sábado, 15 de junho de 2013

Profº Canindé Rocha participa do Lançamento da Conferência Estadual de Meio Ambiente


A importância do trabalho desenvolvido em prol da qualidade de vida, "um destino para os Resíduos Sólidos" com a participação de todos.

Estive ontem, 14 de junho, participando no Auditório da Emater/RN em Natal, do Lançamento da 4º Conferência Estadual do Meio Ambiente que acontecerá nos dias 03 e 04 de setembro.
 

O evento foi de grande importância na medida em que aprofundou o debate sobre a implementação da Política Nacional  dos Resíduos Sólidos, que é tema das conferências de Meio Ambiente esse ano.

Poder legislaivo >> Fecam/RN entrega novo regimento interno às Câmaras


 

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) reuniu, nesta sexta-feira, vereadores representantes de 80 Câmaras Municipais do Estado. Eles receberam regimentos internos atualizados e trocaram informações sobre a obrigatoriedade de dar transparência aos atos e contas das casas legislativas. O evento faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela nova diretoria da entidade junto às Câmaras.

Algumas Câmaras Municipais do Estado ainda são regidas por regras antigas e defasadas. Com objetivo de modernizar o trabalho dos vereadores, a Fecam/RN atualizou, adaptou e entregou um novo regimento interno aos presidentes das Câmaras. “Além dos regimentos, a Fecam está prestando orientação jurídica gratuita às câmaras associadas. Estamos integrando o que há de melhor nas legislações e tentando levar essa modernização a todo o Estado”, destacou Francisco José Júnior, presidente da Fecam/RN.

A Fecam também disponibiliza para as Câmaras consultoria jurídica. A proposta é que as casas legislativas estejam orientadas e não percam recursos e projetos. “Por falta de conhecimento, algumas câmaras perdem recursos. Repasses, fundamentais para o funcionamento dos trabalhos e até da sua manutenção, deixam de ser feitos pela Prefeitura. Nossa equipe que analisa cada caso e orienta a buscar os nossos direitos”, informa Francisco Junior.

Fátima denuncia descumprimento da Lei do Piso dos Professores no RN

Imagem Interna


A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) denunciou, nesta quinta-feira, 13/06, no plenário da Câmara, o descumprimento da Lei Nacional do Piso dos professores, no que diz respeito ao direito à carga horária com destinação de um terço para atividade extraclasse, pelo governo do DEM, no Rio Grande do Norte.
 
Segundo a deputada, uma das idealizadoras da lei, a Governadora Rosalba Ciarlini, simplesmente, fechou os olhos.  “É esse o comportamento que o Governo do DEM tem com a educação. O que está em jogo aqui não é só o direito dos professores, é o direito dos alunos, da sociedade e da educação do povo do meu Estado.”, declara.
 
Fátima parabenizou a decisão do Desembargador Cláudio Santos, que considerou justo que os professores recebam horas excedentes até que o Governo do Estado venha suprir eventual falta de professores na rede e efetive o direito à carga horária com destinação de um terço para atividade extraclasse. “Cláudio Santos demonstrou sensibilidade e preocupação quanto à preservação dos direitos dos professores, conforme assegura a Lei do Piso Salarial Nacional. O desembargador reconheceu ainda o impacto desse direito para a oferta de uma educação de qualidade para todos, visto que o professor passará a ter tempo remunerado para estudar, planejar, corrigir avaliações, participar de seminários, congressos, palestras e demais atividades que contribuam para sua formação profissional”, salienta.
 
Manifestação
 
Fátima Bezerra informou, também, que diante deste quadro, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) está convocando uma paralisação de advertência hoje e amanhã (13 e 14 de junho), com o propósito pressionar o governo do Estado para  cumprir as decisões judiciais relativas ao pagamento de um terço de horas excedentes e em defesa do plano de carreira dos funcionários da educação. “Quero aqui manifestar a minha mais profunda solidariedade aos meus colegas professores, que fazem essa paralisação de advertência. Espero que o movimento seja vitorioso no sentido de sensibilizar os gestores e garantir os direitos assegurados em lei. Afinal de conta, o descumprimento da decisão judicial é um desrespeito à lei, com os professores e com toda a sociedade”, finaliza.
 
