sábado, 2 de novembro de 2013

Talento Potiguar em rede


Fonte: Jornal Tribuna do Norte
 
As expectativas em torno da participação da cantora e compositora Khrystal se concretizaram: ela é a terceira representante do Rio Grande do Norte selecionada no The Voice Brasil (TV Globo), um aproveitamento de 100% entre as potiguares que se candidataram a uma vaga na segunda etapa do programa. Simona Talma e Swellen Pimentel são as outras conterrâneas que também estão no páreo. Khrystal cantou, chorou e, diante de três opções, escolheu integrar o time do baiano Carlinhos Brown. Aos 32 anos de idade, 15 dedicados à música, ela subiu ao palco descalça e escolheu se apresentar cantando a canção autoral “Morô?”.

A performance chamou a atenção dos jurados Carlinhos Brown, Daniel e Claudia Leitte, que viraram a cadeira nos segundos finais da apresentação. “Esse momento é muito importante pra você”, disse Lulu Santos, o único do júri que não apertou o botão que indica interesse em ter a artista no seu time. Khrystal não conteve a emoção e começou a chorar: “”Você passou meu anjo, relaxa, e deixe a emoção percorrer você”, emendou Lulu.

Após ser disputada por três técnicos, Khystal escolhe ficar no time de Carlinhos Brown
Após ser disputada por três técnicos, Khystal escolhe ficar no time de Carlinhos Brown
Ao final da apresentação, Brown brinca: “Khrystal e Natal têm uma rima fantástica, assim como Brown e Khrystal. Você pode escolher quem você quiser, que estará em boas mãos”. Com segurança a potiguar disse: “Eu vou ficar com tu, Brown”. Khrystal e Simona estão juntas no time de Carlinhos Brown, já Swellen escolheu Daniel como técnico. Cada uma das quatro equipes termina a primeira fase com doze vozes.

Quando soube que a música defendida era autoral, Daniel perguntou quantas composições Khrystal tinha, e ela: “Ano passado lancei um disco só com músicas minhas, nunca tinha feito música, então assim, que preste? Doze!”. O sertanejo pediu para ver outras e deixou no ar a possibilidade dele gravar alguma coisa da cantora no futuro.

Essa foi a quinta e última noite de audições às cegas, quando os jurados ficam de costas para os concorrentes, a próxima etapa – que que se estende por três semanas - será das “Batalhas”, quando cada jurado-técnico terá que reduzir pela metade sua equipe.

Atuação >> No FNDE, Fátima trata de demandas educacionais para o RN


Na última quinta-feira, 31 de outubro, a deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) se reuniu com o secretário nacional da Educação Básica, Romeu Caputo. Segundo a deputada, na audiência foram tratadas as demandas na área de educação de interesse de diversos municípios do Estado, como creches, transporte escolar, equipamentos, reforma de escolas, entre outras demandas. 

 

“A reunião foi muito produtiva. O secretário nacional da Educação Básica foi muito atencioso e afirmou que as demandas estão sendo analisadas e mostrou disposição em atendê-las”, disse Fátima Bezerra. 

 

Em tempo: Na semana passada a deputada esteve reunida com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, Antônio Corrêa Neto, tratando justamente dessas demandas.

Fonte: Portal da Deputada Fátima Bezerra - PT

Escola de Jaçanã, RN, fica entre as 5 melhores do país em gestão escolar


Instituição estadual recebeu R$ 10 mil no Prêmio de Gestão Escolar 2013. Escola Terezinha Carolino de Souza foi a melhor do estado e do Nordeste.

Do G1 RN

A Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza, de Jaçanã, a 150 quilômetros de Natal, ficou entre as cinco melhores instituições de ensino do Brasil no quesito gestão escolar. A escola recebeu R$ 10 mil nesta quinta-feira (31) no Prêmio de Gestão Escolar promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). A história da escola foi mostrada pela Inter TV Cabugi .

