sábado, 15 de fevereiro de 2014

Política >> Vicentinho diz que PT aposta nas candidaturas de Mineiro a deputado federal e de Fátima ao Senado

O deputado federal Vicentinho (SP), recém-eleito líder da bancada do PT na Câmara, participou nesta sexta, 14, do debate "Tarefas e desafios de um governo progressista", no plenarinho da Assembleia Legislativa, dentro da programação comemorativa pelos 34 anos do Partido dos Trabalhadores.

O potiguar radicado em São Paulo relembrou o surgimento da legenda, a luta para chegar à Presidência da República e as conquistas desses quase 12 anos de governo com Lula e Dilma.

Antes disso, Vicentinho concedeu entrevista coletiva à imprensa potiguar. Na ocasião, ressaltou que a prioridade do partido é a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, reafirmou o interesse da direção nacional da legenda na eleição da deputada Fátima Bezerra ao Senado e aproveitou, ainda, para lançar o nome do deputado Fernando Mineiro para a disputa de uma vaga na Câmara Federal.

"Nós queremos fortalecer o PT e, por isso, não nos fechamos às alianças. Uma certeza que temos é que queremos ver o partido crescer no Rio Grande do Norte. Gostaríamos muito de ver Fátima eleita senadora e Mineiro, deputado federal", comentou. 

Vicentinho disse que o PT dialoga com todos os partidos que dão sustentação ao Governo Dilma, mas a legenda não "se submete a ser usada". "Nós queremos participar, não sermos usados", declarou. Ele afirmou que no Rio Grande do Norte "Dilma terá seu palanque mais autêntico, que é o palanque do PT". 

Mineiro ponderou que o PT está dialogando com vários partidos, entre os quais o PSD do vice-governador e pré-candidato a governador Robinson Faria. O deputado afirmou, ainda, que estão agendadas conversas com o PCdoB e o PDT. Ele reiterou que, no âmbito estadual, as prioridades da legenda são a eleição de Fátima ao Senado, a manutenção do mandato na Câmara e a ampliação do espaço na Assembleia Legislativa.  

Além de Vicentinho, Mineiro e Fátima, participaram do debate na Assembleia Legislativa os presidentes dos diretórios estadual e municipal do PT, Eraldo Paiva e Juliano Siqueira, respectivamente, a vice-presidenta do PT Natal Jucyana Mirna, a secretária de Mulheres do PT RN Vilma Aparecida, os vereadores petistas de Natal Fernando Lucena e Hugo Manso, o deputado federal Francisco das Chagas (PT-SP), o vice-governador Robinson Faria (PSD), o vereador George Câmara (PCdoB), o secretário-geral do diretório estadual do PDT Johnny Costa, o presidente do diretório municipal do PDT Kleber Fernandes e o presidente da CUT-RN José Rodrigues Sobrinho.

Fonte: Assessoria do Mandato do Deputado Fernando Mineiro - PT

Confira a previsão do tempo para o final de semana no RN

Tempo parcialmente nublado deve ser predominante no RN neste final de semanaTempo parcialmente nublado deve ser predominante no RN neste final de semanaA previsão do tempo para o final de semana no Rio Grande do Norte, segundo o Instituto de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), é de céu parcialmente nublado a claro e ocorrência de pancadas de chuvas em todo o Estado, principalmente nas regiões Oeste e Litoral Leste.

Segundo o setor de meteorologia da Emparn, o tempo é decorrente da formação isoladas de áreas de instabilidade, associada à circulação do vento em altos níveis da atmosfera, além da Zona de Convergência Intertropical.

A combinação desses fatores provocou registro de chuvas pela Emparn em 27 municípios do Rio Grande do Norte, entre as 7h de ontem e as 7h de hoje. As maiores chuvas foram registradas em Caicó (80 mm), Ouro Branco (67 mm) e Alto do Rodrigues (65 mm).

Fonte: Jornal O Mossoroense, em 14 de Fevereiro de 2014

Solidariedade >> Hemonorte faz campanha para reforçar estoque no Carnaval

“Hemofolia 2014 – Alegria e solidariedade na veia”. Este é o lema da campanha em prol da doação voluntária de sangue que a Hemorrede do Rio Grande do Norte lança, dia 18 (terça-feira), às 9h, nos Hemocentros e em todas as unidades de Coleta e Transfusão do Estado.

A campanha prossegue até o próximo dia 1 de março e visa aumentar em 30% a doação voluntária para reabastecer os estoques de sangue e hemocomponentes, que no momento estão abaixo do necessário para o  período carnavalesco. Em períodos de grandes eventos, como é o caso do Carnaval, o estoque precisa ter de 800 a 1.000 bolsas/dia. Atualmente, o estoque se encontra com apenas 500 bolsas/dia.

