sábado, 6 de fevereiro de 2016

FUTEBOL >> Hoje tem rodada do campeonato potiguar

Foto de América de Natal.
MAIS UM OBSTÁCULO RUMO À MANUTENÇÃO NA LIDERANÇA!

Hoje (06), às 16h, na Arena das Dunas, o América encara o Potiguar de Mossoró pela 5ª rodada da Taça Cidade do Natal. 

Os que estão ‪#‎JuntosPeloMecão‬ e que não trocarão o Gigante da Rodrigues Alves pelo sábado de Carnaval vão CURTIR e COMPARTILHAR! 
Emoticon gri

6 de fevereiro >> Dia do Agente de Defesa Ambiental


Responsável por fiscalizar e propor ações para a conservação do meio ambiente, o Agente de Defesa Ambiental promove a educação, orientando o público sobre os cuidados existentes para garantir a preservação do meio ambiente. 

Parabéns e muito obrigado a todos os profissionais da área! 


👏👏👏

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

RELEMBRANDO OS VELHOS CARNAVAIS >> Lajes terá carnaval na União Caixeral

Resultado de imagem para carnaval de clubes
Tentando manter viva a tradição dos velhos e bons carnavais o nosso amigo Leal estará organizando na União Caixeiral alguns bailes como uma forma de animar o período carnavalesco em nossa cidade. 
 
Leal nos informa ainda que a animação desse bailes ficará por conta de uma orquestra de frevo que estará tocando   músicas carnavalescas para alegrar os foliões presentes.
 
Serão apenas dois dias: Sábado e Segunda e o preço da mesa custará 50 reais, e a entrada livre custará 10 reais.
  Contato para reserva de mesas: Leal ou Socorro Soares.

Carnaval 2016

Iores - Rei Momo exibindo a chave da cidade
Hoje é a abertura do carnaval 2016. Aqui em Lajes teremos a saída do Bloco do Zé Pereira, a partir da meia-noite. E durante os outros dias de carnaval acontecerão alguns arrastões á tarde e teremos também no Parque Cabugi algumas bandas que farão a festa durante as noites de carnaval.

E aproveitando a oportunidade vamos relembrarmos os grandes carnavais de Lajes, trazendo essa foto de nosso amigo Iores Mozzano, que foi eleito Rei Momo do Carnaval 2010, representando o Bloco dos Cangatis.

ARTIGO >> Inteligência espiritual

Supercreche Jesus – Recanto de amor e poesia, onde se valoriza o ser humano
Meditando sobre a responsabilidade de pais e educadores na sólida formação espiritual, humana e ética dos infantes, recordei-me do que, em 1981, disse ao jornalista italiano Paulo Parisi Rappoccio, há décadas radicado no Brasil. Defendi a basilar necessidade de unir ao raciocínio intelectual a sabedoria que se origina no coração das criaturas. Sim, porque também existe a inteligência do sentimento, da emoção e, mais que isso, a espiritual, provinda do Mundo ainda invisível aos nossos olhos materiais, por questões de frequência, entre outras. Ninguém morre. Continuamos vivos pela Eternidade.
Educação com Espiritualidade Ecumênica
No Manifesto da Boa Vontade (1991), escrevi que, intuitivamente, com acerto, assevera o próprio povo, seguido por eminentes pensadores: “Enquanto há vida, há esperança”. O caminho mais acertado permanece na área da Educação com Espiritualidade Ecumênica, um passo à frente no terceiro milênio, que se aproxima.
Contudo, a insensibilidade de muitos foi a motivação deste expressivo repto do notável Martin Luther King Jr. (1929-1968): “Ao longo do caminho da História, uma das maiores tragédias do homem tem sido o seu limitado interesse pelo próximo, seja este tribo, raça, classe ou nação”.
Por isso há que se orientar os esforços mundiais, aplicando-os na tarefa de resgate da parcela desfavorecida do planeta, colocando, assim, os valores da sociedade na devida ordem e fazendo a marcha do desenvolvimento econômico dirigir-se em prol da criatura humana, porquanto o ser vivente é a geratriz do progresso, a despeito das máquinas. Do contrário, os governos poderão não estar governando para seus povos.
O velho Gandhi (1869-1948) afirmava que “uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias”. E aí, na indiferença de muitos para com os demais, reside a sua fraqueza, se nada fizerem para mudar o rumo dos fatos, para o que é necessário igualmente que parem de culpar a Deus e os Seus preceitos pelos tropeços que dão. Atualíssima, portanto, esta advertência de antigo aforismo do escritor latino Publilius Syrus (85 a.C.-43 a.C.): “Tolo é aquele que afunda seus navios duas vezes e continua acusando o mar de culpado”
.Para que isso não venha a ocorrer com os nossos pequeninos que se preparam para a vida, com honra inaugurei, em São Paulo/SP, em 25 de janeiro de 1986, data natalícia da colossal cidade sul-americana, a Supercreche Jesus, que integra um grande Instituto, hoje responsável pela educação diária de quase 1.500 crianças, jovens e adultos. Reflitamos acerca deste ensinamento do Profeta Muhammad (570-632) — “Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele!”— no Corão Sagrado: “As crianças são os ornamentos da vida neste mundo”.
Delas, Jesus, no Seu Evangelho, segundo Mateus, 19:14, declara: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, porque deles é o Reino dos Céus”. E Salomão, em Provérbios, 22:6, aconselha: “Educa a criança no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.
Ao anunciar, ainda durante a inauguração da Supercreche Jesus, o advento do Conjunto Educacional Boa Vontade, que surgiria em 25 de janeiro de 1993, também na capital bandeirante, assim resumi sua filosofia de trabalho: Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração.
Combate à Exploração Sexual
Proteger a infância e a juventude consiste em providência para todas as horas. Portanto, nos antecipando ao Dezoito de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ratificamos essa batalha para a qual a sociedade deve permanecer em constante vigília. Tenhamos em nossa agenda o Disque Direitos Humanos, o Disque 100. A ligação é gratuita.
Por Paiva Neto (LBV)

