sábado, 13 de setembro de 2014

Fátima Senadora 131 - Cristovam Buarque e Lula estão com Fátima!

Aí galera que curte uma boa foto >> 5º Concurso de Fotografia

O 5º Concurso de Fotografia ALE está chegando nos seus últimos dias, não deixe para a última hora! Faça seu cadastro agora e concorra a prêmios incríveis: http://bit.ly/cliqueofuturo
 
 O 5º Concurso de Fotografia ALE está chegando nos seus últimos dias, não deixe para a última hora! Faça seu cadastro agora e concorra a prêmios incríveis

Click no link a seguir e confira:  http://bit.ly/cliqueofuturo

A insistência no erro >> Lei Seca já prendeu 495 homens e 72 mulheres este ano somente em Natal

Avenida Roberto Freire foi a que mais teve operações e motoristas autuados em Natal (Foto: Divulgação/PM)

Dados do Detran mostram que 2.260 motoristas foram autuados em 2014. Em 8 meses foram montadas 45 barreiras em 10 pontos da capital.

Do G1 RN
 
A operação Lei Seca prendeu 567 pessoas pelo crime de embriaguez ao volante neste ano em Natal. Do total de presos, 495 são homens e 72 mulheres. Os dados, divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mostram ainda que outros 1.693 motoristas foram autuados administrativamente por estarem dirigindo sob efeito de álcool. Os números levam em consideração o período de janeiro a agosto de 2014.

No total, a operação realizada em conjunto por Detran, Polícia Militar e agora Polícia Civil autuou criminalmente e administrativamente 2.260 condutores, dos quais 1.977 tiveram suas carteiras de habilitação apreendidas. De todas as autuações, administrativas e criminais, 81,95% envolveram homens e 18,05% mulheres. Os motoristas que não tiveram as carteiras apreendidas se encontravam sem habilitação ou eram inabilitados.

Dos 2.260 motoristas autuados, 1.079 foram punidos por terem se recusado a fazer o bafômetro. As recusas ao teste do etilômetro representam 47,7%, quase metade das autuações. Quando a situação acontece, o condutor é autuado administrativamente, tem a carteira de habilitação recolhida e é multado em R$ 1.915,40.

Foram montadas até agosto 45 barreiras em 10 pontos diferentes da cidade. A maioria aconteceu na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, onde foram realizadas 21 blitzen da Lei Seca. As demais barreiras se distribuíram nos seguintes pontos: Rota do Sol (5), Avenida Ayrton Senna (4), Avenida João Medeiros Filho (3), Rua Walter Duarte Pereira (3), Via Costeira (3), Praia do Forte (2), Avenida Hermes da Fonseca (2), Avenida Prudente de Morais (1) e Ponte Newton Navarro (1).

Na Avenida Roberto Freire também foi o local onde ocorreram mais autuações, com 1.200, somadas criminais e administrativas. Na sequência vêm a Rota do Sol, onde 232 motoristas foram autuados, e Avenida João Medeiros Filho, local de 215 autuações. A Rua Walter Duarte, utilizada como rota alternativa por motoristas, foi a que teve mais condutores autuados proporcionalmente. Dos 277 condutores abordados no local, 118 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, o que representa 42,6% do total.

LBV comemora 37 anos de trabalho na capital potiguar

Exibindo cc.jpg
A Legião da Boa Vontade (LBV) comemora na manhã deste sábado, 13 de setembro, 37 anos de atuação e serviços prestados para a população norte-rio-grandense. A solenidade de aniversário acontecerá na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório e contará com a participação de colaboradores, parceiros, voluntários, além das crianças, adolescentes, jovens, idosos e as famílias atendidas pela Instituição.

O evento terá início às 9h. Uma vasta programação cultural está prevista para o dia. Dentre as apresentações está a de um musical formado por crianças e adolescentes inseridos no programa - Criança Futuro no Presente!. A abertura ficará por conta do Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade da Instituição.

 Exibindo ca.jpg

SERVIÇO:
Comemoração aos 37 anos da LBV em Natal/RN
Data: 13/09 (sábado)
Horário: 9h
Local: Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, 759 – Alecrim
Informações: (84) 3613-1655
Contato: Arivaldo Oliveira

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Igreja Católica >> Visita Pastoral de Dom Jaime ao 5° zonal terá início hoje


Cuidados >> Dicas para a limpeza correta de equipamentos eletrônicos

Com o tempo de uso, os equipamentos eletrônicos vão ficando sujos, e para muitas pessoas a pergunta que não quer calar é: o que fazer para deixá-los limpos sem comprometer o que está em seu interior, ou mesmo as telas ou superfícies?

“Poeira e sujeira acumulam nas superfícies dos equipamentos com facilidade. Além disso, a gordura e o ácido das mãos impregnam nos celulares, juntando germes e bactérias. Criar uma rotina de limpeza é questão de saúde e bem estar”, afirmou Carolina Kina, gerente geral da AF International no 
Brasil, multinacional especializada em produtos de higienização eletrônica.

