sábado, 16 de julho de 2011

Charge: Como o governo do DEM “negocia” com os professores

      Fonte: site Carta Potiguar

Trabalhadores em greve definem novas ações na próxima assembleia

Fonte: Sinte.or.gr

Os Trabalhadores em Educação do Estado realizam nova assembleia na próxima segunda-feira (18). O encontro - na Escola Estadual Winston Churchill, às 14h30 -definirá as próximas ações do movimento grevista, que dura mais de 70 dias. A realização dessa assembleia foi definida no último encontro da categoria, realizado nessa quinta-feira (14), que decidiu, por unanimidade manter a greve, apesar da decisão do TJRN.

Sinte insistirá no diálogo e em recursos judiciais

 
sinte_no_mossoroenseA direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) nega queda de braço com a Justiça por conta da decisão da entidade de recorrer da sentença do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) pelo fim imediato da greve, com base em ação movida pelo Governo do Estado.

O coordenador regional de Mossoró, Rômulo Arnaud, frisa que o recurso é um direito do sindicato e que a decisão de recorrer visa ao atendimento de reivindicação dos professores, já que o governo preferiu recorrer à via judicial ao invés de continuar negociação com a categoria, em greve há mais de 70 dias.

"A assessoria jurídica do Sinte entrará com recurso no próprio Tribunal contra liminar, já que os desembargadores não julgaram o mérito da ação do governo, mas concedeu tutela antecipada pedida pelo Executivo", explica Arnaud, acrescentando que a greve continua por tempo indeterminado.

Ele diz lamentar a iniciativa do governo estadual de recorrer à Justiça, o que, segundo ele, revela falta de habilidade política e postura autoritária da administração estadual. "É lamentável essa postura de 'judicializar' a greve, mas vamos resistir e insistir no diálogo e usar todas as possibilidades de recursos judiciais", assegura.

Grevistas da Educação fazem protesto hoje na convenção do diretório municipal do DEM, no centro da cidade, na expectativa de que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) apareça e queira dialogar. A mobilização será reforçada por professores da Universidade do Estado do RN (Uern).

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mandato em Ação: Vereador Canindé Rocha - PT

            O Vereador Canindé Rocha PT, esteve juntamente com a Professora Lucimar Lopes na última quarta dia 13 de julho, participando de uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará - Mirim em que foram discutidas ações a serem implantadas nos 19 municípios integrantes da referida bacia.
            Ontem, 14 de julho pela manhã, o Vereador Canindé Rocha esteve visitando o Hospital Maternidade Aluízio Alves conversando com a Srª Tereza Lúcia de Mélo, diretora administrativa do Hospital sobre a doação financeira do recurso recebido pela realização de uma sessão extraordinária da Câmara Municipal de Lajes ocorrida no dia 27 de maio e que ele, Canindé Rocha, havia se comprometido de fazer a doação desse recurso no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais) como forma de ajudar aquela instituição.
            Na tarde de ontem, Canindé Rocha ainda esteve na Escola Estadual Pedro II reunido com alguns professores daquela escola, repassando algumas informações enquanto integrante da diretoria estadual do SINTE/RN, sobre a decisão de continuidade da greve da rede estadual de ensino.

               

AINDA SOBRE ESSA DOAÇÃO AO HOSPITAL DE LAJES:

Aproveito a oportunidade para agradecer a matéria do Blog Júnior Cds Clik postada no dia 09 de junho, em que é feita referência a esse fato:

     (...) "São atitudes como essa que fazem a gente acreditar que ainda tem políticos de vergonha neste Brasil. Com certeza todos os eleitores do Vereador Canindé Rocha estão agora orgulhos de terem votado neste edil, pois antes de pensar como Vereador, Canindezinho comporta-se como um cidadão de bem, preocupado com o bem estar de sua cidade, sendo solidário as dificuldades que enfrenta o Hospital Maternidade Aluízio Alves.
    Enquanto outros Vereadores estão atacando, torcendo para que o nosso Hospital feche suas portas, Canindé Rocha está abrindo mão deste recurso extra em beneficio próprio para ajudar a manter o nosso Hospital.
    Parabéns Canindé Rocha, é nessas horas que devemos esquecer de lados políticos e darmos as mãos para juntos dar um pouco de apoio e solidariedade ao nosso povo sofrido que tanto depende do atendimento de urgência do nosso Hospital" (...)