ELEIÇÕES 2016 >> Pré-candidatos do PT e PCdoB, Mineiro e George conversam sobre sucessão em Natal

12646967_1113304282037459_3816456494671989016_n
Os pré-candidatos à prefeitura de Natal pelo PT e PCdoB, o deputado estadual Fernando Mineiro e o vereador George Câmara, respectivamente, se reuniram na tarde da última quarta-feira (3) para conversar sobre o processo eleitoral de 2016, os possíveis cenários para o primeiro e o segundo turnos e a conjuntura política nacional.
De acordo com Mineiro, foi uma “boa conversa entre quem ama esta cidade e está preocupado com os rumos e desafios de seu crescimento e a qualidade de vida de sua população”.
“Foi um encontro entre quem sabe que nossos problemas só serão enfrentados tendo compromisso com a população como um todo e com exercício permanente do diálogo entre as diversas visões sobre a cidade, com profundo respeito às diferenças”, acrescentou.
Para George Câmara, a reunião foi muito produtiva e importante para fazer uma avaliação dos possíveis cenários de 2016. “Fizemos uma discussão sobre o quadro político e a conjuntura atual. Este ano será muito importante para o nosso país e, particularmente, para Natal. Temos olhares a partir do projeto nacional dos nossos partidos e pretendemos dialogar com a sociedade sobre o destino da cidade”, disse.
Fonte: Assessoria Fernando Mineiro

Natal é só carnaval recebendo turistas com shows e blocos de rua em cinco polos da capital