Se você está no grupo de pessoas que quer livrar seus aparelhos de manchas, poeira e outros tipos de sujeira, veja a seguir sete dicas para manter os equipamentos em bom estado:

1- Limpeza é saúde
Limpar eletrônicos ainda é recente no Brasil, por isso, antes de pensar em higienizar apenas para mantê-lo com aspecto melhor, deve-se levar em consideração que ter um aparelho limpo é questão de saúde e bem estar. Equipamentos eletrônicos acumulam sujeira, pó, germes e bactérias.

2- Leia o Manual do Equipamento
É sempre indicado que o usuário consulte as recomendações do fabricante do aparelho. Caso o equipamento tenha um produto de limpeza específico, constará no manual ou, ainda, pode ter informações mais detalhadas, como periodicidade da limpeza e outras instruções.

3- Diga não ao álcool e aos alvejantes
Quando ouvir de alguém “passa um pouquinho de álcool que resolve”, desconsidere, assim como alvejantes e produtos à base de sabão. Estes são os grandes vilões de qualquer equipamento eletrônico, pelos seguintes motivos:
- O álcool tem poder desengordurante e elimina facilmente gorduras e sujeiras dos equipamentos, mas também é agressivo para esses. Ele penetra nas estruturas dos plásticos e telas dos aparelhos e os resseca, podendo causar manchas, rachaduras e quebras;
- Outros produtos de limpeza em geral possuem aditivos básicos com PH altos, que podem reagir com as superfícies delicadas dos equipamentos, podendo causar manchas e outros danos.

4- Produtos adequados também cuidam da saúde
A limpeza diária de computadores com um produto antiestático, por exemplo, ajuda a reduzir o acúmulo de poeira e sujeira, diminuindo assim uma das causas de fadiga ocular. Além disso, para aqueles que têm problemas alérgicos, como rinite, eliminar a poeira também é um aliado à saúde.

5- Não aplique produtos diretamente nos aparelhos
O ideal é nunca aplicar líquidos diretamente sobre as superfícies, pois apesar de seguros eles podem penetrar na eletrônica dos equipamentos e causar danos irreparáveis. Por isso, é recomendado que a aplicação seja feita por meio de lenços e toalhas que, geralmente, acompanham os produtos.

6- Recomendações passo a passo
- Celulares:
devido à alta tecnologia dos aparelhos atuais, os produtos de limpeza de telas são uma excelente opção para a limpeza dos aparelhos. Se possível, eles devem ser limpos diariamente, pois acumulam gordura corporal, além de ácidos trazidos pelas mãos e outras sujeiras transmitidas pela boca e face;

- Tablets:
embora não sejam ponto de contato direto com a boca e face, as mãos carregam germes e bactérias. Por isso, se possível, a limpeza deve ser diária e utilizar produtos específicos para limpezas de telas – afinal os tablets são compostos basicamente por telas sensíveis e merecem cuidados especiais; 

- Computadores, teclados, notebooks e impressoras:
ar comprimido para limpá-los é uma boa escolha de produto. Isso vai remover quaisquer indícios de poeira e acúmulo de sujeira, e pode ser usado em diversas direções, facilitando a limpeza. Recomenda-se a higienização pelo menos uma vez por semana; 

- Telas em geral:
recomenda-se a limpeza uma vez por semana, e esta pode ser feita com um pano de microfibra em conjunto com produtos específicos indicados para telas;

- Controle remoto:
de mão em mão, o acúmulo de sujeira cresce rapidamente. Recomenda-se o uso de ar comprimido, produto antiestático e um pano de microfibra para fazer a limpeza adequada uma vez por semana. 

7- Escolha o produto correto
Hoje já existem produtos destinados para cada tipo de equipamento eletrônico. Porém, é essencial ficar atento às descrições de cada produto e equipamento para evitar incompatibilidades e defeitos posteriores. Opte sempre por itens à base de água e/ou formulações especiais com álcoois específicos. O uso de produtos químicos inadequados pode trazer riscos aos usuários, principalmente durante a aplicação dos produtos nos equipamentos energizados, que geram calor natural por estarem ligados às tomadas. Fique ligado!

Professores cedidos deverão retornar às suas funções

  •  Fonte:  MPRN

Recomendação do MP à Secretaria Estadual de Educação orienta no sentido de convocar todos os professores que estão fora da sala de aula no prazo de 30 dias

Após apurar irregularidades na cessão de professores da rede estadual de ensino para outros órgãos e instituições, a 78ª Promotoria de Justiça de Educação de Natal expediu recomendação orientando a Secretária Estadual de Educação, Betânia Leite Ramalho, a convocar imediatamente todos os professores cedidos para reassumir suas funções junto à rede estadual de ensino.

