sábado, 4 de maio de 2013

Atenção professores: inscrições para o 'Missão Pedagógica no Parlamento' começam na sexta

Imagem Interna
Destinado a professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo o Brasil, o programa de capacitação oferece 216 vagas para a primeira fase.
 
Entre os dias 26 de abril e 26 de maio, estarão abertas as inscrições para a terceira edição do programa “Missão Pedagógica no Parlamento”. O programa aborda conhecimentos relacionados à educação para a democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em particular, ao Parlamento.
 
O objetivo é criar uma rede nacional de professores que valorizem a inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas, além de fornecer aos educadores subsídios didáticos que contribuam para a inclusão de temas relativos à democracia, à cidadania e ao Poder Legislativo no cotidiano escolar. O programa também busca contribuir para o fortalecimento da imagem institucional da Câmara dos Deputados como guardiã e defensora da democracia.
 
Para participar, é preciso estar trabalhando como professor regente do ensino fundamental ou do ensino médio em escola pública, ter concluído a graduação e ter interesse em discutir com os alunos temas como democracia, cidadania, política e Poder Legislativo.
 
Cursos a distância e presenciais
 
O programa é dividido em duas unidades. A Unidade Introdutória possui carga horária de 30 horas e é realizada na modalidade de Educação a Distância. Serão 216 vagas: oito para cada estado e Distrito Federal. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição dos interessados.
 
Já a Unidade de Aprofundamento possui carga horária de 90 horas, sendo 40 presenciais e 50 a distância. São oferecidas 54 vagas para os professores com melhores desempenhos na Unidade Introdutória, sendo duas vagas por estado e DF.
 
A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados para a Unidade de Aprofundamento possam participar do Encontro Presencial em Brasília, no período de 26 a 30 de agosto.
 
Os formulários para inscrição estarão disponíveis a partir de sexta-feira (26).
 
 
Fonte: Portal da Deputada Fátima Bezerra - PT

Momento de agradecer >> Profº Canindé Rocha agradece pela realização da 3ª Semana Alzira Soriano

 

Venho aqui agradecer as pessoas e instituições pela PARCERIA na realização da Semana Alzira Soriano - 2013, nos dias 29 e 30 de abril:

- A Profª Irene Martins - Secretaria Municipal de Educação; ao Profº Marcílio Moreira - Diretor da Escola Estadual Pedro II; a Professora Nevonice Laureano; ao Pe. José Roberto da Rocha pela disponibilação do Centro Pastoral; a Associação Trilheiros da Caatinga; ao Grupo Pau & Lata; ao Grupo de Taetro G Arte; aos professores, diretores de escolas, estudantes, a coordenação do PETI, PROJOVEM, e demais Secretários Municipais, a toda comunidade que prestigiou o evento. 


Destaco ainda os amigos lajenses: Profº João Cortez, Melquisedec Moreira, Tárcio Araújo e Leal Promoções e aos expositores: Profª jucyana Myrna e aos professores e comunicadores mossoroenses: Moisés Albuquerque e Kildare Gomes que com suas exposições abrilhataram o evento.

Agradeço também a importante colaboração dos blogueiros que contribuíram bastante na divulgação como também se fizeram presentes nos vários momentos do evento: Blog Foco Sertanejo,  Blog Cabugi Notícia, Blog do Cícero; Blog do Júnior Martins.

Rede Estadual de Educação >> Após atuação do SINTE/RN governo convoca mais 600 aprovados em concurso


Após insistentes pressões do SINTE/RN em parceria com outros segmentos da sociedade, o governo do estado convocou mais 600 professores aprovados no último concurso. 

Confira a lista dos contemplados bem como as providências que devem ser tomadas para a posse.

Confira a listagem completa AQUI.

Mineiro: A sociedade deve cobrar aprovação dos royalties para a educação pelo Congresso



A presidenta Dilma Rousseff publicou na última quinta, 2, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o projeto de lei ordinária que trata da destinação da totalidade dos royalties, participações especiais do petróleo e os recursos do pré-sal, para a educação. 
 
O deputado Fernando Mineiro (PT) defende que esta é uma questão central para o desenvolvimento do Brasil. Para ele, a sociedade deve se mobilizar e cobrar a aprovação do projeto pelo Congresso Nacional. 
 
“Se não houver mobilização a medida não será aprovada, ou então será aprovada de uma maneira que não beneficie a educação”, comentou. 
 
