sábado, 16 de janeiro de 2016

CHUVAS >> EMPARN prevê chuva para o RN neste fim de semana


NoticiaDe acordo com a previsão da Empresa de Pesquisa e Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) o fim de semana poderá permanecer nublado e com pancadas de chuva.

No estado, a EMPARN diz que choveu em 55 municípios potiguares nas últimas 24 horas. Muitas localidades ficam na região oeste.

As maiores chuvas na mesorregião Oeste caíram em Itaú, 48,0 milímetros (mm); Tabuleiro Grande, 40,0mm; Rodolfo Fernandes, 38,3mm; Venha Ver, 33,0mm e Apodi, 9,0mm. Choveu ainda em Tenente Ananias, São Francisco do Oeste, Severiano Melo, Pau dos Ferros, Felipe Guerra e Portalegre. No Agreste choveu mais forte em Jundiá, 53,8mm; Nova Cruz, 36,0mm; Santa Cruz, 20,5mm e Jaçanã 16,5mm.

Na região Leste choveu forte em Espírito Santo, 78,5mm; Canguaretama, 75mm; Senador Georgino Avelino, 40,7mm; Baia Formosa, 30,0mm; Nísia Floresta, 23,8mm; Montanhas, 15,6mm; Goianinha, 13,3mm; Parnamirim, 6,6mm e Natal, 5,4mm.
Fonte: EMPARN em 15 de Janeiro de 2016

NOVOS ALUNOS DO IFRN >> Matrículas do Exame de Seleção iniciam segunda (18)


Matrículas do Exame de Seleção iniciam segunda (18)
Os candidatos aprovados podem realizar suas matrículas até o dia 22 de janeiro no campus para o qual se inscreveu.  
A próxima semana será o marco para os mais de 3 mil novos alunos do IFRN, aprovados no último Exame de Seleção. As matrículas nos cursos técnicos integrados de nível médio iniciam segunda-feira (18) e encerram no dia 22 de janeiro. 
Os candidatos devem portar a seguinte documentação no momento da matrícula:
a) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais); 
b) Carteira de identidade (cópia acompanhada do original); 
c) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; 
d) Certificado de conclusão do ensino fundamental (cópia acompanhada do original); 
e) Histórico escolar do ensino fundamental (cópias acompanhadas dos originais). 
f) Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (cópia acompanhada do original); 
g) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original); 
h) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original); 
i) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior; 
j) Se apresentar documentos em língua estrangeira, estes deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.
Os aprovados nas listas L1 e L2 devem, ainda, apresentar a documentação comprobatória em relação ao seu perfil socioeconômico. A homologação da matrícula dos candidatos aprovados nas listas citadas está condicionada ao parecer FAVORÁVEL da análise socioeconômica. Como documento de comprovação de renda o candidato pode apresentar:
TRABALHADORES ASSALARIADOS: a) Contracheques dos últimos três meses; ou b) Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; ou c) CTPS registrada e atualizada; ou d) CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica; ou e) Extrato atualizado da conta vinculada do trabalhador no FGTS; ou f) Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
ATIVIDADE RURAL: a) Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; ou b) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica -IRPJ; ou c) Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso; ou d) Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas; ou e) Notas fiscais de vendas. 
APOSENTADOS E PENSIONISTAS: a) Extrato mais recente do pagamento de benefício; ou b) Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; ou c) Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
AUTÔNOMOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS: a) Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; ou b) Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso; ou c) Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada; ou d) Extratos bancários dos últimos três meses. 
RENDIMENTOS DE ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS: a) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; ou b) Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos; ou c) Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.

