sábado, 6 de junho de 2015

Em Lajes >> Atuação da Pastoral da Sobriedade oferece ajuda e prevenção contra as drogas

A Pastoral da Sobriedade é uma atuação especial da Igreja Católica em resposta ao problemas social do alcoolismo e do uso de drogas.

Tem o objetivo de PREVENIR E RECUPERAR da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade.

O grupo de autoajuda da Pastoral da Sobriedade se reúne toda segunda-feira, às 19:30h na sala subsolo do Centro Pastoral.

NÃO FIQUE SÓ, PROCURE AJUDA PARA SUPERAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E A CODEPENDÊNCIA

MOBILIZAÇÃO >> CBF: Retire Marco Polo Del Nero da presidência da CBF! #QueroÉticaNoFutebol


O escândalo da corrupção no futebol já derrubou o presidente da FIFA, Joseph Blatter. Sete executivos foram presos, inclusive José Maria Marin, ex-presidente da CBF. Entretanto, o principal aliado de Marin segue liderando a CBF - estou falando do atual presidente da entidade, Marco Polo Del Nero.
Del Nero manda e desmanda no futebol brasileiro. Sou apaixonado por futebol e criei este abaixo-assinado para pedir a saída dele da CBF. Acho absurdo que esta entidade seja liderada há anos por diretores envolvidos em desvio de dinheiro.


É só com a saída de Del Nero que haverá espaço para uma investigação profunda nas contas da CBF. Del Nero aprovou as contas de Marin e negociou contratos suspeitos. Reportagens apontam suspeitas de que ele foi beneficiado por corrupção dentro da CBF.

Peço sua ajuda para trazer ética e transparência para o futebol.Clique, assine e divulgue para pedir a saída de Del Nero da presidência da CBF, a Confederação Brasileira do Futebol!

DESTAQUE MUNDIAL >> BRASIL É REFERÊNCIA NO COMBATE À FOME

O ex-presidente Lula defendeu que a causa não é a falta de alimento, mas a falta de recursos. Durante discurso na Expo 2015, em Milão, reassumiu o compromisso de lutar para acabar com a fome no continente africano até 2025.

A Exposição é uma grande referência para países em todos os continentes. Na última edição recebeu 73 milhões de visitantes e este ano traz a discussão sobre a fome no mundo.

Lula foi convidado para expor sobre o exemplo que foi implantado no país. A Organização das Nações Unidas (ONU) retirou Brasil do mapa da fome e avaliou que este progresso se deu por três pilares principais. Redução da desigualdade, empoderamento das mulheres e a qualidade dos programas de transferência de renda. Assim também defendeu o ex-presidente.

Em seu discurso, explicou o funcionamento do programa Fome Zero e do Bolsa Família exigiam responsabilidades dos beneficiários, como manter os filhos na escola, levá-los para vacinar e, no caso das gestantes, acompanharem a gestação com pré-natal. Além disso, esclareceu que o programa dava às mulheres a prerrogativa de retirar o dinheiro, já que são elas que assumem maiores responsabilidades sobre os filhos.

Papa Francisco também foi convidado e enviou mensagem chamando atenção para o combate à fome. “O meu desejo é que esta experiência permita aos empresários, comerciantes e estudiosos, sentir-se envolvidos em um ‘grande projeto de solidariedade’.”

Apesar da não divulgação pela grande imprensa, o jornalista Paulo Moreira Leite produziu ótimo texto sobre o sucesso do Brasil representado na feira internacional. Recomendo. http://paulomoreiraleite.com/2015/06/04/1240/

Natal >> A maravilhosa capital do Rio Grande do Norte

Natal - RN
Segunda capital brasileira com menor área territorial, mas com a sexta maior densidade populacional do país, Natal, apesar de pequena é grandiosa em beleza e particularidades. Capital do Rio Grande do Norte, este município guarda uma série de histórias e pontos turísticos únicos.
Quem não conhece ainda a tímida Natal não imagina o gigante que se esconde atrás de suas dunas. Quer saber mais?
Confira logo abaixo alguns detalhes sobre o principal município do Rio Grande do Norte.

Um pouco sobre a história de Natal

A cidade de Natal foi fundada no ano de 1599, ainda na época do período colonial do Brasil. Tudo começou com a construção de um forte para proteger a capitania do Rio Grande do Norte. O mesmo foi elevado a partir do Rio Potengi, ponto estratégico onde dava a possibilidade dos portugueses observarem todo o território sem nenhuma ameaça.
Ainda assim Natal foi invadida por holandeses anos depois. Este povo deixou uma grande herança na cidade e favoreceu o seu desenvolvimento. Desde então a capital potiguar sofreu uma série de mudanças favoráveis e se destacou mundialmente devido sua beleza e seus monumentos.

Principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte

Pontos Turisticos


Discriminar os pontos turísticos de Natal resulta com certeza em uma lista bem prolongada. Apesar de serem locais que permitem uma visitação rápida, a importância dos mesmos para o desenvolvimento e história da cidade faz com que alguns não possam passar despercebidos. Veja alguns deles:
  • Centro de Lançamento da Barreira do Inferno: centro para lançamento de foguetes. Vale a pena conhecer pelos protótipos de foguetes e conhecer um pouco mais sobre as atividades da Aeronáutica brasileira.
  • Forte dos Reis Magos: local que deu origem a cidade. O Forte é aberto para visitação e como brinde você ainda tem um lindo por do sol.
  • Teatro Alberto Maranhão: principal teatro da cidade e onde acontecem diversos eventos voltados para o crescimento cultural de Natal.
  • Ponte Newton Navarro: uma das construções mais suntuosas do estado.
  • Museu da Cultura Popular: onde você encontra as principais heranças populares do Rio Grande do Norte e do Nordeste brasileiro.
Estes são apenas alguns dos pontos turísticos de Natal. Ainda existem as dezenas de lindas praiaslagoas, as dunas e outras formações que precisam estar em qualquer roteiro de turista que chega à cidade.

Festas típicas de Natal – RN

Natal ganhou popularidade devido duas festas que acontecem na cidade. A primeira é oCarnatal, que sempre ocorre no mês de novembro, entrando para o quadro dos maiores carnavais fora de época do pais. A segunda é o Natal, muito popular na cidade que se transforma por inteiro e ganha um ar bem típico dessa época.
Carnatal


Em Pipa, uma das praias mais populares do estado, também acontece o maior réveillon do Rio Grande do Norte. Se você visita Natal na época das festas de final de ano, não deixe de curtir esta data por aqui.

 

Proteção ambiental >> MPF recorre de decisão que põe em risco o mangue do rio Potengi


Resultado de imagem para mangue do rio PotengiJustiça autorizou análise do licenciamento de viveiros de camarão, localizados às margens do rio, cuja exploração havia sido proibida em sentença que transitou em julgado há quase seis anos

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) interpôs um agravo de instrumento, com pedido de efeito suspensivo, contra uma decisão do juiz federal Janilson Bezerra. O magistrado suspendeu a execução de uma sentença transitada em julgado e de um termo de ajustamento de conduta (TAC) e permitiu que carcinicultores possam ter seus projetos de criação de camarão, localizados em áreas de mangue no estuário do rio Potengi, analisados pelo Idema/RN.

No entender do MPF, permitir a análise dos empreendimentos, por parte do órgão ambiental, pode resultar no licenciamento dos viveiros e, por consequência, em graves prejuízos à natureza. A sentença anterior assegurava a completa proteção da área, considerada fundamental ao equilíbrio do meio ambiente. “A nova decisão viola situações já definitivamente consolidadas”, destaca o recurso ministerial, de autoria da procuradora da República Clarisier Azevedo.

A sentença de 2004, resultante da Ação Civil Pública 2002-84.00.001548-8, transitou em julgado em 2009. No ano seguinte foiassinado o TAC. Ambos previam que as atividades nesses viveiros seriam cessadas, as instalações demolidas e a área reflorestada, de forma a permitir sua recuperação ambiental. Porém, em audiência no último dia 4 de maio, promovida dentro de uma ação impetrada pela Cooperativa dos Pescadores e Carcinicultores do Potengi – CPCP (contra União, Estado do Rio Grande do Norte e Ibama), o juiz determinou a suspensão dos efeitos da sentença.

A ação dos criadores de camarão se baseia na mudança do Código Florestal Brasileiro que, segundo eles, permitiria a exploração da atividade nos viveiros instalados antes de 22 de julho de 2008 na Fazenda Camarão do Povo, pertencente à cooperativa. Esses empreendimentos supostamente ocupariam áreas de apicuns e salgados, ecossistemas adjacentes aos mangues.

O Ministério Público Federal discorda dessa caracterização da área e registra que a regularização desses viveiros já havia sido descartada pela sentença anterior e pelo TAC. O MPF aponta, inclusive, a inconstitucionalidade do do artigo 11A do novo Código Florestal, que se refere à suposta anistia de quem explorava irregularmente áreas de apicuns e salgados antes de 2008, e vem questionando essa norma legal através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, no STF.

Outro risco decorrente da recente decisão judicial é o prejuízo ao projeto de criação de uma unidade de conservação na região, o chamado Parque Estadual Mangues do Potengi.