Lula na UNE: "invocado" com a mídia

 Por Altamiro Borges

Segundo a repórter Cristiane Agostine, do jornal O Globo, "Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso duro contra a imprensa, há pouco, no 52º Congresso da UNE. Para uma platéia lotada de estudantes, Lula atacou os meios de comunicação por criarem divergências entre ele e a presidente Dilma Rousseff". Ele inclusive listou algumas das intrigas rasteiras noticiadas pela imprensa.

Os "babacas" da imprensa

“Primeiro disseram que há diferenças entre mim e Dilma, que somos diferentes. Não precisa ser um especialista para saber que ela é diferente de mim... Falaram que divergimos. Eu já disse que, se houver divergência, é ela quem estará certa. Não há divergências".
 

CNTE investe na ampliação de direitos para a carreira profissional

Nota do Blog: Reproduzo um artigo publicado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) que mostra de forma ainda mais clara, o que historicamente a nossa categoria tem buscado, pois não adianta apenas dizer que: "o professor é importante para a sociedade e precisa ser valorizado" e por outro lado, negar-lhe o mínimo de direitos básicos e ainda criticá-lo por estar lutando por seus direitos. É do conhecimento de todos nós que para o chavão acima se tornar verdadeiro é necessário que algumas medidas nesse sentido sejam tomadas, conforme nos mostra muito bem o texto abaixo:

Ao longo dos últimos anos, a luta pelo Piso Salarial Profissional Nacional, vinculado aos planos de carreira da categoria, tem sido a principal bandeira de luta da CNTE e seus sindicatos filiados em todo país. Isso porque a definição de diretrizes nacionais para a atuação de todos os profissionais na educação básica é pressuposto para a isonomia laboral e para a qualidade com equidade na educação pública.

Mais que uma luta corporativa, a valorização dos trabalhadores em educação representa a garantia de efetivação do direito à educação de qualidade a toda sociedade. E não existe “boa educação” sem profissionais bem formados e remunerados, com condições de trabalho apropriadas e com reconhecimento social da profissão por meio de uma carreira atraente a todos que desejarem ingressar e permanecer na educação.

Com a Emenda Constitucional nº 53, o Estado brasileiro apontou para si, e de forma institucionalizada (art. 206, V da CF), a responsabilidade pela valorização da carreira dos profissionais da educação básica pública. A referida Emenda também criou o Fundeb e estabeleceu as condições para a fixação de Piso Salarial Profissional Nacional para o magistério (em âmbito do próprio Fundeb) e para os demais profissionais listados no art. 61 da LDB - conforme preceito do art. 206, VIII da Constituição Federal.

Desde então, algumas políticas públicas têm sido reguladas no sentido de efetivar direitos dos/as educadores/as responsáveis pelo atendimento do ensino gratuito e obrigatório (estabelecido pela Emenda Constitucional nº 59), porém outras aguardam previsão legal ou mesmo a sua concretude por parte dos gestores públicos - a exemplo do piso vinculado à carreira.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Trabalhadores em Educação manterão a greve

A assembleia dos trabalhadores em Educação do Estado, realizada na manhã desta quinta-feira (14) decidiu, por unanimidade, a manutenção da greve. Durante os debates nenhuma das falas dos trabalhadores presentes se mostrou contrária à defesa da direção do Sindicato pela continuidade e fortalecimento do movimento.

A assessoria jurídica do Sindicato entrará com uma ação contra a liminar que determina o início das aulas. Outras decisões ainda estão sendo tomadas pela categoria, que permanece em assembleia.

Fonte: SINTE-RN

É neste sábado, 16 de julho, o 1º Cabugi Rock Fest em Lajes !!!



A cidade de Lajes não perde por esperar, o Grupo MD vai promover o maior evento de rock da região central, o I Cabugi Rock Fest, que será realizado no dia 16/07 as 20:00. A proposta do grupo é criar um evento voltado para o público do rock, oferecendo oportunidade para a apresentação e divulgação de bandas de rock de todo o Estado. A organização quer popularizar o festival. A faixa etária de jovens é até 14 anos acompanhado dos pais. O Cabugi Rock Fest promete estremecer a estrutura da cidade de Lajes com o melhor do rock potiguar. Aguardem e confiram !!!

Governadora altera lei do ICMS e preço dos medicamentos deve subir

Medida passa a vigorar a partir de primeiro de agosto; Conselho Regional de Farmácia se diz triste com a modificação.


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) decretou alteração no regulamento do ICMS arrecadado na compra de medicamentos e deve alterar, a partir de primeiro de agosto, o preço desses produtos.

No Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (14), o Decreto nº 22.289 determina que o Governo do Estado arrecadará os impostos incidentes sobre medicamentos de acordo com o Preço Máximo ao Consumidor (PMC) estabelecido em lista da Anvisa, a SAMED-Anvisa.

