sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Divulgação Fotográfica: Foto aérea da quadra Manoel Procópio

Como Hoje comemora-se o Dia do Fotógrafo, não poderia de registrar na oportunidade esse trabalho bastante interessante realizado pelo amigo lajense Brother Washington (mais informações no   blog do brotherwashington). Fica aqui o registro desse trabalho e os nossos parabéns por essa inovação.


Esta foto para quem ainda não sabe, foi feita por mim com um aeromodelo, quem gostar desse tipo de trabalho fico agradecido e ao mesmo tempo fica o anuncio para quem quizer tirar fotos aéreas de fazendas granjas ou mesmo cidades só entrar em contato comigo, agora a imagem vai ficar melhor com uma camera profissional que acho que vai chegar.

Educação: A luta continua...

Professores e técnicos-administrativos da Uern não aceitam proposta do Governo do Estado e greve continua

assembleia_da_aduern_3Reunidos em assembleia na manhã de ontem, 18, professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) decidiram dar continuidade ao movimento paredista iniciado no dia 31 de maio. A categoria não aceitou a proposta do Governo do Estado nos termos em que ela foi apresentada, mas deliberou uma contraproposta.

A contraproposta dos docentes prevê os prazos e os índices de reajustes indicados pelo governo, desde que aos percentuais sugeridos sejam acrescidos a variação da inflação acumulada no período.

No documento enviado pelo secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, escalona o reajuste em três parcelas: 10,65% para abril de 2012 (7,43% com acréscimo de 3% referente a 2011); 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014. Considerando o adicional de 3%, o acumulado até 2014 fica em 27,7%.

"Reconhecemos que as negociações avançaram, já que pela primeira vez a administração estadual apresentou um documento com valores e prazos claros. Essa proposta possui elementos que devidamente corrigidos podem ser aceitos pela categoria", explica o professor Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern).

Programação no Rio marca Dia Mundial da Fotografia

Uma série de atividades, quase todas gratuitas e abertas ao público, marca hoje (19), no Rio, o Dia Mundial da Fotografia. A programação, que abrange mostras, projeções audiovisuais e debates, será realizada no Ateliê da Imagem, espaço cultural localizado no bairro da Urca, na zona sul da cidade, e dedicado ao ensino e ao fomento da fotografia como arte.

A instituição do Dia Mundial da Fotografia em 19 de agosto se deve ao fato de que nessa data, em 1839, o francês Louis Daguerre obteve o reconhecimento científico do processo que inventou o daguerreótipo (processo fotográfico feito sem uma imagem negativa). Apresentado na Academia Francesa de Ciências, o processo foi o primeiro da fotografia a ser popularizado no mundo inteiro.

A fotografia, porém, é atribuída a vários inventores, como explica a diretora artística do Ateliê da Imagem, Patricia Gouvêa. "Na época, essa busca por registrar imagens estava no imaginário das pessoas, em diversas partes do mundo, e um desses inventores foi o francês radicado no Brasil Hercule Florence, que hoje já consta nos livros de história da fotografia, graças às pesquisas feitas pelo professor Boris Kossoy". 

Florence vivia na então Vila de São Carlos, hoje a cidade de Campinas (SP). Em 1833, seis anos antes de Daguerre apresentar seu invento na Academia Francesa, ele já tinha conseguido registrar imagens, por meio de um processo que chamou de photographie. "Ele foi o primeiro a cunhar esse termo que é usado até hoje", ressalta Patricia Gouvêa. 

A programação no espaço cultural começa às 14h30, com uma leitura de portfólios, a única atividade paga. Depois, com início às 16h, será realizada a Fotofeira, intervenção artística numa barraca de feira-livre, concebida como espaço de exposição de caráter itinerante. Nos meses de junho e julho últimos, a barraca participou do FotoRio 2011, a bienal de arte fotográfica da cidade, tendo sido armada na Feira de Antiguidades da Praça Quinze, no centro.

A partir das 16h, cada sala do Ateliê da Imagem vai abrigar uma projeção audiovisual de projetos organizados por alunos, ex-alunos e professores do espaço. Um deles, Estendal, tem como curadores nomes como Walter Firmo, Milton Guran e Cláudia Buzzetti.

Encerrando a programação, será realizado às 19h30 um debate sobre a obra do fotógrafo americano Alfred Stieglitz, reunindo os pesquisadores Pedro Karp Vasquez e Andreas Valentim e o artista visual Marco Antonio Portela. Stieglitz foi um dos grandes defensores da fotografia como forma de arte.  Nas primeiras décadas  do século 20, em Nova York, onde mantinha uma galeria de arte, apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos artistas da vanguarda europeia, como Auguste Rodin, Henri Matisse e Pablo Picasso, entre outros.
 
