sábado, 18 de junho de 2011

Comunicado aos visitantes desse blog

https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=b94f8c3e28&view=att&th=130a32f7864d0b79&attid=0.1&disp=inline&zw
Em virtude de estar em Recife/PE, participando do Seminário Nordeste: "O Brasil e hoje e suas perspectivas", organizado pelo Partido dos Trabalhadores - PT, não está sendo possível postar matérias.
Agradeço aos leitores pelos vários acessos, mas só a partir de segunda é que estaremos normalizando as nossas atualizações. 

Um abaço e até a próxima.
Canindé Rocha - Vereador

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Boas práticas de uso do livro didático

por Secom.gov.br 


O concurso Ações Inovadoras no Livro Didático foi lançado, na última quarta-feira (15), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo é premiar e disseminar boas práticas de escolas públicas e de secretarias estaduais e municipais de educação voltadas ao remanejamento, à conservação e à devolução dos livros didáticos distribuídos pelo governo federal. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição até 14 de agosto, na página do FNDE na internet. Depois, basta enviar os documentos para o e-mail divulgado no regulamento. O resultado sai em 14 de setembro. Os primeiros colocados ganharão troféus, certificados, 361 livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola e da Coleção Educadores, além de passagens e hospedagem para apresentar suas experiências no 13º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, que será realizado em Curitiba, no Paraná, de 4 a 7 de outubro.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Começou em Monte Alegre o festival de quadrilha junina da INTERTV

http://www.augustoratis.com.br/images/stories/festival%20de%20quadrilha%20%201.jpg

O Festival de Quadrilhas Juninas foi criado em 1994 para estimular as tradicionais quadrilhas juninas, de lá para cá o número de inscritos vem crescendo. No primeiro ano foram 26, e em 2010 esse número passou para 180 inscritos. As quadrilhas participam em três categorias: tradicional, estilizada e comédia. A abertura oficial do festival de quadrilhas juninas da INTER TV CABUGI 2011 que aconteceu no ginásio Osmundo Faria e se encerrará no dia 25/06 com a final. Ontem as quadrilhas que se apresentaram foram:


1QUADRILHA EST. ESTRELA DO SERTÃOMacau/RN
2ARRAIAL DO PRO-JOVEMMonte Alegre/RN
3ARRAIÁ DO RALA BUCHOPonta Negra
4QUAD. TRADICIONAL ARRAIÁ DA PIROCA Potengi
5QUADRILHA JUNINA PENEROUCidade Nova
6QUADRILHA TRADICIONAL REI DO BAIÃOCidade da Esperança
7GR. CULT. ARRAIÁ SERTÃOZINHONova Cruz/RN
8QUADRILHA JUNINA A OUTRACidade da Esperança
9ARRAIA PNEU FURADONova Natal
10GR. CULT. NORDESTE JUNINOAreia Branca/RN
11GR. CULT. MATUTINA POTIGUARSão Antônio/RN
12 ARRAIÁ 100% FERROVIARIO   Lajes/RN
13ARRAIA ESPLENDOR DO ASSÚAçú/RN
14ARRAIÁ MULTCORJoão Câmara/RN

(fonte:in360)

Cultura Popular

Festival de Repentistas do Nordeste em Mossoró reúne participantes de quatro estados da região na disputa por R$ 6 mil   

Começa hoje a 11ª edição do Festival de Repentistas do Nordeste. As apresentações serão iniciadas partir das 20h, na Praça de Eventos. O festival conta este ano com quatro duplas concorrentes, de estados como Pernambuco, Paraíba, Ceará, além do Rio Grande do Norte. "Este ano, iremos promover o encontro de cantadores de uma geração mais recente", afirma Aldaci de França, coordenador do evento.

As duplas que participam da competição irão se apresentar durante as duas noites do festival, disputando a premiação no valor total de R$ 6 mil, divididos entre as quatro duplas concorrentes. "Será uma disputa de pontos corridos, onde vence aquele que somar a maior quantidade de pontos nas duas noites", explica Aldaci de França.

Além da apresentação dos cantadores, o público também poderá conferir a participação de artistas locais, como declamadores e cordelistas, como Antônio Francisco, e emboladores de coco e cancioneiros da cidade. "O festival é uma forma de propagar ainda mais a cantoria e abrir as portas do mercado para esses cantadores, que têm seu trabalho divulgado", ressalta o coordenador do evento.