Conforme apurado pela 78ª Promotoria de Justiça de Natal, a administração estadual não apresentou nenhuma justificativa para o grande número de professores cedidos a outros órgãos e instituições, mesmo diante da falta de professores nas escolas, o que culminou na instauração de procedimento preparatório para investigar as cessões.

Diante das irregularidades nas cessões, o procedimento preparatório aponta a possibilidade de dispensa de alunos por falta de professores, a substituição inadequada dos professores afastados, além de professores de matérias diversas estarem ministrando aulas de matemática, física, artes, língua espanhola, língua inglesa, química e sociologia.

O MPRN já possui procedimentos preparatórios e ações ajuizadas nas Varas da Fazenda Pública para apurar a falta de professores na rede estadual de ensino e o provimento aos cargos de acordo com a necessidade.

De acordo com a Recomendação, a Secretaria Estadual de Educação deverá, além de promover a convocação dos professores cedidos via edital, encaminhar à Promotoria de Justiça cópia dos atos administrativos que determinaram o retorno dos professores às suas funções.

Cultura >> Carimbó é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil

Fonte: Ministério da Cultura

Manifestação cultural típica do estado do Pará e da Região Amazônica, o carimbó (dança de origem indígena) foi reconhecido ontem (11) como patrimônio cultural imaterial do Brasil, em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

A dança, executada ao som de instrumentos artesanais, por mulheres com saias rodadas e floridas e homens com camisas coloridas, passa a ter maior apoio do Estado para preservar a tradição.

O pedido de inscrição do carimbó no Livro de Registro das Formas de Expressão foi feito por diferentes grupos, e entre 2008 e 2013 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conduziu o processo e acompanhou as pesquisas para identificação do carimbó em diversas regiões do Pará.

Com décadas de dedicação, de modo a manter vivo o carimbó, o Mestre Manoel, do Grupo Uirapuru, de Marapanim (PA), avaliou que o reconhecimento vai assegurar mais apoio à manifestação cultural, e abre a possibilidade de elaboração de políticas públicas. “Foi uma luta de nove anos; uma luta sólida. Esta cultura vem de muitos anos, de nossos antepassados, de nossos irmãos índios. Herdamos a terra e temos que levar à frente essa manifestação, repassando para nossos filhos e netos, e para isso temos que trabalhar com políticas públicas”, disse ele.

A presidenta do Iphan, Jurema Machado, explicou que o registro do carimbó como patrimônio cultural do Brasil amplia a visibilidade pública sobre este bem imaterial. “Significa o reconhecimento de uma tradição e prática cultural", segundo ela, e "o Estado, junto com os detetores desta prática, é agora um parceiro na manutenção, na salvaguarda e na vitalidade deste bem”.

O carimbó, com seus instrumentos, dança e música, é resultado da fusão de influências das culturas indígena e negra. Além da parte cultural, uma característica importante do carimbó é a forma de organização e reprodução social que reúne carimbozeiros nas atividades do dia a dia e celebrações religiosas.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, encontrava-se em Belém, e de lá acompanhou, por meio de videoconferência, a votação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Na presença de dançarinas e grupos de carimbó, a ministra destacou que, com o reconhecimento, o carimbó passa a ser patrimônio perene. “Quando se tem uma expressão cultural deste porte, e não há chancela do Estado, ela tende a desaparecer ao longo dos anos”, explicou.

Investimento >> Banco do Nordeste destinará 2 bilhões de reais para o RN

Os empreendedores potiguares terão mais recursos e orientação para implementar projetos de abertura de empresas ou de expansão e consolidação das atividades. O Sebrae no Rio Grande do Norte e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) assinaram um termo de cooperação técnica que vai permitir aproximar os pequenos negócios dos produtos financeiros do banco de forma orientada. Devido ao acordo e também à demanda por crédito, a instituição financeira pretende ampliar de R$ 1,6 bilhão para R$ 2 bilhões o volume de recursos destinado aos empresários do Rio Grande do Norte até o fim do ano.
 
Hoje, as micro e pequenas empresas representam 53% dos desembolsos do banco no Nordeste. No caso do Rio Grande do Norte, a participação dos pequenos negócios na carteira de clientes passou de 8% para 11,2%. As principais demandas vêm do segmento de comércio e serviço, seguido de plantas dos setores cimenteiro e de infraestrutura. Esses três ramos são os que mais demandam os recursos do BNB, segundo informações da superintendência estadual.
 
O anúncio foi feito pelo presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza, que veio ao Estado participar da solenidade de assinatura do convênio. Somente para o segmento dos pequenos negócios, sobretudo os Microempreendedores Individuais (MEI), o banco espera liberar R$ 500 milhões, até dezembro, em microcrédito no RN, através de programas, como o Crediamigo e Agroamigo. O BNB também deve elevar os repasses do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) de R$ 192 milhões, liberados em 2013, para R$ 240 milhões neste ano. Uma das vantagens dessas modalidades são juros de apenas 0,45% ao mês,  uma vez que essas taxas são subsidiadas. O percentual é três vezes menor que as taxas praticadas normalmente pelo mercado.
 
De acordo com o presidente, o BNB tem todo interesse em conceder empréstimos a empreendedores que têm um plano de negócio, já que o planejamento reduz os riscos do empreendimento falir nos dois primeiros anos de funcionamento, o período mais crítico para quem está se lançando no mercado.  E a ideia é que o Sebrae passe a capacitar o empreendedor nessa área. Atualmente, a taxa de sobrevivência das empresas potiguares é de 71%. Isso significa que, para cada cem empresas abertas, apenas 29 encerram as atividades nos dois primeiros anos.
 
“Quando há orientação, ameniza-se o risco de o projeto não dar certo. Por isso, é importante capacitar o empresário, para que o projeto do negócio não venha falir. Esse é o objetivo geral dessa parceria com o Sebrae”, explica Nelson de Souza.

Fonte: http://www.defato.com/noticias/39828/banco-do-nordeste-destinara-2-bilha-es-de-reais-para-o-rn

Leitura >> Projeto Ler para Saber Mais realiza seminário em outubro


Os interessados em participar do 5º Seminário Ler para Saber Mais já podem procurar a sede da GAZETA DO OESTE, localizada na Avenida Cunha da Mota, 100, para realizarem suas inscrições.

Para efetuar o cadastro é necessário apenas fornecer as informações pessoais. O valor da inscrição é de R$ 25,00 até o dia 1º de outubro, após esta data, a taxa passa a R$ 30,00.

Com o tema ‘Múltiplos olhares e linguagens da leitura’, o Seminário Ler para Saber Mais será realizado no dia 24 de outubro, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), das 8h às 17h30. De acordo com o coordenador do programa que deu origem ao evento, Marcos Antônio Oliveira, as vagas são limitadas.

Este ano a programação será composta por duas conferências. A primeira sobre ‘A interpretação de texto e o desafio de ensinar o aluno a raciocinar’, será ministrada por Luiz Carlos Migliozzi. Já a segunda conferência será ministrada por Geraldo Peçanha de Almeida e irá abordar o tema ‘Ler, escrever e pensar’.
Marcos Antônio Oliveira lembrou que o seminário já está se tornando tradição e explicou que o objetivo do evento é discutir questões relacionadas à leitura, formação de professores e atuação dos docentes em sala de aula.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o jornal GAZETA DO OESTE, através do telefone (84) 3314-1687.

SOBRE OS PALESTRANTES
Luiz Carlos Migliozzi – Graduado e Letras pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre e Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor em Sociossemiótica pela PUC-SP/CNRS-Paris, ele é professor efetivo da Universidade de Londrina. Atualmente, ministra aulas, orienta pesquisas e atua como convidado em diferentes instituições de ensino superior, além de ministrar capacitações a professores da Educação Básica das redes pública e privadas.

Geraldo Peçanha de Almeida – Escritor, com mais de 40 livros publicados e atualmente se dedica à Literatura Infantil e a livros pedagógicos para pais e educadores. Formado em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele é coordenador de pós-graduação do Grupo UNINTER, Curitiba (PR), desenvolveu ações relacionadas à educação em diversas instituições do país e é palestrante em todo o Brasil.
 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Questão Ambiental >> Semarh promove oficinas sobre o Panorama de Resíduos Sólidos no RN

ASCOM/SEMARH

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) continua promovendo oficinas sobre a elaboração do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado. Amanhã (11) o evento acontecerá de 8 às 13 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do RN (IFRN), do município de Ipanguaçu.  

O objetivo dessas oficinas é validar o panorama de Resíduos Sólidos no Estado e apresentar o diagnóstico da gestão. “Vamos apresentar a caracterização socioeconômica e ambiental das atividades geradoras de resíduos bem como a identificação das áreas degradadas” ressaltou Sérgio Pinheiro, assessor técnico da Semarh.

O público-alvo das oficinas são os técnicos da área ambiental, gestores públicos dos municípios envolvidos, setor patronal e a sociedade civil organizada. Durante o evento, também será discutida a legislação específica que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O evento de Ipanguaçu vai reunir os representantes dos 25 municípios que compõe a Região do Vale do Assu, de acordo com a regionalização feita pelo Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS), lançado em junho de 2012 pelo Governo do Estado.

Na próxima sexta-feira (19), a oficina acontecerá, de 8 às 15 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do RN (IFRN) da cidade de Caicó e discutirá a formulação do Plano com  técnicos de 25 municípios da região da região Seridó.

De acordo com Sérgio Pinheiro, assessor técnico da Semarh, O Plano Estadual de Resíduos Sólidos contratado, pela Semarh, está sendo executado pela empresa Brencorp. “A Semarh está convocando os municípios a participarem da formulação desse plano, através destas oficinas. O Plano irá revisar a situação dos resíduos sólidos e visa propor orientações detalhadas sobre a sua gestão integrada, em todo Estado, bem como a proposição da minuta da política estadual do setor” Frisou Sérgio.

Facebook, privacidade e utopia

Recentemente, o facebook lançou uma nova ferramenta que promete uma maior privacidade aos usuários da rede social. Em tempos de superexposição de todos na rede mundial de computadores, isso seria um grande passo pela liberdade na rede e, consequentemente, um ponto a menos para as ferramentas de interceptação de dados originadas de grandes potências como EUA, por exemplo. Apoio totalmente o facebook ao escolher ir por essa linha tão importante, mas não podemos se iludir tanto assim com a utopia da privacidade na rede.

Para explicar o assunto, é interessante analisarmos alguns pontos fundamentais para a discussão. Primeiramente, é importante que a utopia do anonimato na internet já tenha sido superada e deixado de ser real a muito tempo.  E, infelizmente, a privacidade foi embora com ela. Ela agora é diferencial de mercado em diversos discursos publicitários de empresas americanas: “Compre o nosso produto. Somos totalmente seguros e livres de interceptações”. É assim que vem sendo tratada a privacidade lá fora. Outro ponto que deve ser analisado são as leis americanas, país onde está armazenado grande parte dos dados dos usuários na internet.  A mais importante nesse sentido é a FISA. Ela foi aprovada em 1978 e vigora até hoje, aliás, com muito mais força.  A lei nada mais é que um regulamento que estabelece todos as diretrizes para a vigilância, seja ela física ou eletrônica. Além disso, ela permite às autoridades americanas coleta de informações de cidadãos americanos e residentes permanentes suspeitas de envolvimento em espionagem no país.

O argumento da segurança nacional é o que move tudo isso, mas as coisas não são bem assim. A Petrobras e o celular da presidente Dilma Rousseff são exemplos disso. Com esses alvos, o discurso do “espionar para garantir a segurança do país” cai por terra.  Trocando em miúdos, se nem a segurança da informação do governo federal está seguro, imagina as fotos e conversas do seu celular, amigo.

Não dá pra retratar aqui toda a complexidade do que realmente está havendo com a nossa privacidade na rede. Longe de qualquer teoria da conspiração, documentos e depoimentos comprovam tudo que acontece atualmente. Recomendo os livros: Sem lugar para se esconder. Glenn Greenwald e Cypherpunks: "liberdade e o futuro da internet" - Julian Assange.

Escrevo esse texto como forma de alerta para que você não acredite na aparente vida privada do inbox ou mesmo do chat via Whatsapp. A coisa é muito mais ampla (e perigosa) que isso. Mas não se desespere. Tem um montão de gente comprometida com essa liberdade na rede e estão trabalhando focados em ferramentas que favoreçam a privacidade e a democracia na internet.  No meu próximo texto no #Update,  falarei como esse movimento vem trabalhando e quais os resultados obtidos até agora. E mais: Quais dessas ferramentas podemos usar para termos uma privacidade de fato na internet.
Até mais, pessoal.

Alerta >> Emissão de gás carbônico no mundo tem maior salto desde 1984

Poluição continua a preocupar comunidade internacional Poluição continua a preocupar comunidade internacional A concentração de gases do efeito estufa na atmosfera atingiu níveis recordes em 2013, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Entre 2012 e o ano passado, a taxa de acúmulo de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera teve o crescimento mais rápido em um ano desde 1984.

A OMM afirmou que o relatório ressalta a importância de um acordo mundial para limitar a emissões de gases do efeito estufa.

Em 2009, líderes de todo o mundo concordaram em fechar um tratado para manter um aumento na temperatura global de no máximo 2ºC até 2020.

O Boletim anual de Gases do Efeito Estufa não mede a produção de emissões, mas registra a quantidade de gases que permanecem na atmosfera depois das interações com terra, ar e oceanos.
Cerca de metade das emissões acaba absorvida por mares, florestas e seres vivos.

Mesmo assim, a concentração de CO2 na atmosfera bateu 396 partes por milhão (ppm) em 2013, um aumento de quase 3ppm em comparação com o ano anterior.

Crescimento recorde
"O boletim mostra que, bem longe de estar caindo, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera de fato subiu no último ano na taxa mais rápida em quase 30 anos", disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

A concentração de CO2 atual é de 142% dos níveis de 1750, ou seja, antes do início da Revolução Industrial.
O acúmulo de outro potente gás de efeito estufa, o metano, foi de 253%.

O estudo também indica que o crescimento recorde do CO2 em 2013 não se deve apenas a mais emissões, mas a uma redução na capacidade de absorção de carbono pela biosfera.