Essa é uma tarefa que é de todos >> Aedes Aegypti: é preciso que façamos a nossa parte

O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e até febre amarela, doenças que matam ou deixam sequelas, precisa ser exterminado. Já falei isso em outras oportunidades, mas volto a repetir em face das chuvas que têm caído em Natal e em algumas regiões do Rio Grande do Norte, que aliás é bom em parte devido a seca que assola o estado, mas por outro lado é ruim devido a possibilidade da proliferação do mosquito.
É preciso, no entanto, que as pessoas se conscientizem verdadeiramente sobre o perigo que o Aedes Aegypti representa. E quando falo em se conscientizar é no sentido de que as pessoas façam a sua parte, exerçam a cidadania no melhor sentido da palavra e não fiquem à espera de ações dos poderes públicos, esse o grande mal do brasileiro.
Para evitar que surjam focos do Aedes Aegypti em sua casa não é preciso esperar a visita de um agente endêmico. Tire algumas horas em benefício da sua saúde e da sua família e verifique o que pode gerar um foco em sua residência. Um vaso com água parada, uma poça de água em frente a sua casa, uma caixa d`água aberta ou não tampada da maneira certa, tudo isso podem propiciar focos do mosquito.
Alguns irão dizer que isso todo mundo tá careca de saber. Tudo bem, mas por que então não faz a sua parte. A dengue está aí há tempos e todos sabem de tanta propaganda que já foi levada ao ar que ela pode matar. Mas ninguém se preocupa em evitar os focos do Aedes Aegypti. Agora vem a Zika, que pode também matar ou deixar sequelas em recém-nascidos. E aí, vamos evitar os focos ou não?
Esperar a visita dos agentes endêmicos ou a passagem do carro-fumacê na sua rua pode ser tarde demais. A guerra contra o mosquito não é só dos poderes públicos é também da sociedade como um todo. Se o cidadão não faz a parte dele não adianta nada. Campanhas publicitárias, folders educativos, palestras em escolas ou associações comunitárias, homilias nas igrejas, enfim, tudo o que se pode fazer tentando educar e esclarecer o povo para ter os cuidados necessários contra o Aedes Aegypti, nada disso adiantará se você, cidadão, não fizer a sua parte.
A título de exemplo, digo o que tenho presenciado com frequência. No centro de Natal, próximo a Catedral, todos os dias vejo copos descartáveis ou embalagens de quentinhas jogadas no meio fio com água acumulada em virtude das chuvas. E quem é culpado disso? Seriam os moradores de rua que recebem sopa e refrigerantes todas as noites de pessoas que prestam serviços de solidariedade, diga-se de passagem, atitude digníssima, cidadã até? Certamente que não!
Moradores de rua são ignorantes – no bom sentido da palavra, ou seja,  não têm cultura, diria até educação para compreender os perigos que o Aedes Aegypti representa até para eles. Neste caso bom seria que as pessoas que distribuem as sopas realizassem também um trabalho educativo para evitar que os moradores de rua jogassem fora os copos e as quentinhas descartáveis. Bom mesmo seria que sacos de supermercados, por exemplo, pudessem ser distribuídos também a eles para que depositassem os objetos descartáveis, evitando assim o acúmulo de água das chuvas. Fica a dica.
Portanto, caro leitor, como se observa não podemos ficar a espera apenas das ações dos poderes públicos. Precisamos fazer a nossa parte. Essa cultura brasileira de que os poderes públicos devem fazer tudo tem que acabar.
Vamos praticar a cidadania em sua forma plena fazendo a nossa parte, também!

Cultura Popular >> Garoto de 10 anos cria museu do Rei do Baião no sertão do Cariri

56d5681d-2e2d-4d20-894c-3d4f140e6c85

Crato - Em pleno sertão do Cariri cearense, um garoto de apenas 10 anos após realizar uma visita ao museu Gonzagão de Luis Gonzaga na cidade de EXU no Pernambuco em 2013 se apaixonou pelo  "Rei do Baião" e na casa da bisavó na zona rural da cidade iniciou o seu museu sobre Gonzagão.  
A história do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e do homem sertanejo é contada demaneira simples e didática, em um museu dedicado ao cantor no distrito Dom Quintino a 25km da cidade Crato.
A ideia partiu do estudante Pedro Lucas Feitosa, de apenas 10 anos, que após uma visita ao “Museu do Gonzagão”, na cidade de Exu, Pernambuco, em 2013, encantou-se pelo espaço e resolveu construir o seu próprio lugar de exposição. Ainda pequeno, o garoto ganhara de uma tia, um dvd com as principaismúsicas do cantor nordestino, o qual ouvia diariamente. A inspiração veio com a música “Numa sala de Reboco”, composição do músico com o poeta José Marcolino. Depois disso, Pedro Lucas resolveu transformar a casa da bisavó, já falecida, num espaço que intitulou de “Museu de Luiz Gonzaga”. O nome foi escrito à mão num pedaço de madeira.
Localizado no alto de um morro, chamado Alto da Antena, a poucos metros daCE 386, tudo é muito simples e organizado. Pedro também recebe a ajuda doprimo, Kaio Everton, de 7 anos, que faz a função de “gerente”. No local, épossível encontrar instrumentos de trabalho, usados pelo sertanejo, tais comoenxadas, foices, machado e enxadecos, além de utensílios domésticos, entreeles ferro a brasa, penteadeira, pilão e cabaças, doados por pessoas dalocalidade.