Atualmente, as farmácias podem negociar os medicamentos a um preço inferior estipulado pelo PMC. Sobre esse valor negociado incidia o ICMS.

Depois que o decreto passar a vigorar, mesmo negociados a preço inferior, o Governo do Estado tomará como referência exclusivamente o teto marcado pelo Preço Máximo.

A Secretaria Estadual de Tributação informou que o Estado apenas volta a ser signatário dos convênios de ICMS 76/94 e 147/02, que permitem ao ente federativo arrecadar como o determinado pela governadora.

Para o Conselho Regional de Farmácia, contudo, a medida não é positiva. "A gente fica triste porque os preços vão subir e os medicamentos ficarão menos acessíveis. Quanto mais os medicamentos encarecem prejudicam a população", disse a presidente Célia Aguiar.
 
Fonte: Nominuo.com

terça-feira, 12 de julho de 2011

Direção do Sinte busca negociar com o governo mais uma vez

Nesta segunda-feira (11) a diretoria do Sinte volta a procurar o governo para negociar o fim da greve. Os representantes do Sindicato irão novamente à Casa Civil, uma vez que a negociação já teve início com o Sinai.

De acordo com a discussão entre Governo e aquele Sindicato, foram acordados os seguintes termos: os 70% restante dos Planos de Carreira serão divididos em quatro parcelas iguais a serem pagas de setembro a dezembro deste ano. Quanto aos retroativos dos PCCRs dos funcionários, o governo disse que tratará posteriormente.

Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, esse acordo que garante o cumprimento dos planos ajudará na luta dos Trabalhadores em Educação. “Temos agora uma negociação que permite informar a sociedade sobre os motivos de continuarmos em greve. Isso é fundamental porque não dá para fazermos discursos evasivos e pouco convincentes.”, disse. A dirigente disse, ainda que o Sindicato se manterá firme na luta. “Vamos arrancar compromissos do governo. Vamos lutar porque é importante ter o conjunto dos servidores valorizados. É por isso que continuamos em greve.”, disse.

Fonte: sinte.org.br

Abelhas provocam acidente na BR-304

palio_capotado_apos_enxame_de_abelhasUm enxame de abelhas provocou um acidente na BR-304, na manhã de ontem, quando um Palio, de cor vermelha e placa DWG-4660/ Aracati, capotou depois que as abelhas invadiram o veículo.
Segundo informações, por volta das 9h30, o Palio seguia no sentido Angicos/Assú quando foi atacado pelo enxame, que voava baixo no trecho da rodovia.

O motorista sofreu várias ferroadas, perdeu o controle e o carro capotou.
No momento do acidente viajavam no veículo o motorista Donato Dantas de Araújo, Elanice Silva de Araújo e Matheus Rodrigues da Silva que foram encaminhados ao Hospital de Angicos com escoriações e picadas pelo corpo.

Fonte: jornal O Mossoroense

Projeto Cinemóvel chega ao Rio Grande do Norte

O primeiro contato com a Sétima Arte ninguém esquece. Principalmente quando as chances de ver um novo filme na "telona" são mais difíceis. É o caso dos moradores da comunidade rural de Laranjeiras do Abdias, a 25 quilômetros do centro de São José do Mipibu. Na manhã de ontem eles viram chegar um caminhão transportador de sonhos; uma espécie de cinemóvel de 4,5 metros de altura por 2,6 metros de largura. No interior, 30 poltronas, ar-condicionado e uma tela de 120 polegadas capaz de hipnotizar a atenção de crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Conexão Cultural.

Laranjeiras do Abdias foi a primeira cidade a receber o projeto. Hoje, o cinemóvel estará no centro de São José de Mipibu. De lá, viaja para mais 30 cidades em nove estados brasileiros. A intenção é exibir filmes para mais de 11 mil crianças em 380 sessões de cinema. Na comunidade, as crianças tinham menos de 10 anos. São alunos do Centro Educacional Rural (Ceru) - escola municipal. Foram selecionados pela Fundação Mipibu de Cultura. A contrapartida local é a hospedagem dos dois coordenadores do projeto, a divulgação e seleção das crianças.