Em feriados prolongados, como é o caso do carnaval, o número de casos nos quais há necessidade de sangue - como atendimentos de emergência às vítimas de acidentes - geralmente aumentam. É de extrema importância que as pessoas compareçam as unidades da Hemorrede e façam sua doação. É um gesto simples, mas que  salva vidas. Reforçar o estoque evita que haja falta de sangue nos hospitais durante a semana do carnaval” , disse Linete Rocha, Diretora Geral do Hemocentro.

O ato de doar é simples e rápido. Os doadores podem se dirigir à sede do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte), localizada na Avenida Alexandrino de Alencar, 1.800, Tirol, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h; Posto de Coleta da Zona Norte que funciona no Complexo Cultural de Natal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e nos sábados das 8h às 12h; Unidade Móvel, no centro da cidade (em frente à Catedral Metropolitana de Natal – Av. Deodoro), nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h.

Para fazer a doação é preciso levar um documento oficial com foto e estar bem de saúde, ter entre 16 e 70  anos incompletos, pesar a partir de 50 quilos, ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior, estar alimentado, estar há 24 horas sem ingerir bebida alcoólica e duas horas sem fumar.
 
Fonte: Jornal de Fato

Horário de verão acaba neste domingo em três regiões

Ministério de Minas e Energia ainda não divulgou os impactos da medida para o país
Na madrugada do próximo domingo, 16, termina o horário de verão, e os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida começou a valer no dia 20 de outubro do ano passado.

O governo ainda não divulgou os impactos da medida para o país. A expectativa do Ministério de Minas e Energia era que a redução da demanda nos horários de pico, com a adoção do horário de verão no período 2013-2014, ficasse entre 4,5% e 5%, com redução de consumo geral do sistema de 0,5% em média.

No Distrito Federal, a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (das 18h às 21h) foi 4%, representando demanda da ordem de 45 megawatts (MW). Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a redução equivale a, aproximadamente, um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga da cidade do Guará no horário de ponta.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.

A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial por causa do Natal.

Fonte: Agência Brasil

Quando o Esporte e o lazer são usados para violência >> Líder de torcida organizada é preso com armas e munições


O presidente da torcida organizada Tradição, Motivação e Vibração (TMV), Victor Vinícius de Moura Torres, foi preso na manhã de ontem, 13, em Natal, sob suspeita de homicídio. Ele e outras nove pessoas foram presos na operação Clássico-Rei, da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A ação é fruto da investigação do assassinato do estudante Flávio Augusto da Costa Leandro, de 17 anos, ocorrido em 15 de novembro do ano passado.

Victor Torres é comerciário e tem 26 anos. Segundo a delegada Alzira Veiga, do 10º distrito policial, ele é o responsável pelo assassinato. "Victor era o principal suspeito desde o primeiro momento, quando recebemos algumas denúncias anônimas na delegacia. A partir disso fizemos um trabalho de inteligência e constatamos que ele foi quem atirou no Flávio".

A torcida organizada intitulada TMV é formada por torcedores do América-RN. Ela substituiu a Torcida Máfia Vermelha, extinta após uma ação movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. A torcida Gang Alvinegra, formada por simpatizantes do adversário ABC, também foi extinta na mesma ação.

Flávio Augusto foi morto a tiros no bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal, quando voltava para casa após a partida entre ABC e ASA de Arapiraca-AL, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. Contra Victor foi expedido um mandado de prisão temporária. No momento da prisão, ele estava de posse de um revólver calibre 38, apreendido pela polícia. Entre os demais presos está Fhewchters Müller Júnior da Rocha, de 23 anos. Segundo a polícia, ele é suspeito de ter dirigido o veículo utilizado no crime.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Em alguns lugares a situação já é crítica >> Pau dos Ferros: Governo do RN relata ações para amenizar falta de água