A descoberta intrigou cientistas da OMM. A última vez que se constatou uma redução no nível de absorção da biosfera foi em 1998, quando houve um pico de queima de biomassa, aliado a um intenso El Niño.

"Já em 2013 não houve impactos óbvios na biosfera, portanto, é ainda mais preocupante", disse o chefe da divisão de Pesquisa Atmosféria da OMM, Oksana Tarasova.
"Não entendemos se isso é uma coisa temporária ou permanente, e isso é preocupante."

Tarasova afirma que a descoberta pode indicar que a biosfera atingiu o seu limite, mas destaca que é impossível confirmá-lo no momento.

Os dados compilados pela OMM cobrem os anos de 1990 a 2013 e mostram que gases como CO2, metano e óxido nitroso (N20), que sobrevivem na atmosfera por muitos anos, contribuíram para um aumento de 34% no aquecimento global.

No entanto, a temperatura global média não subiu paralelamente à elevação da concentração de CO2, o que levou muitos a afirmarem que o aquecimento global havia parado.

"O sistema climático não é linear, não é simples. Não há necessariamente um reflexo da temperatura na atmosfera, mas se analisarmos o perfil de temperatura dos oceanos, vê-se que o calor está indo para os mares", disse Oksana Tarasova.

O relatório também inclui pela primeira vez dados sobre a acidificação do mar provocada pelo dióxido de carbono.

A OMM diz que diariamente os oceanos absorvem cerca de 4kg de CO2 por pessoa. Os pesquisadores acreditam que a atual taxa de acidificação seja a maior dos últimos 300 milhões de anos.

Diante das evidências, a OMM urge líderes mundiais a tomarem decisões contundentes sobre a política climática.

Em 23 de setembro será realizado em Nova York um encontro extraordinário sobre o clima, convocado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

No fim do ano, a ONU promove a sua reunião anual sobre mudanças climáticas, desta vez em Lima, no Peru.

A expectativa é que os dois encontros cheguem ao consenso necessário para um novo acordo climático mundial na reunião anual da ONU de 2015, em Paris.
No entanto, até o momento não se tem qualquer previsão de como transformar o acordo em algo legalmente vinculante, para que seja, de fato, efetivo.  

(BBC Brasil)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dica de Saúde >> Chá Verde, Um Maravilhoso Presente da Natureza!

A Maravilha Natural do Chá verde!

Muito já foi falado e escrito sobre o chá verde e seus diversos benefícios à saúde. Todos sabem que é bom. Porém... POR QUE o chá verde é tão benéfico? Como exatamente ele é bom para o nosso organismo?
 
A história do chá verde começou por volta do ano 2.737 antes da Era Comum, e reza a lenda que o Imperador Shun-Nung, o pai dos tratamentos com ervas medicinais, o descobriu acidentalmente, durante uma viagem. Ao sentar-se para ferver água para beber (como era o costume antigamente), algumas folhas de chá, que flutuavam na água, tingiram-na em tons castanho-esverdeados. O imperador bebeu aquela água e, depois de deliciar-se com o gosto, deu-se conta de que as tais folhinhas flutuantes possuíam importantes propriedades medicinais.
 
Na antiga China, o chá verde era utilizado para curar infecções, dores de cabeça, problemas digestivos, depressão e deficiências de aprendizado. Pesquisas realizadas nos dias de hoje demonstram que o chá verde retarda os problemas que vêm com a idade, mantém os dentes saudáveis, previne inflamações e infecções, auxilia a combater os danos causados pelo sol, previne problemas nos olhos, e até mesmo a retardar o surgimento dos males de Parkinson e Alzheimer.
 
O chá verde e seus nutrientes
 
Todos os tipos de chá, seja preto, verde ou "oolong", vêm da planta denominada "camellia sinensis".
 
A cor do chá depende da quantidade de fermentação pela qual ele passou. O chá "oolong" é parcialmente fermentado; o chá preto é totalmente fermentado e o chá verde não é fermentado. Ele é produzido através da vaporização de folhas frescas em uma alta temperatura. É certo que todos os chás são ricos em antioxidantes. Porém, o chá verde é conhecido por conter grandes quantidades de polifenois, tearubiginas, epicatequinas e catequinas - todos esses tipos de antioxidantes chamados de flavonoides.
 
O chá verde e seus benefícios à saúde:
 
Mantém o coração saudável: O consumo regular de chá verde tem sido apontado como um fator redutor dos níveis de colesterol, especialmente do "ruim" (LDL), o que, no final das contas, contribui para a diminuição dos riscos de doenças e ataques cardíacos.
 
Combate o câncer: As catequinas presentes no chá verde são os flavonoides que lutam contra os radicais livres que danificam o DNA e aumentam o risco de câncer. Considerando-se que o chá verde não passa por grandes processos, as catequinas, especialmente a epigallocatechin-3-gallate (EGCG) está disponível em grandes quantidades.
 