Fonte: Agência Brasil
 
Nota do Blog: Nossos parabéns a todos os profissionais que realizam essa tão importante atividade em tanto em nossa cidade como tambémem todos ou lugares.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A quem serve a “faxina” no governo Dilma?

Por Altamiro Borges

A corrupção é uma praga que prejudica principalmente o trabalhador – que paga impostos e que mais necessita que este dinheiro seja revertido em escolas, hospitais, transporte, etc. Qualquer desvio dos recursos públicos deve ser apurado com rigor e os corruptos e corruptores devem ser punidos. Não dá para tergiversar diante da corrupção. Nenhum fim justifica esse meio ilícito. Ponto!

Feita esta declaração de princípio, é preciso ficar atento diante da cobertura da mídia sobre este tema. A fase do romantismo na imprensa já passou. Hoje, meia dúzia de famílias controla a mídia no Brasil e utiliza esse poder para defender os seus interesses. As investigações jornalísticas sérias, isentas, devem ser valorizadas. Já as manobras sorrateiras dos barões da mídia precisam ser desmascaradas.

A “escandalização da política”

Só os ingênuos acreditam na imparcialidade das famiglias Marinho, Civita, Frias e outras que controlam a imprensa. Elas sempre usaram a “escandalização da política” com objetivos escusos. Contra as leis trabalhistas e o nacionalismo de Getúlio Vargas, elas inventaram o “mar de lama”. O mesmo moralismo serviu para envolver a classe média na preparação do golpe militar de 1964.

Contra o presidente-operário Lula, a mídia golpista escancarou todo o seu ódio de classe. Editoriais pregaram o seu impeachment. Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e executiva do Grupo Folha, justificou a partidarização alegando que a oposição estava muito fraca. O golpismo só não vingou porque Lula foi às ruas e a mídia ficou com medo do confronto.

Serviços de serigrafia em Lajes

Com informações do Blog do Cícero

Leal Promoções e Eventos


Nosso amigo Leal avisa que está oferecendo serviço de de serigrafia (pinturas em tecido). 
Os interessados devem dirigir-se ao seu ponto localizado ao lado de sua casa na rua Querubino Pereira, próximo ao Fórum. 
O mesmo também avisa que está fornecendo pizza sob encomenda, pelo telefone: 99165820

Para refletir: Ensina a teu filho FREI BETTO - Artigo publicado em O Estado de S. Paulo

Texto recebido por e-mail

Ensina a teu filho que o Brasil tem jeito e que ele deve crescer feliz por ser brasileiro. Há neste país juízes justos, ainda que esta verdade soe como cacófato. Juízes que, como meu pai, nunca empregaram familiares, embora tivessem filhos advogados, jamais fizeram da função um meio de angariar mordomias e, isentos, deram ganho de causa também a pobres, contrariando patrões gananciosos ou empresas que se viram obrigadas a aprender que, para certos homens, a honra é inegociável.

Ensina a teu filho que neste país há políticos íntegros como Antônio Pinheiro, pai do jornalista Chico Pinheiro, que revelou na mídia seu contracheque de parlamentar e devolveu aos cofres públicos jetons de procedência duvidosa.

Saiba o teu filho que, no monolito preto do Banco Central, em Brasília, onde trabalham cerca de 3 mil pessoas, a maioria é honrada e, porque não é cega, indignada ante maracutaias de autoridades que deveriam primar pela ética no cargo que lhes foi confiado.

Ensina a teu filho que não ter talento esportivo ou rosto e corpo de modelo, e sentir-se feio diante dos padrões vigentes de beleza, não é motivo para ele perder a auto-estima. A felicidade não se compra nem é um troféu que se ganha vencendo a concorrência. Tece-se de valores e virtudes e desenha, em nossa existência, um sentido pelo qual vale a pena viver e morrer.

Ensina a teu filho que o Brasil possui dimensões continentais e as mais fertéis terras do planeta. Não se justifica, pois, tanta terra sem gente e tanta gente sem terra. Assim como a libertação dos escravos tardou, mas chegou, a reforma agrária haverá de se implantar. Tomara que regada com muito pouco sangue.

Arte & Cidadania

Não poderia deixar de registrar e parabenizar aqui o jovem blogueiro e amigo Cícero Eleutério http://www.cicerolajes.blogspot.com/ pela criatividade na composição dessa música sobre a realidade da Educação, e sobretudo pelo apoio a nossa luta. É de extrema importância que tenhámos em nosso meio, pessoas que são sensíveis a essa causa dita "tão nobre", porém tão desvalorizada verdadeiramente. Seria interessante que a letra dessa música pudesse ser lida e refletida em todos os âmbitos, pois veremos que essa negação de direitos acontece em todas as instâncias de poderes que deveriam ser no mínimo senvíveis a essa situação, desde à Câmaras Municipais, passando pelas prefeituras e estados da Federação. 

