sábado, 26 de março de 2011

Fátima (PT) sobre rejeição de Micarla: "Um tsunami de desaprovação"

A Consult divulgou na tarde de ontem uma pesquisa que mostra a prefeita Micarla de Sousa (PV) com um índice de rejeição de 61,50% de rejeição. Se forem considerados somente as intenções váliadas, os números são ainda piores. A prefeita de Natal consegue atingir a marca de 90% de desaprovação.

Durante a colheita de dados realizados entre os dias 17 e 23 de março, 800 pessoas foram entrevistadas e questionadas sobre qual político elas não votariam de maneira alguma para a Prefeitura de Natal nas próximas eleições e a atual prefeita foi a que conseguiu atingir esse alto índice.

A deputada federal Fàtima Bezerra (PT) acredita que a pesquisa reflete exatamente o pensamento do natalense a cerca da gestão da verde. "Essa pesquisa apenas comprova que a prefeita é um tsunami de desaprovação. Faltou gestão. Essa pesquisa só reflete em número o que todo mundo já sabe", avaliou.

Para Fátima, a prefeita de Natal vem se comportando como um paciente em estado terminal a espera de um milagre.

Fonte: Site na Boca do Mundo

Boa Idéia - Arborização da Praça Cláudio Braga

Gostaria de parabenizar a brilhante idéia da professora Lucimar Roque e os alunos da Escola Pedro II de 2008. Eles executaram um belíssimo projeto que consistia em arborizar a praça (caminhódromo) em frente ao cemitério.
Além de tornar a área mais bonita, deixaram-na mais agradável para quem caminha ou corre nela, contribuíram para aumentar nossa área verde, diminuir a poeira nas casa,  proteger a pracinha dos efeitos das chuvas (que sempre à destruia) e, popularizaram o Ninho, uma planta que serve como repelente natural e biológico. Parabéns pela idéia !

Fonte: Blog do Cícero - Lajes

Capoeiristas potiguares farão turnê pela Europa

O grupo de capoeira Meninos Capoeiristas de Natal, com sede no bairro do Bom Pastor, Zona Oeste da capital, tem muito a comemorar. Em abril, 11 componentes partem em turnê de apresentações pela Europa. Em 24 de maio um segundo grupo, formado também por 11 componentes irá ao velho continente. Os capoeiristas, quase todos mestres, vão à Holanda e Turquia, cumprindo seu papel no intercâmbio cultural firmado com a SOOS, uma ONG holandesa. Eles deverão passar cinco meses na Europa. "Vai ser uma experiência muito importante para todos", ressalta Reginaldo Silva, um dos dirigentes do grupo.

De acordo com Jean Aguiar, responsável pelos Meninos Capoeiristas, a ONG holandesa patrocina suas atividades desde 2008, enviando dinheiro para custear a estrutura do lugar e pagar os estudos dos capoeiristas mais aplicados: "Temos 24 alunos estudando em escola particular. Tudo pago por eles". O contato com os holandeses começou em 2005, quando Jean Aguiar, viajou para uma feira internacional de turismo. "Ali começou nossos contatos e somos parceiros até hoje." Segundo Aguiar, o repasse holandês ultrapassa a casa dos 20 mil euros.

Fonte: Jornal Diário de Natal

Dilma corrige tabela do IR e aumenta impostos sobre bebidas e compras com cartão no exterior

Fonte: Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff assinou nessa sexta-feira (25) a medida provisória (MP) que reajusta a tabela do Imposto de Renda (IR) em 4,5%. Ela também assinou dois decretos que aumentam impostos: para bebidas e para compras com cartão de crédito no exterior. Os textos serão publicados no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (28).

Com a correção, que atinge todas as faixas de rendimento, a faixa de isenção do IR subiu de R$ 1.499,15 para R$ 1.566,61 por mês. A MP estabelece ainda uma política fixa de reajustes até 2015, com base no centro da meta de inflação.

O percentual de 4,5% havia sido anunciado pelo governo nas últimas semanas. O reajuste, no entanto, foi inferior ao reivindicado pelas centrais sindicais, que pediam correção de 6,46%.