Com a entrega das chaves da cidade pelo prefeito Carlos Eduardo ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval nesta quinta-feira no tradicional Baile de Máscaras da Confeitaria Atheneu estará dando o início ao Carnaval Multicultural de Natal 2016.
O prefeito Carlos Eduardo prometeu e cumpriu vai fazer um carnaval que vai agradar aos natalenses que gostam da folia e dos turistas que buscarem Natal para se divertir nos diversos polos carnavalescos – Redinha, Centro Histórico, Ponta Negra, Rocas e Atheneu. Hotéis lotados, economia em andamento com vários segmentos se beneficiando, bares, restaurantes, vendedores de comércio de rua, taxistas, não tem quem não fature nesses quatro dias de folia. Tem muita gente incomodada porque a Prefeitura do Natal estimula a recuperação e promove o carnaval natalense, mas esse é um movimento  que começou a partir do baile de Máscaras da Confeitaria Atheneu há 16 anos e não tem mais volta.
O carnaval natalense terá atrações musicais nacionais e locais. Tudo para o folião de Natal e do Brasil se programar para a folia. Tudo acrescido das exibição das escolas de sambas e tribos de índios no polo Ribeira.
No tradicional Baile de Máscaras. Duas mega atrações abrem a noitada. Khrystal e banda sobem ao palco às 21h e Spok Frevo Orquestra, de Recife, se apresenta às 23h.
Na sexta-feira de Carnaval, também no Pólo Atheneu, a folia relembra os carnavais de antigamente. O evento Grandes Carnavais reúne oito blocos e junta sua programação com o Carnaval Multicultural ao som de banda Detroit a partir das 20h, os clássicos baianos de Armandinho às 22h e o reggae de Alphorria a partir da meia-noite. O clima é de “grande encontro” de blocos, foliões e atrações musicais de alta qualidade.
Ainda na sexta, no Pólo Ponta Negra o lendário Alceu Valença vai agitar a multidão a partir das 23h, mas antes tem o som do pernambucano Romero Ferro. Enquanto no Pólo Redinha tem Andiara Freitas a partir das 21h e As Nordestinas às 23h. E no Pólo Centro Histórico tem Carlinhos Bem com seu shows “Foliando” a partir das 18h.
E a folia não para. No sábado (6), a festa tem opções para todos os públicos. Na Redinha, a banda Grafith arrastará a massa a partir das 23h e banda Alphorria às 21h. Em Ponta Negra tem Dom Cardoso e seus Metais a partir das 19h, Leão Neto às 21h e Moraes Moreira às 23h.
Domingo (7) a folia começa no Pólo Redinha a partir das 20h com Monobloco, depois tem Tânia Soares às 22h e Rodolpho Amaral à meia noite.
No Pólo Ponta Negra, também no domingo dia 7, é a vez de Nara Costa se apresentar a partir das 21h e o sucesso do Monobloco repete a dose às 23h.
Ainda no domingo, o desfile das Kengas no Centro Histórico terá o show inédito de Baby do Brasil com Paulinho Boca de Cantor a partir das 20h com Dudu Galvão abrindo o Desfile das Kengas a partir das 16h.
Segunda-feira também é dia de festa no Carnaval Multicultural de Natal. Elba Ramalho faz show no polo Ponta Negra a partir das 23h, mas antes tem a Orquestra Velhos Carnavais se apresentando a partir das 21h. No Pólo Rocas também na segunda-feira tem Laryssa Costa animando o bloco Carcará a partir das 19h e na Redinha tem Kelly Wange às 21h e Cavaleiros do Forró às 23h.
E assim o Carnaval Multicultural de Natal chega à terça-feira, com Neguinho da Beija Flor no Pólo Rocas a partir das 23h, mas antes haverá shows de Ana Tomáz (17h), Debinha Ramos (19h) e Valéria Oliveira às 21h.
No Pólo Redinha, também na terça, tem Dodora Cardoso (21h) e Luna Hesse às 23h.
E no Pólo Ponta Negra haverá show do mito Margareth Menezes a partir das 23h, com Dani Cruz começando a folia às 19h e Khrystal de banda subindo ao palco às 21h. E no Pólo Centro Histórico tem Jaina Elne se apresentando no tradicional Bar do Naldo.
HÉLIO ROCHA É O HOMENAGEADO DO CARNAVAL 2016
O carnaval deste ano prestará homenagem a um dos grandes incentivadores da festa na Redinha. “Quando o carnaval só existia na Redinha quem empurrava o evento era Hélio Rocha e hoje a cidade de Natal, faz com que ele, um dos fundadores da Banda do Siri, seja o homenageado em 2016.”, disse o prefeito Carlos Eduardo.
Além das atrações nacionais o Carnaval Multicultural de Natal selecionou artistas potiguares inscritos em Chamada Pública. São shows de palco, bandas, blocos, escolas de samba e tribos de índios além da escola do Rei, Rainha, Corneteiro e coordenadores do Carnaval.
Na segunda-feira serão divulgadas as 37 apresentações (saídas) de bandas de frevo, todas formadas por músicos do Rio Grande do Norte. Serão 19 bandas com 13 componentes, 10 bandas com 26 integrantes, 5 bandas com 40 músicos e 3 mega bandas com 52 componentes. Tudo isso para atender blocos nos mais variados Polos do Carnaval: Redinha, Ponta Negra, Centro Histórico, Ribeira e Rocas.
O Carnaval Multicultural de Natal promovido pela Prefeitura do Natal organizou também através de Chamada Pública o Desfile das Escolas de Samba dos Grupos A e B no Pólo Ribeira assim como as Tribos de Índios também nos dois grupos (A e B).
CARNAVAL MULTICULTURAL NATAL/2016
 PROGRAMAÇÃO DAS ATRAÇÕES MUSICAIS
POLO ATHENEU 
QUI 04/02
Krystal e Banda  21:00
Spockfrevo Orquestra  23:00
SEX 05/02 
Banda Detroit  20:00
Armandinho  22:00
Banda Alphorria  00:00    
POLO PONTA NEGRA   
SEX 05/02 
Romero Ferro  21:00
Alceu Valença  23:00
SÁB 06/02
Don Cardoso e Seus Metais  19:00
Leão Neto  21:00
Moraes Moreira  23:00
DOM 07/02 
Nara Costa  21:00
Monobloco  23:00
SEG 08/02 
Orquestra Velhos Carnavais  21:00
Elba Ramalho  23:00
TER 09/02
Dani Cruz  19:00
Krystal e Banda  21:00
Margareth Menezes  23:00
POLO REDINHA 
SEX 05/02
Andiara Freitas 21:00
As Nordestinas - Forró no Frevo  23:00
SÁB 06/02
Banda Alphorria  21:00
Banda Grafith  23:00
DOM 07/02
Monobloco  20:00
Tania Soares  22:00
Rodolfo Amaral  00:00
SEG 08/02
Kelly Wange e Banda  21:00
Cavaleiros do Forró  23:00
TER 09/02
Dodora Cardoso  21:00
Luna Hesse  23:00
POLO CENTRO HISTÓRICO 
SEX 05/02 
Carlinhos Bem - Foliando  18:00
DOM 07/02 
Dudu Galvão (Kengas)  16:00
Baby do Brasil e Paulinho Boca  20:00
TER 09/02
Jaina Elne (Bar do Naldo)  20:30
POLO ROCAS 
SEG 08/02
Laryssa Costa (Carcará) 19:00
TER 09/02
Ana Tomaz  17:00
Debinha Ramos  19:00
Valéria Oliveira 21:00
Neguinho da Beija-Flor 23:00