Para Mineiro, não adianta falar em melhorias na educação sem garantir recursos. “Nós sabemos que essa será uma disputa política importante para o Brasil. É preciso trabalhar na fiscalização da aplicação destes recursos para que eles sejam efetivamente destinados à educação”, advertiu. 
 
Dilma anunciou a medida durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de Maio). A presidenta defendeu que a educação deve ser uma ação permanente em todos os instantes da vida de uma pessoa. 
 
“Só uma educação de qualidade pode garantir mais avanço para o emprego e para o salário”, disse. 
 
Fonte: Assessoria do Mandato

quinta-feira, 2 de maio de 2013

03 de Maio - dia da Divina Santa Cruz em Lajes

 

No dia 03 de maio boa parte da população de Lajes e de vários outros lugares vão à Serra do Feiticeiro em peregrinação para esclar e fazer suas preces na Capela da Divina da Santa Cruz.



Esse um importante momento da tradição cultural e religiosa de nossa cidade e que a cada ano vem sendo mantida através da Escola Estadual Pedro II (Ensino Médio) que realiza um projeto pedagógico e também por esse dia ser feriado através de uma Lei Municipal do então vereador em 2009.



Chega ao Congresso proposta de destinar 100% dos royalties para educação


Agência Brasil

Brasília - Em mensagem presidencial publicada em edição extra do Diário Oficial da União, o governo informou hoje (2) que encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei que trata da destinação exclusiva dos royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal para investimentos em educação.

Apesar de publicada hoje, a mensagem tem data de 30 de abril. Ontem (1º), durante pronunciamento oficial, em rede nacional de rádio e TV, em comemoração ao Dia do Trabalho, a presidenta Dilma Rousseff disse que já havia enviado a proposta ao Legislativo.

Com a aplicação de 100% dos royalties do petróleo na educação, o governo espera cumprir a meta do Plano Nacional de Educação de investir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor.

Segundo Dilma, trata-se da “mais decisiva” entre todas as medidas que estão sendo executadas ou em discussão sobre o tema no governo. “O Brasil vai continuar usando instrumentos eficazes para ampliar o emprego, o salário e o poder de compra do trabalhador, mas a partir de agora vai privilegiar como nunca um instrumento que mais amplia o emprego e o salário: a educação”, disse durante o pronunciamento.

Pessoas jurídicas e entidades sem fins lucrativos já podem entregar DIPJ 2013

O programa de computador para o preenchimento da declaração está disponível na página da Receita Federal na internet.

Daniel Lima, Agência Brasil,

As pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, presumido ou arbitrado, bem como as entidades sem fins lucrativos devem entregar, a partir de hoje (2), a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) 2013, relativa ao ano-calendário 2012. O programa de computador para o preenchimento da declaração está disponível na página da Receita Federal na internet. Para a transmissão, é preciso utilizar o Receitanet, programa de computador também disponível na página da Receita. O prazo para entrega vai até as 23h59min59s do dia 28 de junho de 2013.

A DIPJ é usada pelas empresas no pagamento dos seguintes tributos: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Programa de Integração Social (PIS). Por meio da declaração, a Receita tem acesso ao balanço das empresas e pode fazer o cruzamento com outras declarações, como a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

Não precisam apresentar a declaração as pessoas jurídicas que fizeram a opção pelo Simples Nacional, os órgãos públicos, as autarquias, as fundações públicas e as pessoas jurídicas inativas.

A falta de apresentação até 28 de junho de 2013 implica, entre outras coisas, multa de 2% ao mês sobre o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica informado na DIPJ 2013, ainda que integralmente pago, limitado a 20%, com multa mínima de R$ 500.

Natal realiza nesta sexta a Conferência Municipal de Educação


 

 
Da redação em Natal

Durante toda sexta-feira (03), o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), vai receber os participantes da Conferência Municipal de Educação de Natal, que este ano tem como tema central “O PNE na articulação do sistema nacional de educação”. O evento vai discutir o futuro da educação, além de ser uma preparação para a Conferência Estadual de Educação.

A organização espera a participação de aproximadamente 500 pessoas dos segmentos de educação básica, superior e profissional. A população – representação de pais e alunos – também está sendo esperada. A abertura do evento acontece às 8 horas. O CEMURE se localiza na Rua Coronel Estevam, 3705 Nazaré (vizinho ao Terminal Rodoviário da Cidade da Esperança).

Participa da conferência como convidado e palestrante, o professor Francisco das Chagas Fernandes, representante do Ministério da Educação. A inscrição ainda pode ser realizada no site da Prefeitura Municipal de Natal pelo link http://natal.rn.gov.br/sme/paginas/ctd-983.html.