Parada Nacional dos Professores

(Cícero Pau e Lata)
Como hoje acontece mais uma parada nacional pela implementação do Piso Salarial dos Professores e outras melhorias, apresento a vocês uma música que fiz inspirado nessa e em outras temáticas:

8 ou 80 não é 6 por 6 dúzia
Ôh! Camaradas Deputados! Tados!
Ôh! Camaradas do Senado! Nado!

Eu queria falar das festas feitas pra você.
Eu queria tá em dez programas da TV.
Eu não vou falar que a grana gasta na eleição
falta no salário dos mestres da educação.
Eu não vou falar que a falta de perspectiva
torna a juventude cada vez mais suicida.

Ôh! Camaradas Deputados! Tados!
Ôh! Camaradas do Senado! Nado!

Estou pegando vou no expresso universitário
mas penso até que sou do universo dos otários.
Estou tentando pôr o pé no mundo do trabalho
Tento a pé e vou pois é no estudo o meu atalho.
Eu queria pensar que tudo é mil maravilhas
pensaria mas, pensar não trás perspectiva.

Ôh Camaradas Deputados! Tados!
Ôh Camaradas do Senado! Nado!

E quem tá chegando agora com cara nova
pode ser cobaia das raposas mais idosas.
Queria calar pra não causar constrangimento
calaria mas, calar só trás mais sofrimento.
Então vou parar pra pensar como vai a vida
Pararia mas, pensar me torna suicida.

Ôh! Camaradas Deputados! Tados!
Ôh! Camaradas do Senado! Nado!
                                                     

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

'A educação no Brasil será como nos Estados Unidos: privilégio de poucos'

Texto recebido por  e-mail

Leiam!! Uma matéria sobre a participação de Frei Beto, na feira do livro de Mossoró. Como sempre, ele foi brilhante.

Conhecedor das lutas sociais, o religioso, jornalista e escritor foi o grande destaque da Feira do Livro 2011 em Mossoró
 
Frade, jornalista, escritor e revolucionário. Um homem que tem sua trajetória marcada por lutas em prol dos menos favorecidos e que se utilizou da capacidade de criar e pensar, aliada ao conhecimento, para atuar nas lutas sociais no Brasil e no mundo. Assim pode se resumir a figura de Frei Betto, um dos mais importantes e respeitados intelectuais do País.

Frei Betto foi um dos palestrantes da 7ª Feira do Livro de Mossoró, um convidado que acabou roubando a cena e fazendo de sua participação um dos episódios mais concorridos do evento.
Na plateia, sindicalistas, trabalhadores, estudantes e autoridades. 
 
Intermediada pelo professor Antônio Capistrano, a palestra tratou sobre vários temas: greve, ditadura, política, mídia, drogas, entre outros assuntos...

Fátima Bezerra: Um Mandato Federal que tem feito o RN avançar

Prefeitos agradecem empenho da deputada Fátima Bezerra para a instalação de novos Institutos Federais

Fonte: Blog da Fátima

Assessoria do Mandato Fátima, Ministro Fernando Haddad, Prefeito de Ceará-Mirim Peixoto e o Reitor do IFRN Belchior Rocha
Fátima, Fernando Haddad, Prefeito de Ceará-Mirim Peixoto e o Reitor do IFRN Belchior Rocha














Presentes  na solenidade de lançamento da terceira fase do Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, os prefeitos de Ceará-Mirim e Canguaretama agradeceram o empenho da deputada Fátima Bezerra para que os novos institutos federais fossem para seus municípios. “Ceará-Mirim não estava nos estudos preliminares para receber uma nova unidade do IFRN, mas após conversarmos com a deputada fomos incluídos nos estudos e agora teremos uma escola”, ressaltou o prefeito Antônio Peixoto (PR).

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Refletindo sobre Educação: Teoria e prática

Para aqueles que são pedagogos ou mesmo os que cursaram apenas o "antigo" magistério, a figura de Paulo Freire é, ou pelo menos, deveria ser uma referência.

O motivo do título desse texto o qual escrevo nesse momento em que a nossa categoria (educação) luta através das entidades de classe  por nossos direitos, deveria servir para nos mostrar que não adianta apenas admirarmos a pedagogia ou a figura de Paulo Freire de forma abstrata. Ele teve em toda sua vida uma marca concreta que fez dele a referência que é: a de lutador pelas causas sociais, sobretudo a educacional. E a partir dessa afirmação surge um questionamento: e nós com isso?

Algumas reflexões:
Quantas vezes, por vários motivos, alguns esquecem que são professores e deixam de ser solidários à luta dos companheiros de classe? e mais tarde, quando precisarem desses direitos que agora ajudam a negar?