Seminário PT Nordeste ocorre neste final de semana

Ocorre nos dias 17 e 18 de junho, o Seminário do PT Nordeste“Brasil hoje e suas perspectivas”. Organizado pelo Fórum dos Presidentes do PT Nordeste, Diretório Nacional do PT e Fundação Perseu Abramo. O evento busca consolidar a região Nordeste politicamente no contexto das Políticas Estruturadoras do Governo Federal.

As atividades ocorrerão em Recife e estarão presentes na ocasião, senadores do NE, governadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, dirigentes de estados, membros do Diretório Nacional.

Fonte: Site do Dep. Fernando Mineiro - PT

Pesquisas da Ufersa serão destaque em rede nacional

Fonte: Jornal O Mossoroense 

Neste sábado, 18, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) será destaque nacional pela Rede Globo de televisão através do programa Globo Universidade. Diversas pesquisas desenvolvidas na instituição serão exibidas no programa, a partir das 7h.

De acordo com o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, o programa percorre as universidades do país que têm potencial para mostrar desenvolvimento tecnológico. "Aqui eles buscaram enfatizar os trabalhos de pesquisa de grande impacto para o semiárido. Foram escolhidas a agricultura irrigada, com ênfase na fruticultura, as nossas pesquisas na apicultura referência no Brasil e o trabalho de melhoramento genético", explica o reitor.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Educação Estadual: Imprensa divulga luta dos Trabalhadores em Educação

A luta dos trabalhadores em Educação do RN está ganhando cada vez mais visibilidade nos veículos de comunicação locais. Nesta quarta-feira, por exemplo, a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, participa de uma entrevista na SimTV às 12h10. Na TV Universitária, a dirigente responde a perguntas às 14h30, em uma entrevista gravada na Escola Estadual Paulo Pinheiro. Na quinta-feira (16), será o momento de falar sobre a mobilização da categoria na 87,7 FM, a partir das 18h. Com exceção da entrevista que será concedida à TV Universitária, as demais poderão ser acompanhadas ao vivo nos horários descritos acima.

Fonte: Site do SINTE/RN

Divulgando: Seminário Escola Sem Homofobia

Primeiro eclipse lunar de 2011 acontecerá nesta quarta-feira

 No Leste do Brasil, na Argentina e no Uruguai, assim como nos países europeus e asiáticos, será possível ver nesta quarta-feira (15) à noite o primeiro eclipse lunar de 2011. Será o momento em que o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados por, no mínimo, uma hora e 40 minutos, e no máximo, três horas e 39 minutos. Diferentemente do eclipse solar, não é necessário utilizar proteção especial para os olhos. O fenômeno não poderá ser visto da América do Norte.

O eclipse total da Lua ocorre duas vezes por ano, quando ela fica atrás do Sol, mas não desaparece por completo. Em decorrência da chamada refração astronômica, que é o desvio dos raios luminosos quando os astros passam pela atmosfera da Terra, a Lua fica com uma cor acobreada. O fenômeno ocorre quando ela está cheia.

Pelos dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o próximo eclipse lunar está previsto para 10 de dezembro. Na América do Sul, o eclipse total será às 20h13, mas a entrada da zona de penumbra poderá ser percebida a partir das 16h50. O horário final previsto é 23h.

A Nasa elaborou um estudo com a previsão dos próximos eclipses até 2100. Os interessados em obter mais informações devem acessar o site da Nasa.
 
Da Agência Brasil.

Protesto do NEB contra a Monsanto e a justiça brasileira.

Núcleo de Estudos Brasileiros



O Ministério da Agricultura produziu 650 mil cartilhas sobre os
produtos orgânicos, explicando a direfença entre os produtos naturais,
orgânicos, agroquímicos e transgenicos.

Infelizmente a poderosa transnacional  Monsanto, uma empresa que causa
morte, destruição e doença conseguiu uma liminar na (IN)Justiça
Brasileira que proibe a distribuição das cartilhas pelo ministério.

Mas como defensores da Cidadania e da agricultura familiar que combate as leis e
decisões injustas e que prejudicam a população em favor dos mais
ricos, temos que distribuir pelos e-mails.