Em relação aos aumentos de impostos, o primeiro decreto eleva de 2,38% para 6,38% o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) das compras com cartão de crédito no exterior. A medida tem como objetivo conter a queda do dólar ao desestimular o uso do cartão de crédito na importação.

Outro decreto aumenta o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o PIS e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para a água mineral, o refrigerante e a cerveja. O texto corrige os preços de referência que servem de base de cálculo para esses tributos.

Lula rouba a cena no Uruguai

Lula rouba a cena no 40º aniversário da Frente Ampla no Uruguai

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi nesta sexta-feira, no Uruguai, a estrela absoluta dos festejos pelo 40º aniversário do primeiro ato político da coalizão governista Frente Ampla, participando da cerimônia como orador principal.

A presença do ex-líder deixou em segundo plano até a participação do presidente do Uruguai, José Mujica, e a de seu antecessor no cargo, Tabaré Vázquez, as duas figuras mais queridas da política do país e referências consagradas da coalizão.

Diante de um auditório lotado no Palácio Peñarol, composto por militantes e ativistas da Frente Ampla (FA), do governo uruguaio em peso e de representantes eleitos da coalizão, Lula foi só carisma e elogios para com seus anfitriões, que devolveram a gentileza louvando sua figura e seu papel como presidente do Brasil.

sexta-feira, 25 de março de 2011

EEFOC realiza nesta sexta - feira, 25 de março atividade voltada para a Cultura Popular


CONVITE:

A Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral - EEFOC, convida os amantes da Cultura Popular e também toda comunidade lajense para participar de um momento cultural que  terá como  atração prinicipal um Show de Cordel.

Venha prestigiar essa importante atividade cultural-litarária, hoje a partir das 17:00 h na Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral - EEFOC.

Nossos Parabéns a todos que fazem a referida escola por essa brilhante iniciativa.

Ministros recebem reivindicações sobre reforma agrária e agricultura familiar

A Secretaria Agrária Nacional e o Núcleo Agrário da bancada do PT no Congresso Nacional realizaram essa semana uma série de reuniões com ministros do governo federal. Nas ocasiões os petistas colocaram seus pontos de vista sobre as temáticas agrárias. Também ouviram as informações sobre as ações e políticas que estão sendo preparadas pelo governo Dilma Roussef nas áreas de reforma agrária e de fortalecimento da agricultura familiar.

No dia 22 de março a reunião foi com o ministro Luiz Sérgio, das Relações Institucionais; no dia 23 ocorreu a reunião com o ministro secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho; e no dia 24, a Secretaria Agrária Nacional e o Núcleo Agrário da bancada do PT reuniram-se com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Na pauta das reuniões os principais temas que estão em debate: o Programa de Combate à Pobreza Extrema; a reforma do Código Florestal; a política de reforma agrária; as políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar; a pesquisa agropecuária; a educação rural; habitação rural, entre outros.

De acordo com a secretaria agrária do PT, o objetivo das reuniões é colaborar para a unificação da ação política dos petistas no âmbito agrário, sugerir melhoramentos e defender as políticas do governo federal dos ataques das forças políticas de oposição, na sociedade e no Congresso Nacional.

Participaram das reuniões o secretário agrário nacional do PT, deputado Bohn Gass (RS); o coordenador do Núcleo Agrário da bancada do PT, deputado Beto Faro (PA); o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Assis do Couto (PR); membros do Coletivo da Secretaria Agrária; e os deputados e deputadas do Núcleo Agrário, Amauri Teixeira (BA), Valmir Assunção (BA), Domingos Dutra (MA), Padre João (MG), Marcon (RS), Zé Geraldo (PA), Jesus Rodrigues (PI), Padre Ton (RO), Luci Choinacki (SC) e Pedro Uczai (SC). O Núcleo Agrário da bancada do PT é formado por 24 deputadas e deputados.
 
Fonte: Secretaria Agrária do PT

Ficha Limpa traída!

O STF decidiu ontem: a Ficha Limpa só será válida para 2012.

O Ministro Luiz Fux quebrou todas as expectativas e frustrou a sociedade brasileira ao dar o voto do desempate que liberou os corruptos barrados a assumirem seus postos no Congresso Nacional. Ao ser apontado para o STF, o Ministro Fux elogiou a Ficha Limpa dizendo que ela “conspira a favor da moralidade”. Somente ontem ficamos sabendo do seu verdadeiro posicionamento.