Fonte: Portal da Dep. Fátima Bezerra

Escola e família: Formação da criança é tarefa dividida


Crianças aprendem o valor da convivência e dos afetos desde cedo
Crianças aprendem o valor da convivência e dos afetos desde cedo

Cada vez mais cedo, as crianças têm ido à escola. Do berçário à educação infantil, elas aprendem o valor da convivência e dos afetos e iniciam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, por meio de diversos instrumentos pedagógicos. Neste contexto, cabe a escola o grande papel de despertar a curiosidade e a sociabilidade. Contudo, a educação de cada aluno depende não apenas da competência da escola e de seus professores, mas principalmente do apoio da base familiar. A família é a primeira e mais importante etapa do processo educativo. Antes de qualquer contato externo, é no lar que a criança sente, observa e aprende. Sabe-se que transformar crianças em cidadãos de bem é uma responsabilidade da família. Respeito ao próximo, cidadania, valores sociais e pessoais, de higiene e prioridades da vida são conceitos que devem ser aplicados dentro de casa, com o apoio da família. Cabe a escola o dever de ensinar as crianças a trabalharem bem em comunidade e aprimorar as regras básicas de convivência social, por isso no ambiente escolar deve haver respeito pelos horários, normas, professores e colegas. Também devem ser respeitadas as regras do pátio e das brincadeiras. A preparação para a vida profissional também se aplica ao colégio, por isso os professores devem exigir trabalhos bem acabados, caprichados, limpos e ordenados.
“Vida fast food”

Na visão da psicóloga do Colégio Prince, Clayre Correia, estamos vivendo uma dinâmica de vida “fast food” de tudo o que é rápido e pronto, onde não há disponibilidade de tempo para educar e ensinar as crianças, por isso as famílias estão precisam da parceria da escola, já que sozinhas não dão conta da educação e socialização dos filhos. “Embora com pesos de igual importância, o papel da escola e da família não deveriam se misturar, mas complementar um ao outro. O lar e a escola formam e informam, incentivam, cobram e apoiam. Mas em esferas distintas”, lembra Clayre. Ela acrescenta que hoje sabe-se que a escola, socializa conhecimentos e pessoas e que é um lugar de excelência para as crianças se apropriarem dos códigos e dos valores sociais, transformando-os em instrumentos pessoais.

Olhar atividade do filho

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Rosalba tem 84,33% de reprovação; Carlos Eduardo é aprovado


O Blog do BG divulgou, nesta quinta-feira (13), uma  pesquisa de opinião encomendada ao Instituto Consult, com objetivo de ver como a população de Natal está avaliando as administrações municipal e estadual na capital.

No estudo, 84% da população desaprovam o Governo Rosalba, ou seja, num universo de 600 pessoas, 506 desaprovam o atual governo. Sondagem foi feita entre os dias 10 e 12 últimos.
Já no cenário municipal a pesquisa é positiva e Carlos Eduardo tem 53% de aprovação. Das 600 pessoas entrevistadas, 323 fazem uma boa avaliação do prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT).

Os questionários foram aplicados entre os dias 10 e 12 de junho, em um total de 600 entrevistados.

Como o público alvo da pesquisa são as classes A e B, os questionários foram aplicados em shoppings, centros comerciais, restaurantes e bairros com esse perfil.

Fonte: Blog de Carlos Santos

Comunicado >> Missa de 1 ano do falecimento de Canindé Silva será dia 17


 

A direção do SINTE/RN convida todos para participar da missa de 1 ano de falecimento do saudoso Canindé Silva que será realizada nesta segunda-feira (17), às 19:30 na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Nova Parnamirim.

Fonte: site do SINTE/RN

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Artigo: Por que o bolsa família desperta tanto ódio de classe?



Retirado do: conversaafiada.com.br
 

Eu não tinha a dimensão do ódio de classe contra o Bolsa Família. Supunha que era apenas uma birra de conservadores contra o PT e quem criticava o Bolsa Família o fazia por rancor de classe a Lula, ou algo do gênero, jamais por ser contra pobre matar a sua fome com dinheiro público.