De acordo com o presidente da comissão estadual do Prêmio de Gestão Escolar, Edmilson Simplício, um dos critérios usados para a participação no prêmio é o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). “Nos últimos anos, a Escola Estadual Terezinha Carolino aumentou seu índice de 3,2 para 4,3. Sem falar do crescente índice de aprovação e diminuição da reprovação, que também contaram para a conquista na final nacional”.

A vice-diretora da escola, Maria das Vitórias Silva, conta que a vontade de fazer a diferença para os alunos pesou para o sucesso. "Quando a agente quer, tem força de vontade, coragem para ousar, realmente chegamos lá", exalta. A Terezinha Carolino Souza conquistou o prêmio de melhor do estado e do Nordeste em gestão escolar. Nos últimos quatro anos, a instituição teve uma redução de 20% para 10% na evasão escolar e de 10% para 2% em reprovação.

A escola estadual tem 650 alunos, que cursam os ensinos fundamental e médio nos três turnos.

Política >> Eleitores de seis municípios voltam às urnas para escolherem prefeitos amanhã

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen LúciaPresidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen LúciaMais de 53 mil eleitores de seis municípios de quatro estados voltam às urnas, neste domingo (3), para escolher seus prefeitos e vices, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido pela ministra Cármen Lúcia. No Paraná, dois municípios realizarão novas eleições: Santa Inês e Inácio Martins. No Rio Grande do Sul, os eleitores dos municípios de Maximiliano de Almeida e Dom Feliciano também vão escolher seus representantes. Em Pernambuco e no Pará apenas os municípios de Água Preta e Palestina do Pará, respectivamente, terão novos pleitos.

Em todas essas cidades, as eleições de 2012 para prefeito foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido. De acordo com a Resolução nº 23.280/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesses casos, as novas eleições devem ser marcadas sempre no primeiro domingo de cada mês, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

É nesse clima de PAZ que deve acontecer o jogo entre o América e o ABC no próximo sábado, 02/11

Dilma é 2ª mulher mais poderosa do mundo, diz Forbes

A presidente Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do planeta, segundo o ranking 2013 da revista Forbes, divulgado nesta quarta-feira. A presidente subiu uma posição quando levando em conta apenas as mulheres, ficando com a segunda posição, atrás apenas da Chanceler Alemã, Angela Merkel, que foi listada como a quinta pessoa mais poderosa do mundo. Já no levantamento geral, Dilma caiu duas posições em relação a 2012. A lista – divulgada anualmente -, apresenta a petista na 20ª colocação. Ainda conforme a Forbes, o presidente russo, Vladimir Putin, superou o colega americano, Barack Obama, como o homem mais poderoso do mundo, que tem o papa Francisco em quarto lugar.

A revista americana levou em consideração quatro fatores para selecionar 72 pessoas que ocupam a lista: sobre quantas pessoas exercem poder; os recursos financeiros sob seu controle; se têm influência em mais de uma esfera; e como utilizam de maneira ativa seu poder para mudar o mundo.

20131031-074214.jpg

Péssima gestão >> Governadora é vaiada na festa de emancipação política de João Câmara



A governadora Rosalba Ciarlini que hoje não é bem vista por parte de seus correligionários de partido, foi vaiada por ocasião do desfile cívico alusivo aos 85 anos de emancipação política de João Câmara.  O cerimonial tentou amenizar o constrangimento, mas foi pior. Rosalba chegou de surpresa ao evento.
 
Com a crise nos órgãos do estado principalmente nas áreas de saúde e segurança, parte dos aliados da governadora tem detonado o seu governo na Câmara Municipal e também na emissora de rádio de propriedade do prefeito, que seu aliado do DEM.
 