1741a9d7-fd6f-4c1c-b89d-fa11424cc1bc
Todo o acervo é dividido em alas, com destaque para o local onde fica uma sanfoninha de brinquedo em meio a sandálias de couro, e fotografias do cantor, que Pedro Lucas faz questão de afirmar que se trata de uma “representação do rei do baião e todas as suas músicas”. A mala, por exemplo, retrata “a vida do viajante”, enquanto a sanfona faz a vez da música “Sanfona do povo”, sem contar a sandália de couro, que nunca acaba.
Quando perguntado sobre o apreço pelas músicas do Rei, o garoto responde “não saber afirmar” e diz apenas que “tem uma coisa na música de Luiz Gonzaga que é uma tentação pra mim, que é bom demais”.

Petrobras aumenta produção de petróleo e supera meta de 2015


A produção de petróleo da Petrobras em 2015 superou a meta anual pela primeira vez nos últimos 13 anos. O volume de 2,128 milhões de barris por dia atingido no período representa alta de 4,6% na comparação com o resultado do ano anterior e supera em 0,15% os 2,125 milhões previstos no plano de negócios da empresa.

A média anual da produção operada na camada pré-sal em 2015 foi a maior da história, atingindo uma média de 767 mil barris por dia, superando a produção de 2014 em 56%.
Se considerada também a extração de gás natural, que cresceu 9,8% em relação ao ano anterior, a produção total chega a 2,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O resultado é 5,5% maior que os 2,46 milhões de barris de óleo equivalente por dia obtidos em 2014.
“O resultado é importante por demonstrar a grande capacidade operacional da empresa, mesmo em um cenário global adverso para o setor de óleo e gás, e por reiterar, diante do mercado, a previsibilidade e a transparência dos rumos da companhia”, disse, em nota, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine. Segundo ele, o resultado reforça a convicção pelo caminho de priorizar os investimentos com capacidade efetiva de gerar resultado para a companhia, com prioridade para os projetos de exploração e produção.
O rápido crescimento da produção da plataforma P-58, que opera no complexo do Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos, e do Flutuador de Produção, Armazenagem e Descarga (FPSO) Cidade de Mangaratiba, no pré-sal da Bacia de Santos, foram alguns dos principais destaques na expansão da produção no ano passado. Além desses fatores, houve a antecipação – de novembro para julho – do início da operação do FPSO Cidade de Itaguaí, na Bacia de Santos.
“Temos consolidado nossa excelência na exploração em águas profundas e ultraprofundas. Em 2015, conseguimos conciliar o avanço tecnológico com a redução dos nossos custos operacionais, o que nos levou à marca de custo de extração de US$ 8 por barril nos campos do pré-sal no terceiro trimestre”, afirmou a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes.
Segundo a estatal, o desempenho satisfatório das demais frentes de produção também teve papel decisivo para o alcance da meta de 2015. No ano passado, a produção do campo de Marlim, na Bacia de Campos, se estabilizou acima dos 200 mil barris por dia, e a do Campo de Roncador chegou ao seu pico ao superar a barreira dos 400 mil barris por dia.
Por Agência Brasil, em 15 de janeiro de 2016

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA REAJUSTE DE 11,36% DO PISO NACIONAL DOS PROFESSORES


NoticiaO Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (14) que o piso salarial dos professores da educação básica terá reajuste de 11,36% a partir de janeiro deste ano. O rendimento base da categoria passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64 em todo o País. O cálculo do índice de reajuste foi feito pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.