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Caern, está trabalhando para melhorar o abastecimento na cidade de Pau dos Ferros. Atualmente, o reservatório que atende a cidade está com 5% da sua capacidade, abaixo do volume mínimo para captação, o que dificulta o tratamento e o fornecimento regular de água.
Para amenizar os efeitos da estiagem, a Secretaria já recuperou 100% dos sistemas de dessalinização da zona rural. Além disso, foram perfurados 37 poços em Pau dos Ferros, sendo 18 na zona urbana. Esses poços foram perfurados através de um termo de cooperação técnica entre Secretaria e Prefeitura de Pau dos Ferros, onde a Semarh perfura e o executivo municipal instala.
Os poços da zona urbana foram perfurados estrategicamente para atender aos diversos bairros da cidade como, por exemplo, o da Praça da Matriz no centro de Pau dos Ferros que já está atendendo à população. Outros poços aguardam a instalação.
A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) também tem trabalhado para melhorar o abastecimento na cidade. Atualmente, a Sape está aguardando recursos emergenciais do Ministério da Integração, via defesa civil, para a instalação de 11 poços em Pau dos Ferros. Além disso, a Sape junto à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e Emater realizaram a distribuição de 1776 filtros de água para a população.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) assinou nesta sexta-feira (14) o contrato com a empresa Pipe Sistemas Tubulares para aquisição do material hidráulico necessário para a Adutora de engate rápido. Após iniciadas, as obras da Adutora devem ser concluídas em 90 dias.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Fonte: Blog de Carlos Santos

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Reflexão >> Carta aos profissionais da educação


Por Fátima Cardoso - Professora e dirigente do SINTE/RN

Caro(a) colega,

Se me permite, gostaria de iniciar esta carta lhe pedindo um minuto para pensar. Pensar nos seus objetivos, nos sonhos pessoais e familiares que deveriam se tornar realidade a partir da profissão que você escolheu. Quantos foram realizados? Quantos ainda estão aguardando parados no tempo?

Sabemos o quanto é alta a muralha que nos impede de alcançarmos esses objetivos. E sabemos que os salários de miséria são os principais empecilhos para essas conquistas. Hoje, nosso piso salarial é 50% menor do que o de qualquer outra categoria com a mesma formação intelectual.
Ganhamos pouco, desrespeitosamente pouco!

Mas não é só isso. Também nos são negados direitos trabalhistas, como promoções e licenças; nossa carreira é truncada para que não recebamos o que nos é de direito; corremos riscos que vão desde a falta de segurança nas escolas até tetos que desabam.

Agora, compare o seu salário e o seu ambiente de trabalho com o de qualquer outro profissional que estudou o mesmo que você. Profundamente injusto, não?

Muitos não suportam essa condição e desistem: pesquisa realizada em São Paulo, aponta que a cada ano 3 mil educadores abandonam a profissão. Outros abandonam a vocação antes mesmo de entrar: dados da Fundação Carlos Chagas revelam que hoje apenas 2% dos alunos querem entrar na carreira do magistério.

Mas o governo Rosalba, através da Secretaria de Educação, diz que não há motivo para greve. Aponta até um reajuste de 91%, fruto de uma engenhosa matemática que volta ao passado em três anos e usa como base os salários mais elevados do meio para o fim da carreira docente. Esconde que o reajuste salarial no ano passado foi de apenas 7,97%, mas que poderia ter sido de 100% e mesmo assim ainda teríamos que estar lutando para eliminar o profundo fosso que nos separa da dignidade profissional já alcançada por outras categorias.

Então, hoje restam duas opções: desistir ou lutar! Participar da greve é a escolha dos que não desistem, dos que não abrem mão dos seus objetivos. Não participar é como desistir. Mesmo que apenas por dentro.

Se você já está em greve Parabéns! Participe das atividades e se mantenha informado das de luta através dos meios de comunicação do Sindicato. Se não entrou ainda, a hora é essa! Sabemos que o ideal era termos essa conversa pessoalmente mas isso não é possível. Os diretores do SINTE/RN estão sendo perseguidos. A Secretaria de Educação tirou nossa disponibilidade. Mas sua participação é muito importante. Sem ela ficamos fracos e precisamos de toda força para vencer esse adversário que impede a realização do nossos sonhos.

Receba meu abraço fraterno e vamos à luta!

Atuação >> Com emenda de Fátima, o RN será o primeiro Estado a equipar 100% dos Conselhos Tutelares


A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) esteve, na quarta-feira, 12, com a Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário para tratar da continuidade da entrega de Kits para os Conselhos Tutelares do Rio Grande do Norte. Os kits são compostos por: 1 automóvel, 1 refrigerador, 1 bebedouro, 1 impressora matricial e 5 computadores.

Com emendas da parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU,) entre 2012 e 2013, já foram beneficiados 97 dos 172 Conselhos Tutelares, em funcionamento no Estado. A deputada entregou à Ministra outros 34 conselhos que devem ser atendidos pela emenda ao OGU de 2014, totalizando 131 conselhos beneficiados, correspondente a 76% das instituições em funcionamento do Rio Grande do Norte. Outros 39 serão atendidos com emenda da parlamentar ao OGU 2015, que será votado pelo Congresso Nacional ainda este ano, portanto dentro do atual mandato da deputada.