FORÇA TAREFA >> Ruas de nove municípios do RN receberão 4.500 militares contra Aedes no dia 13

Resultado de imagem para militares contra Aedes
Ruas de nove municípios do Rio Grande do Norte receberão 4.500 militares para atuarem na luta contra o mosquito Aedes. O efetivo das Forças Armadas entrará em campo no próximo dia 13.
No estado potiguar, as cidades beneficiadas com a medida serão: Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó, Assu, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Areira Branca, e Nova Cruz.
À nível de Nordeste, o RN será o terceiro estado da região com maior número de militares, ficando atrás de Pernambuco (9 mil) e Bahia (6 mil). A informação divulgada nesta quarta-feira (04) pelo Ministério da Defesa dá conta ainda de que 26 Estados e o Distrito Federal terão a presença das Forças Armadas.
A mobilização vai abranger 356 municípios, incluindo todas as cidades consideradas endêmicas, de acordo com indicação do Ministério da Saúde, e as capitais do País. No total, 220 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica irão às ruas para distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika vírus.
A meta é visitar três milhões de residências. Para a distribuição do efetivo das Forças Armadas nessa fase de mobilização, foram considerados os municípios com maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e os que contam com organizações militares instaladas. Essa será a segunda etapa da campanha contra o mosquito. Na primeira, iniciada em 29 de janeiro, as Forças Armadas realizam um mutirão de limpeza em 1.200 unidades militares espalhadas pelo País. Essa fase se encerra nesta quinta.
Próximas etapas

Ainda estão previstas duas etapas da campanha de combate ao Aedes. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, 50 mil militares, sob a coordenação do Ministério da Saúde, farão visitas nas residências, acompanhados por agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros.

A última etapa, ainda em fase de elaboração com o Ministério da Educação (MEC), prevê a participação de visitas a escolas. A meta é reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Confira aqui a distribuição de militares por estados e aqui por municípios.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Faço parte dessa reflexão!!!