Durante o anúncio do novo piso, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante ressaltou que alguns Estados e municípios pediram que o reajuste fosse adiado para agosto e que o índice fosse de 7,41%. No entanto, o ministro observou que o aumento é uma obrigação legal.

“O salário base dos professores teve crescimento real de 46,5% nos últimos seis anos. Ou seja, tirando a inflação, os professores quase dobraram o ganho verdadeiro. Há concordância que os estados e municípios têm enfrentado problemas de receita, mas o reajuste anual é definido por legislação. Estamos seguindo a lei”, comentou.

Mercadante ainda defendeu o diálogo entre os Estados e municípios e a categoria para evitar embates e greves. “Todo mundo tem que ter o direito de greve assegurada, mas greves de longo prazo prejudicam o estudante que vai à escola para aprender”.

A Lei do Piso (Lei 11.738/2008) estabelece que o piso salarial dos docentes da educação básica deve ser reajustado anualmente, de acordo com a variação no valor anual mínimo por aluno, que, por sua vez, é definido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

O piso é pago para profissionais com formação de nível médio, em início de carreira, e carga horária de 40 horas semanais. Pela Lei, os demais níveis de carreira dos professores tem o aumento negociado em cada ente federativo.

Lajes >> Secretaria Municipal de Saúde, Agentes de endemias e Vigilância Sanitária se mobilizam para intensificar luta no combate ao Aedes Aegypti.


Na tarde de dia 13/01, a secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária realizaram um encontro com agentes de saúde, agentes de endemias e demais profissionais da saúde, com objetivo de formar uma força tarefa em combate às doenças patológicas causadas pelo mosquito da dengue.

A com a chegada da chuva na região aumenta a incidência de doenças virais causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, as equipes de saúde intensificarão as ações em combate ao mosquito. 


Já que o mesmo tem a capacidade de transmitir algumas doenças tais como: vírus chikungunya, Zika vírus, febre amarela (não notificado), além dos 4 tipos de dengue. E, a principal preocupação é com as gestantes, pois ele causar microcefalia nos recém-nascidos.


Essa é uma Ação da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária em combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Fonte: Sec. Mun. de Tour, Desenvimento Econômico e Recursos Minerais de Lajes

ATENÇÃO CONTABILISTAS >> Ciclo de palestras do CRCRN percorrerá interior do estado

O Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRCRN) promove nos meses de fevereiro e março um ciclo de palestras com o tema “Contabilidade: Atualizações e Novidades para 2016”.

As explanações acontecem nas seguintes cidades, com data e horário:  
15/02 -  9:00 às 11:30  - João Câmara
15/02 - 14:30 às 17:00 - Macau
16/02 - 9:00 às 11:30 - Mossoró
16/02 - 14:30 às 17:00 - Assu
16/02 - 19:00 às 21:30 - Angicos
 17/03 -   15:00 às 17:30 - Paus dos Ferros
18/03 -   10:00 às 12:30 - Caicó
18/03 -  19:00 às 21:30 - Currais Novos

Os palestrantes serão a contadora e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lieda Amaral de Souza, e o presidente do CRCRN João Gregório Junior. A participação é condicionada a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será posteriormente revertido a entidades de caráter beneficente.

Os locais de explanação do conteúdo serão confirmados a medida que os espaços forem disponibilizados pelos delegados regionais do CRCRN. As inscrições para as palestras no mês de fevereiro já estão abertas. Clique aqui e faça sua inscrição. 
Fonte: Comunicação CRCRN

ELEIÇÕES 2016 >> Propaganda eleitoral antecipada

Propaganda eleitoral antecipada
Com a chegada do ano eleitoral, muitos pré-candidatos já começaram a intensificar suas aparições em festas e eventos da cidade

Porém, é preciso ter atenção a estes atos, para que não extrapolem o campo do mero proselitismo político ou promoção pessoal e passem a ser considerados propaganda eleitoral antecipada.

A regra geral é nunca realizar pedido explícito de votos antes do dia 16.08.2016.
Tomando este cuidado básico, o pré-candidato estará bem prevenido contra as eventuais acusações de prática de propaganda eleitoral extemporânea.