O voto do Ministro Fux significa que corruptos famosos como Jader Barbalho, João Capiberibe e Cássio Cunha Lima irão assumir seus cargos. É um tapa na cara da sociedade brasileira que lutou árduamente pela aprovação da Ficha Limpa.

Fonte: Alice Jay - Avaaz.org

Lei Seca

Deputado do PT quer proibir consumo de bebida alcoólica em cerimônias oficiais

BRASÍLIA - Se depender do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) cenas de brindes em cerimônias oficiais em órgãos públicos, envolvendo bebida alcoólica. O parlamentar petista apresentou projeto, há um mês, que proíbe consumo de álcool nas dependências dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário -, incluídos governos estaduais e prefeituras. A proposta do deputado também veta uso de dinheiro público para compra dessas bebidas. Rodrigues argumenta que o exemplo de evitar o álcool tem que ser dado pela administração pública.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Empresa de ônibus deve vender meia passagem a estudantes

O Ministério Público de Lajes expediu recomendação para que uma empresa concessionária de transporte intermunicipal acabe com a restrição da venda de meia passagem a estudantes. “Essa medida indevida adotada pela empresa está privando o estudante do direito à meia-passagem no transporte coletivo intermunicipal de passageiros regulamentado, dentre outras normas, pela Lei Estadual nº 8.215/02 e Decreto Estadual nº 16.577/02” lembra o Promotor de Justiça Márcio Cardoso Santos que assina a recomendação.

O Promotor recomendou que o Departamento de Estradas e Rodagens - DER-RN - adote, com a máxima urgência possível, as medidas administrativas para coibir que a empresa continue a negar aos estudantes que comparecem ao seu guichê localizado no “Center Via” na cidade de Lajes a emissão do bilhete de meia-passagem para o transporte coletivo intermunicipal, determinando à referidas empresa concessionária a emissão aos estudantes do bilhete de meia-passagem.


O DER deve ainda realizar periódica fiscalização para verificar se a empresa concessionária está observando todas as normas regulamentares para a concessão do direito a meia passagem aos estudantes, adotando as medidas legais no caso de verificado alguma irregularidade, inclusive a reiteração da conduta representada pelos estudantes.

Fonte: Na Boca do Mundo

Mossoró será palco do Miss RN 2011; veja as candidatas

Pela primeira vez em 56 anos, o concurso Miss Rio Grande do Norte não acontecerá na capital do estado. Mossoró foi escolhida para sediar a edição 2011. O evento acontece no dia 26 de março a partir de 20h, no Teatro Dix-Huit Rosado, e contará com a participação de 25 candidatas, cada uma representando seu município.

 


Joyce Christiny Oliveira, eleita Miss RN para no ano de 2010, vai entregar o título a vencedora do concurso no dia 26/03
Joyce Christiny Oliveira, eleita Miss RN para no ano de 2010, vai entregar o título a vencedora do concurso no dia 26/03
`


















As candidatas ao Miss Rio Grande do Norte 2011, chegaram em Mossoró na terça-feira (22) e durante toda semana participarão de uma extensa programação, que inclui apresentação à imprensa, recepção no Palácio da Resistência pela Prefeita Fafá Rosado, almoços, coquetéis, ensaios, e desfile pelas ruas da cidade.

Na noite de 26 de março, as candidatas vestirão looks Estrela Viva, Romance Brazil e Arthur Caliman, e desfilarão num palco produzido pela Master Produções com o tema “Sal da Terra”, referenciando uma das maiores riquezas do nosso estado, o sal marinho.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Publicado Decreto que concede incentivo fiscal para financiar produções artísticas e culturais no RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Foi publicado no Diário Oficial do Estadual desta quarta-feira (23), o Decreto que dispõe sobre o montante anual de recursos estaduais destinados à concessão de incentivo fiscal para financiamento de projetos culturais no RN. O valor fixado para este ano é de R$ 6 milhões. O Decreto se refere à Lei Câmara Cascudo de incentivo à cultura que concede desconto de 2% sobre o ICMS à empresas situadas no Estado que apoiar financeiramente projetos culturais aprovados pela Comissão Estadual de Cultura (CEC).