Idiota ingenuidade a minha! A questão não é de autoria, mas de destinatário! Os críticos esquecem que a fome não é um problema pessoal de quem passa fome, mas um problema político. E Lula assumiu que o Brasil tem o dever de cuidar de sua gente quando ela não dá conta e enquanto não dá conta por si mesma. E Dilma honra o compromisso.

Estou exausta de tanto ouvir que não há mais empregada doméstica, babá, “meninas pra criar”, braços para a lavoura e as lidas das fazendas que não são agronegócios… E que a culpa é do Bolsa Família!

Conheço muita gente que está vendendo casas de campo, médias e pequenas propriedades rurais porque simplesmente não encontra “trabalhadores braçais” nem para capinar um pátio, quanto mais para manter a postos “um moleque de mandados”, como era o costume até há pouco tempo! E o fenômeno é creditado exclusivamente ao Bolsa Família.

Esquecem a penetração massiva do capitalismo no campo que emprega, ainda que pagando uma “merreca”, com garantias trabalhistas, em serviços menos duros do que ficar 24 horas por dia à disposição dos “mandados” da casa-grande, que raramente “assina carteira”. Eis a verdade!

Esquecem que a população rural no Brasil hoje é escassa. Dados do IBGE de setembro de 2012: a população residente rural é 15% da população total do país: 195,24 milhões.

Não há muitos braços disponíveis no campo, muito menos sobrando e clamando por um prato de comida, gente disposta a alugar sua força de trabalho por qualquer tostão, num regime de quase escravidão, além do que há outras ocupações com salários e condições trabalhistas mais atraentes do que capinar, “trabalhar de aluguel”, que em geral nem dá para comprar o “dicumê”. Dados de 2009 já informavam que 44,7% dos moradores na zona rural auferiam renda de atividades não agrícolas!

Basta juntar três pessoas de classe média que as críticas negativas ao Bolsa Família brotam como cogumelos. Após a boataria de 18 de maio, que o Bolsa Família seria extinto, esse assunto se tornou obrigatório. Fazem questão de ignorar que ele é o maior e mais importante programa antipobreza do mundo e foi copiado por 40 países – é uma “transferência condicional de renda” que objetiva combater a pobreza existente e quebrar o seu ciclo.

Atualmente, ajuda 50 milhões de brasileiros: mais de 1/4 do povo! E investe apenas 0,8% do PIB! Sem tal dinheiro, mais de 1/4 da população brasileira ainda estaria passando fome!

Mas há gente sem repertório humanitário, como as que escreveram dois tuítes que recebi: “Nunca vi tanta gente nutrida nas filas dos caixas eletrônicos para receber o Bolsa Família, até parecia fila para fazer cirurgia bariátrica”; e “Eu também nunca havia visto tanta gente rechonchuda reunida para sugar a bolsa-voto!”.

Como disse a minha personagem dona Lô: “Coisa de gente má que nunca soube o que é comer pastel de imaginação; quem pensa assim integra as hostes da campanha Cansei de Sustentar Vagabundo, que circulou nas eleições presidenciais de 2010”. São evidências de que há gente que não se importa e até gosta de viver num mundo em que, como escreveu Josué de Castro, em Geografia da Fome (1984): “Metade da humanidade não come e a outra não dorme com medo da que não come…”.

Em tempo: não deixe de ler também sugestão do Lula Miranda: entrevista de Eleonora de Lucena com Walquiria Leão Rego, autora de “Vozes do Bolsa Família”: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1293113-bolsa-familia-enfraquece-o-coronelismo-e-rompe-cultura-da-resignacao-diz-sociologa.shtml

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lajes realiza sua 4ª Semana do Combate as Drogas

 
Em virtude das drogas serem atualmente consideradas como um dos grandes problemas sociais que têm preocupado todos os segmentos da sociedade, e percebendo a vulnerabilidade de nossa juventude nesse sentido, busquei enquanto vereador (2009/2012), fazer algo que viesse a se contrapor a esse terrível mal.  

Compreendendo a importância da participação de todos os segmentos nesse árdua luta, consegui a aprovação da Lei Municipal nº 484/2009, que institui o dia 15 de junho como o Dia Municipal Combate às Drogas que foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo Municipal, em virtude do reconhecimento e da importância que tem em se trabalhar na prevenção e no combate as drogas em nosso município.