Informações pelo telefone 3232-4748

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de Maio >> Dia do Trabalhador: dia de luta e celebrações


 
O 1º de Maio é dia de luta e celebrações, não de mega show e sorteio de dezenas de carros pagos com o dinheiro do patrão. Isto é coisa de pelego! Isto é enganar e esconder a história da classe trabalhadora! Só é possível reduzir jornada e garantir o fim do fator previdenciário se tiver manifestações, lutas e greves!
 

Temos também aqui no Brasil nesse 1º de Maio de 2013 motivos de sobra para lutar, fazer manifestações e greves. Apresidente Dilma Rousseff até agora não deu nenhuma satisfação a respeito da pauta entregue pela CUT e demais centrais sindicais na grande marcha ocorrida, em Brasília, dia 6 de março. A pauta é perfeitamente possível de ser atendida mas, ou a classe trabalhadora vai a luta para pressionar o governo Dilma, os governos estaduais e os patrões para atender os 11 itens reivindicados ou, não tem concessão, bondade ou atendimento para os trabalhadores.
 

A história nos mostra que sem sangue suor e lagrimas não tem conquistas, não tem vitórias para os trabalhadores!
 

É uma pauta boa para o país com a valorização do trabalho e do trabalhador: redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário, fim do fator previdenciário, reforma agrária, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, valorização dos aposentados, aplicação de 10% do PIB para a educação, aplicação de 10% do Orçamento da União para a saúde, correção da tabela do imposto de renda, ratificação da Convenção 158 da OIT que impede a demissão imotivada, regulamentação da Convenção 151 que estabelece a negociação coletiva no serviço público e ampliação dos investimentos públicos.
 

A resolução da última reunião da direção executiva nacional da CUT, realizada em 25 de abril, na cidade de São Paulo, preparatória do 1º de maio em todo país, aponta para mobilizações e lutas. Não tem negociação, nem atendimento da pauta, sem luta, sem mobilizar e sem fazer greve, já ensinava os nossos companherios e companherios que tombaram nas greves e lutas de 1886. A conquista deles é perene. Está aí até hoje.
Vamos à luta!
Viva a classe trabalhadora do mundo!

Escrito por: Expedito Solaney, secretário de Políticas Sociais da CUT

1º de Maio dia do Trabalhador >> Vamos comemorar os avanços e lutar por ainda mais conquistas!


 

terça-feira, 30 de abril de 2013

Começa a III Semana Alzira Soriano

Teve início na noite de ontem a III Semana Alzira Soriano, em homenagem a primeira mulher prefeita da América Latina. O evento está sendo realizado pela Secretaria de Educação e Cultura do município de Lajes, e as palestras e apresentações culturais estão sendo realizadas no Centro Pastoral de Lajes.

Na noite da abertura, foi realizada duas palestras proferidas pela professora Juciana Mirna, diretora do SINTE/RN e coordenadora pedagógica da Escola Padre Miguelino em Natal.

O outro palestrante da noite foi o lajense Melque Zedelque Moreira, coordenador do DIEESE.

Na parte cultural houve as apresentações do projetos Pau e Lata, e uma apresentação teatral com o grupo de teatro G ARTE, da cidade de Lajes.

 
A Semana Alzira Soriano foi criada através do projeto de Lei 502/2009, de autoria do ex vereador Canindé Rocha (PT), no ano de 2009.

Compareceram ao evento as seguintes autoridades: vice prefeito Marcão, secretária de educação Irene Martins, secretário de desenvolvimento econômico e recursos minerais Cesar Militão, secretária de agricultura Janne Felipe, vereadora Rosa Costa e vereador Mael Querino e a presidente do STTR, a Sra. Maria Nunes.

Quem também está participando da programação da III Semana Alzira Soriano, é o grupo Trilheiros da Caatinga, com uma linda exposição das potencialidades turísticas do nosso município. 

Veja a programação desta terça feira (30), dando continuidade ao evento.

Dia 30 de abril (terça-feira): 
  • 08:00 hs - Apresentação Cultural 
  • 08:30 hs - PROFESSOR MOISÉS ALBUQUERQUE (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
  • Oficina pedagógica: “O tratamento da Informação” 
  • Publico alvo: Alunos das TIC’s (Escola Pedro II), blogueiros e comunicadores lajense.
Dia 30 de abril (terça-feira) 
  • 14:00 hs - Apresentação Cultural 
  • 14:20 hs - KILDARE GOMES (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
  • Exposição sobre o tema: “Os aspectos éticos da Comunicação” 
Dia 30 de abril (terça-feira): 
  • 19:00 hs - Sessão Solene e entrega do Diploma Mulher - Cidadã Alzira Soriano - Realização: Câmara Municipal de Lajes 
  • Agradecimentos e coquetel de encerramento.
 
