) a III Vigília do Trabalhador. Em 2013, foi na localidade de Boa Vista e em 2014 foi na Matriz e contou com o apoio das outras paróquias do zonal. Este ano, a comunidade se reuniu no Distrito de Firmamento para louvar e adorar ao Senhor.

As caravanas se encontraram na entrada da placa das comunidades de 03 de Agosto, Firmamento e Boa Vista e de lá percorreram oito quilômetros a pé com muito louvor e animação ao som dos Ministérios de Música da Matriz. Foram quase quatro horas de caminhada até a comunidade de Firmamento.


Já na localidade, tivemos apresentações do Ministério de Artes, focando no trabalhador a mensagem passada a todos. Logo após Tácio Fernandes fez uma explanação sobre o abaixo-assinado pela reforma política no nosso país, que na sua mensagem de Páscoa, o nosso Arcebispo Metropolitano lançou na Arquidiocese esse desafio. Este abaixo-assinado precisa de pelos menos um milhão e meio de assinaturas para chegar aos plenários da Câmara e do Senado Federal.

Em seguida foi a vez do poeta e escritor Lino Sapo que, em forma de cordel, fez sua apresentação cultural e apresentou seu mais novo livro “Conhecendo os nomes das  cidades do Rio Grande do Norte em um conto”, que será lançado oficialmente no dia 27 deste mês em Parnamirim.

Um dos maiores momentos da Vigília foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento onde todos fizeram suas orações. Para encerrar com chave de ouro a Vigília do Trabalhador, foi celebrada a Santa Missa, às 4h.

O evento superou as expectativas da organização. Cerca de 200 pessoas de Lajes, Pedra Preta e demais comunidades rurais, fizeram o percurso de oito quilômetros, louvando e agradecendo ao Senhor.

Vejam todas as fotos clicando AQUI.

Fonte: Blog da Paróquia de Lajes

Atenção >> Jovens inscritos para Curso Preparatório ENEM 2015 ofertado pela UFERSA em Parceria com a SEMEC Lajes


Resultado de imagem para cursinho pró enemInicio das Aulas neste Sábado 02/05 às 08:00 h na Escola Estadual Pedro II

Obs.: As pessoas que se inscreveram e não foram classificadas, é que o critério adotado para classificação foi a data da inscrição, e aqueles que se inscreveram e não foram chamados, estão fazendo parte do cadastro reserva, ou seja, no caso de desistência de alguns desses classificados, os demais irão sendo convocados.

Lista dos Alunos convocados:

ORDEM NOME ANO/SERIE

1. Anny Caroline França Ferreira 3º Pedro II 
2. Arthyson Wesley de Souza Agostinho 3º Pedro II 
3. Ariane da Silva Lima 3º Pedro II 
4. Arthur de França Justino 3º Pedro II 
5. Afonso Henrique Barbosa 3º Pedro II 
6. Daniel Piva da Silva 3º Pedro II 
7. Daniel Henrique Bilro da Silva e Silva 3º Pedro II 
8. Erika Gonçalves Gomes 3º Pedro II 
9. Elaine de Lima Teixeira 3º Pedro II 
10. Eletúzia Galdino Ribeiro Rocha 3º Pedro II 
11. Elika Beatriz Viana Fonsêca 3º Pedro II 
12. Francisca Karollayny de A. Barbosa 3º Pedro II 
13. Flávia Mayonara Lima de Araújo 3º Pedro II 
14. Francisco Diego da Silva 3º Pedro II 
15. Francisca Maria da Silva 3º Pedro II 
16. Hélio Santiago da Silva Duarte 3º Pedro II 
17. Hudson de Lima Hermes 3º Pedro II 
18. Ionara Pereira Luiz 3º Pedro II 
19. Ingrid Iracilda Bezerra 3º Pedro II 
20. Iury Lisboa Bezerra 3º Pedro II 
21. Jeisiony Kássia de Lima 3º Pedro II 
22. Jaccson Matheus L.Cruz 3º Pedro II 
23. João Victor de Melo 3º Pedro II 
24. Julia Sabrina B. da Costa 3º Pedro II 
25. Jefferson Taffarel Fernandes Rocha 3º Pedro II 
26. Jessica Bento de Melo 3º Pedro II 
27. José Edson Felix da Rocha 3º Pedro II 
28. José Wesley Rodrigues da Silva 3º Pedro II 
29. Jéssica Tavares Medeiros 3º Pedro II 
30. Wenderson da Silva Pereira 3º Pedro II 
31. Luandson Carlos da Silva Pereira 3º Pedro II 
32. Liliane Salviano de Morais 3º Pedro II 
33. Laryssa salviano de Morais 3º Pedro II 
34. Lorena da Silva Bezerra 3º Pedro II 
35. Luiz Henrique dos Santos 3º Pedro II 
36. Mariana victória de Souza Peixoto 3º Pedro II 
37. Marcos Jhony Da costa Assis 3º Pedro II 
38. Maria Karolainy Da Rocha Silva 3º Pedro II 
39. Marcia Anara Ricardo Pereira 3º Pedro II 
40. Marquízia Gabriele da Silva Gomes 3º Pedro II 
41. Mara Cecilia Cosme da Silva 3º Pedro II 
42. Maria Izabelly Braz Fernandes 3º Pedro II 
43. Maria da Conceição Figueiredo 3º Pedro II 
44. Maria Luiza de Paiva Amorim 3º Pedro II 
45. Maria zilmara da Silva 3º Pedro II 
46. Maylla hevelly Martins Rodrigues 3º Pedro II 
47. Olavo José G. de Lima 3º Pedro II 
48. Paulo Bezerra Damasceno 3º Pedro II 
49. Rafaela da Conceição Nunes 3º Pedro II 
50. Raimundo Lailson Valentim Bezerra 3º Pedro II 
51. Pedro Leonardo da Silva Melo 3º Pedro II 
52. Richardson Roger Lima do Nascimento 3º Pedro II 
53. Ramon Procópio de Lima 3º Pedro II 
54. Ronny Geovanio de Lima Bernardino 3º Pedro II 
55. Richardson Mateus Amorim da Silva 3º Pedro II 
56. Ravel da Costa Silva 3º Pedro II 
57. Samara Maelly Porfírio Duarte 3º Pedro II 
58. Sara Nithyelen Moura de Lemos 3º Pedro II 
59. Sabrina dos Santos Forte 3º Pedro II 
60. Thalita Sâmara de Souza Santos 3º Pedro II 
61. Damião Davi do Nascimento 3º Pedro II 
62. Antonia Maria da Silva Rocha (E.M.C) Ensino Médio Completo 
63. Aline Angelino da Silva E.M.C 
64. Adriano Tiago da Silva E.M.C 
65. Alana Costa do Nascimento E.MC 
66. Caio Judson da Cruz Silva E.M.C 
67. Everton Gianelli Gabriel E.M.C 
68. Francisco Matheus Nunes da Silva E.M.C 
69. Francisca Vanúzia da Silva E.M.C 
70. Francisca Layannara Carla da Silva Pereira E.M.C 
71. Francisca Maria da Silva E.M.C 
72. Izabel Cristina Batista Felipe E.M.C
73. José Rafael Souza Fernandes E.M.C 
74. José Adrielisson T. Rocha E.M.C 
75. José Windemberg Andrade de Melo E.M.C 
76. Juliana Karina Chaves da Cruz E.M.C 
77. Jhonata Keverson Varela dos Santos E.M.C 
78. Katiane valéria da Silva Souza E.M.C 
79. Kaio Rayfran da Silva Souza E.M.C 
80. Karla Jardenia Cunha Paixão de Oliveira E.M.C 
81. Meeury Ghinslainy F.T. da Silva E.M.C 
82. Maria da Conceição Albuquerque Vieira E.M.C 
83. Maria Lindaiara dos Anjos Barbosa E.M.C 
84. Maria Dalvani de Araújo E.M.C 
85. Matheus dos Santos Oliveira E.M.C 
86. Maria Rita Ribeiro e Silva E.M.C 
87. Pedro Afonso da Silva Fernandes E.M.C 
88. Reniey Cavalcante Teixeira E.M.C 
89. Raissa Taynara da Silva E.M.C 
90. Rogerio Apricio da Silva E.M.C 
91. Tatielly Shirlayne Nunes da Silva E.M.C 
92. Vandir Lage Silva de Arruda E.M.C 
93. Wildson da Silva Melo E.M.C 
94. Francisco Robson Balbino Cassiano E.M.C 
95. Thulyo Vinicius Rodrigues de Araújo E.M.C 
96. Italo Lima de Oliveira E.M.C 
97. Ana Acácia Salviano de Lima E.M.C 
98. Elikassia Rayelle Firmino Pessoa E.M.C 
99. Elyelton Rayellisson Firmino Pessoa E.M.C 
100. Margarida Mayara Moura Miranda E.M.C


Fonte: SEMEC Lajes/RN

Apoio Popular >> Vamos compartilhar isso em apoio aos professores, especialmente os do Paraná


Geralmente ficamos indignados com várias situações de injustiça, violência ou radicalismo que ocorre contra alguém. E como forma de se contrapor a essas atitudes consideradas truculentas, desprezíveis, torna-se necessário que  mostremos nossa indignação contra esses fatos. 