"Há oito anos, a renuncia fiscal concedida pelo Governo Estadual é de R$ 4 milhões. O Governo resolveu aumentar esse valor, além disso, vai encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto criando o Fundo Estadual de Cultura para ampliar os recursos e incentivar cada vez mais a produção cultura do Rio Grande do Norte. Essa foi mais uma promessa de campanha de Rosalba que está sendo cumprida" disse a secretária extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado.

Câmara aprova pena reduzida para estudantes

Fonte: Blog do Nassif

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei que reduz o tempo de pena para presos que se dedicarem aos estudos. O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), propõe que condenados possam reduzir seu tempo de prisão na razão de um dia para cada 12 horas de aula. A proposta agora volta para ser apreciada novamente no Senado.

De acordo com o projeto, presos de regime aberto ou semiaberto poderão desenvolver atividades educacionais na modalidade presencial e deverão comprovar mensalmente o comparecimento às aulas. O condenado que cumpre pena de regime fechado só poderá estudar no presídio ou por meio da metodologia de ensino a distância, sem sair da prisão. As instituições de ensino precisarão ser certificadas pelas autoridades educacionais competentes.

quarta-feira, 23 de março de 2011

C. F. 2011 em Ação


ARQUIDIOCESE DE NATAL
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Praça da Matriz, S/N, Centro - Lajes RN


CONVITE:
“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância.” (Jo 10,10)
Em virtude de estarmos iniciando os trabalhos relacionados à Campanha da Fraternidade 2011, que tem como Tema: “Fraternidade e vida e no Planeta” e por acreditar que esse seja um assunto de grande relevância para todos aqueles (as) que têm compromisso com a construção de um mundo melhor, vimos através deste, convidar Vossa Senhoria para participar de um encontro que acontecerá nesta quarta-feira, dia 23 de março, às 19:30 h no Centro Pastoral, para buscarmos juntamente com os vários segmentos de nossa comunidade, fortalecer a nossa atuação com relação a esse assunto.
Certos de contar com vossa valiosa presença, antecipadamente agradecemos.
Atenciosamente,
Pe. José Roberto da Rocha
Pároco

Mineradora Nosso Senhor do Bomfim, discute com Prefeitura de Lajes, reflorestamento da área degradada.


O representante da área de meio ambiente da Mineradora Nosso Senhor do Bomfim, Dr. Vinícius, esteve hoje pela manhã com os Secretários Municipais, Gorete Santos - Agricultura, Pedro Alves - Comunicação, Gilmar Gomes - Administração e a Sra. Lucimar Lopes, discutindo a implantação de um viveiro para produzir mudas no local onde está instalada a estrutura da Mineradora aqui em Lajes, para fazer o reflorestamento, com árvores nativas em toda a área de responsabilidade da empresa.

Além do reflorestamento nativo, também será feito o plantio de árvores frutíferas e a cobertura vegetal. Até do dia 30 de março técnicos do município deverão apresentar um pré-projeto à Mineradora.

A Mineradora Bomfim, como é mais conhecida, está empregando hoje mais de 150 trabalhadores.
 
 Fonte: Blog de Lajes (Prefeitura)
 
Nota do Blog: Essa é uma medida importante, uma vez que está sendo cumprida  uma determinação da Lesgislação Ambiental que obriga toda e qualquer empresa  pública ou privada, que através de sua atividade possa gerar danos ao Meio Ambiente, a realizar ações compensatórias, como forma de diminuir o impacto ambiental no local degradado.

Professores terão bolsas para cursos de mestrado



Professores da educação básica que lecionam em escolas públicas terão bolsas de mestrado profissional a distância. Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. A medida, anunciada pelo Ministério da Educação na última segunda-feira (21), faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica.

A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do estado. 

O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos. As próprias instituições de ensino vão estabelecer critérios de seleção.