Desde as Eleições de 2010, a Lei Eleitoral protege o pré-candidato, permitindo que ele participe de diversos atos, com a garantia de que não será acusado de propaganda antecipada. São eles:

1 - É totalmente permitido mencionar que a pessoa é pré-candidato. Também é permitido exaltar as qualidades pessoais do pré-candidato através de qualquer meio de comunicação social, inclusive pela internet;

2 – É permitida a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na Internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos. Nestes casos, o único cuidado extra, a ser observado pelas emissoras de rádio e de televisão, é o dever de conferir tratamento isonômico, chamando todos os pré-candidatos ou representantes de todos os partidos políticos para participar do evento;
 
3 – É possível realizar encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e a expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, da discussão de políticas públicas, dos planos de governo ou das alianças partidárias visando às eleições, podendo tais atividades ser divulgadas pelos instrumentos de comunicação intrapartidária;
 
4 – Estão autorizadas as prévias partidárias e a respectiva distribuição de material informativo, a divulgação dos nomes dos filiados que participarão da disputa e a realização de debates entre os pré-candidatos. As prévias partidárias não podem ser transmitidas ao vivo por emissoras de rádio e televisão. Mas, por outro lado, é permitida a cobertura jornalística do evento; 

5 – É permitida a divulgação de atos de parlamentares e de debates legislativos. Importante lembrar que não pode ser feito pedido de voto;

6 – É permitido divulgar posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais;
 
7 – É permitida a realização, a expensas de partido político, de reuniões de iniciativa da sociedade civil, de veículo ou meio de comunicação ou do próprio partido, em qualquer localidade, para divulgar ideias, objetivos e propostas partidárias. 

Em todos estes atos e eventos relacionados nos itens 2 a 7 é permitido fazer pedido de apoio político, a divulgação da pré-candidatura, das ações políticas desenvolvidas e das que se pretendem desenvolver.  Porém, se o pré-candidato for um profissional de comunicação social, não poderá fazer a divulgação de sua pré-candidatura e das ações políticas durante o exercício da profissão. Assim, se o pré-candidato é um repórter, ele não poderá praticar estes atos durante suas matérias ou programas de rádio e televisão, por exemplo.
 
Também encontramos na Lei Eleitoral exemplos de situações que serão consideradas propaganda eleitoral antecipada. 

Uma delas é a convocação, por parte do presidente da República, dos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, de redes de radiodifusão para divulgação de atos que denotem propaganda política ou ataques a partidos políticos e seus filiados ou instituições.

Os demais casos que não estão previstos expressamente na Lei serão analisados individualmente pela Justiça, a qual decidirá o que é ou não é propaganda antecipada.

O que for considerado ilegal será punido com multa, que varia de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00, ou o valor gasto com a propaganda. Os casos mais graves podem resultar na cassação do registro da candidatura, diploma ou mandato.


FOLIAS >> 9 prévias de carnaval que acontecem em janeiro e você não pode perder

Imagem inline 1Preparamos uma lista com nove festas que você não pode deixar de participar.

1 – IA+FIQUEI

Marcando presença no carnaval de Natal desde 2009, o bloco faz sua prévia carnavalesca no dia 16, a partir das 13h, na Curva dos Ventos, em Ponta Negra. A festa será em grande estilo, com DuSouto no Samba e participações de Mc Priguissa e Maguinho da Silva. O ingressos antecipados estão à venda na loja 1MoideCoisa Camisetaria, ao preço de R$30, com direito a feijoada. Saiba mais aqui.

2 – RODA DE SAMBA ACADÊMICOS DO MORRO

A Escola de Samba Acadêmicos do Morro, fundada na comunidade Mãe Luíza em 1997, inicia o ano com uma animada roda de samba no dia 17, no Bar do Zeca, na Rua Guanabara, perto da nova escadaria de Mãe Luíza. A festa começa às 14h e será comandada pelo grupo Raízes do Samba & João Tobias. A entrada é gratuita.

3 – Banda Independente da Ribeira

O bloco de frevo movimenta a Rua Chile, na Ribeira, com seus ensaios abertos nas quintas-feiras (14, 21 e 28), sempre a partir das 19h. O grande desfile acontece no dia 29, com concentração no Bar de Nazaré, no Beco da Lama, e cortejo pela Cidade Alta até a Ribeira.