Ajuda a emagrecer: É possível que algo tão simples como beber chá verde ajude a perder peso? Estudos recentes indicam que as catequinas agem no combate ao acúmulo de gorduras e podem ser auxiliares no processo de emagrecimento. Especialistas dizem que esta propriedade sobre as gorduras podem ser benéficas para uma série de problemas relacionados ao estilo de vida, inclusive, obesidade.
 
Reforça o sistema imunológico: Os antioxidantes presentes no chá verde contribuem para reforçar o seu sistema imunológico, mantendo você a salvo de refriados e outros problemas de saúde mais comuns.
 
Conserva os dentes: As catequinas são também bactericidas, daí o motivo pelo qual são tão eficientes no combate às cáries, inflamações nas gengivas e mau hálito. Adicionalmente, elas também reduzem a formação de placas bacterianas.
 
Previne o diabetes: Estudos preliminares indicam que o chá verde pode agir na prevenção ou, pelo menos, no retardamento do diabetes. A mesma pesquisa sugeriu também que o chá verde é muito bom para fazer baixar o nível de açúcar no sangue.
 
Melhora a saúde dos ossos: Pesquisas indicam que o consumo de chá verde auxilia na melhora da densidade óssea e ajuda a reduzir os riscos de fraturas. Também estimula a formação de ossos.
 
Reduz os riscos de ocorrência dos males de Parkinson & Alzheimer: Estudos indicam que os polifenois presentes no chá verde ajudam a concentração, previnem a perda de memória e auxiliam a reduzir o acúmulo de proteinas que danificam o cérebro.
 
Ótimo para a pele: Não apenas como bebida, mas também produtos cosméticos tendo o chá verde como ingrediente são também excelentes para manter a pele firme e com boa aparência. Os antioxidantes do chá verde ajudam a prevenir o aparecimento de rugas.
 

Comunicado Nacional >> Resultado da Votação pela Internet (OnLine)

Estimados brasileiros e brasileiras
Como Secretaria Operativa Nacional da nossa Campanha, em nome de mais de 450 organizações participantes e 1800 Comitês Populares, queremos saudar os milhões de Brasileiros e Brasileiras que participaram do Plebiscito Popular dando o seu voto em Urnas Físicas ou pela Internet. 

Também queremos saudar e parabenizar os milhares de militantes e ativistas voluntários que, em todos os rincões do nosso imenso Brasil, do Oiapoque ao Chuí, construíram com muita dedicação, força, coragem e alegria o Plebiscito Popular pela Constituinte. Se dedicaram desde o Lançamento Nacional - em Novembro de 2013 -, na construção de Lançamentos Estaduais, Cursos de Formação de Ativistas, Organização de Comitês Populares, Ações Públicas nos Dias de Luta, até chegar a tão esperada Semana da Pátria, em que se instalaram mais de 40.000 urnas por todo o país, e todos trabalharam em mutirão para conversar com a população sobre as necessárias mudanças do sistema político e os rumos do nosso país. 

Com o trabalho de todos estes ativistas, nossa Campanha pela “Constituinte Já” ocupou as ruas, as praças, escolas, fábricas, universidades, paróquias, povoados, assentamentos rurais, sindicatos, e na era da internet, também ocupamos as redes sociais, com fotos, memes, hashtags e muita criatividade. Envolvemos artistas, intelectuais, lideranças sindicais e populares. Pressionamos os candidatos às eleições a se posicionarem sobre o tema, especialmente os presidenciáveis. 

Assim, conseguimos ampla repercussão, apesar do “muro de silêncio”, propositalmente montado pela grande mídia, o que só reforça a nossa posição pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. 

Os próximos dias ainda serão de grande trabalho, nos quais os Comitês Populares estão mobilizados em contabilizar os votos em urnas “físicas”. No entanto, já divulgaremos o resultado da Votação pela Internet (OnLine), tivemos a participação de 1.744.872 pessoas em todo o país, destas 96, 9% (1.691.006) votaram SIM à Constituinte do Sistema Político, e 3,1% (53.866) votaram NÃO.
  
O resultado final da votação será divulgado no dia 24 de Setembro, em Coletiva de Imprensa (em breve enviaremos mais informações).Em seguida,  ainda sem data definida,entregaremos os resultados do Plebiscito Popular aos três poderes: Presidência da República (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário), como forma de pressionar, especialmente o Congresso, por um Plebiscito Oficial com o mesmo tema do Plebiscito Popular.

Embora não tenhamos os números finais, podemos afirmar que a batalha foi vitoriosa. Sabemos que a conquista de uma Constituinte para fazer a Reforma Política, e destravar as reformas estruturais que a nação necessita, não será tarefa fácil, mas seguiremos organizados e mobilizados para levar esta bandeira adiante nos próximos períodos.