Fonte: Blog de Assis Silva

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Invicto há nove clássicos, Mecão testa bom momento contra o ABC



Série invicta do América-RN inclui seis vitórias e três empates. Pior na tabela, alvinegro não vence Clássico Rei desde 26 de fevereiro de 2012


O América-RN não perde um jogo oficial para o arquirrival ABC desde o dia 26 de fevereiro de 2012, pelo Campeonato Potiguar. Depois deste confronto, já são nove jogos de invencibilidade rubra, sendo seis vitórias e três empates. Um novo duelo está marcado para sábado, às 17h20 (horário de Brasília), no Estádio Frasqueirão, em Natal, válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

No primeiro embate pela mesma competição, as duas equipes não saíram do 0 a 0, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, no dia 10 de agosto.

América-RN x ABC (Foto: Frankie Marcone/Futura Press)
No primeiro turno da Série B 2013, América-RN e ABC ficaram no 0 a 0
O América-RN vem de vitória suada sobre o Ceará, em Goianinha, e quer manter o bom momento. Sob o comando do técnico Leandro Sena, são cinco jogos e quatro triunfos, com aproveitamento de 80%.
Já os alvinegros saíram da lanterna da Série B após uma sequência de seis vitórias, mas agora vivem um momento oposto, com três derrotas consecutivas. Vencer o clássico, então, tornou-se fundamental para não voltar ao Z-4.

Série invicta do América-RN
25/03/2012 - América-RN 1 x 0 ABC
15/04/2012 - ABC 1 x 2 América-RN
29/04/2012 - América-RN 2 x 1 ABC
06/05/2012 - ABC 0 x 2 América-RN
25/08/2012 - América-RN 1 x 0 ABC
24/11/2012 - ABC 2 x 2 América-RN
17/03/2013 - América-RN 1 x 0 ABC
21/04/2013 - ABC 1 x 1 América-RN
10/08/2013 - América-RN 0 x 0  ABC

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2013

Já estão disponíveis para consulta, no portal enem.inep.gov.br os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013.A divulgação dos resultados individuais está prevista para a primeira semana de janeiro, em data a ser divulgada.

Os participantes podem verificar as respostas das provas, aplicadas sábado e domingo (26 e 27 de outubro). A exemplo do ano passado, os participantes terão acesso ao espelho da correção somente para fins pedagógicos - ainda não há data. Este ano, o tema  foi "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". 

A redação será avaliada por dois corretores independentes. A discrepância entre as notas de ambos não poderá ultrapassar 100 pontos. No ano passado, o limite era de 200 pontos. Se houver discrepância superior a 100, a redação passará por um terceiro corretor. Caso a diferença permaneça, o texto será submetido a uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também serão analisadas por um terceiro corretor.

Mais de cinco milhões de inscritos realizaram as provas do Enem 2013. Quase um terço dos inscritos não fizeram a prova. 

O desempenho no Enem é utilizado como critério para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o programa Ciência sem Fronteiras, além do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O Sisu é um sistema informatizado desenvolvido e gerenciado pelo MEC para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizam o Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem e a nota de corte do curso escolhido.

Criado pelo governo federal em 2004, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O número de estudantes beneficiados pelo programa já passa de 1,2 milhão.

Convite: Audiência Pública sobre Comuniciação e Participação Cidadã

No próximo dia 30 de outubro, o mandato do deputado Fernando Mineiro realiza a audiência pública “Comunicação e Participação Cidadã: meios e processos”. A atividade tem início às 16h, no plenarinho da Assembleia Legislativa e é aberta ao público.

564524_666784443356114_2132163806_n

Política >> “PT vai retomar conversas com partidos da base de Dilma no RN”, afirma Fátima


Em entrevista concedida no dia (28), na Rádio Cidade – 94FM, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) anunciou que o PT no RN vai retomar o diálogo com os partidos que estão na base de apoio da presidenta Dilma Rousseff. Petista negou que tenha se reunido com membros do PMDB no RN, mas ressaltou que neste final se semana o partido terá encontro com o PMDB e, posteriormente, com os demais partidos do arco de alianças da presidenta no RN: PSD, PDT, PCdoB, PROS, dentre outros.
 