Segue abaixo a programação da referida semana: 


Dilma, a avaliação e os “inimigos” da base

imagesO texto do jornalista Jânio de Freitas publicado na Folha de hoje lançou luz sobre queda na avaliação da presidente Dilma. Após comparar FHC, Lula e a presidente, mostrou que a última, depois de dobrar a esquina dos 2,5 anos de governo, se aproxima da reeleição em situação mais confortável do que seus antecessores.

FHC, com 39% de ótimo/bom em meados de 1997; e Lula, com 36% em 2005; não tiveram dificuldades de renovar os mandatos.
O pânico é injustificado.

A pesquisa está servindo mais para movimentar os aliados, o PT internamente do que a oposição.

O vice presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, criticou Dilma por entender que ela se comunica mal e não estabelece base de diálogo com movimentos sociais.

Lembrou, de forma marota (gratuita?), que com Lula acontecia justamente o contrário.

Como diria Churchill, o “inimigo” mora na base.

Fonte: site Carta Potiguar

Tromba d'água se forma no litoral de Natal

 
Do G1 RN
 

A tromba d'água se formou por volta das 9h30. Durante a gravação, o recreador enfrenta a chuva e telefona para a tia avisando sobre o registro. "Ela gosta de ver esses fenômenos",  afirma Adson, que chega a chamar o fenômeno climático de 'tornado', mas depois ele mesmo corrige a informação.

Conforme explica o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, o nome correto para o fenômeno visto nesta terça é tromba d'água. "Apesar da semelhança, o tornado é característico de superfícies terrestres", explica. A tromba d'água, segundo Bistrot, depende de condições de instabilidades atmosféricas e aquecimento da água.

"A superfície quente e as instabilidades atomesférias provocam um fluxo ciclônico em direção ao centro de baixa pressão em altitude, formando o cone vertical. Como a água é fluida, ela é sugada na direção da pressão", detalha. De acordo com o metereologista, o fenômeno é rápido, costuma durar entre um e cinco minutos, e não é comum em cidades litorâneas como Natal.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Lajes realiza sua 4ª Semana do Combate as Drogas


Em virtude das drogas serem atualmente consideradas como um dos grandes problemas sociais que têm preocupado todos os segmentos da sociedade, e percebendo a vulnerabilidade de nossa juventude nesse sentido, busquei enquanto vereador (2009/2012), fazer algo que viesse a se contrapor a esse terrível mal. 

Compreendendo a importância da participação de todos os segmentos nesse árdua luta, consegui a aprovação da Lei Municipal nº 484/2009, que institui o dia 15 de junho como o Dia Municipal Combate às Drogas que foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo Municipal, em virtude do reconhecimento e da importância que tem em se trabalhar na prevenção e no combate as drogas em nosso município.

Segue abaixo a programação da referida semana: 


Agora é Lei: Transporte escolar pode ser utilizado por universitários

“A Presidente promulgou a emenda, que autoriza os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários, agora temos a Lei nº 12.816/13″. Informou Efraim Filho.

Conforme o deputado que encabeçou o movimento em defesa do transporte escolar municipal para os Universitários, a emenda teve sua aprovação confirmada no Senado Federal e foi promulgada pela Presidente Dilma esta semana.

“Minha expectativa sempre foi que essa emenda legislativa que aprovamos no Congresso Nacional fosse sancionada pela Presidente Dilma, pois representa uma solução definitiva para os universitários dos pequenos e longínquos municípios que agora podem utilizar o transporte escolar municipal especialmente no período noturno, período esse em que os ônibus não estão sendo utilizados, diminuindo assim as dificuldades de concluírem o ensino superior” disse Efraim Filho.

Antes mesmo da aprovação da emenda Efraim Filho esteve reunido com o Ministério Público do Estado da Paraíba, para discutir a utilização do transporte escolar municipal por universitários. De acordo com o parlamentar esta é uma demanda de mais de 200 municípios paraibanos que não são sede de Campus Universitário. Estiveram presentes a reunião os Promotores Fabiana Lobo, Adrio Nobre e o Secretário Geral do MP/PB, Dr.Lianza.