Cisternas beneficiam 2,4 milhões de pessoas no Semiárido


Cisternas beneficiam 2,4 milhões de pessoas no Semiárido

Na região do Semiárido brasileiro, 480 mil famílias conseguem fugir da seca por meio da coleta de água de cisternas para o consumo, que beneficiam 2,4 milhões de pessoas. A ação é resultado de um trabalho da Articulação do Semiárido no Brasil (ASA) - que reúne cerca de mil entidades da sociedade civil - apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) desde 2003. O projeto considera o acesso à água recurso fundamental para a segurança alimentar, o aumento da quantidade de alimentos produzidos pelas famílias e a diversificação de processos produtivos locais. Das cisternas construídas, 340 mil foram apoiadas diretamente pelo MDS, beneficiando 1,7 milhão de pessoas. Além disso, já foram implantadas com o apoio do ministério 7.433 cisternas para produção de alimentos e 43 nas escolas. A meta para 2011 é construir mais de 100 mil cisternas.

Estudantes do Curso Técnico Subsequente de Guia de Turismo de Lajes RN realizam apresentação de seus Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC

No último dia 19 de março de 2011, estudantes do Curso Técnico Subsequente de Guia de Turismo, IFRN/E-TEC, do Pólo de Apoio Presencial de Lajes RN, realizaram as defesas dos Trabalhos Acadêmicos.

O estudantes de Guia de Turismo, realizam a defesa do seus Trabalhos Acadêmicos na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em Lajes RN. O evento teve ínicio por volta das 15 horas com a presença da dos Membros da Mesa Examinadora:
Professora Renata Paula Costa Trigueiro, formada em Turismo pela UFRN e Mestre em Administração pela UFRN e a Professora, Edilene Adlino Pequeno, Bacharel em Turismo e Mestranda em Turismo pela UFRN.
Estavam presentes os convidados e organizadores, o professor Emanoel Laurentino, Coordenador do Pólo de apoio presencial IFRN / E-TEC Lajes RN, a Professora Flávia Simone, tutora de Pólo, a professora Nevonice Laureano, tutora de Pólo, o Professor Kleber Lima, tutor de Pólo, o Professor Claudionor de Melo, Coordenador do Pólo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Professor e Vereador Canindé Rocha - PT , o Professor, blogueiro Marcos Antônio e o representante do Grupo Trilheiros da Caatinga juntamente com os demais estudantes.
O trabalhos apresentados foram divididos em 4 grupos com os seguintes temas;
  • HISTÓRIA E VIDA DE LUIZA ALZIRA SORIANO;
  • ATRATIVOS TURÍSTICOS DE LAJES;
  • FESTAS POPULARES E POTENCIAL TURÍSTICO E ECONÔMICO DE LAJES;
  • MEIOS DE HOSPEDAGENS E DE RESTAURAÇÃO DO MUNICÍPIO DE LAJES RN NA PERCEPÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS.
Todos os temas apresentados mostraram a importância do turimos para a cidade de Lajes e como poderiam serem explorados como meio de sustentabilidade. A Professora Renata Trigueiro falou ainda da importância do Curso de Guia de Turismo para a cidade de Lajes.



Fonte: Blog Trilheiros da Caatinga

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água - Assunto que interessa a todos

 
  
Dia  Mundial  da  Água  é  comemorado anualmente em 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e seu manejo sustentável. A Assembleia Geral da ONU nomeou o primeiro dia da água em 1993 e, desde então, cada ano é abordado um tema preocupante a ser debatido.

Em 2011, o tema escolhido para a campanha é “Água para as cidades - respondendo ao desafio urbano”.  O objetivo é chamar a atenção dos governos, organizações e comunidades para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as mudanças climáticas que trouxeram catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.