Hoje muitos de nós, somos professores, formados, especialistas e até assumindo outras funções, porém não devemos esquecer ou nos afastar de tudo aquilo que estudamos e até aprendemos sobre a importância da luta de Paulo Freire por uma Educação verdadeiramente cidadã.  E em momentos como esse é que precisamos assumir uma postura ética, coerente e cidadã com a realidade a qual estamos inseridos, tornando-se necessário para isso que reflitamos sobre nossa teoria X prática, pois muita vezes ouvimos e também até repetimos que: "a neutralidade não existe e que a luta é necessária para que venhamos a conseguir o que é nosso por direito, pois somos conhecedores de que:  Cidadania não se dá, se conquista".

Mediante as afirmações acima citadas, que muitos acham bonitas e às vezes até as usam quando os convém, faz-se necessário algo mais, para que as mudanças que julgamos necessárias e que dizemos querer, comecem verdadeiramente a acontecer, caso contrário estaremos apenas transvestidos de "intelectuais", "formadores de opinião"..., que de nada vale para o fututo que acreditamos estar construindo.

Hoje o que temos visto e sentido dos governos estaduais e municipais com relação a educação, nada mais é do que a subtração de nossos direitos, o que vai totalmente contra os princípios da construção da cidadania e da democracia, que para chegar até a sala de aula deveria começar pelo respeito e pela valorização do professor, caso contrário, que referência esse profissional terá para repassar a seus alunos sobre valores como: respeito, justiça e igualdade?

Canindé Rocha - Professor da rede pública, membro da diretoria do SINTE/RN e vereador pelo PT/Lajes RN

Hoje tem paralisação nacional em defesa da educação com valorização profissional

Nota do Blog: Para implementação verdadeira da Lei 11.738/08, torna-se imprescindível que, além dos gestores "pagarem" o valor determinado pelo Piso Nacional, sigam alguns pontos:

1º) Respeitem, sobretudo, os percentuais entre os níveis e as classes que estavam postos nas tabelas salariais, o que garantia pelo menos um reajuste mais digno para toda categoria;

2°) Já que é para se cumprir integralmente a Lei, seja posto em prática a redução de 1/3 da Jornada de Trabalho do Magistério, conforme determina a Lei, tendo o STF  julgado isso constituicional.

Caso contrário, pagar-se apenas o valor do Piso Salarial não passará de mais um engodo.

Com informções de: http://www.cnte.org.br/
 Mais uma vez, os/as trabalhadores/as da educação básica pública brasileira voltam às ruas. Nesta terça-feria, dia 16 haverá paralisação nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O objetivo é exigir o cumprimento imediato e integral da Lei 11.738, que regulamentou o piso salarial profissional nacional do magistério. O descaso de muitos gestores é inaceitável e cabe à categoria não permitir que a Lei do Piso torne-se “letra morta”.

 O direito à educação pública de qualidade tem sido tema em vários países de nosso continente. No Chile estudantes têm enfrentado a repressão do Estado para exigir escola pública, gratuita e de boa qualidade para todos. Recentemente foi a vez dos educadores paraguaios tomarem as ruas para reivindicar melhores salários e condições de trabalho.

Na Argentina, a formação profissional e a saúde dos trabalhadores em educação é tema da pauta dos sindicatos da categoria. Professores bolivianos, após longo período de políticas restritivas, conseguiram aprovar Estatuto que garante acesso por concurso público, formação inicial e continuada a cargo do Estado e melhorias salariais.

No Brasil, embora a legislação tenha avançado contra as reformas neoliberais, sobretudo no aspecto das políticas sistêmicas, ainda assim verifica-se uma resistência muito grande por parte de gestores estaduais e municipais - responsáveis pela educação básica - em cumprir os preceitos constitucionais e infraconstitucionais. Alegam escassez de recursos financeiros, apesar de as transferências federais, destinadas à suplementação do Fundeb e aos programas do FNDE e do PDE-PAR, terem mais que decuplicado na última meia década.

Embora concordemos que o financiamento da educação, e das demais políticas sociais, necessite de aportes
Como consequência dessas demandas, exigimos dos gestores públicos compromisso com o bem estar social, através da oferta de educação pública de qualidade.
 
A valorização profissional se insere no contexto da qualidade educacional e requer, obviamente, investimentos significativos. E o piso salarial, vinculado aos vencimentos iniciais de carreira dos profissionais do magistério com formação de nível médio - base da valorização dos demais profissionais com formação superior - é o primeiro passo para assegurar essa valorização.

Lembramos que o Congresso Nacional, a Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal já reconheceram a constitucionalidade e a necessidade do Piso. Falta, agora, governadores e prefeitos fazerem a sua parte, cumprindo a Lei, para ajudar no processo de melhoria da educação pública. De igual maneira, é imprescindível que esses gestores participem ativamente do debate sobre o PNE, no Congresso, pois muitos dos compromissos a serem definidos no Plano serão de suas responsabilidades.