Segundo a deputada, “O PT tem o dever e a responsabilidade de unificar o palanque de Dilma no RN. Vamos começar essas conversas com o PMDB. O presidente do PT, Eraldo Paiva pediu para eu conversar com Henrique, presidente do PMDB aqui, para marcar uma conversa nos próximos dias. Não vamos conversar só com o PMDB, mas com o PSD de Robinson, o PDT de Carlos Eduardo, com o PCdoB, histórico e aliado nosso, com o PROS de Ricardo Motta (...)”.
 
Na entrevista, Fátima reafirmou que a prioridade do PT no RN é a disputa pelo Senado, associado com a manutenção da vaga federal e ampliar a presença na Assembleia Legislativa. Petista esclareceu que não existe chapa formada, que ainda é muito cedo para definições de nomes, já que a eleição é no próximo ano. 
 
Deputada descartou qualquer possibilidade de aliança do PT com o DEM e o PSDB. “O DEM não faz parte do nosso arco de alianças. Muito pelo contrário. Tanto o DEM como o PSDB fazem oposição sistemática, desde o Governo Lula. O DEM e o PSDB estarão com Aécio, Serra, não sem quem vai ser o candidato desse consórcio”, disse.
Fonte: Portal da Deputada Fátima Bezerra - PT

Natal cultural >> Feira de arte e cultura na árvore de Mirassol vai abrir no próximo sábado

Fonte: NOVO JORNAL
A programação do Natal em Natal; orçado em R$ 2 milhões; entre as atrações nacionais estão Caetano Veloso, Elba Ramalho, Fagner, Zeca Baleiro e Roberta Sá

Com um investimento total próximo de R$ 2 milhões, o “Natal em Natal” está de volta e vai contar com cerca de dois meses de programação cultural. Tudo começará a partir do próximo sábado, 2 de novembro, com a Feira de Arte e Cultura da cidade na Árvore de Mirassol, encerrando-se no dia 6 de janeiro com a Festa de Santos Reis. Os detalhes foram anunciados ontem pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) em uma coletiva de imprensa.

Ao todo 24 eventos foram apresentados, entre eles o retorno dos shows com artistas nacionais. Serão quatro este ano. Elba Ramalho e Fagner subirão ao palco do Ginásio Nélio Dias nos dias 14 e 21 de dezembro respectivamente; enquanto Roberta Sá e Zeca Baleiro se apresentarão individualmente no palco da Árvore de Mirassol nos dias 13 e 20 de dezembro. Todos os shows começam às 21h.

Ao contrário dos anos anteriores, quando era realizado um único Auto de Natal para a cidade, este ano a Funcarte lançou o edital “Natal em Cena”, selecionando dois projetos teatrais diferentes produzidos por companhias e coletivos teatrais locais. São eles: “Natal: Encruzilhada do Mundo” e “O Milagre da Fé”, que vão se revezar entre os dois polos principais.

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, ‘O Milagre da Fé’ será encenado na Árvore de Mirassol, enquanto ‘Natal: Encruzilhada do Mundo’ se apresentará na área externa do Ginásio Nélio Dias. Já nos dias 19, 20 e 21 será a vez dos espetáculos revezarem os palcos, totalizando assim seis apresentações simultâneas. A entrada é gratuita e as apresentações começarão às 19h.

Na Praça Augusto Severo, em frente ao Teatro Alberto Maranhão, será montada uma tenda com capacidade para receber 800 pessoas. É lá que vai acontecer o Festival Literário de Natal, de 6 a 9 de novembro, tendo como um de seus objetivos a mistura diária entre música e poesia dentro da sua programação. Entre os nomes confirmados, a cantora Marina Lima e seu irmão, o poeta e filósofo Antônio Cícero.
O destaque fica para Caetano Veloso, que no sábado 9 de novembro, além de conversar com o público na tenda, ainda apresentará o show “Abraçaço”, de sua mais recente turnê, em um palco montado na área externa do festival. A entrada para toda a programação também é gratuita.

“Nós montamos a programação com base nessa junção de música e poesia que, a meu ver, nos diferencia dos demais festivais do país. Marina também comentou que é a primeira vez em que ela faz algo do tipo com o irmão, e acha que será uma grande noite”, comentou o presidente da Funcarte, Dácio Galvão, frisando que o festival está recebendo um cuidado especial da Capitania das Artes.

As editoras que confirmaram estandes na feira são: EDUFRN, Coleção Mossoroense, Jovens Escribas, Sebo Vermelho Edições, Sarau das Letras, Sol Negro, Uma, Caravela, Fundação José Augusto, Nação Potiguar, Grupos Nave de Palavra, Z Comunicação e GRUPHQ. A coordenação do evento ficará a cargo de Abimael Silva, idealizador do Sebo Vermelho.

Uma das novidades da programação é o Primeiro Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste, que será realizado no dia 5 de novembro na Praça Augusto Severo, a partir das 18h. Entre os nomes confirmados, as presenças ilustres do paraibano Pedro Bandeira e do pernambucano Ivanildo Vilanova. Completam o time Raimundo Caetano (PB), Zé Morais (PE), Rogério Menezes (PE), Raulino Silva (RN), Jairo Silva (PI), Antônio Lisboa (RN) e Edmilson Ferreira (PI). As apresentações acontecerão sempre em duplas.

NATAL EM NATAL >> PROGRAMAÇÃO

Feira de Arte e Cultura de Natal – 2 e 3/11
Festival Cine Natal – 4/11 a 7/12
Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste – 5/11
Festival de Dança Potiguar: 1ª etapa (Contemporânea) – 6 a 9/11
Festival Literário de Natal – 6 a 9/11
Feira Literária – 6 a 9/11
Meia Maratona de Natal - 9/11
XIX Encontro Nacional de Coros em Natal (ENCONAT) – 12 a 16/11
I Circuito Gastronômico de Natal – 14 a 17/11
Festival do Camarão (ABRASEL) – 8/11 a 31/12
Prato do Mundo (Festival Gastronômico) – 16,23 e 30/11
Festival de Dança Potiguar 2ª etapa (Popular e Clássico) – 20/11
Festa da Padroeira de Natal – 21/11
Concurso Decoração Natalina (21/11 a 06/01)
Dia Nacional do Samba – 25/11 a 01/12
Natal em Cena: Auto de Natal – 12,13,14,19,20 e 21/12
XV Salão de Artes Visuais do Natal – 13/12 a 24/01
Show Roberta Sá – 13/12
Show Elba Ramalho – 14/12
Show Zeca Baleiro – 20/12
Show Fagner 21/12
Volta Ciclística de Natal – 15/12
Réveillon 2013 – 31/12
Festa dos Santos Reis – 1 a 6/1

Lula no Senado: Ex-presidente falou da importância da participação popular nas decisões sobre os rumos do País

Lula no Senado: “Quem nega a política pratica a ditadura”

O Senado comemorou nesta terça-feira (29), os 25 anos da Constituição entregando condecorações a todos os atuais senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte, como Paulo Paim (PT-RS) e para os ex-presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e para o relator da Constituição, Bernardo Cabral.
 
Num discurso rápido, de dez minutos, Lula falou da importância da participação popular nas decisões sobre os rumos do País e reforçou que a negação da Política nunca foi capaz de construir nada de positivo.
 
“Se a juventude brasileira lesse a biografia do Getúlio, a do Juscelino Kubitscheck e outras, possivelmente, as pessoas não iriam desprezar a política e, muito menos, a imprensa iria avacalhar a política como avacalha hoje. Na hora em que as pessoas tentam diminuir a imagem da política e os políticos, não há nenhum momento na história, em lugar nenhum do mundo, que a negação da política trouxe algo melhor do que a política. O que aparece sempre, quando se nega a política, ou é um grupo ou é uma pessoa praticando, na verdade, ditadura; praticando, na verdade, políticas que não condizem com aquilo em que nós acreditamos”.
 