As discussões sobre o sistema eleitoral


Fonte: Blog do Nassif

Analistas divergem sobre mudanças no sistema eleitoral
O ponto de maior polêmica é a adoção da lista partidária fechada.
Beto Oliveira (E/D) Jairo Nicolau (prof. UERJ), Antonio Cintra (Consultor CD),  Dep. Ronaldo Caiado (DEM-GO), Renato Lessa (prof. UFF), Luis Carlos  Azedo (jornalista Correio Braziliense) Caiado (C) defende o financiamento público como única forma possível de fiscalização.
A discussão sobre o sistema eleitoral brasileiro mobilizou a maioria dos convidados que participaram da primeira parte do seminário "Desafios do Poder Legislativo", realizado nesta segunda-feira na Câmara.
Para o cientista político Renato Lessa, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), não há um modelo único a ser seguido para a escolha dos parlamentares. Na opinião do professor, no entanto, é preciso, antes de escolher o modelo brasileiro, definir o que se busca com as mudanças que estão sendo propostas novamente pelas comissões de Reforma Política da Câmara e no Senado.
Ele relatou que num recente encontro com analistas políticos de Portugal, o sistema eleitoral brasileiro, com votos proporcionais distribuídos entre os candidatos dos partidos mais votados, era visto por lá como modelo a ser seguido. Enquanto isso, no Brasil, se discute exatamente a adoção de listas partidárias fechadas, como em Portugal. "Fiquei convencido de que o melhor sistema eleitoral é o do vizinho, porque o conhecemos pelo ponto de vista da filosofia política, e não das mazelas operacionais", disse. Em Portugal, os analistas acreditam que a lista fechada engessou o processo político, e que há pouca renovação.

A Rosa começa a mostrar seus espinhos


Com 80 dias do governo de Rosalba Ciarlini (DEM-RN) já é possível perceber alguns espinhos: diz que o governo anterior deixou o RN "quebrado", mas, só para a o carnaval de rua de Caicó mandou 100 mil (apenas Caicó recebeu?); até agora ninguém sabe, ninguém viu, quais são os seus projetos em prol do Rio Grande do Norte (será que a rosa aprendeu com a borboleta?); e, por último, cancelou mais de uma centena de convênios firmados com os municípios entre 2006 e 2010 (algum aliado foi prejudicado?).

Retirado do Blog Panorama Político - Tribuna do Norte

Presidente da Femurn critica Governo e classifica medidas de “equivocada e punitiva”

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Benes Leocádio, classificou de equivocada e extremamente prejudicial a decisão do Governo do Estado de cancelar mais de uma centena de convênios firmados com os municípios entre 2006 e 2010. “A decisão do governo é equivocada, prejudicial à população do RN, antimunicipalista e punitiva”, declarou o presidente da Femurn, que apelou à governadora Rosalba Ciarlini para que restabeleça o diálogo com os municípios e suas entidades.


Benes rechaçou declarações de integrantes de Governo que consideraram os convênios eleitoreiros. “Seriam eleitoreiros os convênios firmados para reformar ou manter hospitais e unidades de saúde em municípios como Alexandria, Touros, Lajes, Afonso Bezerra, Jardim do Seridó ou Natal ou construir praças esportivas, dentre outras obras, ou mesmo manter o Abrigo Juvino Barreto ou unidades da Liga Norte-riograndense Contra o Câncer e a Liga Mossoroense contra o Câncer?”, indagou o presidente da Femurn. “Não quero acreditar que a decisão tenha cunho político e que a governadora concorde com tais declarações e por isso apelamos para que ela restabeleça o diálogo”, completou.

Fonte: http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico

segunda-feira, 21 de março de 2011

Mutirão de lixo eletrônico

PREFEITURA DE TABOÃO DA SERRA TRANSFORMA LIXO EM OPORTUNIDADE
1200 televisores e computadores, 720 geladeiras, 2 mil guarda roupas, camas e armários, 550 fogões, 840 estantes, 280 máquinas de lavar e tanquinhos, 620 mesas e cadeiras, 1400 sofás, 150 aparelhos de som, 96 aspiradores e ventiladores, 1350 colchões. Quem acha que esses números representam o saldo de uma rede de varejo de eletrodomésticos e móveis se engana. Eles fazem parte do montante arrecadado pela Prefeitura de Taboão da Serra na Operação Cata Bagulho de 2009.A operação, que percorre a cada quinze dias diferentes bairros da cidade, envolve 80 funcionários da defesa civil uniformizados e treinados, divididos em quatro equipes, além de 10 caminhões e 4 máquinas retroescavadeiras.
Em média, a cada ação, são beneficiados moradores de 60 a 70 ruas. Esse ano, a operação começou no dia 13 de março. A última ocorreu no dia 27, as 8h, nos bairros Jardim América, Intercap, Laguna, Mirna, Três Marias e uma parte do Jardim Monte Alegre.“Com a medida, estamos evitando que as pessoas joguem móveis e eletrodomésticos em terrenos baldios ou nos córregos, diminuindo assim o risco de enchentes na cidade”, salientou o coordenador da Defesa Civil, Carlos Senna. As ações são programadas aos sábados e a população é avisada com antecedência para deixar o material que não quer mais na porta das casas. Esse material recolhido ainda gera emprego e renda para uma Cooperativa de Reciclagem da cidade. “A cada semana retiramos cerca de 150 quilos de ferro”, comemora Jean de Freitas, presidente da Cooperativa dos Agentes Ambientais, criada com apoio da Prefeitura de Taboão da Serra e que mantém 23 cooperados.