Na ocasião Efraim Filho apresentou uma proposta de flexibilização a fim de evitar prejuízos para todos: Prefeitura, Universidades e aos alunos que se esforçam para concluir o curso no período noturno. Algumas comarcas, por iniciativa própria e independência funcional, compartilharam do entendimento do Deputado e já liberaram o transporte. Teor da Emenda:

Art. 5 – A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.

Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Lojas Americanas é condenada em R$ 3 milhões por jornada de trabalho irregular

 Lojas Americanas é condenada em R$ 3 milhões por jornada de trabalho irregular

Decisão obriga a empresa a adotar horário fixo de trabalho em todas suas lojas no país

Escrito por: MPT/RN

 A rede varejista Lojas Americanas foi condenada em R$ 3 milhões por submeter seus empregados à jornada móvel variável. A decisão é da 9ª Vara do Trabalho de Natal em ação civil pública do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN). A empresa terá que adotar em todas suas lojas no país a jornada fixa de trabalho e a elaborar novo padrão de contrato, com descrição das funções de cada cargo. Também foi obrigada a regularizar o registro de ponto e conceder repouso semanal remunerado sob pena de multa de R$ 5 mil por empregado encontrado em situação irregular.

A empresa é acusada de desvio de função, marcações nas folhas de ponto que não correspondem à realidade, não concessão de folga após o 6º dia consecutivo de trabalho e compensação ilícita de horários nos contratos de empregado aprendiz. "A decisão deve ser cumprida em todos os estabelecimentos das Lojas Americanas espalhados pelo país, uma vez que as cláusulas abusivas foram declaradas nulas e os contratos de trabalho devem conter novas cláusulas, ajustadas à lei”, afirmou a procuradora do Trabalho Ileana Neiva, responsável pela ação.

Na ação, há registros de empregados que trabalharam em oito horários distintos no período de 30 dias e de trabalhador que passou 24 dias sem repouso semanal remunerado. Foi apurado que há aprendiz sendo submetido à jornada variável e tendo que realizar compensação de horários, prática proibida por lei, pois prejudica a frequência às aulas. Além disso, foram constatadas cláusulas abusivas nos contratos de trabalho, como a que determina que o horário do funcionário possa ser alterado, pela empresa, quantas vezes existir necessidade de serviço.

A rede Lojas Americanas é uma das maiores varejistas do país com 729 unidades em 25 estados e 17 mil funcionários. Em 2012, a receita líquida foi de R$ 11,334 bilhões.
  
Jornada
A contratação por jornada móvel variável é uma prática adotada pelas empresas para burlar as leis trabalhistas. Nesse tipo de contratação o trabalhador não tem jornada fixa para entrar ou sair da empresa ficando à disposição do empregador. Com isso, fica impossibilitado de ter outra atividade fora do trabalho como fazer cursos, por exemplo. Outra constatação são os salários baixos, muitas vezes até menor que o mínimo.

No entanto, o MPT está atento a essa fraude trabalhista e tem conseguido resultados favoráveis aos trabalhadores. O mais recente foi o acordo com a Arcos Dourados, maior franquia do McDonald´s no Brasil. Depois de perder ações na Justiça por adotar jornada móvel variável em suas 640 lojas, a empresa assinou acordo, em março deste ano, com o MPT assumindo o compromisso de acabar com essa prática para os seus 42 mil funcionários. Além disso, vai pagar R$ 7,5 milhões por dano moral coletivo.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mais de 7 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2013


Mais de 7 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2013 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro 


A edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 7.173.574 inscritos confirmados, superando o total de 5.791.290 confirmados em 2012. Desse total, 784.830 farão a prova para receber a certificação do ensino médio. Os dados foram apresentados nessa sexta-feira (7), pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa.

 “É uma grande vitória do Brasil mais de 7 milhões de pessoas quererem fazer o Enem. O povo brasileiro quer estudar mais”, salientou Mercadante.

O crescimento de inscritos no Enem ocorreu em todos os estados do país. O Amapá teve um crescimento de 63% nas inscrições de 2012 para 2013. Em seguida, vêm Tocantins, com 45%, e Ceará, com 44%. A região com o maior número de inscritos, no entanto, é o Sudeste, com 36%, seguido do Nordeste, com 33%.