Com essas ações da deputada, o RN será o primeiro Estado a equipar 100% dos Conselhos Tutelares. Para Fátima “essa é uma realização e um sentimento de dever cumprido enquanto parlamentar. Estou muito feliz de dar a minha contribuição para uma área de alcance social tão importante quanto é a causa da criança e do adolescente”

A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosario, disse que “Fátima tem tido um compromisso social e uma preocupação muito grande com as crianças e os adolescentes do Estado e, equipar 100% o Rio Grande do Norte é a prova deste ato”. 

NOTA DO BLOG: 
É importante citar que o Conselho Tutelar de Lajes já foi contemplado ainda na 1ª etapa, com o automóvel e os demais equipamentos através de solicitação feita pelo então Vereador Canindé Rocha - PT em parceria com o  Mandato da Deputada Fátima Bezerra. Seguem alguns matérias publicadas no período:



  
Município/Conselho Tutelar Contemplado -2014
01 Acari
02 Angicos
03 Antonio Martins
04 Bodó
05 Caiçara do Rio dos Ventos
06 Fernando Pedroza
07 Governador Dix Sept Rosado
08 Grossos
09 Guamaré
10 Ipueira
11 Jardim de Angicos
12 Lagoa Nova
13 Maxaranguape
14 Monte das Gameleiras 
15 Mossoró - 01
16 Mossoró - 02
17 Nisia Floresta
18 Passa e Fica
19 Passagem
20 Pau dos Ferros
21 Pedro Avelino
22 Pedro Velho
23 Rio do Fogo
24 Rodolfo Fernandes
25 São Bento do Norte
26 São João do Sabugi
27 São Miguel
28 Serra de São Bento
29 Severiano Melo
30 Tangará
31 Tibau
32 Triunfo Potiguar
33 Várzea
34 Viçosa

COMUNICADO >> Atenção futuros pedagogos e pedagogas

Foto de Rosa Araújo.Quem estiver interessado em cursar graduação em Pedagogia e quiser mais informações a esse respeito, entre em contato com  Rosa Araújo (Rosinha).

O PROISEP é um programa de extensão e formação continuada, concebido e elaborado a partir de documentos e informações sobre as mudanças das diretrizes que norteiam os princípios teóricos e metodológicos da prática e da reflexão sobre a formação e o fazer do profissional da educação, considerando o seu compromisso social, sem perder de vista a atualização das Leis que norteiam a educação no país. www.iesp-rn.com.br

Motorista flagrado em carro clonado é preso em Lajes

PRF identificou que placas do veículo eram clonadas e número do motor estava adulterado

Divulgação /PRF

Um veículo clonado foi apreendido na tarde desta quarta-feira (12) em uma barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-304, na altura do município de Lajes. 

De acordo com a PRF, o fato aconteceu às 16h30, quando foi verificado que as placas eram clonadas, o número do motor estava adulterado e o documento apresentado era falso. A PRF identificou que placas do veículo eram clonadas e número do motor estava adulterado. 

Além da apreensão do carro, a polícia ainda prendeu o motorista, identificado como Milton Veloso de Oliveira Machado Neto, 35 anos, e apreendeu um adolescente de 16 anos.

O adolescente foi encaminhado ao Conselho Tutelar e entregue aos pais. Já o condutor foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de São Paulo do Potengi.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Economia >> Vendas do varejo no RN fecham 2013 com alta de 8,8%, ficando 1,2% acima de 2012

Aumento ficou dentro das expectativas da Fecomércio RN e reflete, sobretudo, os maiores níveis de investimentos públicos no ano passado, somados aos incentivos federais

O maior volume de investimentos públicos (que fez circular mais dinheiro na economia local) e os incentivos federais, como redução de IPI em alguns produtos e o programa Minha Casa Melhor (que aqueceu, principalmente, o segmento de Móveis e Eletrodomésticos), foram os grandes responsáveis pelo bom número das vendas do comércio potiguar em 2013, apesar do momento delicado vivido no ano passado pelo nosso turismo, um dos pilares da economia potiguar. Segundo os dados divulgados na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, pelo IBGE, o Comércio Varejista Ampliado potiguar registrou aumento de vendas de 5,9% em dezembro, na comparação com dezembro de 2012. Com isso, o balanço final do ano aponta de 8,8% em relação às vendas de 2012 que, por sua vez, haviam crescido 7,6%.