4 – Bloco Aponta em Ponta Negra

O Bloco completa seu 4º ano desfilando pelas areias de Ponta Negra, resgatando os carnavais de antigamente com frevo, bonecos gigantes e muita animação. A saída oficial é no dia 30 de janeiro, mas até lá, o bloco realiza ensaios abertos com a orquestra de frevo e o grupo de percussão “Folia de Rua”. Confira a programação dos ensaios aqui.

5 – Tá’qui Pr’ocês é um pouco do carnaval de Olinda em Natal

Com 30 anos de desfile em Olinda, o bloco Tá’Qui Pro’cês chega a Natal para repetir a dose da sua prévia carnavalesca que animou foliões potiguares no ano passado. A festa acontece no dia 23 de janeiro, um sábado, com concentração na Associação de Moradores dos Parques Residenciais Ponta Negra e Alagamar (Ampa) e desfile com orquestra de frevo de Olinda no conjunto Ponta Negra. Aqui você fica sabendo dos valores e da programação completa.

6 – 10º Baile do Mercado de Petrópolis

A festa aquece o carnaval de Natal com bandinha de frevo, muito axé com Bruno Josua e encerramento com Isaque Galvão apresentando repertório repleto de sucessos do samba, marchinhas e frevos. Dia 29 de janeiro, a partir das 17h, com entrada franca. Mais informações aqui.

7 – Ribeira Boêmia em Pirangi

No dia 30 de janeiro, o projeto Ribeira Boêmia parte para o litoral sul para uma edição especial de Carnaval na praia de Pirangi. A animação vai ser no restaurante Paçoca de Pilão, a partir das 17h, com marchinhas e sambas-enredos do passado puxados pela roda de samba do projeto. A entrada antecipada é R$20, na hora será R$25. Mais informações aqui.

8 – Baile Mamãe Eu Quero

O primeiro bailinho de carnaval Mamãe Eu Quero, totalmente pensado para as crianças, acontece na AABB, dia 30 de janeiro, das 14h às 18h. Os pequenos foliões vão se divertir com banda de frevo, palhaços, pintura de rosto, sorteios de brindes e desfile das fantasias. Ingressos antecipados: R$12 (criança), R$25 (adulto) – 2 Crianças + 2 Adultos: R$ 70. Crianças até 2 anos não pagam. Mais informações aqui.

9 – Invasão Potiguara na Rua Chile

O bloco de potiguares que ganha as ladeiras de Olinda no carnaval promove sua última festa antes de pegar a estrada para Pernambuco. A prévia carnavalesca é no dia 31, no Ateliê Bar, na Rua Chile, Ribeira. As atividades começam às 12h, com feijoada, e as atrações são a banda Arquivo Vivo e a cantora Dani Cruz. Ingressos antecipados (1º lote): R$15 (entrada), R$30 (camisa do bloco), R$40 (entrada + camisa do bloco).Mais informações aqui.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

LAJES NA ROTA DO DESENVOLVIMENTO >> Campus Avançado do IFRN/Lajes divulga Programa de Capacitação em Energias Renováveis


O IFRN - Campus Avançado Lajes divulga a abertura do Programa de Capacitação em Energias Renováveis da agência de desenvolvimento industrial da Organização das Nações Unidas - UNIDOO projeto é uma realização da agência de desenvolvimento industrial da Organização das Nações Unidas

O projeto é de iniciativa do Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe em conjunto com a UNIDO e possui parceria com o IFRN, dentre outras instituições de ensino pelo continente.

Este programa visa promover o acesso à conhecimentos atualizados e de qualidade sobre tecnologias energéticas. O curso é dividido em módulos e fornece uma revisão técnica sobre os vários temas relacionados, bem como suas aplicações em contextos locais e análises de exemplos práticos. Os usuários interessados irão encontrar em cada um dos sete módulos elementos de formação, como guias didáticos, apresentações em vídeo, conteúdo extenso, slides interativos e exercícios. Todos os módulos de EAD estão disponíveis em Inglês, Espanhol e Português, cada um com 16 horas/aula.