Lula destacou o que considerou a maior inovação da Constituição Brasileira: “a Constituição anterior dizia que o poder emana do povo e em nome do povo será exercido enquanto que a atual Constituição fala que o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes e isso é um avanço extraordinário que nós tivemos”, recordou, acrescentando que, em sua opinião, foi a nova Constituição, que, na verdade, “garantiu a refundação da democracia em nosso País”.
 
Assinatura
 
Sobre as histórias, repetidas inúmeras vezes, de que o Partido dos Trabalhadores não assinou o texto final em 88, Lula disse que “uma inverdade repetida inúmeras vezes acaba ganhando um fundo de verdade. E explicou: “nós só tínhamos 16 Deputados – mas agíamos como se tivéssemos 470. Chegamos aqui com um projeto de Constituição e com um projeto de Regimento Interno e o dado concreto é que nós não votamos favoravelmente à Constituição porque tínhamos o nosso projeto e assinamos a Constituição por termos participado de sua construção, como os demais Constituintes”, assegurou.
 
Lula citou o então presidente da Câmara, Ulysses Guimarães, em defesa do texto constitucional: “Quanto à Constituição, discordar, sim, divergir, sim, descumprir, jamais, afrontá-la, nunca”.
 
Também citando Ulysses, lembrou a importância da construção de um Estado cidadão: “O inimigo moral do homem é a miséria. O Estado de direito da igualdade não pode conviver com o estado de miséria. Mais miserável que os miseráveis é a sociedade que não acaba com a miséria”.
 
(Giselle Chassot - PT no Senado)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Protesto >> Sindicatos do RN convocam para mobilização pelo calendário de pagamento


 

A direção do SINTE/RN convoca a categoria para participar de um ato em defesa do calendário de pagamento nesta quinta-feira (31), às 9 horas, em frente Governadoria. 

O ato será em conjunto com o Sindsaúde e o Sinai para protestar contra o desrespeito com os servidores e contra a farsa de crise instalada pelo próprio Governo. Quem trabalha no turno matutino deve se fazer presente e levar declaração de participação.

Fonte: site do Sinte/RN

Aproveitem >> Cursos Profissionalizantes em Lajes. Matrículas continuam na Escola Pedro II



Por Everton Santos via facebook
Passando só pra dizer que foi um sucesso o primeiro dia de matrículas em Lajes, já está garantido para o dia 09 o inicio dos cursos de eletricista residencial e predial e Auxiliar administrativo.  
Ainda estamos com vagas em manutenção de computadores. 
Estamos tendo matriculas no Pedro II.

Festa de Nossa Senhora da Conceição em 2013 >> Peregrinação da Imagem

Na noite do dia (25), a população recebeu em frente à Sapataria Opção a imagem peregrina que estava no alto da torre da Matriz de Lajes que foi pra restauração, logo após a missa, a imagem foi para a Matriz de onde no dia 26 saiu em carreata para o bairro São Judas Tadeu quando iniciou-se a sua peregrinação até o início da Festa da Padroeira, no dia 28 de novembro.

Veja a programação da peregrinação da imagem para este ano:
25 de Outubro – Chegada da imagem de Nossa Senhora.
26 de Outubro – Saída da Imagem da Matriz e do Estandarte para o Bairro São Judas – Abertura da Festa.
28 de Outubro – Encerramento da Festa de São Judas e saída do Estandarte de N. Senhora para peregrinar em Natal.
01 a 04 de Novembro – Peregrinação da Imagem no Bairro Boa Esperança.
04 a 08 de Novembro – Peregrinação no Antônio de Melo e Sehac.
08 a 12 de Novembro – Peregrinação no COHAB e Alto da Maternidade.
12 a 15 de Novembro – Peregrinação no Alto da Beleza.
15 a 22 de Novembro – Peregrinação em Pedra Preta.
22 a 28 de Novembro – Peregrinação em Caiçara.
28 de Novembro – Carreata de Abertura da Festa de Nossa Senhora 2013    
Com Informações do Blog da Paróquia de Lajes

CRAS I E II REALIZARAM ENTREGA DE CERTIFICADOS E PREMIAÇÕES PARA OS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO VEM DANÇAR

NOTA DO BLOG: Queremos  parabenizar aos organizadores desse belo projeto e sobretudo aos jovens que participaram e deram show. Fica aqui o nosso desejo que possam haver outras atividades como essas.

Fonte: Blog do Cícero


Quinta, 25/10/2013, os jovens que se doaram no Projeto Vem Dançar receberam seus respectivos certificados e premiações. Teve ainda: apresentação de tango da facilitadora de oficinas Wanessa Nunes com os adolescentes Júnior e Thiago, coquetel servido aos convidados (pais e jurados), falas das coordenadora do CRAS I, Cátia Rocha, CRAS II, Vanessa Fonseca e da Secretária Adjunta da SEMTHAS, Selma Silva.

Agradecimento: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, vem por meio deste blog agradecer a todos que contribuíram de uma forma ou de outra para a realização do Vem Dançar 2013. Seja como espectador, jurado, divulgador, parceiro... A vocês, muito obrigado!

Hoje é celebrado o Dia Nacional do Livro!

JULGAMENTO >> TRE decide nesta terça-feira se mantém Luiz de Haroldo na Prefeitura de Pedra Preta


A sessão do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, desta terça-feira 29, vai apresentar o processo de cassação do prefeito de Pedra Preta, Luiz Antônio Bandeira e do vice Guilherme Glayson, acusados de captação ilícita de recursos financeiros de campanha eleitoral, abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação social, além da captação ilícita de sufrágio. O pedido é para cassar o mandato e torná-los inelegíveis mais aplicação de multa.
 
O Ministério Público Eleitoral, publicou parecer favorável a manutenção da sentença que pede absolvição, seguindo a decisão da juíza da 17ª Zona de Lajes, Dra. Gabriela. O relator é o juiz Verlano Queiroz.
 
Fonte: Blog de Assis Silva

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Atuação >> Em Brasília, Fátima comemora resultado da seleção do PAC 2 no RN

Natal e Parnamirim foram contemplados com o projeto de saneamento

A deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) comemorou nesta quinta, 24, o anúncio do resultado da seleção do PAC 2: Saneamento e Pavimentação, feito pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto. 
 
Natal foi contemplada com R$ 150 milhões para obras de saneamento integrado em Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Novo Horizonte e Conjunto Brasil Novo.
 
A secretaria de Planejamento de Natal, Virginia Ferreira, parabenizou a atuação da deputada nesse pleito. “Fátima foi de fundamental importância para esse pleito. Ela acompanhou passo a passo, não só nas audiências na esfera política nos ministérios do Planejamento e das Cidades, mas como na esfera técnica”, disse.
 
Além de Natal, o município de Parnamirim foi selecionado na área de saneamento integrado. Os recursos serão da ordem de R$ 184 milhões e com isso o prefeito Maurício Marques cumprirá o compromisso assumido com a população de que a cidade seja 100% saneada. “Parnamirim terá o seu sonho realizado de ser 100% saneado. Isso é o governo Dilma. É o governo do PT, republicano e parceiro em prol do desenvolvimento das cidades”, ressaltou a deputada. 
 
A lista dos municípios contemplados conta ainda com Mossoró, Ceará-Mirim, Santa Cruz, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante, Parelhas, Ipanguaçu e Passa e Fica. 
 