Então divulgue, passe adiante  e colabore com um mundo melhor

Jair Ferreira de Souza
Representante do NEB no Conselho de SEgurança Alimentar e Nutricional do RN

Aberta a temporada de "caça" aos estagiários

 Fonte: Tribuna do Norte.
O período de férias, que para alguns é momento de descansar, para outros é hora de pegar no batente ou de pelo menos ficar atento às oportunidades: é neste período que milhares de jovens encerram seus contratos de estágio ou são efetivados nas empresas, abrindo novas vagas no mercado. Só no Rio Grande do Norte, pelo menos 300 serão abertas até agosto. No país, serão cerca de 15 mil, segundo projeções do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Desse total, 60% devem estar concentradas em São Paulo.

No caso do Rio Grande do Norte, as oportunidades deverão surgir principalmente na área de Humanas - a maioria para os cursos de Administração, Direito e Economia, segundo Vitória Paes, supervisora do CIEE no estado.

De acordo com  ela, o CIEE/RN costuma abrir 150 novas vagas por mês e encaminhar 2,2 mil estudantes para o mercado de trabalho por ano.

Preparo

terça-feira, 14 de junho de 2011

Governo do Estado quer revogar os Planos de Carreira dos Trabalhadores

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso, anunciou que a governadora Rosalba Ciarlini pedirá a revogação dos Planos de Carreira dos servidores da Administração Direta e da Indireta. De acordo com o secretário, o governo considera as leis dos Planos aprovados em 2010 inconstitucionais. Ele diz, ainda, que os PCCRs não tiveram previsão orçamentária para viabilizar sua execução.

Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, o Governo tem deixado a população confusa com as informações distorcidas que passa. “O governo diz à população que vai dar um golpe, quando fala dessa revogação e, ao mesmo tempo, sinaliza que criará novos Planos de acordo com a saúde financeira do Estado. O silêncio do Governo durante todo esse tempo era apenas um sinal de ataque aos servidores públicos do RN.”, disse.

A dirigente reafirma, ainda, a necessidade de união da categoria e a intensificação da luta para os trabalhadores alcançarem suas reivindicações. “O Governo já disse que não cederá às nossas pressões e aproveitou para qualificar a luta dos trabalhadores como uma algazarra. É por isso que a luta continua. Até que sejamos respeitados e tivermos nossos direitos de trabalhadores garantidos nos manteremos mobilizados.”, afirmou, a dirigente.

Fonte: Site do SINTE/RN

50 anos da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler

 
A UFRN, através do Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos, e o Mandato do Deputado Estadual Fernando Mineiro - PT, promovem Audiência Pública de celebração dos 50 anos da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler. O evento ocorre na próxima sexta-feira,17, às 9h, na Assembleia Legislativa.
 
Na ocasião, haverá a entrega da Comenda de Reconhecimento pelo seu protagonismo na Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler a Josemá de Azevedo, responsável pela interiorização da campanha, Margarida de Jesus Cortez, diretora do centro de formação de professores, Omar Fernandes Pimenta, esponsável pelo material didático, Mailde Pinto Galvão, secretária de educação do município, José Ribamar de Oliveira, mestre de obras, responsável pela construção de acampamentos, além das professoras Marlene de Souza Araújo, Maria do Socorro Soares Fonseca, Maria Salonilde Ferreira, Malde Linhares Damasceno, Maria da Salete Brito de Souza e Adelmira Oliveira Cabral, como uma homenagem por sua atuação e participação no projeto.

Fonte: Site do Dep. Fernando Mineiro - PT 

Preocupação social: Consumo de álcool cresce entre adolescentes


A Lei Municipal 484/2009, de autoria do Vereador Canindé Rocha - PT, institui o dia 15 de junho, como o Dia Municipal de Combate às Drogas, em virtude disso publico essa matéria que nos revela dados de uma pesquisa relacionada sobre o  aumento do consumo de álcool entre os jovens, servindo de alerta para as famílas, o poder público e as demais intiuições sociais.

Atendimentos nas varas judiciais aumentaram 30% em 5 anos. Justiça vai intensificar combate.  
 Uma realidade preocupante é revelada pelo juiz Homero Lechner, titular da 3ª Vara da Infância e Juventude e substituto da 1ª Vara da Infância e Juventude. Segundo ele, o consumo de álcool aumentou 30% nos últimos cinco anos, considerando o público atendido pelas três varas de Infância e Juventude de Natal. O aumento foi registrado principalmente em garotos, entre 12 e 18 anos e de baixo poder aquisitivo, público atendido nas três varas. "Em geral, os adolescentes começam a beber cedo, muitas vezes em casa, vendo ou até mesmo indo comprar bebidas para os adultos.