Imagino que se fizermos uma pesquisa aqui ou em em qualquer outro lugar constataremos que todos, ou a grande maioria serão totalmente a favor de que os professores sejam respeitados e venham a te todos seus direitos garantidos. Porém, isso não é o que vemos acontecer em todos os lugares e um fato em especial nos chama a tenção: Além da negação de seus direitos, na última quinta, dia 28 de abril, em no Paraná ocorreu uma triste ação considerada como "massacre" contra os professores" profissionais que são essenciais para o desenvolvimento de qualquer pais.

Canindé Rocha - Professor da Rede Pública Estadual do RN


Direitos Trabalhistas >> Dilma atende trabalhadores e declara ser contra terceirização em atividade-fim

t

Presidenta se encontra com sindicalistas e anuncia a criação de fórum que vai discutir relações trabalhistas e Previdência

Na manhã desta quinta-feira (30), em encontro com o presidente da CUT , Vagner Freitas, e outros sindicalistas, a presidenta Dilma Rousseff (PT), anunciou sua posição em relação ao PL 4330. A petista atendeu a reivindicação dos trabalhadores e afirmou ser contrária a terceirização da atividade-fim nas empresas no País.
"A regulamentação do trabalho terceirizado, do nosso ponto de vista, precisa manter a diferenciação entre atividade-fim e atividade-meio nos mais diversos ramos da atividade econômica", disse Dilma.
Vagner considerou extremamente positiva a declaração firme de Dilma contra a terceirização na atividade-fim. “O posicionamento da presidenta está alinhado com a luta da CUT, CTB, Intersindical, MST, MTST, CMP e outras 21 entidades do movimento social e sindical, que desde o dia 7 de abril estão nas ruas contra o PL 4330.”
A presidenta afirmou estar preocupada com a garantia de que direitos trabalhistas sejam respeitados, algo que o PL 4330 não pode assegurar. Por outro lado, Dilma pediu que  trabalhadores terceirizados tenham sua relação de emprego regulamentada.
“Eu sei que é urgente e necessário regulamentar o trabalho terceirizado no Brasil para que milhões de mulheres e homens, trabalhadores e trabalhadoras, tenham proteção no emprego e garantia de salário digno”, pediu a presidenta.
Criação do Fórum
Durante a reunião, Dilma atendeu uma antiga reivindicação da CUT, a criação de um espaço de diálogo sobre questões ligadas a previdência e trabalho. Por decreto, a presidenta anunciou o “Fórum de Debates de Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência.”
“Esse Fórum fortalece a luta dos trabalhadores. A CUT aceita o convite para participar e desde já estamos pedindo que as MPs 664 e 665 saiam de tramitação e sejam discutidas neste espaço. A CUT é contra as duas MPs, que retiram direitos trabalhadores”, declarou Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores.
O Fórum será formado pelas centrais sindicais, além de representantes dos aposentados e pensionistas, empresários e do governo. O espaço estará subordinado a Secretaria-Geral da Presidência e terá seis meses para apresentar propostas para o setor à presidenta Dilma.
Dentro do Fórum, a CUT irá defender o fim do fator previdenciário, a cobertura da previdência social, o fortalecimento do trabalho e o fim da rotatividade do mercado de trabalho.
Violência no Paraná
Na abertura do encontro, Vagner Freitas lembrou a tragédia da última quarta-feira (29), no Paraná. “Eu protestei contra a ação truculenta da Polícia Militar, que cometeu uma chacina contra os professores. A Lei Maria da Penha deveria ser usada contra os policiais do Paraná, que agrediram professoras. O [Beto]Richa age da mesma forma que o Geraldo Alckmin [governador de São Paulo] e não recebe os professores para negociar”, afirmou o presidente da CUT, que sugeriu que a presidenta interfira em favor dos docentes.
“Fiz uma solicitação à Dilma, que ela possa intermediar as negociações dos professores em São Paulo e no Paraná com os governos de Beto Richa e do Geraldo Alckmin, que se recusam a estabelecer o diálogo. A presidenta deu o exemplo aqui, recebendo os trabalhadores e abrindo um espaço para negociações”, disse Vagner Freitas.

Fonte: CUT Brasil

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Falta de respeito, vergonha, absurdo >> A forma como o PSDB trata os professores: Massacre ocorrido ontem no Paraná contra os professores