Fonte: Blog do Profº Adomilson Costa


Nota do Blog: Aproveito a postagem dessa matéria também para parabenizar o amigo e Professor Adomilson Costa pela iniciativa de criar o seu blog, cujo endereço é: jlajes.blogspot.com (no link ao lado:Blog do Professor Adomilson Costa), que com certeza será mais um veículo de comunicação que nos trará informações com qualidade.

Deputados pedem ao STF que confirme piso nacional para professor

Representantes da Comissão de Educação e Cultura e da Frente em Defesa do Piso do Magistério na Câmara dos Deputados vão defender nesta terça-feira (22)  junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que a Corte aprove a aplicação integral da lei que fixa o piso salarial nacional para os professores (R$ 1.187,00 neste ano).
Dois dispositivos estão suspensos pelo STF a pedido dos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Mato Grosso do Sul, que impetraram ação em 2008 alegando, entre outros aspectos, que a lei viola o princípio da autonomia das unidades da Federação e fere normas que regulam a política orçamentária.

Uma das regras suspensas é a que concede ao professor o direito de usar um terço da carga horária para atividades extraclasse. A outra estabelece que o piso será o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.

A presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), considera fundamental que o STF reverta essas decisões ao julgar o mérito da ação. “Esses dois artigos são pilares centrais da lei. Não pode ficar em aberto a possibilidade de que o gestor lance mão de gratificações para pagar o piso. Aí não é piso, é teto”, afirmou a deputada.

Fátima afirma que muitos prefeitos e também governadores têm se amparado na ação apresentada pelos cinco governos estaduais para não pagar o piso salarial, em prejuízo de parte dos 2,5 milhões de profissionais da educação em atividade no país.

Fonte: Portal PT.org.br

O risco do desabastecimento de água

Desabastecimento de água pode afetar 55% dos municípios até 2015

Atlas divulgado pela Agência Nacional de Águas mostra que cerca de metade das cidades responde por 70% do consumo hídrico no Brasil; estudo conclui que será necessário investimento de R$ 70 bilhões para garantir oferta do recurso até 2025

De todos os municípios brasileiros, mais da metade (55%) poderá ter problemas no abastecimento de água até 2015. É o que mostra um estudo feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), que avaliou a oferta e o crescimento de demanda de água em todas as 5.565 cidades do País. Esses municípios representam mais de 70% do consumo de água.

O Atlas Brasil, que será divulgado oficialmente amanhã, conclui que o Brasil precisará investir pelo menos R$ 70 bilhões para garantir a oferta de água de boa qualidade aos municípios até 2025, quando a população deverá alcançar cerca de 196 milhões de habitantes.

Fonte: Blog do Nassif

Seminário comemora Dia Mundial da Água

amanhã, dia 22 de março (terça-feira), comemora-se o Dia Mundial da Água. Para lembrar a data, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES/RN realiza seminário sobre o tema, a partir das 9h, na Casa da Indústria - Fiern.

Serão dois painéis temáticos debatidos ao longo do dia: Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Os coordenadores são o conselheiro nacional da ABES e secretário Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária de Natal, Sergio Bezerra Pinheiro e o presidente da ABES/RN, Josivan Cardoso Moreno.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992. Neste mesmo dia, a ONU também divulgou um importante documento: a "Declaração Universal dos Direitos da Água". O texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Fonte: Site do Dep. Fernando Mineiro