Mangue - A caracterização da área, apontada pelos carcinicultores como sendo de apicuns ou salgados, também é questionada no recurso do MPF. “No mapa dos viveiros objeto dos pareceres técnicos observa-se claramente a presença de manguezais circundando praticamente todos viveiros, o que demonstra que se trata, na verdade, de área de manguezal”. Pareceres técnicos também reforçaram o crescimento de vegetação de mangue nos viveiros já desativados na mesma região.

Ainda dentro do processo que resultou na sentença de 2004, um laudo da Semurb reforçou que “as fazendas de camarão estão assentadas em área onde a vegetação de mangue encontrava-se em processo de regeneração”. Outros pareceres da UFRN e de técnicos seguiram no mesmo sentido.

O bioma manguezal é considerado fundamental ao equilíbrio do meio ambiente. Ele serve de fonte de nutrientes a diversas espécies da flora e fauna e é o lar de várias espécimes animais, incluindo algumas sob risco de extinção, como o colhereiro, o peixe-boi, a garça branca e a tartaruga-de-pente, além de outras objeto de exploração excessiva, como o Caranguejo Uçá.

Histórico – A Fazenda Camarão do Povo, de responsabilidade da CPCP, vinha devastando área de mangue, com a construção de tanques de criação de camarões. A sentença de 2004 determinou o fim das atividades e a recuperação ambiental. Os carcinicultores recorreram até o o Superior Tribunal de Justiça - STJ, que manteve o reconhecimento da ilegalidade da exploração da área. O processo transitou em julgado em 6 de outubro de 2009.

Durante o processo de execução da sentença, a alternativa encontrada pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado foi de celebrar um TAC concedendo novos prazos, mas sem mudar o teor da decisão. O termo foi assinado em 20 de maio de 2010 e homologado judicialmente, com prazo de desocupação das últimas áreas definido para 20 de maio de 2015, sendo que algumas deveriam ser desativadas de imediato.

O MPF agora requer do Tribunal Regional Federal da 5ª Região a concessão de liminar para impedir o licenciamento ou regularização desses viveiros e a extinção da ação movida pelos carcinicultores.



Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Esclarecendo >> Como está o Financiamento de Campanhas Eleitorais no Supremo Tribunal Federal


ENEM >> Número de candidatos chega a 5,1 milhões; inscrições serão encerradas na sexta-feira

Foto de Ministério da Educação.
O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 chegou a 5,1 milhões na manhã desta quarta-feira, 3, décimo dia de inscrições on-line. O prazo vai até sexta-feira, 5.
No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone fixo ou celular válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), que não pode ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança.
Na edição deste ano, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. Para os demais, o valor é de R$ 63. O pagamento deve ser feito até as 21h59 (de Brasília) de 10 de junho.
No Enem de 2015, candidatos que sejam travestis e transexuais podem usar o nome social. A inscrição deve ser feita normalmente, no prazo previsto no edital. Posteriormente, entre 15 e 26 de junho, eles devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível on-line.
Sisu — A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

POR UMA REFORMA POLÍTICA DE VERDADE

"REFORMA POLÍTICA DE VERDADE
Um dos debates mais concorridos nesta quinta-feira (4) no 54o Congresso da UNE foi a mesa "Financiamento, combate à corrupção e participação popular na reforma política democrática". O consenso foi a necessidade de reforçar a pressão sobre o Congresso para evitar o avanço de medidas antipopulares. #congressodaune
Foto: Juliana Pimenta"

Um dos debates mais concorridos nesta quinta-feira (4) no 54o Congresso da UNE foi a mesa "Financiamento, combate à corrupção e participação popular na reforma política democrática". 

"REFORMA POLÍTICA DE VERDADE
Um dos debates mais concorridos nesta quinta-feira (4) no 54o Congresso da UNE foi a mesa "Financiamento, combate à corrupção e participação popular na reforma política democrática". O consenso foi a necessidade de reforçar a pressão sobre o Congresso para evitar o avanço de medidas antipopulares. #congressodaune
Foto: Yuri Salvador"

O consenso foi a necessidade de reforçar a pressão sobre o Congresso para evitar o avanço de medidas antipopulares. ‪#‎congressodaune‬

CULTURA E SOCIEDADENOTÍCIA >> UFRN: CIENTEC ADOTA A LUZ COMO TEMA E RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ 14 DE AGOSTO