Foto de Jean Wyllys.
O que está acontecendo no Paraná é estarrecedor e deveria ser, agora mesmo, o foco de atenção de todos aqueles e aquelas que defendemos a democracia como forma de vida. O governador Beto Richa (PSDB) transformou hoje a cidade de Curitiba num verdadeiro cenário de guerra! Os professores e professoras da rede pública e outras categorias tinham se mobilizado para protestar contra a votação de um projeto de lei do governo estadual que pode desfinanciar o fundo estadual da previdência dos servidores públicos (porque o governador quer usar esses recursos dos trabalhadores para cobrir o rombo das contas públicas que sua má gestão provocou) e o protesto, legítimo, foi reprimido de forma brutal pela Polícia Militar sob as ordens do tucano, deixando mais de 150 feridos, dos quais alguns em estado grave. Os e as policiais — foram mobilizados mais de 4 mil agentes — estão usando balas de borracha, bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta, cassetete, jatos de água e até cachorros que são lançados sobre manifestantes e jornalistas, que acabam sendo mordidos. Parecem cenas da época da ditadura militar!
Um dado chocante: dezessete policiais estão presos, por ordem do governador, porque se recusaram a participar da repressão brutal contra os trabalhadores.
Parte da grande mídia, como sempre, fala em “confronto entre professores e policiais”, o que resulta em ridículo: é como falar em confronto entre o peito e a bala, entre as costas e a paulada. Como bem explica Bernardo Pilotto, ex-candidato a governador do PSOL do Paraná, de um lado há trabalhadores e do outro tem até helicópteros. E a categoria que mais se mobilizou foi a dos professores, composta majoritariamente por mulheres e "envelhecida" pela falta de concursos públicos. Aliás, quem já participou de greves e mobilizações sabe que a violência sempre parte do lado da polícia (e, quando parece que partiu do lado dos manifestantes, geralmente trata-se de pessoas infiltradas pela própria polícia para provocá-la e depois dizer que foram “vândalos”).
Acabamos achando natural que uma manifestação de estudantes ou trabalhadores só pode terminar com cenas de violência, mas não é assim. Existem experiências em outros países (onde antes acontecia o mesmo) que provam que quando os governos mudam a política de repressão violenta dos conflitos sociais pela negociação, com o diálogo e a contenção não violenta das manifestações, com a polícia se limitando apenas a cuidar do patrimônio e a segurança das pessoas (também dos próprios manifestantes), um protesto pode sim começar e terminar em paz.
O Paraná é um bom exemplo do extremo contrário. O jeito tucano de fazer as coisas (o governo não aceitou negociar ou ceder em nada e, enquanto a polícia instalava a barbárie fora da Assembleia Legislativa, dentro votavam tudo o que ele queria) se mistura com as pretensões autoritárias do governador, que age como um ditadorzinho arrogante e violento. O resultado disso são dezenas de pessoas feridas e hospitalizadas e gás lacrimogênio até nas creches próximas ao local da repressão.
O Brasil precisa dar um basta a Beto Richa.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

INOVAÇÃO >> Escola Estadual Pedro II realiza ações visando ampliar as condições de aprendizagem dos estudantes




A Escola Estadual Pedro II - Ensino Médio em Lajes/RN, vem buscando oferecer aos alunos e a comunidade, além do melhoramento de sua estrutura física, também boas condições de ensino aprendizagem, através de aulas práticas, desenvolvimento de projetos, oficinas, participação em eventos e atividades de cunho cultural e pedagógico.

Para isso, a atual gestão tem buscado várias parcerias: UFERSA, UERN, SEMEC, SEMAGMA, Sec. Mul. de Saúde, APAMI, Prefeitura Municipal de Lajes, ex-alunos... Para que cada um desses parceiros possa contribuir para a implementação de ações inovadoras. E como resultado dessas parcerias, já tivemos nos dias 11 e 12 de abril, a realização da 1ª etapa do simulado, atividade essa, que foi avaliada por alunos e professores como bastante positiva e ainda esses dias terão início os aulões pró-ENEM, que são uma parceria com a SEMEC e a UFERSA.


Contando com o apoio de alguns ex-alunos que hoje cursam graduação, estamos conseguindo colocar em funcionamento, o Laboratório de Ciências (Biologia, Química e Física), como mais um importante espaço de aprendizagem, cumprindo assim, a função para a qual o mesmo foi construído e equipado. As aulas no Laboratório de Ciências do Pedro II, foram iniciadas na última sexta dia 17, quando algumas turmas tiveram o primeiro contato com o ambiente, com os monitores voluntários e com os materiais a serem manipulados durante as aulas.


Visando uma melhor organização e atendendo as normas para o funcionamento desse local, é exigido dos alunos que, para a participação das aulas no laboratório, os mesmos estejam devidamente vestidos com jalecos e também com calçados fechados. Já outros equipamentos como: máscaras, óculos, toucas e luvas, serão disponibilizadas pela própria escola.

Ações como essas, somadas a outras, tais como: gestão democrática, participação dos pais, cumprimento de horários, disciplina, fardamento escolar, são essenciais para que venhamos a ter uma escola cada vez melhor, tanto para os alunos, como também para os professores, funcionários e toda a comunidade na qual a escola está inserida. 

Por Canindé Rocha (Diretor da Escola Est. Pedro II)

Veja mais imagens abaixo: