sábado, 17 de maio de 2014

Um sonho que se torna realidade >> Lajes e a conquista de uma Unidade Presencial do IFRN



A construção do IFRN em nossa cidade já foi apenas um sonho, hoje se concretiza como a maior obra de infraestrutura a ser construída em Lajes, contrariando a expectativa de alguns que não acreditavam e até me criticavam quando eu na época, vereador pelo PT, por inúmeras vezes ao fazer uso da tribuna da Câmara Municipal afirmava que estava lutando para que Lajes pudesse ter uma unidade presencial do IFRN.


 Esse era um sonho antigo que ganhou mais corpo a partir de nossa eleição para Câmara Municipal em 2008, quando em conversa com a Deputada Federal Fátima Bezerra, falei sobre a possibilidade dela viabilizar esse que era um grande sonho de alguns que viam nessa ação uma conquista histórica e um avanço grandioso no nível educacional, econômico e social, não apenas para Lajes, mas para toda região Central e prontamente ela (Fátima Bezerra), me respondia: “Canindezinho, lute por isso em Lajes, que eu me comprometo de lutar em Brasília junto ao Governo Federal e darmos esse grande presente a Lajes”. Lembro-me muito bem, de quando na noite dia 11 de janeiro de de 2013 recebi um telefonema da Deputada Fátima Bezerra que na oportunidade me disse com grande alegria:

“Companheiro Canindé, o seu empenho enquanto vereador valeu a pena! Agora Lajes vai receber oficialmente uma Unidade do IFRN. Nosso Estado esse ano teve apenas dois municípios contemplados com novas unidades, que serão: Parelhas e Lajes. Isso representa a maior obra educacional e social para toda Região Central e eu enquanto parlamentar, representante do nosso Estado, vejo essa com mais uma importante luta travada por você enquanto vereador para o avanço do município. Peço-lhe que transmita a toda população lajense o nosso carinho e alegria com que lhes dou essa boa notícia, reafirmando assim o nosso desejo de fazer cada dia mais e melhor pelo nosso Estado.”(Fátima Bezerra - Deputada Federal PT/RN). Confira: http://professorcaninderocha.blogspot.com.br/2013/01/professor-caninde-rocha-agradece.html

Isso acontecia nos governos do PSDB/DEM e parace que tem algumas pessoas com saudades desse tempo... E você também quer essa realidade de volta?

A grande imprensa acha que as nossas taxas de desemprego, na faixa dos 5%, estão altas, vejamos o que os mesmos veículos diziam na época do governo do PSDB. 
 
O projeto de desenvolvimento do PT de Dima e Lula trabalha para chegar no Pleno Emprego, queremos um pais forte e com emprego para todos. #CurtaAnaJulia
 
Foto: A grande imprensa acha que as nossas taxas de desemprego, na faixa dos 5%, estão altas, vejamos o que os mesmos veículos diziam na época do governo do PSDB. O projeto de desenvolvimento do PT de Dima e Lula trabalha para chegar no Pleno Emprego, queremos um pais forte e com emprego para todos. #CurtaAnaJulia

Deputada Fátima Bezerra - PT >> Um Mandato voltado para o avanço do RN

 

A deputada Fátima Bezerra participou nesta sexta-feira (16) do seminário "O novo panorama do ensino médico no Brasil”, na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), em Mossoró.

Na ocasião, estiveram presentes o reitor da Ufersa, Arimatéa Matos e os prefeitos de Mossoró, Francisco José Júnior, e de Assu, Ivan Lopes Júnior.

O reitor da Ufersa ressaltou que o papel da deputada nas conquistas da Universidade. “Uma das principais parceiras em todo esse processo”, frisou. 

Foto de Fátima Bezerra.

Fátima relembrou o empenho e a luta do mandato para a conquista do curso de Medicina da UFRN (Seridó e Trairí) e destacou que o curso no âmbito da Ufersa representa a maior conquista do campo educacional do Vale do Assú.

Fonte: Portal da Deputada Fátima Bezerra - PT

A crítica pela crítica >> Sobre a realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil, o que dizem e o que diriam...


  Extraído do Facebook

Mídia e sociedade >> Por que se fala tanto da “TV Revolta”, fenômeno da pregação de ódio seletivo na internet

João Vitor Almeida, o "João Revolta"
João Vitor Almeida, o “João Revolta”
 Por 

“Ponha um cretino fundamental em cima da mesa e você manda ele falar, ele dá um berro e, imediatamente, milhares de outros cretinos se organizam, se arregimentam e se aglutinam”, disse Nelson Rodrigues. “O cretino fundamental raspava a parede da sua humildade e na consciência da sua inépcia. Mas, agora, conseguiram finalmente pela superioridade numérica. Porque para um gênio, você tem um milhão de imbecis.”

João Vitor Almeida Lima, sonoplasta barbudo da rede Bandeirantes, é o criador da chamada TV Revolta, que virou notícia pela quantidade de seguidores. Ele tem um canal no YouTube e uma página no Facebook com quase 3 milhões de curtidas em que o que faz é reverberar ódio patológico.

É um fenômeno de audiência. De cima de seu banquinho, Lima conseguiu reunir uma multidão de gente como ele, supostamente indignada com “tudo isso que está aí”. Aparece em vídeos babando na gravata, falando palavrões, batendo na mesa, despejando sua intolerância mortal — seletiva, claro. Há memes, ilustrações, frases, o que for, contra cotas raciais, o funk, o Bolsa Família, a saúde, a Copa.

Deságua nos Grandes "Satãs": o PT, Lula e Dilma. Não entra nada, absolutamente nada, sobre nenhum outro partido.

No meio da ignorância, das ofensas e das simplificações, aparecem posts sobre cães abandonados, com ameaças aos donos que cometem essa crueldade, e frases de auto-ajuda. Lima usa um alter ego, “João Revolta”, para gravar seus depoimentos. João é, em sua descrição, um “rapaz de 30 e poucos anos indignado com o sistema global”.

Detona os direitos humanos, os pobres, os preguiçosos e vagabundos que dependem de programas sociais, enquanto defende Rachel Sheherazade, idolatra Joaquim Barbosa, afaga a polícia. Recentemente, ele afirmou que foi denunciado no YouTube e sua conta suspensa por alguns dias. Voltou mais animado ainda, desta vez alegando que foi censurado pelo governo. Governo comunista, claro.

A raiva online polui o ambiente da internet e se espalha de maneira viral. A página do Guarujá Alerta é um exemplo das consequências desse tipo de mentalidade num ambiente já envenenado. Qual o limite? O Facebook, sempre pronto a retirar do ar fotos de Scarlett Johansson, permite que abjeções como a TV Revolta continuem a mil.

Essa violência virtual é compartilhada por 3 milhões de cidadãos. Christopher Wolf, diretor de uma entidade internacional especializada em combater discursos de ódio na net, disse uma vez que o “Holocausto não começou com câmaras de gás. Tudo se inicia com palavras e estereótipos”.
Sob esse ponto de vista, a TV Revolta está no caminho certo.
Sobre o Autor
:  Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

BRASIL ACESSÍVEL >> Governo Federal tem investido forte na estruturação dos município brasileiros

 BRASIL ACESSÍVEL 

O governo federal está empenhado em  garantir melhorias nas estradas vicinais dos municípios brasileiros para facilitar o acesso às regiões mais afastadas e o escoamento da produção rural.

Dos 18.073 equipamentos previstos para serem entregues neste ano, 14.100 já foram distribuídos.

A boa notícia foi dada hoje pela presidenta Dilma Rousseff em seu programa #CaféComAPresidenta.

“Nós estamos investindo mais de 5 bilhões de reais para comprar todas 18.073 máquinas”, informou.

“Esse investimento é muito bom para os municípios, mas é também muito bom para a economia do país, porque só compramos máquinas produzidas aqui no Brasil”, acrescentou.

O kit  do governo federal é composto por uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba.

Para os municípios atingidos pela seca no semiárido brasileiro, eles incluem um caminhão-pipa e uma pá-carregadeira.

Dos 5.570 municípios brasileiros, 5.061 receberão os equipamentos.

Este número significa a cobertura de 90% da demanda por aparelhos nas localidades com até 50 mil habitantes.

“Essas máquinas são importantíssimas, porque, com elas, os prefeitos e as prefeitas poderão cuidar de suas estradas vicinais. São essas estradas que fazem ligação da zona rural com as cidades”, disse a presidenta.

Entre os estados que já receberam todas as máquinas encontram-se Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Hoje, a presidenta estará no município de Contagem, em Minas Gerais, para entregar máquinas às prefeituras de 151 municípios do estado.

A distribuição dos equipamentos compõe as metas do #PAC2.

Saiba mais: http://bit.ly/1h7JHuK
 O governo federal está empenhado em garantir melhorias nas estradas vicinais dos municípios brasileiros para facilitar o acesso às regiões mais afastadas e o escoamento da produção rural. Dos 18.073 equipamentos previstos para serem entregues neste ano, 14.100 já foram distribuídos.

A boa notícia foi dada hoje pela presidenta Dilma Rousseff em seu programa ‪#‎CaféComAPresidenta‬.

“Nós estamos investindo mais de 5 bilhões de reais para comprar todas 18.073 máquinas”, informou.
“Esse investimento é muito bom para os municípios, mas é também muito bom para a economia do país, porque só compramos máquinas produzidas aqui no Brasil”, acrescentou.

O kit do governo federal é composto por uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba. Para os municípios atingidos pela seca no semiárido brasileiro, eles incluem um caminhão-pipa e uma pá-carregadeira.

Dos 5.570 municípios brasileiros, 5.061 receberão os equipamentos. Este número significa a cobertura de 90% da demanda por aparelhos nas localidades com até 50 mil habitantes.

“Essas máquinas são importantíssimas, porque, com elas, os prefeitos e as prefeitas poderão cuidar de suas estradas vicinais. São essas estradas que fazem ligação da zona rural com as cidades”, disse a presidenta.

Entre os estados que já receberam todas as máquinas encontram-se Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Hoje, a presidenta estará no município de Contagem, em Minas Gerais, para entregar máquinas às prefeituras de 151 municípios do estado.

A distribuição dos equipamentos compõe as metas do ‪PAC2‬. Saiba mais: http://bit.ly/1h7JHuK

Fonte: http://cafe.ebc.com.br/cafe/arquivo/maquinas-e-equipamentos-1

sexta-feira, 16 de maio de 2014

DEM - governo de fiasco no RN >> Em tramitação na Assembleia Legistiva o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarline


Por meio de votação dos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o deputado Hermano Morais (PMDB) foi designado relator do pedido de impeachment contra a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM). Escolha ocorreu nessa quinta-feira (15).

A matéria chegou à Assembleia Legislativa no dia 24 de abril encaminhado pelos representantes do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN).

 

O deputado Hermano Morais explicou que o processo possui 30 volumes, com cerca de 2.500 páginas. Dessa forma, ainda não existe data definida para a entrega do parecer do Projeto. 

Texto do Blog de Carlos Cantos

Cultura >> Novo Canal do SINTE/RN ressalta a cultura popular do RN

O SINTE/RN divulgou nesta quinta-feira (15), no Canal Extra Classe Web TV, o primeiro vídeo de uma série sobre o Poeta de Mossoró Antônio Francisco. 

Os vts são fragmentos da apresentação do artista no II Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, realizado em abril. Você gosta de causos e poesias? Aprecia a cultura tipicamente nordestina/regional?

Então inscreva-se no Canal Extra Classe Web TV e confira os vídeos deste grande Poeta.

NOVO LEVANTAMENTO >> A presidenta Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno, com 43% dos votos, se as eleições fossem hoje.

NOVO LEVANTAMENTO

A presidenta Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno, com 43% dos votos, se as eleições fossem hoje.

É o que revela a mais nova pesquisa #Ibope.

O índice, segundo o instituto, é o mesmo registrado  em novembro

O senador Aécio Neves (PSDB) teria 15% das intenções, seguido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 7%.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

Veja todos os dados da pesquisa em http://bit.ly/1jd9oIH


A primeira pesquisa Ibope deste ano sobre a corrida presidencial revela um quadro de estabilidade: Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 43% das intenções de voto, o mesmo índice que foi registrado em novembro de 2013, data do levantamento anterior. O tucano Aécio Neves oscilou um ponto porcentual para cima, de 14% para 15%, e Eduardo Campos (PSB) se manteve com 7%. Veja todos os dados da pesquisa em http://bit.ly/1jd9oIH

Em outro cenário analisado pelo Ibope, em que os nomes de cinco “nanicos” são incluídos na lista apresentada aos entrevistados, Dilma, Aécio e Campos aparecem, respectivamente, com 40%, 13% e 6%. Somados, os demais candidatos ficam com 4%. Ou seja, mesmo assim, a representante do PT tem mais eleitores que a soma dos adversários (40% a 23%) – condição necessária para vencer no primeiro turno.

Em um eventual segundo turno, Dilma também seria vitoriosa. Contra Aécio, sua vantagem seria de 27 pontos porcentuais (47% a 20%). Em uma disputa direta com Campos, a distância chegaria a 31 pontos (47% a 16%).


Apesar do favoritismo da candidata do governo, a maioria (64%) do eleitorado afirma esperar que o próximo presidente “mude totalmente” ou “muita coisa” na próxima gestão.
Apenas 32% esperam continuidade “total” ou de “muita coisa”.

O Ibope perguntou somente aos entrevistados que desejam mudanças se estas devem ser promovidas com Dilma ou com outra pessoa na Presidência. Nesse caso, a presidente tem apoio de apenas 27%. Outros 63% afirmam que querem mudar o País com outro governante.

Quando todo o universo de entrevistados é consultado, o resultado é diferente. Diante da pergunta “quem tem mais condições de promover as mudanças de que o País ainda necessita?”, Dilma aparece com 41%, com larga vantagem sobre Aécio (14%) e Campos (6%).

O Ibope também testou cenários em que Marina Silva é listada como candidata, no lugar de Eduardo Campos – apesar da possibilidade remota de que a chapa do PSB seja alterada até a eleição. Em uma eventual disputa entre Dilma, Aécio e Marina, as intenções de voto são de 41%, 14% e 12%, respectivamente. Marina vem perdendo terreno nas simulações desde outubro, época em que era a preferida de 21% do eleitorado.

Em um eventual segundo turno entre a atual presidente e a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata a presidente pelo PV, Dilma venceria por 45% a 21%.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 17 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31/2014.

O nível de confiança utilizado para calcular o tamanho da amostra e a margem de erro é de 95%. A pesquisa foi feita por iniciativa do próprio Ibope – o instituto aparece como contratante na documentação entregue à Justiça Eleitoral.

16 de Maio - Dia do Gari >> Nossos parabéns a esses profissionais que são essenciais para a sociedade


 Hoje, 16 de Maio, Dia do Gari

Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo e na desinfecção de ruas. Têm seu dia comemorado em 16 de maio.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar uma contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial. , organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

Para concluir sua tese de mestrado, o psicólogo social Fernando Braga da Costa, varreu as ruas da USP, a fim de comprovar a existência da “Invisibilidade Pública”, ou seja, o trabalhador de rua nada mais é que um ser invisível, tratado pela população menos que um poste ou um orelhão. Foram oito anos de experiência diária, por meio turno, compartilhando sujeira, desprezo, descaso dos transeuntes, tratado como uma máquina invisível de limpar.

O sociólogo declara haver uma mudança total na sua maneira de pensar e a seu ver, os garis são tratados de maneira pior que animais de rua; são tratados como uma "coisa". Às vezes por pressa, falta de sensibilidade ou educação, deixamos de enxergar e valorizar essas pessoas que fazem um trabalho importante e essencial para nossa sociedade.

Sonho... >> O maroto José Agripino e a vice-presidência de Aécio Neves

Site Carta Potiguar


O propagandista, José Agripino, disse que pode ser vice na chapa de Aécio Neves. Os fatos não corroboram o propalado cenário.

O senador José Agripino (DEM) não anda vivendo o melhor dos mundos. Depois de assistir sua agremiação encolher no Brasil eleição após eleição, teve, agora, de se colocar na condição de liderado de Henrique Alves e Wilma de Faria.

Sem nenhuma garantia ainda clara, disse que votaria em Wilma de Faria para o senado com bastante naturalidade. Enfraquecido, tenta se aproximar do PMDB para reeleger o deputado federal, Felipe Maia, seu filho. Depende do coeficiente bacurau.

José Agripino ainda atravessa um desgastante embate com sua liderada, Rosalba Ciarlini. Desnorteado, pode ter de engolir o revés de negar – ou conceder – a legenda para a sua governadora Rosalba, que almeja a reeleição em 2014.

Mas Agripino alimentou uma história sem pé nem cabeça para cacifar, no sentido de mostrar suposta força, de modo maroto na última semana. Um conto da carochinha. Notinhas foram postadas em jornais e blogs, dando conta de que ele poderia ser o Vice do presidenciável Aécio Neves (PSDB).

Bem, nesse mundo tudo é possível. Mas é estranho que, no mesmo momento em que Neves tenta acomodar o PSDB de São Paulo na cadeira de vice, com ampla cobertura da imprensa nacional, na nossa pouco representativa localidade, Agripino figure como sondado.

Do ponto de vista racional, sejamos claros: não faz nenhum sentido Aécio Neves utilizar a cadeira de Vice em sua chapa para cooptar um pequeno partido, que já está fechado para a campanha, como é o DEM. E mais: com uma liderança em plena derrocada e sem voto, inclusive, no RN (que dirá em todo o nordeste). Muito mais verossímil é a tese de que o senador por São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira, se concretize no espaço.

Portanto, trata-se de uma notícia frouxa, carente de dados; e a estratégia, caso se confirme – o que não acredito -, esdrúxula.

Mais provável: José Agripino aproveitou o momento para se valorizar com a estória cevada perante o mercado político local.

Outro fato concreto: não vai ser nada fácil para o dito cujo manter o filho eleito. Até porque no neo-mudancismo pemedebista, o Agripino Maia pode dançar.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Apesar dos recuos, Dilma controla o jogo

por Rodrigo Vianna no blog  Escrevinhador.

Começa a se cristalizar, entre analistas e observadores dos fatos políticos, a impressão de que “o pior já passou” para a campanha de Dilma. Não se trata de torcida. Mas de observação da realidade.

Concordo com essa avaliação. Os primeiros quatro meses do ano foram de repique da inflação – que já começa a recuar agora em maio; esse quadro (somado ao bombardeio midiático contra a Petrobras e ao episódio Andre Vargas) jogou Dilma para as cordas. Apesar dessa conjuntura muito complicada, a presidenta não caiu abaixo dos 37% dos votos. Aécio, apesar de todo esforço dos parceiros midiáticos (aqueles mesmos que, em 2010, torciam o nariz – ops – para o perfil pessoal “complicado” do mineiro), chegou a 20%, e Eduardo patina em 11% – segundo o DataFolha.

O bombardeio midiático seguirá. Mas o governo petista retomou a iniciativa. E isso se deu depois da entrevista de Lula aos blogueiros e, principalmente, após o pronunciamento de Dilma no Primeiro de Maio (leia aqui – E Dilma falou: tarde, mas não tarde demais). Ali, ficou claro que a dinâmica da campanha obriga Dilma a se mover alguns graus para a “esquerda”, e que ao fazê-lo é capaz de demarcar território e manter intacto o núcleo duro de sua base de apoio (não falo da base parlamentar, mas da base social).

Isso tudo não é surpresa nenhuma. No início de 2013, quando Dilma surfava com mais de 45% de intenções de voto, afirmei aqui neste blog que essa é eleição para dois turnos. Sempre foi. Aécio (com ou sem Petrobras, com ou sem inflação) tem alianças, base social e uma conjuntura a empurrá-lo para pelo menos 20% ou 25% dos votos no primeiro turno. Daí pra cima. Eduardo Campos, da mesma forma, é candidatura para 10% ou 15%.

Isso significa que os dois candidatos da oposição, juntos, terão ao menos 35% dos votos no primeiro turno. Somados aos “nanicos” (pastor Everaldo, Eduardo Jorge do PV, Randolfe do PSOL), os votos da oposição chegariam a pelo menos 40% ou 42%.

Se levarmos em conta que teremos 20% de brancos e nulos, Dilma teria que obter 40% mais um dos votos totais pra vencer. Isso parece improvável.

Se o quadro permanecer estável, ou seja, se não houver nenhuma tragédia durante a Copa (e não falo de a Argentina ganhar do Brasil na final com gol no último minuto – toc, toc, toc), o mais provável é que Dilma ainda caia mais um ou dois pontos até agosto e Aécio suba mais um pouco.

A candidata petista, então, teria o horário eleitoral para oferecer um fogo de barragem ao bombardeio midiático – mostrando que o quadro do país não é maravilhoso (sejamos honestos, está longe de ser maravilhoso), mas que melhoramos muito desde que abandonamos o programa neoliberal puro que aécios, armínios, mervais, marinhos e civitas querem agora trazer de volta. Ou seja: Dilma pode oscilar para 35%, depois voltar a 37% ou 38%…

Aécio, por sua vez, depois de chegar a 20% no DataFolha, já começou a apanhar da dupla Eduardo-Marina (Aécio é candidatura que “cheira” a derrota, avisou Marina). O que deve impedir o tucano de subir em ritmo mais rápido. Quando começar o horário gratuito, no entanto, Eduardo ficará em péssima condição, e Aécio deve-se consolidar como oponente do lulismo.

Esse blog admite que superestimou a capacidade de dupla Eduardo-Marina. Parecem destinados a acumular forças para 2018, o que já não será pouco.

O segundo turno deve ser ainda mais duro do que em 2010. Mas Dilma segue favorita, porque a comparação com os anos do tucanato servirá para manter a coesão da base social do lulismo.

A presidenta, no entanto, parece ter percebido que não adianta seguir a receita marqueteira para ganhar “sem marola”. Numa eleição tão dura, em que a diferença entre ela e o oponente no final pode ser de apenas 3 ou 4 pontos, será preciso endurecer no discurso.

A direita já endureceu, até o paroxismo. Nas ruas, nos bares e ambientes sociais, o ódio e o antipetismo atingem um ponto sem volta. Muita gente, impressionada com o que diz a classe média, apavora-se e acha que Dilma já perdeu.

Não é verdade. O jogo será duro até o fim. E Aécio até agora nadou de braçada, sem ser questionado. Aloysio “vá a PQP” Nunes mostrou que tucanos tem queixo de vidro. Qualquer sopapo e já se desmancham pelo chão.

Tucanato, Globo, velha mídia judiciário gilmariano e parte do peemedebismo velhaco terão que ser tratados como inimigos – pura e simplesmente. Dilma precisa fazer uma campanha na ofensiva. O segundo mandato, se vier, será de uma oposição ainda mais pesada. Na defensiva, na base do tecnicismo e da marquetagem, Dilma terá dificuldades para ganhar. E, mais que isso, terá dificuldade para governar.

À direita, restará jogar na instabilidade durante a Copa. Mas mesmo essa operação será arriscada. Entre os petistas, consolida-se a certeza de que – se Dilma cair para menos de 35% – Lula volta, terá que voltar.

Engana-se quem pensa que isso é apenas discurso da oposição para “confundir”. Lula sabe que a direita judiciária e midiática (dos mervais e gilmares) quer vê-lo preso. Com o PT fora do poder, o alvo seria Lula.

O ex-presidente vai insistir até o limite com Dilma. Mesmo que seja para ganhar na disputa de pênaltis – com Aécio chutando a ultima cobrança pra fora, feito um Baggio tucano.

Ganhar, com Lula, seria ganhar com Pelé em campo. Mas uma vitória – como a da seleção de Parreira em 94 – também vale a taça.

(Leia outros textos de Plenos Poderes)

Mais de três milhões morrem anualmente devido ao consumo nocivo do álcool

Bebida alcoólica: consumo excessivo mata milhões por ano (ABr)Bebida alcoólica: consumo excessivo mata milhões por ano (ABr)Cerca de 3,3 milhões de pessoas morreram em 2012 em todo o mundo em consequência do consumo nocivo de álcool, o que equivale a 5,9% de todas as mortes, informou hoje (12) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A proporção de mortes associadas ao álcool é superior à mortalidade ligada ao HIV (2,8%), à violência (0,9%) e à tuberculose (1,7%), concluiu a organização no Relatório Global sobre o Álcool e a Saúde 2014.

“Precisamos de fazer mais para proteger as populações das consequências negativas do consumo de álcool para a saúde”, disse o diretor-geral adjunto da OMS para as Doenças Não Transmissíveis e a Saúde Mental, Oleg Chestnov.

Citado em um comunicado da organização, o diretor sublinha que “não há espaço para complacência quando se trata de reduzir o consumo nocivo de álcool”. O consumo nocivo de álcool é definido pela OMS como o consumo que causa consequências negativas para o consumidor, as pessoas que o rodeiam e a sociedade como um todo, assim como padrões de consumo associados ao aumento do risco de problemas de saúde.

Segundo a organização, sediada em Genebra, o consumo de álcool pode provocar dependência, mas também aumenta o risco de mais de 200 doenças, incluindo cirrose hepática e alguns tipos de câncer. O consumo nocivo pode ainda provocar violência e ferimentos, assim como a suscetibilidade dos consumidores a doenças infeciosas como tuberculose ou pneumonia.

De acordo com o relatório publicado nesta segunda-feira, cada habitante do mundo com mais de 15 anos consome em média 6,2 litros de álcool puro por ano, o que equivale a 13,5 gramas de álcool puro por dia. No entanto, como apenas 38,3% das pessoas bebem realmente álcool, aqueles que consomem em média 17 litros de álcool puro por ano.

O documento informa ainda que há maior porcentagem de mortes relacionadas ao consumo de álcool entre os homens do que as mulheres – 7,6% das mortes masculinas contra 4% das mortes femininas –, embora as mulheres sejam mais vulneráveis a algumas doenças relacionadas ao álcool do que os homens. Além disso, os autores mostram-se preocupados com o aumento constante do consumo de álcool entre as mulheres.

“Constatamos que em todo o mundo cerca de 16% dos consumidores têm episódios de consumo excessivo, que é o mais prejudicial para a saúde”, explicou o diretor para a Saúde Mental e o Abuso de Drogas e Outras Substâncias da OMS, Shekhar Saxena.

A nível global, a Europa é a região com o consumo per capita mais elevado, com alguns países a registarem níveis particularmente altos. O relatório conclui que o nível de consumo tem-se mantido estável nos últimos cinco anos na Europa, na África e nas Américas, mas tem aumentado no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental.

A OMS estabeleceu em 2011 a necessidade de ação intensiva para reduzir o consumo de álcool, considerado um dos quatro fatores de risco para a epidemia de doenças não transmissíveis – juntamente com o tabaco, a alimentação desequilibrada e a falta de exercício físico. 

(Por Agência Brasil)

“Direita e mídia querem tirar a Petrobrás do posto de operadora única do pré-sal”

Escrito por: CUT Nacional*

Para diretor da CUT, ataques à estatal são eleitorais; Trabalhadores se mobilizam em defesa da empresa nesta quinta (15), no Rio

Trabalhadores e trabalhadoras da FUP e seus sindicatos programam um ato nacional em defesa da Petrobrás para a próxima quinta-feira (15), às 10h, em frente à sede da estatal no Rio de Janeiro. O principal objetivo é mostrar a importância da empresa pública para os trabalhadores no Brasil, contrapondo os ataques maciços realizados pela grande imprensa.
 
“[A Petrobrás] é uma empresa que tem impulsionado o desenvolvimento e o crescimento do país. As investigações precisam ocorrer, mas isso não pode fazer com que a empresa seja prejudicada. Ela é patrimônio da sociedade brasileira”, lembra o diretor da Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roni Anderson Barbosa, em referência às denúncias contra a estatal.
 
O diretor executivo aponta, ainda, o papel central da Petrobrás em vários setores da economia brasileira. Segundo o petroleiro, o ataque do movimento conservador tem interesse eleitoral. “Querem colocar a Petrobrás como uma forma de atacar Governo Federal, atacar a presidenta Dilma. E pouco interesse apresentam, de fato, pela Petrobrás”, complementa. Para ele, a empresa tem papel central na vida de categorias trabalhistas como metalúrgicos, petroleiros e indústria naval, e não deve servir para ataques eleitorais.
 
No passado, tentou vendê-la; agora, diz defendê-la
“Nós sabemos que a direita que ataca a Petrobrás, e quer fazer a CPI agora, quis vendê-la no passado. Precarizou a empresa, diminuiu número de trabalhadores, tomou decisões muito ruins e fez o contrário do que diz que quer fazer agora”, destaca Roni. Para ele, os ataques tem estreita relação com o pré-sal e com as eleições.  “A direita e a mídia golpista querem mudar a legislação e tirar a Petrobrás de ser a operadora única do pré-sal. Por isso faremos essa defesa.”
 
O movimento também contará com a CUT, CTB, UNE e Via Campesina, e pretende reunir cinco mil pessoas.  
 
Outras regiões
Também no dia 15, haverá uma manifestação pela Petrobrás em Recife, em frente à sede administrativa da estatal. Na semana seguinte, no dia 27 de maio, será a vez dos trabalhadores e movimentos sociais de São Paulo.
 
*com informações da Rádio CUT e FUP

Dica de tecnologia >> Como escolher um bom pendrive?

Por mais que o armazenamento na nuvem se torne cada vez mais comum, há quem não dispense os tradicionais pendrives. Seja pela portabilidade ou segurança na hora de transferir arquivos - o que ainda dispensa a necessidade de confiar em uma conexão com a Internet -, a verdade é que eles ainda servem para muita gente. Apesar disso, muitos não sabem como escolher o produto que mais atende às necessidades.