LAJES EM AÇÃO >> Secretaria Mul. de Saúde, Vigilância Sanitária e agentes de Endemias realizam mobilização contra o aedes aegypti

Dando continuidade às ações de combate ao mosquito AEDES AEGYPTI a Prefeitura de Lajes através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Endemias colocaram os blocos nas ruas e foram para o mercado Público e adjacências orientando a população sobre os cuidados e perigos oferecidos pelo mosquito. 

A ação reuniu diversos profissionais da saúde como Agentes Comunitários de Saúde, Endemias e o Núcleo de Apoio a Saúde da família - NASF visitaram os feirantes e comerciantes e em seguida saíram para o bairro são Judas Tadeu onde os Agentes de Endemias estavam realizando o trabalho de tratamento e visita Geral das residências, o coordenador da Vigilância Sanitária Cunha Neto e o Fiscal de Vigilância Sanitária esteve presente no Bairro Junto com sua equipe e a Secretária de Saúde Ionara Celeste também esteve acompanhando de perto as ações. 


A Vigilância Sanitária realizou uma vistoria no bairro a fim de detectar possíveis locais que necessita de intervenção e correção relativas à limpeza e eliminação de criadouros. Até o momento foram tratados mais de 2.000 imóveis (casas) de um total 5.000 imóveis (casas). 

Sobre as denúncias e atendimentos, a Vigilância recebeu durante o dia um total de 43 denúncias e foram atendidas um total de 38 ficando as demais para a ordem do dia seguinte.

Fonte: Facebook de  Reniey Cavalcante

Veja mais imagens dessa ação clicando abaixo:

CHUVAS NO RN >> Com o janeiro mais chuvoso desde 2011, metade dos reservatórios toma água no RN, porém situação ainda permanece preocupante

q

O mês de janeiro foi o mais chuvoso dos últimos cinco anos, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). E o resultado é que quase metade dos reservatórios potiguares recebeu recarga de água.

Só a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, responsável pelo abastecimento de 34 cidades, recebeu 3,5 milhões de metros cúbicos (m³) e subiu 10 cm de lâmina.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), 21 receberam recargas que variam de 1% a 20% de suas capacidades. O açude Beldroega em Paraú, que iria entrar no volume morto já no próximo mês, teve um aumento no volume de água em 20% (1,6 milhão de m³). Diante do aumento, mesmo que as chuvas cessem, o reservatório ainda terá água até o mês de setembro.
Pequenos reservatórios transbordaram. Em Jucurutu, os açudes das comunidades de Riachão e Boi Selado atingiram seu volume máximo e já estão desaguando em direção à Armando Ribeiro, que está atualmente com 20,40% de sua capacidade (489,5 milhões de m³). O mesmo acontece com o acúmulo de água na obra da barragem de Oiticica, hoje com 3 milhões de m³, que está atingindo um braço do Rio Piranhas e contribuindo para a cheia do maior reservatório do estado.
Alguns reservatórios que entrariam em volume morto até junho deste ano, só chegarão a volume morto em dezembro. Isto significa que receberam recarga para durar mais 6 meses.
ACUMULADO
No acumulado de 2016, onde mais choveu no estado foram Apodi e Olho D’água dos Borges. Nas duas cidades o índice pluviométrico superou a marca dos 300 mm, atingindo respectivamente 304mm e 318mm. Em seguida, Portalegre (268 mm), Riacho da Cruz (238mm) e Caraúbas (236mm). Em São Rafael, onde já foram registrados 234 mm de chuva neste ano, chegou a cair granizo no ultimo final de semana.
“O sistema meteorológico responsável por estas chuvas é o Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que deve continuar nos próximos dias provocando chuva no litoral, mas principalmente no interior”, explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. No período de Carnaval, entretanto, o volume maior de chuvas deve acontecer na faixa litorânea do estado. 
Os valores acumulados entre 3 e 10 de janeiro, segundo a precisão da Emparn, devem atingir cerca de  30mm no Agreste e Litoral Sul, 40mm na Região de Mossoró e acima de 60mm nas regiões Central, Seridó, Alto Oeste, Litoral Nordeste e Grande Natal.
Fonte dos dados: EMPARN/IGARN