Cientec 2003_out03_Fernando Pereira reduzidaEstão abertas até o dia 14 de agosto, as inscrições para a submissão de trabalhos a serem apresentados na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (XXI CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Neste ano, a CIENTEC acontece de 20 a 23 de outubro, e, como 2015 é o Ano Internacional da Luz, o evento terá como tema “Luz: despertando olhares, acendendo ideias”.
Entre as dezenas de sugestões recebidas pela Comissão Organizadora, o tema escolhido foi sugerido por Diana Marques. Segundo a Comissão, o maior evento de público externo da UFRN vai destacar este ano a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.
Os interessados podem inscrever trabalhos para as categorias de Estande, Banners, Oficinas, Mesas -redondas, Minicursos e Palestrantes.
Para tanto, devem acessar o site da CIENTEC (www.cientec.ufrn.br) e preencher o formulário de inscrição no SIGeventos. Os trabalhos submetidos não precisam seguir obrigatoriamente a temática do evento.
Fonte: O Potiguar

Cúmulo da hiporisia, esse cidadão ainda reclamar da corrupção >> Processo contra Agripino e Lavoisier está parado há quase um ano



agripino e lavoisier
A ação Civil Pública de autoria do Ministério Público do Rio Grande do Norte que pretende averiguar a legalidade das aposentadorias vitalícias concedidas a ex-governadores está parada há quase um ano, desde o dia 24 de julho de 2014, data da última movimentação.
O inquérito civil foi instaurado no âmbito da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal em 02 de fevereiro de 2011, a partir de representação apresentada pela 44ª Promotoria de Justiça de Natal, com o objetivo de averiguar a legalidade e a compatibilidade com a Constituição das aposentadorias e pensões especiais recebidas por ex-governadores e seus dependentes no Estado do Rio Grande do Norte.
Entre os citados nos autos estão o Estado do Rio Grande do Norte; o atual presidente do DEM, ex-governador José Agripino Maia e o também ex-governador Lavoisier Maia Sobrinho, identificados como os ex-gestores que recebem os proventos do Estado até hoje.
O processo encontra-se 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca De Natal com o juiz Luiz Alberto Dantas Filho. De acordo com o que aparece nas movimentações relativas à ação o processo está concluso para decisão, ou seja, registra-se a apresentação dos autos ao juiz para que ele produza sua decisão.

Pernambuco recebe a 22ª Conferência de Solidariedade a Cuba

Resultado de imagem para Pernambuco recebe a 22ª Conferência de Solidariedade a Cuba
Em momento histórico em que os EUA e Cuba retomam relações diplomáticas, após mais de 50 anos de bloqueio econômico imposto à ilha caribenha, acontece de quinta-feira (4) a sábado (6), a 22ª Conferência Nacional de Solidariedade a Cuba, em Recife e Olinda (Pernambuco) que contará com a presença de mais de 400 participantes inscritos.
Convênção de solidariedade a CubaConvênção de solidariedade a Cuba O encontro reunirá representantes de partidos políticos, movimentos sociais e amigos de Cuba de todos os estados brasileiros, nos salões da Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco.
A conferência contará com a presença do ex-ministro da Economia de Cuba, José Luis Rodríguez García, a embaixadora de Cuba, Marilena Ruiz, a chefe da Brigada Médica Cubana, Cristina Luna, Ricardo Guardia Lugo, presidente da Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae).
A diplomata cubana Laura Pujol destacou que “a conferência será o lugar de encontro para todas as pessoas e dos partidos que apoiam à ilha caribenha para debater sobre o atual momento econômico e social da maior das Antilhas”, destacou. O encontro também terá relevância, pois celebrará “a libertação dos cinco heróis cubanos”, afirmou em entrevista à uma rádio local.
A presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes ministrará palestra na tarde desta sexta-feira (6) e incluirá em seu discurso a exigência do fechamento da base estadunidense de Guantânamo e a devolução dessa parte de seu território a Cuba, localizado na região oriental do país.
Programação
A solenidade de abertura será nesta quinta-feira (4), às 18 horas, em Olinda, mas a programação já começou nesta tarde, com a inauguração da exposição fotográfica “Fidel es Fidel”, de Roberto Chile, na Prefeitura de Olinda.
Ainda na sede municipal, um bloco carnavalesco da convenção encerra o primeiro dia. Os dois outros dias serão marcados por debates e painéis no auditório da Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, a partir das 9 horas desta sexta (5) e sábado (6).
Atração turística
A Prensa Latina publicou em seu site elogios à sede do encontro: “Convertida em uma das principais cidades comerciais, turísticas e culturais da região do Nordeste de Brasil, Recife concentra em sua área metropolitana 65% do Produto Interno Bruto de todo o estado de Pernambuco. Banhada pelas águas do Oceano Atlântico, distingue-se por seus majestosos edifícios e por possuir o maior parque tecnológico desta nação sul-americana”, destacou a agência de notícias cubana.