Fonte: Texto e imagnes extraídas do Blog Foco Sertanejo

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Hoje Lajes comemora o nascimento dessa importante mulher!

SEMANA ALZIRA SORIANO, INÍCIO ÁS 19:00 HS NO CENTRO PASTORAL

Foto: Hoje Lajes comemora o nascimento dessa importante mulher!

Paróquia de Lajes realizou retiro com os crismandos



 

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Lajes, realizou neste final de semana um retiro com os crismandos, um momento bastante especial de formação, lazer e espiritualidade.

Fonte: Imagensdo Facebook da Paróquia de Lajes do Cabugi

Hoje, Lajes realizará evento de resgate à memória histórica e a luta pela igualdade de direitos hoje

SEMANA ALZIRA SORIANO: 29 e 30 DE ABRIL

“Um povo sem memória é um povo sem história"

Luiza Alzira Soriano Teixeira nasceu no dia 29 de abril de 1897, em Jardim de Angicos, Rio Grande do Norte. Em 1928, aos 32 anos, disputou as eleições para Prefeito, pelo Partido Republicano, no Município de Lages, Rio Grande do Norte, com Sérvulo Pires Neto Galvão, vencendo o referido Pleito com 60% dos votos. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato, por não concordar com as normas ditatoriais do Governo de Getúlio Vargas. 

A cidade de Lajes, encravada no sertão potiguar entrou para a história ao eleger a primeira prefeita da América Latina, fato esse, que até hoje é referência quando se fala na emancipação política da mulher. 
 
Em virtude disso, vimos convidar Vossa Senhoria para se fazer presente as atividades alusivas a Semana Alzira Soriano 2013 que acontecerão no Centro Pastoral. 

Na certeza de contar com vossa presença, me despeço com votos de estima e consideração. 

PROGRAMAÇÃO: 

Dia 29 de abril (segunda-feira): 
  • 19:00 hs - APRESENTAÇÃO CULTURAL 
  • 19:20 hs - Abertura e boas vindas 
  • 19:30 hs - JUCYANA MYRNA TEIXEIRA DA SILVA (Profª da Rede Pública Municipal de Natal e dirigente do SINTE/RN) 
  • Exposição sobre o tema: “Mulheres em Movimento mudam o Mundo” 
  • 20:30 hs - MELQUISEDEC MOREIRA DA SILVA (Supervisor Técnico do DIEESE/RN) 
  • Exposição sobre o tema: “O papel da mulher no mercado de trabalho” 

Dia 30 de abril (terça-feira): 
  • 08:00 hs - Apresentação Cultural 
  • 08:30 hs - PROFº MOISÉS ALBUQUERQUE (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
  • Oficina pedagógica: “O tratamento da Informação” 
  • Publico alvo: Alunos das TIC’s (Escola Pedro II), blogueiros e comunicadores lajense. 

 Dia 30 de abril (terça-feira) 
  • 14:00 hs - Apresentação Cultural 
  • 14:20 hs - KILDARE GOMES (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
  • Exposição sobre o tema: “Os aspectos éticos da Comunicação” 

Dia 30 de abril (terça-feira): 
  • 19:00 hs - Sessão Solene e entrega do Diploma Mulher - Cidadã Alzira Soriano - Realização: Câmara Municipal de Lajes 
  • Agradecimentos e coquetel de encerramento.

Oportunidade >> SINE oferece 312 vagas de emprego no RN até segunda-feira

O Sistema Nacional de Empregos (SINE) oferece 312 vagas na capital potiguar, Grande Natal, Mossoró e regiões até esta segunda-feira(29). 