Acreditamos, sem a menor sombra de dúvida, que todo este processo de mobilização se coloca entre um dos maiores e mais importantes realizados em unidade entre o movimento popular, sindical e da juventude. Estamos confiantes que a força social e política demonstrada no Plebiscito Popular será preservada e ampliada no próximo período e nos garantirá a vitória!
São Paulo, 9 de setembro de 2014
Secretaria Operativa Nacional

Uma boa dica para que seja realizado em nossa cidade >> Detran-RN faz agendamento de palestras em escolas e empresas

Trânsito: Detran faz palestras educativasTrânsito: Detran faz palestras educativasA Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN está agendando palestras informativas sobre segurança e legislação de tráfego em escolas e empresas públicas e privadas, através do email: educacaodetran@rn.gov.br.

O Detran oferece oito temas a serem abordados de acordo com a preferência da corporação. Os assuntos disponíveis são Direção Defensiva, Legislação de Trânsito, Lei 12.760 (Novos Paradigmas da Lei Seca), Relacionamento Interpessoal no Trânsito

E ainda Ética e Cidadania no Trânsito, Escola em Trânsito para nível Fundamental e Médio, Motociclista Seguro e Aperfeiçoamento para Centros de Formação de Condutores.

A subcoordenadora de Educação de Trânsito do Detran/RN, Lígia Fagundes, diz que a organização que não dispor de local para palestra poderá ser atendida na sala do setor de cursos do Departamento, que comporta 25 pessoas.

Nesse caso, o agendamento vai ocorrer conforme a disponibilidade do local. “Nossa intenção com essa medida é aprimorar o alcance das ações educativas de trânsito, que já vêm sendo desenvolvidas pelo Detran. É preciso reforçar a responsabilidade de cada um para consolidação de um trânsito seguro”, garantiu.

As organizações também podem sugerir outros temas relevantes que estejam ligados ao trânsito. Nessa situação, a equipe pedagógica do Detran analisará a possibilidade de formatação do assunto sugerido.

10 de setembro – Dia Internacional de Prevenção do Suicídio - Pela opção de viver

O suicídio é causa da morte de mais de um brasileiro por hora, nove em cada dez casos poderiam ser evitados

Uma história que se repete periodicamente – celebridades tiram a própria vida, vítimas de depressão, álcool, drogas, dificuldade em lidar com pressões sociais ou familiares ou mesmo com as mudanças da vida.

É possível mudar essa história? Sim, certamente, porque pelo menos nove em cada dez suicídios poderiam ser prevenidos e o suicida pede ajuda, ao contrário do que muitos acreditam. Mas para começar a efetivar essa mudança é preciso falar no assunto.

O tema suicídio está ausente nas conversas entre amigos, entre pais e filhos, nas aulas escolares, nos consultórios médicos e nas páginas dos jornais. O assunto só aparece quando uma celebridade comete o suicídio e a polêmica se restringe ao fato em si, sem o devido aprofundamento no que isso pode representar às nossas vidas – somos nós ou as pessoas que nos cercam potenciais suicidas? Como saber identificar, como prevenir e como pedir ajuda?

É preciso quebrar o tabu do silêncio.

É preciso provocar discussões saudáveis, entendendo que o problema não se restringe aos famosos. Esse tipo de morte, ou tentativa, acontece em qualquer família, em qualquer cidade, com pessoas de qualquer idade. O Brasil tem visto um aumento preocupante nos índices de suicídio entre jovens, uma idade na qual, pela lógica, as pessoas sonham mais, são mais felizes e sentem-se menos pressionadas.

O CVV, entidade que atua na prevenção do suicídio há 52 anos, convida a todos os brasileiros quebrarem esse silêncio no dia 10 de setembro, Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. Se alguns começarem a falar, a trazer o tema à tona em seus círculos profissionais e pessoais, podemos deixar de perder 25 brasileiros ao dia vítimas dessas mortes. Brasileiros que viram na morte a única saída, mas que poderiam ver a vida ainda como uma opção se soubessem que há como pedir ajuda.

O suicídio no Brasil
- No Brasil, 25 pessoas morrem vítimas de suicídio por dia e ao menos outras 50 tentam tirar a própria vida.
- No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos.
- Segundo pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram seriamente em cometer suicídio no decorrer de suas vidas.
- De todos os casos, mais de 90% poderiam ser evitados.
- Quem tenta suicídio pede ajuda.

Apesar da seriedade do assunto, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira o que dificulta a sua prevenção. O CVV acredita que uma forma importante de se evitar novos casos é conversar sobre o assunto para derrubar mitos e quebrar tabus.

Sobre o CVV
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
 
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção ao suicídio no Brasil.

Posto CVV/Natal
Tel: (84) 3221-4111
Rua Vaz Gondin, 778 - Cidade Alta