Eliz Brandão, do Portal Vermelho, com agências

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Lindo exemplo de solidariedade >> Alunos cancelam viagem de formatura e usam dinheiro para bancar tratamento contra câncer de professora

Alunos doam R$ 25 mil para professora
Após ficarem sabendo que uma de suas professoras, Courtney Vashaw, preferidas estava em uma batalha contra um câncer muito raro e agressivo, alunos de uma escola do estado de Nova Hampshire, nos Estados Undios, resolveram usar todo o dinheiro arrecadado para a viagem sua viagem de formatura para bancar o tratamento necessário para que Courtney pudesse ficar saudável novamente. 
Eles haviam juntado uma quantia equivalente a R$ 25 mil (US$ 8 mil) para realizar uma viagem às montanhas em Nova York. Segundo eles, a decisão de dar o dinheiro para a professora foi unânime e partiu de um dos ensinamentos dela.
— Ela nos deu tanto que nós só queríamos retribuir esse favor — Ian Baker revelou aoWMUR —  Ela se importa muito e não é nem um pouco egoísta e nós queríamos ter essa postura também. 
Em um vídeo hospedado pela CNN, a professora aparece emocionada enquanto recebe a homenagem rodeada de aulos. Ela revelou que é "muito díficil aceitar essa proposta" e que não haviam palavras para descrever esse sentimento e agredecer aos seus alunos. 
Apesar de estarem a alguns dias da formatura, os estudantes deixaram uma coisa clara para Courtney: eles não vão deixar de visitá-la e de criar programas para conseguir doações para auxiliar nos custos de seu tratamento.
Fonte: Do R7

Planejando uma cidade melhor >> Debate na UFRN vai tratar de Mobilidade Urbana

cartaz_mesaredonda_Phrònesis2-1-680x982
Será realizado no próximo dia 11 de junho, da mesa redonda “Mobilidade Urbana e participação pública em políticas científicas e tecnológicas”. A atividade será das 19h às 20h30 na sala 4, 1º andar, da Escola de Ciências e Tecnologias (ECT) da UFRN.

O evento, promovido pelo grupo de pesquisa Phrònesis (Estudos em Filosofia, Ciência, Tecnologia e Sociedade) e equipe de monitoria de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), tem como objetivo promover e ampliar o debate entre universidade e comunidade sobre a temática da mobilidade urbana.

A mesa redonda vai contar com a participação do  deputado estadual Fernando Mineiro (PT), do presidente da Associação de Moradores de Bom Pastor, João Maria Silvino; do deputado estadual e ex-secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Kelps Lima; da profa. da UFRN especialista em Mobilidade Urbana, Camila Furukava; e do ativista do Movimento Bicicletada, Leonardo Sinedino.

As inscrições serão realizadas via Sigaa/UFRN ou no local. Os participantes receberão certificado de Atividades Complementares. Os interessados vão poder conferir, ainda, das 17h às 18h40, apresentação de trabalhos realizados na disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre Mobilidade Urbana e Modelo Participativo.

Celebração >> Igreja celebra festa do corpo e sangue de Cristo

Fiéis prestam louvor a Jesus Eucarístico (Foto: Ana Karla)
Fiéis prestam louvor a Jesus Eucarístico (Foto: Ana Karla)
Nesta quinta-feira, 4 de junho, a Igreja Católica, em todo o mundo celebra a festa de Corpus Christi, cuja motivação é promover a fé na presença de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho.
Na Arquidiocese de Natal, em todas as paróquias, será celebrada missa e procissão. Em algumas, os fiéis confeccionarão tapetes, como forma de prestar louvor a Jesus Eucarístico.
As Paróquias de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e da Catedral Metropolitana, ambas na Cidade Alta, desenvolverão uma programação em comum. Na antiga Catedral, às 6 horas da manhã, haverá celebração de missa e bênção do Santíssimo Sacramento. A partir das 8 horas, os fiéis confeccionarão tapetes, na Praça André de Albuquerque. Na Catedral Metropolitana, das 8 às 15 horas, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16 horas, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. 
Após a missa, acontecerá a procissão, conduzindo Jesus Eucarístico, pelo seguinte percurso: Rua Açu, Av. Prudente de Morais, Rua Apodi, Av. Rio Branco, Rua João Pessoa, concluindo na Praça André de Albuquerque, onde será dada a bênção.
Origem da festa
A solenidade Corpus Christi teve origem em Liège, na Bélgica, em 1243, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal Trasnsiturus de hoc mundo, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. A primeira procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274.
Tradicionalmente, a celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.