sábado, 7 de março de 2015

Em ação >> Escola Estadual Pedro II quase pronta para receber seus alunos!!

Conforme explicamos aos pais e aos alunos, durante as reuniões que realizamos no Centro Pastoral nos dias 02 e 03 de março, as aulas em nossa escola só teriam condição de ter início na segunda dia 09, em virtude de estarmos realizando algumas ações estruturantes para que pudéssemos receber os alunos com a escola limpa, todas as salas de aula climatizadas e pintadas, como forma de oferecer um ambiente ainda mais adequado para que possamos, todos juntos (professores, alunos, pais, funcionários, gestores e comunidade) fazer do Pedro II, uma escola cada vez melhor.


Foto de Olavo Gomes.  

 

 

Humor no Facebook >> Modismo X Situação Financeira




Avanços sociais >> O Brasil atingiu sete dos oito desafios do milênio nos últimos 12 anos


O Brasil foi um dos poucos países que já conseguiram atingir quase todas as metas do milênio, desde 2003 Brasil avançou mais de 1700%

O Brasil foi um dos que mais avançaram na redução da pobreza e da desigualdade de renda nos últimos 12 anos. Sete dos oito desafios do milênio foram atingidos, de acordo com o Pnud no Brasil. A exceção ficou na meta para a saúde da mulher, que trata da morte em decorrência de doenças relacionadas à gravidez e ao parto. A taxa de mortalidade materna no Brasil é de 64 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos.

O representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, faz ainda a ressalva de que no caso brasileiro, embora tenha sido atingida a meta de reduzir à metade os lares sem acesso a água e esgoto, dentro do desafio de sustentabilidade ambiental, os resultados ainda são muito fracos.

— Nos anos 90, os indicadores humanos no Brasil eram de um país de Terceiro Mundo. Agora, é preciso avançar em termos de qualidade da educação, do saneamento e da saúde materna.

Mas há quem considere as metas pouco ambiciosas para países como o Brasil. Segundo o presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), Simon Schwartzman, a discussão a respeito das Metas do Milênio não faz sentido em uma economia de renda média, como a brasileira.

— Essas metas foram traçadas para países mais pobres, como os da África. O Brasil está acima disso há muito tempo. Temos muitos problemas, que são uma crise hídrica, a má qualidade da educação, mas não são os problemas quantitativos das metas — avalia.

E não foram as metas traçadas pela ONU que levaram o mundo a avançar em termos sociais nos últimos anos, avalia o coordenador de Política da ActionAid, Sameer Dossani.

— Brasil e China tiveram bons desempenhos, mas se tirarmos os dois países, grande parte do progresso obtido com as metas do milênio desaparece — afirma Dossani.

Questão ambiental >> Se contrapondo a lógica do agronegócio


"Em uma plantação de eucaliptos quase não se encontra biodiversidade. 
Não há sobrevida de insetos, animais, e são usados agrotóxicos em grande escala", afirma o especialista Paulo Kageyama.
Confira a matéria na integra no link: http://goo.gl/szx4yu.

Qualidade de vida >> Viajar deixa as pessoas mais felizes do que bens materiais

As experiências individuais de quando viajamos nos deixam mais felizes do que comprar coisas.


A única resolução que fiz para esse ano foi não comprar roupas e supérfluos. Ou seja, não comprar nada que realmente não precise. O motivo é guardar dinheiro para viajar.

Como não sou rica, não dá pra ter tudo – viajar e comprar qualquer coisa. Mas não vou negar que já enjoei daquele colar comprado no ano passado, que seria ótimo comprar um sofá novo e andar de ônibus em São Paulo cansa mesmo. No entanto, quando me volto para o real objetivo dessa pão durice toda, vejo que faz sentido. Viajar me deixa mais feliz do que roupas novas e carro.
E acredito que isso aconteça com você também.

O site Salon.com até relatou uma pesquisa do psicólogo Thomas Gilovich sobre o assunto. A pesquisa mostra que viajar traz mais felicidade do que bens materiais pelas experiências individuais que temos quando viajamos. Ou seja, fazer coisas invés de comprar coisas nos deixa mais felizes. Veja se você concorda:

1. É mais difícil comparar viagens do que coisas. Você fica feliz quando compra um carro mas a felicidade pode passar assim que você vê que o seu vizinho comprou um melhor que o seu. Já numa viagem, sua experiência é tão única que chega a ser incomparável. E mesmo que o seu vizinho tenha passado as férias na Europa e você no litoral paulista, não significa que ele estava realmente feliz e se divertindo tanto quanto você na praia.

2. Viajar nos aproxima mais das pessoas e isso tende a nos deixar mais felizes. É só lembrar das viagens que fiz com a minha família, com uma amiga e até aquelas em que fui sozinha e fiz grandes amizades. Esse tipo de experiência tende a aproximar e conectar pessoas, enquanto comprar coisas nem tanto.

3. Coisas enjoam e viajar é uma experiência que fica para sempre. Lembra do carro que você comprou no fim do ano? Já enjoou e quer trocar por um novo, né? Mas aquela viagem que você fez nunca será esquecida ou trocada.

4. Contar sobre uma viagem deixa as pessoas mais felizes do que contar sobre a roupa nova que comprou. Daqui cinco anos você vai contar sobre a sua viagem com a mesma empolgação e felicidade de sempre. Além disso, as pessoas também ficarão mais felizes ouvindo as histórias de uma viagem do que sobre a sua roupa.

Mas a minha razão favorita é que experiências definem quem você é muito melhor que qualquer badulaque que um dia você comprou. E durante uma viagem fica mais fácil se libertar para fazer coisas que você nunca fez como aprender um novo idioma, voar de balão mesmo com medo de altura, se enfiar numa jaula com tubarões em volta, escalar montanhas e até passar horas de frio porque queria conhecer a neve. Todas essas experiências vão formando a sua identidade de forma que depois de viajar você já não é a mesma pessoa. É como se durante e depois de uma viagem você sempre tivesse chance de recomeçar. E recomeçar sendo mais feliz.

Acompanhe o blog e as aventuras de Amanda através do Facebook clicando aqui e pelo Instagram @amandanoventa.

CONTRA O PRECONCEITO >> Uma derrota fundamentalista no Congresso Nacional


fundamentalistas pessoas deficiência estatuto

Câmara aprova projeto que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Projeto cria auxílio-inclusão, a ser pago às pessoas com deficiência moderada ou grave que entrarem no mercado de trabalho; define pena de reclusão de um a três anos para quem discriminar pessoas com deficiência, e reserva de 10% de vagas em processos seletivos de curso de ensino superior.

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (5) projeto que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, batizado pela relatora, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O texto é uma espécie de marco legal das pessoas com deficiência. “Ele tem pontos em todos os setores: educação, saúde, trabalho, infraestrutura urbana, na cultura e no esporte para promover e assegurar os direitos das pessoas com deficiência”, disse a relatora.
A proposta aprovada foi um substitutivo da deputada Mara Gabrilli ao projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). A matéria define o que é considerado deficiência e prevê atendimento prioritário em órgãos públicos e dá ênfase nas políticas públicas para as pessoas com deficiência.
A proposta, que trata de vários aspectos do cotidiano das pessoas com deficiência, retorna ao Senado para nova votação. A relatora informou que tem o compromisso do senador Paim de não alterar o texto aprovado pelos deputados e atuar para que a votação seja rápida.
Algumas das inovações do texto aprovado são: a criação do auxílio-inclusão, a ser pago às pessoas com deficiência moderada ou grave que entrarem no mercado de trabalho; define pena de reclusão de um a três anos para quem discriminar as pessoas com deficiência; reserva de 10% de vagas às pessoas com deficiência nos processos seletivos de curso de ensino superior.
O projeto também cria o cadastro de inclusão, com a finalidade de coletar, processar, sistematizar e disseminar informações georreferenciadas que permitem a identificação e a caracterização das pessoas com deficiências e as barreiras que impedem fazer valer os seus direitos e, também, estabelece que a reforma de todas as calçadas passa a ser obrigação do Poder Público, que deverá tornar todas as rotas acessíveis. Atualmente, essa responsabilidade é dos municípios.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Secretaria Mul. de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA >> Realiza atividade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


Buscando o reconhecimento e o fortalecimento da Agricultura Familiar em nosso município, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA, estará organizando hoje uma atividade que, de acordo com a Secretária Jane Carla Felipe, tem por objetivo trabalhar a auto estima e a valorização das mulheres agricultoras.

O evento é alusivo às comemorações do Dia Internacional da Mulher (08 de março) e acontecerá  na manhã dessa sexta -feira, 06 de março, na sede do Fomento Agrícola de Lajes.



Senadora Fátima Bezerra - PT/RN defende regulação de preços de livros


Em discurso nesta quarta-feira (4), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) comunicou a apresentação de um projeto de lei (PLS 49/2015) com o objetivo de instituir uma política nacional de fixação do preço do livro. A senadora também informou que foi reativada a Frente Parlamentar Mista do Livro, da Leitura, da Literatura e da Biblioteca.
Ela explicou que o projeto tem por objetivo fomentar o livro como bem cultural, garantir oferta acessível ao grande público e assegurar ampla oferta de exemplares e pontos de venda.
Para isso, a regulação de preços de livros seria feita pela fixação de preço de venda final de lançamentos por um ano, ficando proibida a venda por um preço menor.
— A fixação do preço de venda final, conhecida internacionalmente como Lei do Preço Fixo, na verdade, não é uma inovação. Essas legislações já existem em países como a Alemanha, França, Inglaterra. A França, por exemplo, foi o país pioneiro na adoção da Lei do Preço Fixo, desde 1981, e, por isso mesmo, vem sendo exemplo para muitos países. Com a aprovação da lei, no caso da França, houve um aumento de publicações, de produções e também melhor remuneração para o autor e maior expansão das livrarias de bairro — disse.
Fonte: Agência Senado 

Educação >> Aprovados do concurso de 2011 são convocados

"Educação: Aprovados do concurso de 2011 são convocados

No Diário Oficial desta quinta, 05, foi publicada a convocação para os aprovados em concurso público de 2011 para os cargos de provimento efetivo de Professor e Especialista da Educação, do quadro geral de pessoal do Estado.

Foram 418 convocações e 10 reclassificados. Os aprovados deverão observar os locais de inspeção médica e entrega dos documentos nos anexos da publicação.

Os profissionais vão atuar em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Os cargos são de supervisor pedagógico, professor de biologia e ciências, educação física, filosofia, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, química, sociologia e matemática.

Confira aqui lista com os convocados: http://bit.ly/1KqYzV7"
Fernando Mineiro - Deputado Estadual pelo PT/RN
No Diário Oficial desta quinta, 05, foi publicada a convocação para os aprovados em concurso público de 2011 para os cargos de provimento efetivo de Professor e Especialista da Educação, do quadro geral de pessoal do Estado.
Foram 418 convocações e 10 reclassificados. Os aprovados deverão observar os locais de inspeção médica e entrega dos documentos nos anexos da publicação.
Os profissionais vão atuar em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Os cargos são de supervisor pedagógico, professor de biologia e ciências, educação física, filosofia, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, química, sociologia e matemática.
Confira aqui lista com os convocados: http://bit.ly/1KqYzV7

Cidadania >> No estado do RN os movimentos feministas sempre estiveram a frente do resto do país.

 

MULHER POTRIGUAR QUE FEZ HISTÓRIA
10 mulheres potiguares que fizeram história – elenco de imagens: GDP/Reprodução da Internet
Aqui a mulher conquistou primeiro o direito ao voto e ser votada, e fez história na literatura, música e educação.
O estado do Rio Grande do Norte historicamente é conhecido como um dos do movimento feminista no Brasil. Desde o Brasil-Colônia, com a índia Clara Camarão (nossa primeira heroína nacional), passando por Celina Guimarães Viana (em 1927 ela fez história tornando-se a primeira eleitora registrada foi no Brasil), até os dias atuais, com a professoa Debora Seabra que se tornou a primeira professora brasileira portadora da Síndrome de Down. E por estarmos no mês de março  o blog Diversidade Potiguar elencou as 10 mulheres potiguares que fizeram história.

01 – CLARA CAMARÃO

01 - Clara CamarãoBatizada como Clara Filipa Camarão foi uma indígena brasileira provavelmente da tribo potiguar no bairro de Igapó na cidade do Natal, então Capitania do Rio Grande (hoje o estado do Rio Grande do Norte), nascida na metade do século XVII que foi catequizada por padres jesuítas juntamente com seu marido Filipe Camarão adotando o mesmo sobrenome que ele. É considerada uma das precusoras do feminismo no Brasil já que ela rompeu barreiras acabando com a divisão de trabalho da tribo ao se afastar dos afazeres domésticos, para participar de batalhas junto ao seu marido durante as invasões holandesas em Olinda e no Recife. Clara também liderou um grupo de guerreiras nativas na luta contra os holandeses durante a colonização na cidade Porto Calvo no estado de Alagoas em 1637. Não há registro do local e data de sua morte.
Saiba mais sobre a história de Clara Camarão clicando AQUI e AQUI

02 – NÍSIA FLORESTA

02 - NÍSIA FLORESTANísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, (Papari, RN, atual Nísia Floresta, 12 de outubro de 1810 — Rouen, França, 24 de abril de 1885) foi uma educadora, escritora e poetisa potiguar. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos.
Saiba mais sobre a história de Nísia Floresta clicandoAQUIAQUI e AQUI

03 – AUTA DE SOUZA

03 - Auta de SouzaAuta de Souza foi a poetisa norte-rio-grandense que mais ficou conhecida fora do Estado. Sua poesia, de um romantismo ultrapassado e com leves traços simbolistas, circulou nas rodas literárias do país despertando sempre muita emoção e interesse, e foi fartamente incluída nas antologias e manuais de poesia das primeiras décadas. Como a maioria dos escritos femininos, sua obra poética deixou-se contaminar pelas experiências vividas, o que, aliás, não compromete o lirismo e o valor estético de seus versos.
Saiba mais sobre a história de Auta de Souza clicandoAQUI e AQUI

04 – CELINA GUIMARÃES

04 - Celina GuimarãesCelina Guimarães Vianna: Foi a primeira eleitora do Brasil, alistando-se aos 29 anos de idade. Com advento da Lei nº 660, de 25 de outubro de 1827, o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado que estabeleceu que não haveria distinção de sexo para o exercício do sufrágio. Assim, em 25 de novembro de 1927, na cidade de Mossoró, foi incluído o nome de Celina Guimarães Vianna na lista dos eleitores do Rio Grande do Norte. O fato repercutiu mundialmente, por se tratar não somente da primeira eleitora do Brasil, como da América Latina.
Saiba mais sobre a história de Celina Guimarães clicando AQUI e AQUI

05 – ALZIRA SORIANO

05 - Alzira SorianoLuíza Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina. Tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929. Viúva, Alzira Soriano disputou em 1928, aos 32 anos, as eleições para a prefeitura de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, pelo Partido Republicano, e venceu com 60% dos votos, quando as mulheres nem sequer podiam votar.
Saiba mais sobre a história de Alzira Soriano clicandoAQUIAQUI e AQUI

06 – JOANNA BESSA

06 - Joana Cacilda BessaJoana Cacilda Bessa, a primeira Vereadora do Brasil. Joana nascecu em 26 de Setembro de 1898, filha de José Marcolino Bessa e Emília Rosa Botão. Ela foi a primeira eleitora de Pau dos Ferros, um pequeno município de Jaú, e, em 1927, a primeira intendente municipal. Foi eleita em 2 de setembro de 1928 com 725 votos. Joana Cacilda foi a primeira mulher do Rio Grande do Norte e do Brasil a se eleger Vereadora, já que, na época, esse cargo era denominado de Intendente. Faleceu em 01 de novembro de 1998 aos 102 anos. Cacilda apenas é lembrada como primeira eleitora de Pau dos Ferros, mas os pesquisadores nunca se aprofundaram na história dessa mulher, que fez história sendo a primeira Vereadora de nosso País.
Saiba mais sobre a história de Joanna Bessa clicando AQUI e AQUI

07 – MARIA DO CÉU FERNANDES DE ARAÚJO

07 - Maria do Céu Fernandes de AraújoMaria do Céu nasceu na cidade de Currais Novos em6 de outubro de 1910 e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de deputada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, e por extensão, também a primeira deputada estadual mulher no Brasil. Eleita com 12.058 votos, teve seu mandato cassado em 1937, por discordância das idéias getulistas durante o Estado Novo.
Saiba mais sobre a história de Maria do Céu clicandoAQUI e AQUI

08 – DONA MILITANA

08 - DONA MILITANAMilitana Salustino do Nascimento, mais conhecida comoDona Militana (São Gonçalo do Amarante, 19 de março de 1925 — São Gonçalo do Amarante, 19 de junho de 2010) foi uma cantora de versos brasileira, considerada por muitos a maior romanceira do Brasil.
Na década de 1990, o folclorista Deífilo Gurgel conheceu os cantos de Dona Militana e permitiu que o país inteiro conhecesse o talento dela. A romanceira chegou a gravar um CD triplo intitulado “Cantares”, lançado em São Paulo e Rio de Janeiro. Críticos e jornalistas de grandes jornais brasileiros se renderam aos encantos e a peculiaridade da voz de Dona Militana. Em setembro de 2005, ela recebeu das mãos do presidente Lula a Comenda Máxima da Cultura Popular, em Brasília.
Saiba mais sobre a história de Dona Militana clicando AQUI e AQUI

09 – ADEMILDE FONSECA

09 - Ademilde FonsecaAdemilde Fonseca Delfino (São Gonçalo do Amarante, 4 de março de 1921 — Rio de Janeiro, 27 de março de 2012), mais conhecida como Ademilde Fonseca, foi uma cantora  Suas interpretações a consagraram como a maior intérprete do choro cantado, sendo considerada a “Rainha do choro”. Trabalhou por mais de dez anos na TV Tupi e seus discos renderam mais de meio milhão de cópias. Além de fazer sucesso em terras nacionais, regravou grandes sucessos internacionais e se apresentou em outros países.
Faleceu de infarto fulminante em sua casa, no Rio de Janeiro, poucos dias depois de completar 91 anos.
Saiba mais sobre a história de Ademilde Fonseca clicando AQUI e AQUI
10 – DEBORAH SEABRA
10 - DEBORA SEABRAA professora potiguar Déborah de Araújo Seabra de Moura é a primeira professora com síndrome de Down no Brasil, segundo a Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte. Ela é professora auxiliar de desenvolvimento infantil há nove anos e acaba de publicar o livro “Déborah conta histórias”, da editora Alfaguara.
Saiba mais sobre a história de Deborah Seabra clicandoAQUI e AQUI

Esclarecendo >> De que lado você está?



por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador
“A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.”
Reproduzo acima o segundo parágrafo da Carta Testamento de Vargas. E aí está: a Petrobrás citada de forma direta pelo presidente que foi levado ao suicídio em agosto de 1954.
A luta pelo Petróleo estava no centro do debate político dos anos 50. E segue central agora.
Os Marinho e os udenistas (que eram os tucanos dos anos 50) queriam a derrota de Vargas e do projeto de um Brasil independente. Diziam que Vargas e o trabalhismo eram um “mar de lama”. Eles eram limpos? Sabemos… São os mesmos: agripinos, mervais, civitas, aécios e seus aeroportos, família marinho e seus golpes.
Neste dia 24 de fevereiro de 2015, em que se lançou no Rio a campanha pela salvação da Petrobrás (com um belíssimo ato na ABI, precedido na rua por pancadaria de fascistas que tentaram impedir a manifestação), neste mesmo dia, o jornal da família Marinho publicou editorial em que afirma que defender a maior empresa brasileira é “voltar aos anos 50”.
Exatamente!
A Globo não quer que se lembre dos anos 50.
Relembremos, pois.
Vargas foi levado ao suicídio por sacripantas (alô, Miguel do Rosário, essa é pra você, que enfrenta — de cabeça erguida — a Globo e seus capatazes). No dia seguinte, 25 de agosto de 1954, caminhões de O Globo foram queimados. O jornal foi invadido.
A Globo teve que esperar 10 anos para dar o golpe, em 64.
Por isso, a família Marinho não quer que o debate volte aos anos 50. Porque a brincadeira termina mal para a turma deles.
A família Marinho (aliada aos tucanos, e entregue a articulações com representantes dos EUA) quer a Petrobras destruída.
Mas para isso, os sacripantas terão que enfrentar o outro lado – que começou a se mobilizar no Rio, neste dia 24 de fevereiro. Não vão dar o passeio que estão imaginando.
Por isso, o ato na ABI foi tão importante.
Ao microfone, Pinguelli Rosa, professor da UFRJ, lembrou: “punam-se os culpados, mas deixem a Petrobras em paz”.
Luis Nassif, blogueiro e jornalista, lembrou que o ato lembrava as grandes manifestações do “Petroleo é Nosso”.
Eric Nepomuceno, também jornalista, disse que alguém havia perguntado a ele “se não haveria por trás dessa campanha contra a Petrobras algo estranho”. E Nepomuceno disse: “não há nada por trás, é uma campanha escancarada mesmo”.
As cartas estão na mesa.
João Pedro Stedile, do MST, lembrou que o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) já apresentou projeto no Congresso para entregar o Pré-Sal às petroleiras internacionais. “Ganhamos nas urnas, mas perdemos no Congresso e na mídia; só tem uma forma de derrotá-los de novo — ir pra rua”, arrematou Stedile.
FHC queria transformar a Petrobrás em Petrobrax, para privatizá-la, lembrou o presidente da CUT, Wagner Freitas, que afirmou também: “a mídia golpista hoje age da mesma forma que na época de Lacerda contra Vargas”.
Durante o ato, os sindicalistas convocaram o povo para as ruas no dia 13 de março – em defesa da Petrobras. Será dois dias antes da manifestação golpista de 15 de março.
Lula participou da manifestação no Rio — sinalizando que vai comandar o movimento de botar o bloco popular na rua.
Não há outra saída. Não se trata de defender Dilma do impeachment. É hora de defender o projeto de Nação iniciado por Vargas, retomado por Jango e Lula.
Lula percebeu o tamanho do desafio, e lembrou no discurso a história de Vargas: “pra saber o que está acontecendo agora no Brasil, é preciso entender o que aconteceu com JK, com Getúlio, com Jango e o que tentaram fazer comigo na presidência.”
Lula lembrou: “eles esta fazendo agora o que sempre fizeram a vida toda; a ideia básica é criminalizar, pela imprensa, porque aí já começa o processo pela sentença”.
“Toda vez que na historia da humanidade se tentou criminalizar a política, o resultado foi sempre pior. Veja a Operação mãos Limpas na Itália! O resultado foi Berlusconi”, disse Lula.
O ex-presidente relembrou também que os EUA relançaram a Quarta Frota depois que a Petrobras descobriu o Pré-Sal. O que está em jogo é a correlação de forças na América do Sul, portanto.
Lula falou diretamente para Dilma: “A nossa querida Dilma tem que deixar as investigações pra PF ou Justiça. Ela tem é que levantar a cabeça e dizer ‘ganhei as eleições’. Gente, eles [tucanos e mídia] perderam as eleições e estão todos pomposos. Eles estão desaforados, viu. Em vez de ficar chorando, vamos defender o que é nosso. Defender a Petrobrás, defender a Democracia.”
Lula ainda atirou contra a mídia : “quero lembrar à imprensa que cheguei duas vezes à presidência sem apoio da mídia.”
Sinalizou, portanto, que é preciso definir bem as coisas: as famílias que dominam a mídia estão no centro do golpe. Igual a 1954. A diferença é que agora ninguém pensa em suicídio. Lula avisou: “vou pra rua em 13 de março. Ninguém me fará baixar a cabeça nesse país”.
E finalizou: “Quero paz e Democracia. Mas se eles não querem, nós sabemos brigar também.”

Apoio ao homem do campo >>Tecnologia simples de captação de água da chuva no Semiárido pode ajudar outras regiões

"A maior seca dos últimos 50 anos foi amenizada no Sertão brasileiro com tecnologia simples e barata. Cada sistema de armazenamento de água da chuva custou apenas R$2,8 mil e foi construído pela própria comunidade. http://goo.gl/tl24YL #ConvivendoComSeca"

A maior seca dos últimos 50 anos foi amenizada no Sertão brasileiro com tecnologia simples e barata. Cada sistema de armazenamento de água da chuva custou apenas R$2,8 mil e foi construído pela própria comunidade.http://goo.gl/tl24YL ‪#‎ConvivendoComSeca‬
Cisterna já mudou a vida de mais de quatro milhões de pessoas que aprenderam a conviver com a seca. Desde 2003, mais de 1,1 milhão de reservatórios foram construídos na região

A tecnologia de captação de água da chuva que transformou a vida de mais de quatro milhões de pessoas no Semiárido pode ajudar a população das regiões Sudeste e Centro-Oeste a conviver com a estiagem. A cisterna – solução simples e de baixo custo – garante água de qualidade para uma família de cinco pessoas em um período de seca de até oito meses.

Para o coordenador do Programa Água para a Vida da organização não governamental WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas, é necessário dar atenção a esta tecnologia de baixo custo e de fácil acesso que é desenvolvida no país. “A seca é um fator novo para o Sudeste. Já os habitantes do Semiárido convivem com a estiagem desde o século XVI. Não há nada mais justo do que utilizar essa tecnologia já consagrada para acumular a água da chuva”, afirma. 

Kimura alerta também para o consumo consciente. “As pessoas vão ter que mudar os seus hábitos para reduzir o consumo de água. Se conseguimos captar a água de chuva, mesmo que não seja para beber, vamos liberar a água potável para fins mais nobres.”

Investimentos – Mais de 1,1 milhão de unidades para captação de água da chuva foram entregues nos municípios do Nordeste e do norte de Minas Gerais, o que representa uma capacidade de armazenamento de 17,8 bilhões de litros de água. “Os investimentos contínuos ao longo dos anos, somados a uma parceria forte entre o governo federal, estados, municípios e sociedade civil, tem possibilitado ao Semiárido brasileiro conviver com os efeitos da seca, e não mais combatê-los, como era a cultura no passado”, afirmou o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos. 

A construção das cisternas gera renda nos municípios, promovendo o desenvolvimento local. Já foram investidos mais de R$ 3 bilhões na compra de insumos e na capacitação e pagamento de mão de obra. 

O coordenador-geral de Acesso à Água do MDS, Igor Arsky, explica que toda a comunidade é mobilizada para atuar no projeto. “Este é um aspecto central do modelo de tecnologia social apoiado pelo ministério, gerando um sentimento de conquista e apropriação que contribui com o processo de gestão da água e do equipamento instalado.” Desde 2003, foram capacitados mais de 22 mil pedreiros por meio do Programa Cisternas, do governo federal. Além disso, todas as famílias beneficiadas participam de cursos de formação sobre a gestão e o tratamento da água armazenada. 

Convivência – O acesso à água também tem impacto na melhoria da qualidade de vida e da saúde das famílias. As maiores beneficiadas são mulheres e crianças, sobre quem recaía a tarefa de ter que caminhar longas distâncias e perder várias horas do dia para buscar água. Antes das cisternas, cada família perdia, em média, até seis horas por dia para ir buscar água em açudes – tempo que hoje pode ser dedicado a outras tarefas e para a melhoria da convivência familiar.

A captação da água da chuva tem ajudado ainda o agricultor familiar a voltar a produzir alimentos e criar animais. Por meio do Plano Brasil Sem Miséria, entre 2011 e 2014, foram entregues mais de 98,6 mil tecnologias sociais que podem armazenar até 52 mil litros de água para produção. As escolas rurais da região também estão sendo atendidas: já são mais de 960 construídas. O MDS está investindo R$ 69 milhões para a entrega de outras cinco mil unidades até o final deste ano.

Novos tempos – “Tenho água o ano todo. A chuva aqui é só uma vez por ano e aproveitamos para acumular água”, conta o agricultor familiar José Barbosa Filho, 46 anos, da comunidade do Salitre, em Juazeiro (BA). Ele e a família – esposa e dois filhos – têm dois reservatórios instalados no sítio – uma cisterna de água para consumo próprio e outra para armazenar água para a produção de alimentos. 

Ele lembra que, antes das cisternas, a região sempre foi castigada pela seca. “Depois que chegaram as cisternas, não quero mais sair daqui. Este é o lugar onde sou feliz”, garante José, que colocou em prática algumas técnicas para o aproveitamento correto da água em todo o sítio. 

A água armazenada na cisterna de produção, por exemplo, é utilizada em um sistema de gotejamento que racionaliza o uso da água e ajuda o agricultor familiar na produção de 11 tipos de alimentos, cultivados com métodos agroecológicos. José diz ainda que reaproveita até a água que cai da pia da cozinha para regar as plantas do quintal.