De acordo com o juiz Homero Lechner, as varas de Infância e Juventude vão intensificar a prevenção ao consumo de álcool e a fiscalização em festas e nos principais pontos de venda. Como exemplo, ele cita a presença de agentes das varas de Infância e Juventude em festas de grande porte, que pode contar com um número maior de agentes este ano. O juiz lembra que vender bebida alcoólica para menores de 18 anos é proibido e passível de sanções penais.    

Para reverter à situação, ele recomenda que o poder público invista em programas de prevenção, implementação de políticas públicas e aumento na fiscalização nos pontos de venda. Aos pais, orienta que conversem com os filhos, falem sobre os efeitos do álcool - principal porta de entrada para drogas ilícitas e mais pesada - e não bebam na frente de crianças e adolescentes. "Os números são preocupantes", reconhece.

Alerta: Período junino traz riscos de queimaduras



O mês de junho sempre vem acompanhado por uma preocupação dos profissionais de saúde: o aumento de acidentes por queimaduras causadas por fogos de artifícios e fogueiras nas festas juninas. Embora não haja uma estatística oficial que comprove o crescimento do número de pessoas feridas dessa maneira, o Setor de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel constata, na prática, uma maior incidência do problema nesse período. As crianças, segundo explica a enfermeira chefe do CTQ, Camila Alves, são as principais vítimas do problema. Ela alerta os pais para os cuidados com o manuseio dos fogos de artíficio e diz que a prevenção deve ser prioridade.

"É muito comum, nesse período, acidentes graves com crianças que tropeçaram e caíram em fogueiras, como também com aquelas que tentam manusear o produto que falhou e a explosão ocorre nas suas mãos", explica Camila Alves, orientando para, nesses casos, jogar água na "bombinha" para desativá-la. Para a enfermeira, o ideal seria que os pais não comprassem fogos para crianças, mas, se não conseguirem evitar, é importante que não os deixem em local de fácil alcance para elas, principalmente quando se tratar de rojões de alta carga de pólvora.

Para as bombinhas de pouco poder de explosão, o uso é considerado menos perigoso, desde que um adulto acompanhe as crianças, "porque nunca se sabe a trajetória que os fogos podem seguir". A enfermeira explica os tipos de ferimentos que os fogos podem causar: desde os mais simples até queimaduras de terceiro grau, lacerações, mutilações e até levar à morte. 
Fonte: Diário de Natal

Enem tem mais de 6 milhões de inscrições e bate recorde

Exatamente 6.221.697 estudantes inscreveram-se para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, marcadas para 22 e 23 de outubro. As inscrições terminaram às 23h59 da última sexta-feira (10), como programado. Por mais um ano consecutivo, a região Sudeste, com 2.312.312 inscritos, apresentou o maior número de participantes, seguida do Nordeste, com 1.903.135. A região Sul apresentou 780.802 inscritos, seguida do Norte, com 651.995, e do Centro-Oeste, com 573.45Inscrições terminaram na última sexta-feira 

Fonte: Secom.gov.br

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Lula, Dilma e o Datafolha

Retirado do Blog do Altamiro Borges

Em junho de 2003, cinco meses após a posse e ainda embalado pelo fato de finalmente a “esperança ter vencido o medo”, o então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tinha seu governo avaliado como “ótimo ou bom” por 42% da população, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha (2.630 pessoas entrevistadas, em 152 cidades); 43% consideravam a primeira administração petista como “regular” e 11% diziam que o governo era “ruim ou péssimo”.

De acordo com o levantamento, a aprovação maior do governo Lula se dava entre os estudantes (49%), aposentados (47%) e funcionários públicos (46%). Ficava também acima da média nacional entre os moradores da região Sul (49%), moradores do Norte e Centro-Oeste (47%), homens (46%) , jovens com entre 16 e 24 anos (46%) e entre os com nível superior completo (45%).

Já era possível notar naquela fotografia um otimismo razoável em relação à economia – 35% acreditavam na queda da inflação; 41% vislumbravam diminuição nas taxas de desemprego; 37% estimavam que o poder de compra dos salários iria subir e 55% esperavam melhoria geral no cenário econômico do país.

