domingo, 22 de março de 2015

Uma reflexão necessária >> 22 de Março: Dia Mundial da Água


A imagem do cartaz ao lado nos diz muito sobre a situação da água, pois além desse ser um recurso natura limitado e que grande parte do planeta já sofre por não tê-la em devido a fatores naturais (de ordem climáticos), temos ainda agravante nesse contexto que é o mau uso desse recurso muitas vezes pela população e outras pelas próprias empresas responsáveis por sua distribuição. Sem contar na desigualdade, quando falamos na quantidade usada pela indústria e pelo agronegócio...

É importante que passemos a entende a água como um bem de uso coletivo que dá prioridade ao consumo humano e que os mananciais devem ser preservados, pois deles depende todo o nosso futuro. Para isso faz-se necessário que todos os segmentos da sociedade estejam imbuídos em ações, tanto pessoais, como coletivas para que possamos garantir a presença desse líquido de forma justa e potável para todos.

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Eco-92, no Rio de Janeiro. 

2015, o assunto que pauta as discussões sobre recursos hídricos em todo o mundo é ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’.


Canindé Rocha - Professor da rede pública de ensino e ambientalista

Sem comentários:

Enviar um comentário