Do total de mais de 7,1 milhões de inscritos confirmados, cerca de dois milhões pagaram a taxa de inscrição no valor de R$ 35. Foram dispensados do pagamento os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisou pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

Veja aqui a apresentação dos dados.

Fonte: secom.gov.br

domingo, 9 de junho de 2013

Uma bela mensagem para nossas vidas... Vale a pena assistir!!!


Rede Estadual de Educação na luta por seus direitos

Língua Portuguesa em tempos de redes sociais

“Linguagem coloquial, utilizada na internet, não empobrece o vocabulário de quem a utiliza”, diz professor“Linguagem coloquial, utilizada na internet, não empobrece o vocabulário de quem a utiliza”, diz professor"O q vc axa d markamos alguma coisa p/ hje?" (sic). É muito comum se deparar com expressões escritas dessa forma nas redes de relacionamento social que a cada dia atrai mais adeptos na rede mundial de computadores. Palavras abreviadas, frases transcritas muitas vezes da forma como são pronunciadas na linguagem oral se disseminam por esse universo virtual, em que a norma culta é "esquecida". Até que ponto a relação entre a Língua Portuguesa e as redes sociais pode ser prejudicial?

Para o professor Geraldo de Paula, chefe do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), esse novo momento social afeta sim a estrutura da Língua Portuguesa, mas também traz benefícios. "As redes sociais já fazem parte da nossa história, é preciso aprender a conviver com essa nova realidade, resultado da evolução tecnológica, e que de certa forma contribui para que as pessoas tenham acesso a um número maior de informações, de leitura", destaca.
 
Segundo o docente, a simplificação da Língua ocasionada pelas redes sociais não é o maior problema. "As mudanças na ortografia foram promovidas justamente com esse objetivo, simplificar a língua, e acredito que esse processo vai ganhar cada vez mais forma. O que nós, enquanto professores, devemos fazer em sala de aula é trabalhar o padrão formal na produção de textos", diz.
 
Conforme o professor da Uern, a linguagem coloquial, utilizada com maior frequência na internet, não empobrece o vocabulário de quem a utiliza, mas é necessário cuidado e atenção para distinguir em que momentos ela deve ser utilizada. "Em determinadas situações até enriquece o repertório, há, por exemplo, obras clássicas escritas a partir da linguagem informal. Mas é claro que esse uso depende de todo um contexto", afirma.
 
Geraldo de Paula revela que a linguística moderna trabalha com uma variedade muito maior de gêneros, que devem ser discutidos e trabalhados em sala de aula com os alunos. "O papel da escola é promover a linguagem culta, já que os estudantes hoje têm acesso a uma gama de linguagem variada, e é preciso fazer essa distinção, para que dessa forma o aluno se torne, digamos, poliglota, e avalie sua capacidade de refletir sobre essa nova realidade", conclui.

Novo acordo ortográfico entrará em vigor em 2016
A obrigatoriedade do uso do novo acordo ortográfico, que deveria ser implementada de forma integral a partir de 1º de janeiro de 2013, foi adiada para 2016. A reforma ortográfica altera a grafia de cerca de 0,5% das palavras em português. Com o adiamento, continuará sendo opcional usar, por exemplo, o trema e acentos agudos em ditongos abertos como os das palavras "ideia" e "assembleia".
 
Além disso, o adiamento de três anos abre brechas para que novas mudanças sejam propostas. Isso significa que, embora jornais, livros didáticos e documentos oficiais já tenham adotado o novo acordo, novas alterações podem ser inseridas ou até mesmo suspensas.
 
A decisão do governo teve como objetivo sincronizar as mudanças com Portugal. O país europeu concordou oficialmente com a reforma ortográfica, mas ainda resiste em adotá-la. Assim como o Brasil, Portugal ratificou em 2008 o acordo, mas definiu um período de transição maior.
 
Não há sanções para quem desrespeitar a regra, que é, na prática, apenas uma tentativa de uniformizar a grafia no Brasil, Portugal, nos países da África e no Timor Leste. A intenção era facilitar o intercâmbio de obras escritas no idioma entre esses oito países, além de fortalecer o peso do idioma em organismos internacionais.

Fonte: Jornal O Mossoroense