Embora sejam os primeiros contemplados com o projeto, a reação já era esperada. "Desses alunos, nenhum entrou em um cinema. Pela experiência que temos com outros projetos, há cidades onde 70 a 80% dos alunos já tiveram esse contato", comentou o coordenador técnico do projeto, Alisson Bastos. Ao lado do produtor Alessandro Pavesi, rodam pelas estradas do Brasil e chegam aos locais mais difíceis, a exemplo do filme Cinema, Aspirinas e Urubus, do diretor Marcelo Gomes. Mas, ao invés de maquinário rústico transportado pela caminhonete, a tecnologia de ponta no interior do caminhão.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Charge do dia

Não esqueçam dos mentores dessa tragédia: Agripino, Robson, Rosalba, Rogério Marinho, Luiz Almir, Felipe Maia e Fábio Farias.

Professores fazem manifesto em teatro contra a governadora

Por: Gazeta do Oeste, em 9 de julho de 2011

Com apitaço e outras formas de manifestação, vários professores aguardavam a chegada da governadora Rosalba Ciarlini ontem no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, o que acabou não se concretizando.

Duas categorias em greve representadas pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN (ADUERN), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN) e o Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM) fizeram o protesto.

“Estamos aqui para demonstrar mais uma vez nosso protesto como a educação vem sendo tratada. Já são mais de 70 dias de greve – a maior na educação que o RN já teve – e não temos nenhuma solução”, afirma Rômulo Arnaud, coordenador regional do Sinte.

Os manifestantes cantavam e gritavam os dizeres “a greve continua, Rosalba a culpa é sua”, “professor na rua, Rosalba a culpa é sua”, entre outros.

Arraiá 100% Ferroviário: espetáculo lajense


Na noite de ontem, 10/07, grande parte de nossa população esteve na Praça Manoel Januário Cabral prestigiando o 3º Arraiá na Praça e mais uma vez ficou encantada com o belíssimo show apresentado pelo Arraíá 100% Ferroviário que foi destaque estadual em 2011.Tivemos também outras belas quadrilhas de lajes que se apresentaram e foram homenageadas na oportunidade. Para finalizar a noite aconteceu também o II Festival de Quadrilhas Juninas Estilzadas da Região Central,  que contou com a participação de quadrilhas de várias regiões do nosso Estado e até da Paraíba. Pena que a chuva fina que caiu nesse momento fez com que boa parte do público não ficasse para assistir essa disputa.

Mais uma vez venho dizer que, enquanto Vereador e cidadão Lajes me sinto bastante feliz em poder contribuir um pouco para que isso aconteça, pois reconheço a importância desse tipo de atividade para o desenvolvimento de nosso muncípio. E digo isso não apenas pelo show cultural apresentado pelo Arraiá 100% Ferroviário, mas sobretudo pelo trabalho voltado para o aspecto social, envolvendo parte da nossa juventude e que tem gerado renda e desenvolvimento para Lajes.

Por tudo isso o nosso muito obrigado e mais uma vez parabéns a todos que fazem o Arraiá 100% Ferroviário!

Maioria aprova Dilma e desaprova Rosalba e Micarla

Fonte: Tribuna do Norte
Seis meses após elegerem uma presidenta da República, uma governadora e há pouco mais de um ano de votar para a Prefeitura, os natalenses reexaminam os apoios dados e reafirmam desaprovações. Pesquisa realizada pelo Instituto Certus, em parceria com a TRIBUNA DO NORTE, na primeira semana deste mês, mostra que apenas a presidência de Dilma Rousseff obteve índices positivos de aprovação entre os entrevistados.

O Instituto Certus aplicou um questionário com seis perguntas aos entrevistados. Três delas eram sobre como estão sendo avaliadas as administrações federal, estadual e municipal pelos natalenses.

 Comparada com a votação obtida no segundo turno de 2010 entre os eleitores da capital potiguar, a presidenta Dilma Rousseff (48,2% dos votos válidos) deu a volta por cima nos seis primeiros meses de administração e experimenta um crescimento significativo no apoio: 61,4 % dos natalenses aprovam o governo que ela vem fazendo. O índice de desaprovação a Dilma (25,4%) é apenas metade dos que votaram em Serra no segundo turno (51,4%) em Natal.

A situação mostrada pela pesquisa do Instituto Certus, em relação ao governo Rosalba Ciarlini, é proporcionalmente inversa. Eleita no primeiro turno de 2010, com 39,1% dos votos dos natalenses, a governadora não conquistou os natalenses - 55,6% desaprovam a administração estadual - e parece ter perdido apoio. Apenas 25,4% dos entrevistados aprovam as ações da governadora nestes seis primeiros meses de gestão. Mantendo a comparação com os resultados eleitorais, a desaprovação de Rosalba é, praticamente, equivalente a soma dos votos obtidos (59%) pelo ex-governador Iberê Ferreira de Sousa e o ex-prefeito Carlos Eduardo em 2010.