Após realizar os cursos completos, os usuários serão capazes de desenvolver projetos de energia sustentável e receberão um certificado digital gratuitamente, emitido pela UNIDO, caso sejam aprovados.

Mais informações no site do projeto.


AGRICULTURA FAMILIAR >> O PAA continua firme e forte! Em 2015, o investimento foi maior que no ano anterior e chegou a R$ 567,2 milhões.

Foto de Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Em 2015, o governo federal investiu R$ 567,2 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar! 
Metade das pessoas beneficiadas foram mulheres.

Quase 40% dos recursos foram utilizados no Nordeste ou Semiárido 

No total, 917 projetos foram formalizados com o objetivo de apoiar diretamente cooperativas, associações, o que beneficiou milhares de entidades das áreas da assistência social, educação e saúde.O PAA fortalece a agricultura familiar porque permite a compra de alimentos dos agricultores e agricultoras e os destina a entidades da assistência social, escolas públicas, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos.

Ganham os agricultores e ganha a população, com alimentos mais frescos e de época e o desenvolvimento da região 

“RN tem a pior bancada federal da história”, diz coordenador geral do Sindipetro


José Araújo afirma que a Petrobras deve diversificar atuação para se tornar empresa de energia (Foto: Cacau)
Responsável por muitos empregos diretos e indiretos no Rio Grande do Norte, o setor petrolífero enfrenta problemas no Estado devido à diminuição nos investimentos pela Petrobras, situação agravada pelo que o coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros do RN (Sindipetro/RN), José Araújo, classifica como a pior bancada federal da história potiguar.

“Com relação aos interesses dos trabalhadores, essa é a pior bancada federal que o RN já elegeu. Dos oito deputados federais que nós temos, cinco são controlados pelo Eduardo Cunha (PMDB). Para ter uma ideia, eles aprovaram o projeto da terceirização, que escraviza o trabalhador, o projeto da turma da bala, que facilita a compra de armas, e a redução da maioridade penal, então, todos eles votaram nesses grandes retrocessos”, afirma.

O presidente declara não ver perspectivas de melhora para o setor no RN em 2016 por causa de fatores como a queda no preço do barril de petróleo no mercado internacional, forçada por países com grande produção do combustível, como a Arábia Saudita e Emirados Árabes. Ele explica que, com a redução no preço de venda no mercado, extrair petróleo se torna, do ponto de vista empresarial, menos vantajoso que adquirir o produto.

“A produção do barril de petróleo custa, em média, U$35 no Rio Grade do Norte, então, quando o petróleo está abaixo desse valor no mercado, é preferível você comprar que produzir. Porém, a Petrobras é uma empresa que tem um papel social a cumprir. Por isso, ela deve seguir produzindo e não só encarar as coisas do ponto de vista mercadológico”, disse José Araújo.

O coordenador do Sindipetro lembra que, o barril de petróleo custava, em média, U$ há U$115, mas, hoje, o material é vendido por uma média de U$35. Ele exemplifica que, se a Petrobras comprar o barril de petróleo por U$ 30, por exemplo, do ponto de vista empresarial, ela fez um bom negócio, pois produzi-lo custaria U$35. No entanto, essa economia de U$ 5 em relação ao custo de produção geraria custos sociais e econômicos maiores em relação aos empregos, renda e infraestrutura no país, entre outros fatores.

“Nós defendemos uma Petrobras 100% estatal. Hoje o Governo Federal é dono de 51% da empresa, mas, por causa da pressão dos acionistas que detêm 49% da Petrobras, ela tem se portando uma empresa do sistema capitalista sem um papel social a cumprir, pois os caras na bolsa de valores não se importam com o povo brasileiro”, declara.

SINDICATO DEFENDE A CONTINUIDADE DA PETROBRAS NO RN
José Araújo conta que, embora a produção de petróleo no Rio Grande do Norte tenha caído de 105 mil para 66 mil barris por dia nos últimos anos, a continuação da exploração da empresa sobre os chamados “campos maduros” e na perfuração de novos poços é viável. Ele afirma que, com os investimentos corretos por parte da Estatal, é possível não só manter, mas aumentar a produção no Estado.