Confira as dicas e saiba o que considerar na hora de comprar uma memória flash USB, mais conhecida como pendrive.

Armazenamento
O item mais importante da lista é o espaço disponível para guardar arquivos. Apesar de haver diversos tamanhos no mercado, a tendência é que o usuário busque sempre o maior por medo de que os arquivos não caibam no dispositivo.

No entanto, lembre-se que pendrives não são feitos para guardar arquivos por muito tempo, justamente por não serem tão resistentes. Por isso, é aconselhável sempre comprar o menor tamanho possível, dependendo da necessidade – quanto mais arquivos houver no pendrive, mais você perderá em caso de problema.

Vale considerar, portanto, a real necessidade de espaço. Caso seus arquivos sejam na maioria textos, um pendrive de 4 a 8 GB tem um bom tamanho. Para fotos em alta resolução é necessário, no mínimo, 16 GB disponíveis. Já para guardar vídeos e outros arquivos pesados (jogos e programas), vale investir em um de 32 a 100 GB.

Velocidade
Para arquivos pesados, a velocidade de transferência é tão importante quanto a capacidade do pendrive, já que dispositivos lentos podem ser até piores do que boas conexões com a Internet, tornando memórias flash inúteis. Por isso, sempre busque por pendrives com alta taxa de transferência, medida em MB/s (megabytes por segundo) – algo em torno de de 30 MB/s é suficiente.

A maneira mais fácil de obter pendrives rápidos é optando por dispositivos de terceira geração, os USB 3.0. Eles gravam e leem dados até 10 vezes mais rápido que a geração 2.0, mas só funcionam se a porta USB do PC também for 3.0. Em resumo, não compre mais pendrives com USB 2.0, pois a tendência é que eles desapareçam do mapa em breve.

Dimensões e design
Esse quesito pode recair em uma questão de gosto, já que pendrives muito pequenos podem ser também facilmente perdidos. No entanto, quanto menor o dispositivo, melhor, pois diminuem as chances de ele ser ejetado à força do PC com algum tropeço, o que pode deixar sua vida útil mais longa.

Além disso, procure por modelos com proteção para os conectores. Há pendrives baratos que deixam o USB exposto, o que pode ser arriscado caso entre em contato com líquidos ou poeira.

Preços e marcas
O preço sempre é um fator decisivo na hora de comprar, assim como a marca do produto. Nesse caso, é importante buscar o equilíbrio entre os dois. Caso haja dúvida na hora de comprar, dê sempre preferência à marca, já que muitos pendrives baratos demais costumam dar mais dor de cabeça do que qualquer outra coisa. Portanto, é indicado comprar um pendrive com menos capacidade caso a marca seja confiável do que um barato e cheio de Gigabytes para usar.

OBS: Este modelo da foto é o ideal para usar no sistema de som do carro para armazenar musicas, pois é pequeno e elegante, quase imperceptível no painel do sistema de som. Este pen drive da Sandisk é o ideal para o sistema de som do HB20O ideal para usar no sistema de som de automóveis é de 8 Gb, custa 32 reais .

Fonte: site Nomintuto.com

Violência >> Dez municípios do RN concentram 75% dos homicídios do estado


Dez municípios do Rio Grande do Norte concentram cerca de 75% dos assassinatos registrados no estado durante o decorrer destes menos de cinco meses deste ano.

Um recente levantamento do Conselho Estadual de Direitos Humanos mostra que dos 633 homicídios já contabilizados em 2014 no RN, 470 caso foram registrados em dez das 167 cidades potiguares.

Apesar do balanço da entidade dá conta de que a maioria dos crimes contra a vida aconteceram na capital potiguar - tendo Natal como palco para 217 casos -, grande parte dos homicídios também se concentraram em noves municípios do interior do estado.

A segunda maior cidade potiguar aparece na vice-liderança dos assassinatos, com 67 ocorrências. Além de Mossoró, outros dois municípios da região Oeste figuram no ranking das dez cidades que concentram os 75% de crimes no estado.

A lista é completada por municípios da Grande Natal. O mapeamento revela que as cidades que possuem mais de dez ocorrências de crimes violentos letais intencionais não se limitam apenas à Região Metropolitana de Natal