segunda-feira, 20 de abril de 2015

Em Natal >> Árvores da Av. Hermes da Fonseca são derrubadas e motoristas reprovam

Semsur justificou o ato por conta de uma árvore que caiu no dia 31 de março e atingiu dois carros

Árvores que ameaçam cair na Avenida Salgado Filho serão retiradas  18 04 2015 (1)
                          Árvores foram derrubadas na Avenida Hermes da Fonseca (Foto: Alberto Leandro)

Urbanos (Semsur) derrubou, nas primeiras horas da manhã deste sábado (18), cinco árvores na Avenida Hermes da Fonseca. A Semsur justificou o ato por A Secretaria Municipal de Serviços conta de uma árvore que caiu no dia 31 de março e atingiu dois carros.
A mesma árvore havia caído parcialmente no dia 21 de fevereiro provocando um trânsito intenso.
O engenheiro da Semsur, Hélio Pignataro, disse que as árvores derrubadas neste sábado poderiam causar danos similares e por isso a retirada. “Não é uma árvore indicada para solo urbano e tem uma grande facilidade para cair”, afirmou.
Alguns motoristas não acreditaram na justificativa da Semsur e vários criticaram a atitude. “Parabéns pela atitude da Prefeitura em derrubar as árvores e deixar a cidade mais quente”, dizia um dos motoristas mais revoltados.
Já Luciana Monteiro resolveu parar o carro e começou a questionar o porquê dessas derrubadas. Os funcionários diziam que essas árvores tinham mais de 50 anos e estavam com os galhos apodrecendo.

Árvores que ameaçam cair na Avenida Salgado Filho serão retiradas  18 04 2015 (15)Derrubada de árvores foi feita pela equipe da Semsur (Foto: Alberto Leandro)

“Eu tenho mais de 50 anos e ninguém tem o direito de escolher como vou morrer. Assim como vocês não tem direito de derrubar as árvores e pôr o fim para elas”, disse a motorista com os olhos marejados.
Monteiro comentou que trabalha próximo ao local onde foram derrubadas e disse que foi uma cena muito triste em vê-las cortadas com uma motosserra e serem derrubadas. “Muito triste, dar vontade de chorar. Tenho árvores em casa e é importante para natureza”, afirmou.
Já o engenheiro Hélio Pignataro garantiu que realizará a plantação de novas árvores. Serão replantadas mais de 20 mudas. Uma das mudas é da espécie munguba e tem quatro metros de alturas. Algumas vão ser plantadas provavelmente ainda hoje, porém não soube responder quando vão terminar esse processo de replantio.
“É importante que tenha árvores para fazer um conforto térmico para a população, visto que estamos passando por um período de aquecimento global”, afirmou o engenheiro da Semsur.
A secretária adjunta de Serviços Urbanos, Fátima Lima, nega que estejam cometendo crimes ambientais por conta da derrubada da árvore e que Natal está criando um plano de arborização da cidade. “Todas árvores que estão sendo retiradas estão sendo feitas por procedimentos conforme diz a lei”, garantiu.
Os galhos das seis derrubadas vão ser levadas para o aterro sanitário de Natal para ser transformada em adubo.

Sem comentários:

Enviar um comentário