Neste domingo, 12 de junho, também cinco meses depois da posse da Presidenta, o Datafolha (2.188 entrevistados) mostrou que 49% dos brasileiros avaliam como “ótimo ou bom” o governo de Dilma Rousseff (eram 47% em março); para 38%, a administração é regular e 10% dizem que é “ruim ou péssima”. Em relação às expectativas manifestadas sobre a economia, os números soam contraditórios: 51% acreditam em alta da inflação e 32% temem aumento do desemprego; no entanto, a taxa dos chamados otimistas ainda é elevadíssima, pois 42% confiam que o cenário econômico geral vai melhorar e outros 37% (somando portanto 79%) acreditam que ficará como está.

Mandato em Ação: Vereador Canindé Rocha - PT

Proposições apresentadas na Sessão da Câmara Municipal de Lajes, em 10 de maio:

  •  Projeto de Decreto Legislativo Nº 011 / 2011 - concedendo Título de Cidadão Lajense a Srª. Conceição de Maria Ribeiro e Silva, (popularmente conhecida por Ceiça de Leal), que reside em há bastante tempo cidade, tendo durante esse período sempre prestado serviços a nossa comunidade;

  •   Indicação Nº 13 / 2011 - sugerindo a construção de uma arquibancada ao lado da quadra esportiva da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, visando ser esta, uma obra que contribuirá para um melhor aproveitamento daquela área oferecendo acomodação aos estudantes e demais pessoas que utilizam aquele espaço em virtude das várias atividades realizadas pela escola e também pela comunidade;

  • Requerimento Nº 38 / 2011 - enviando Votos de Louvor e Congratulações a Drª Maria de Lurdes Arruda da Silva, por seu gesto altruísta de estar prestando serviço voluntário no Hospital Maternidade Aluízio Alves, contribuindo dessa forma com a saúde de nosso município e também por sua conclusão do Curso de Doutorado pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo este, mais um motivo de orgulho para seus familiares e amigos.

Pronunciamentos:

Durante esta sessão, o comandante do destacamento policial de Lajes, René da Silva Pereira, realizou uma explanação sobre a estruturação e o trabalho realizado pela polícia nesse período em que ele está atuando em Lajes. O Vereador Canindé Rocha - PT parabenizou o tenente René pelo trabalho que está desenvolvendo e ainda pela excelente formação acadêmica do mesmo. Também lembrou que em 2009 organizou uma mobilização pública contra a violência em Lajes, que naquele período passava por uma situação crítica com relação à falta de segurança.

Ao fazer uso da tribuna, o Vereador Canindé Rocha alertou sobre os altos índices da dengue em várias cidades do estado, dizendo que o trabalho educativo de prevenção deve ser intensificado nos bairros da cidade. Relatou também a respeito de um curso sobre Economia Solidária que aconteceu em nosso município nos dias 09 e 10 de junho, destacando a importância dessa economia desenvolvida pelos pequenos agricultores para o desenvolvimento local e regional. 

Outro assunto abordado pelo Professor e Vereador Canindé Rocha, foi sobre  o Plano de Cargos e Salários da rede estadual e também da rede estadual municipal de ensino.

Para finalizar, falou ainda sobre a importância da Lei 484/2009 de sua autoria, que institui o dia 15 de junho como sendo o Dia Municipal de Combate as Drogas em Lajes. 

RN vai debater hoje o II Plano Nacional de Educação

Fonte: Blog da Fátima

O Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 (PL 8035/10), em discussão na Câmara dos Deputados, será debatido na manhã da próxima segunda-feira (13/6), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Estará presente o  relator do projeto  deputado Ângelo Vanhoni (PT/PR), além de representantes de várias entidades nacionais que defendem mudanças na proposta apresentada pelo governo. 

A audiência foi requerida na Comissão Especial que está analisando o PNE pela deputada federal Fátima Bezerra (PT), atual presidenta da Comissão de Educação e Cultura, e pelo deputado Rogério Marinho (PSDB). O evento está sendo promovido pelo Fórum Estadual de Educação do RN.

Nós pagamos as despesas da mansão do senador José Agripino Maia

Fonte: Nominuto.com

Quem conhece o senador José Agripino Maia sabe que o parlamentar norte-rio-grandense, hoje presidente nacional do Democratas, gosta de dizer e repetir trocentas vezes que a sua vida pública é um exemplo de ética e de honestidade, sem manchas e nem rastros de improbidades.

No entanto, o discurso bonito e recorrente do parlamentar potiguar vez por outra esbarra em fatos e histórias que beiram a ilegalidade e flertam com a imoralidade.

Como esquecer, por exemplo, a aposentadoria de R$ 11 mil que ele recebe como ex-governador do Rio Grande do Norte - uma concessão que, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), "fere o princípio da moralidade na administração pública"?

É possível relevar o pagamento do condomínio de seu apartamento em Natal com a verba indenizatória do Senado Federal, só suspenso depois que a imprensa descobriu e denunciou?

E agora, hoje, graças a uma reportagem assinada por Izabelle Torres no Correio Braziliense, a gente fica sabendo que as despesas da mansão que José Agripino Maia tem na capital da República são pagas com dinheiro público. Ele é um dos cinco parlamentares que usam o auxílio-moradia, dinheiro destinado a hospedagens, para pagar despesas de imóveis que têm em Brasília.

Dengue: o alerta continua. Não devemos relaxar.

RN já notficou 13.925 casos de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, na sexta-feira (10), um novo boletim epidemiológico com os números da dengue no Rio Grande do Norte. Os dados são contabilizados desde o início do ano até o último dia 04 de junho.

Em todo o estado foram notificados 13.925 casos, com 4.515 confirmações da doença. Desde o início do ano até o dia 04 de junho, foram notificados 25 óbitos suspeitos de dengue; deste total, sete mortes foram confirmadas nos municípios de Natal, Mossoró, Macaíba, Parnamirim, Taipu, Jandaíra e Boa Saúde.

Noventa e duas cidades apresentam incidência alta da dengue. O município de Natal continua com a liderança de notificações, com 3.837 casos. Outros municípios com grande número de casos notificados são: Mossoró (1.906), Parnamirim (1.108), Santa Cruz (621), João Câmara (560), Macaíba (473), São Gonçalo do Amarante (453), Nova Cruz (416), Pau dos Ferros (397) e São Paulo do Potengi (341).

De acordo com Kristiane Fialho, coordenadora do Programa Estadual de Combate a Dengue, a operação com os carros-fumacê ainda está sendo realizada. “Semana passada a equipe estava em Assu e já seguiu para Fernando Pedroza. E, desde o sábado passado (04), os carros-fumacê estão circulando no município de Santa Cruz para tentar interromper a circulação do sorotipo 4”, afirmou Kristiane.

Lajes e Currais Novos são destaque na exploração de ouro no RN

Ouro impulsiona investimentos no Rio Grande do Norte

Fonte: Tribuna do Norte

Com a reativação da Mina  São Francisco, a 26 km de Currais Novos, a produção de ouro no Rio Grande do Norte saltará de 47,65 gramas, valor registrado pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral em 2009, para 3 toneladas a partir de 2013, quando a mina começa a operar. O volume será 62.000 vezes maior que o atual e poderá crescer ainda mais, considerando a entrada em operação de outros projetos.

Um desses projetos  é o da Mina Bomfim, em Lajes, que entrará em operação nos próximos quatro meses, produzindo scheelita e ouro. De acordo com o engenheiro de minas Pedro Paulo Batista, diretor da mina, não é possível precisar a quantidade de ouro produzida, uma vez que o foco da empresa é a produção de scheelita. O volume, no entanto, ajudará a incrementar a produção do estado que hoje parece  microscópica em comparação com a produção nacional.

Em 2009, de quando datam os estudos mais recentes sobre o setor, o Brasil atingiu 56,4 toneladas. No RN, a cifra ainda está na casa dos gramas. Apesar disso, a perspectiva de crescimento da produção potiguar  já movimenta a economia local.

Investimento

Só o grupo australiano Crusader, que comprou a Mina São Francisco, deverá investir R$100 milhões no RN. Em nove meses, o grupo já investiu R$4 milhões. Atualmente, a empresa trabalha no plano de engenharia da mina, que dirá como explorar o ouro e por onde começar. O objetivo é produzir 3 toneladas de ouro por ano. Os investidores identificaram uma reserva de 24 toneladas na área, com base nos estudos realizados até o momento. A jazida será explorada durante dez anos. Novas pesquisas identificaram uma possível nova jazida,  indicando que pode existir ouro numa área ainda não pesquisada pelo grupo. O ouro será vendido para os bancos.