Os recursos serão destinados para pavimentação de vias, recapeamento e implantação de ciclovias, além de calçadas, sinalização, guias rebaixadas para acessibilidade e faixas de pedestres. Na área de saneamento, os recursos serão destinados para obras de sistemas drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Fonte: Portal da Deputada Fátima Bezerra - PT

E esse ano, o que a velha mídia vai criar de negativo? >> Enem termina sem vazamentos e com 36 candidatos eliminados

Fonte: Agência Brasil

Brasília – Dos mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 29% não compareceram às provas. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 5,05 milhões de candidatos fizeram o exame. Os dados são do segundo dia de prova e ainda podem ser revisados para cima. O resultado final da prova será divulgado na primeira semana de janeiro.

As abstenções, segundo Mercadante, têm se mantido constantes desde 2009, quando a taxa chegou a 37,7%. No ano passado, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. Este ano, número de participantes é recorde, 20% a mais que o de 2012. O crescimento, desde 2009, está em 95%.  

Sobre a questão da segurança, o ministro destacou que não houve vazamento. "A segurança foi muito eficiente, não houve qualquer vazamento de qualquer informação, o que é central para garantir a isonomia dos estudantes."

O MEC informou que 12 candidatos foram eliminados neste domingo (27) por terem usado celulares no local da prova. Eles postaram imagens da prova e do cartão de resposta nas redes sociais. Nos dois dias do Enem, 36 candidatos foram excluídos do exame por esse motivo. A pasta continuará monitorando as redes sociais por tempo indefinido.

Projeto de lei institui cuidadores para alunos com deficiência em escolas do município

Fonte: Jornal O Mossoroense
Alunos com necessidades especiais precisam de cuidados redobrados nas escolasAlunos com necessidades especiais precisam de cuidados redobrados nas escolasTramita na Câmara Municipal de Mossoró (CMM) um projeto de lei de autoria do vereador Tomaz Neto que institui nas escolas da rede municipal a função de cuidador, como forma de garantir o acompanhamento e a segurança dos alunos com necessidades especiais. 

De acordo com o parlamentar, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação já prevê a presença desse especialista nas institucionais de ensino, no entanto, a legislação necessita de uma regulamentação em âmbito local.
 
"Enquanto professor, já via as dificuldades em se acompanhar os alunos com necessidades especiais. O docente tem, muitas vezes, que administrar uma sala de aula com 25, 30 alunos, ou seja, já há uma necessidade pedagógica, não há como o professor promover esse acompanhamento individual, por isso a importância de se ter um cuidador nos ambientes escolares", justifica o vereador.
 
Além de acompanhar o aluno em sala de aula, o cuidador também auxilia o discente com deficiência em atividades como ir ao banheiro, tomar remédio, locomover-se ou comer, atendimento garantido pela Constituição. "O ideal seria que existisse pelo menos um cuidador por sala de aula, mas sabemos das dificuldades em se alcançar esse resultado. O que nós queremos é que pelo menos um profissional capacitado seja designado para atuar por turno em cada escola do município", defende Tomaz Neto. 

Resultado do concurso da Assembleia Legislativa sai quarta-feira(30)

A Fundação Carlos Chagas (FCC) vai divulgar o resultado do concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na próxima quarta-feira (30). O resultado será publicado no site da FCC (http://www.fcc.org.br).

Mais de 28 mil  candidatos disputam 85 vagas oferecidas pelo concurso, que estão distribuídas em 15 cargos. São eles: o de analista (Analista Legislativo, Arquitetura, Analista de Sistema, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina e Psicologia), que terão a remuneração de R$ 6.215,20.

Além do cargo de técnico legislativo, os outros cargos de nível médio são Operador de Som, Programador, Taquigrafia e Técnico em Hardware, com remuneração de R$ 2.609,48. O cargo mais concorrido proporcionalmente é o de Técnico do Controle Interno, com salário de R$ 17.025,00.