As oportunidades estão distribuídas em todos os níveis. Confira abaixo:
 
NATAL E REGIÃO METROPOLITANA
 
AJUDANTE DE ESTRUTURAS METÁLICAS 1
ALINHADOR DE PNEUS 1

ALMOXARIFE 3

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1

AUDITOR FISCAL (EM CONTABILIDADE) 1

AUXILIAR DE COSTUREIRA (NO ACABAMENTO) 1

AUXILIAR DE CRÉDITO 1

AUXILIAR DE LIMPEZA 4

AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS 1

domingo, 28 de abril de 2013

28 de Abril - Dia Nacional da Caatinga

por  

Reconhecendo a importância da caatinga e a necessidade de preservação ou até mesmo recuperação de áreas degradadas, pela ação humana principalmente, o Governo Federal criou, em 2003, o Dia Nacional da Caatinga. A data escolhida é uma homenagem ao pesquisador pernambucano João Vasconcelos Sobrinho, considerado pioneiro no estudo da Caatinga.

A caatinga é tida como único bioma exclusivamente brasileiro. Sua biodiversidade de espécies vegetais e animais são, na maioria, exclusivas dessa área de 740 mil Km², que ocupa 11% do Território Nacional. Essa extensão abrange oito estados da região Nordeste e o Norte de Minas Gerais.

As espécies vegetais passam boa parte do ano hibernando, ou adormecidas, a espera da chuva que geralmente ocorre entre os meses de outubro e março, período de grande mudança na paisagem, quando o cinza dá lugar ao verde.

Abaixo, fotografias do Ensaio fotográfico “Caatinga: Seca e Verde”, de Érica Daiane.


Caatinga: um Bioma a ser preservado

O potencial produtivo da caatinga tem gerado também graves problemas ambientais para esse ecossistema reconhecidamente frágil. A prática de uma agricultura ainda muito rudimentar tem prejudicado os solos, a vegetação e outros recursos naturais da caatinga. A caça predatória, a extração irresponsável de madeira, argila e minérios, associados as queimadas e o manejo incorreto de animais, contribuem com a aceleração do fenômeno da desertificação, que afeta mais de 10% de toda a área de caatinga no Brasil.

A instalação de grandes projetos tem provocado efeitos devastadores a partir do desmatamento de grandes extensões de caatinga. De acordo com a Embrapa, no Semiárido nordestino, existem quatro núcleos de desertificação preocupantes, distribuídos nos municípios de Cabrobó em Pernambuco, Gilbués no Piauí, Irauçuba no Ceará e Seridó no Rio Grande do Norte, totalizando uma área de 18.700 quilômetros quadrados de caatinga degradada.

O Ministério do Meio Ambiente prevê que nos próximos 60 anos 1.482 municípios nordestinos poderão sofrer os mesmos efeitos desses núcleos de desertificação. O assunto tem chamado a atenção do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU que já aponta uma probabilidade de que 16% das áreas de caatinga no Brasil se transforme num grande deserto no mesmo período.

Você sabe que…
- Milhares de famílias de pequenos agricultores nordestinos, sem condições de viver da terra, vão para os grandes centros urbanos a procura de trabalho. Sem qualificação profissional, geralmente terminam vivendo em favelas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Muitos acabam na criminalidade;

- A desertificação se caracteriza pela baixa fertilidade do solo, principalmente a partir da perda da cobertura vegetal;

- O governo Federal, através do Plano Nacional de Desertificação, prevê investimentos na ordem de 5,1 milhões para o combate à desertificação. É preciso, portanto, fiscalizar o uso destes recursos;

- As famílias contempladas com o projeto Recaatingamento serão capacitadas em gestão ambiental e manejo da caatinga, criando condições para que possam tirar seu sustento a partir dos recursos naturais da caatinga sem provocar qualquer tipo de degradação.

Conheça a Cartilha do Trabalhador Doméstico

O Ministério do Trabalho está disponibilizando em seu portal  - em arquivo PDF - a "Cartilha do Trabalhador Doméstico". Nela, além da legislação sobre o trabalho doméstico, são respondidas as 29 maiores dúvidas sobre o assunto.
 
Logo na primeira resposta, a Cartilha define o que é trabalhador doméstico:

"Considera-se trabalhador doméstico aquele maior de 18 anos que presta serviços de natureza contínua (frequente, constante) e de finalidade não-lucrativa à pessoa ou à família,no âmbito residencial destas. Assim,o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador. Nesses termos, integram a categoria os seguintes trabalhadores: empregado, cozinheiro,governanta, babá, lavadeira, faxineiro,vigia, motorista particular, jardineiro, acompanhante de idosos, dentre outras.O caseiro também é considerado trabalhador doméstico, quando o sítio ou local onde exerce a sua atividade não possui finalidade lucrativa".
 
Para acessar a Cartilha no portal do
Ministério do Trabalho CLIQUE AQUI

Manhã de domingo bastante nublada em Lajes