“Registrar uma alta de 8,8% é extremamente positivo. É um percentual que representa praticamente três vezes o crescimento do PIB brasileiro e também mais de duas vezes maior que a alta nas vendas do país (que ficou em 3,9%). Isto em um ano em que tivemos uma crise sem precedente no nosso turismo. O que nos salvou foram mesmo os investimentos públicos e, claro, o trabalho de cada empresário do comércio e dos serviços deste estado. Nosso segmento foi o grande responsável pela abertura de novas vagas de trabalho e, sem dúvida, assumiu a condição de locomotiva do desenvolvimento potiguar”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, referindo-se, também, ao fato de que, das 10.384 vagas de emprego com carteira assinada abertas no ano passado no estado, nada menos que 9.966 (cerca de 96%) foram geradas pelo setor de Comércio e Serviços.

 Nas comparações pontuais mensais o desempenho de vendas do comércio potiguar em 2013 foi melhor do que em 2012 principalmente no primeiro semestre. No seis meses entre janeiro e junho, em cinco deles as vendas cresceram mais em 2013 do que em 2012 (janeiro, fevereiro, março, abril e maio). Já nos seis meses compreendidos entre julho e dezembro, o desempenho do ano passado foi melhor em três (julho, setembro e novembro). No geral, foram nove meses de aumento maior de vendas em 2013, em relação a 2012.

Entre os segmentos que registraram maiores altas nas vendas em 2013 está, por exemplo, o segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que registrou expansão no volume de vendas em 2013 da ordem de 10,3% em relação ao ano anterior, resultado que o levou a responder por 23,3% da taxa anual do varejo. Incluem-se nesta  atividade, por exemplo, as lojas de departamentos, que tiveram a maior influência no resultado, respondendo por 48% da taxa final da atividade.

A atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 1,9% em 2013 em relação ao ano anterior, exerceu o segundo maior impacto na formação da taxa geral do varejo (22,6%).

A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registrou crescimento de 10,1%, em relação ao ano anterior, apresentou a terceira maior contribuição à taxa anual do comércio varejista (15%). A variação de preços de medicamentos abaixo do Índice Geral e a expansão da massa de salários, somadas ao caráter de uso essencial de seus produtos, são os principais fatores explicativos do desempenho do segmento acima da média geral do varejo.

A quarta maior contribuição à taxa global do varejo coube a atividade de Combustíveis e lubrificantes(14,6%), que apresentou, em 2013, resultado positivo no volume de vendas da ordem de 6,3% com relação ao ano anterior. Esse desempenho foi influenciado, não só pelo comportamento dos preços dos combustíveis, cujo aumento em 2013 (6,1%) ficou muito próximo da média geral (5,9%), segundo o IPCA, bem como pelo crescimento da frota nacional de veículos.

Com aumento de 5,0% em relação ao ano anterior, a atividade de Móveis e eletrodomésticos exerceu o quinto maior impacto (14,4%) da taxa anual do varejo. A sexta maior contribuição para o resultado global no ano de 2013 coube ao segmento de Tecidos, vestuário e calçados, com uma variação de 3,5% em relação ao ano anterior, o mesmo resultado de 2012.

Fonte: Jornal de Hoje

Saúde >> Sesap promove palestra educativa de prevenção ao controle do tabagismo

Quanto maior o número de cigarros fumados por dia e o tempo que se fuma, maior a possibilidade do aparecimento de doenças. Foto:Divulgação
Quanto maior o número de cigarros fumados por dia e o tempo 
que se fuma, maior a possibilidade do aparecimento de doenças.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina, que vicia cerca de 80% dos indivíduos que a utilizam


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, da promove nesta sexta-feira (14), uma palestra educativa para incentivar a de prevenção contra os males provocados pelo tabagismo. O evento será realizado das 8h às 12h, na sede do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC), em Lagoa Nova, Natal, sendo destinado a policiais militares que atuam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do Estado.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lizabeth Guimarães, destaca que essa é a primeira de muitas parcerias que o setor vai manter com a Polícia Militar, órgão responsável pelo Proerd no Rio Grande do Norte. “Fortaleceremos ainda mais o nosso trabalho de prevenção, sobretudo junto ao público escolar. Atualmente o Proerd é um dos maiores programas que atuam com foco na valorização à vida, na prevenção às drogas e à violência, junto às crianças e jovens do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares do Estado”, explica.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina, que vicia cerca de 80% dos indivíduos que a utilizam. Quanto maior o número de cigarros fumados por dia e o tempo que se fuma, maior a possibilidade do aparecimento de doenças. Mesmo um único cigarro por dia já é prejudicial à saúde. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é responsável pela morte de aproximadamente cinco milhões de pessoas por ano em todo o mundo, o que representa uma morte a cada 6,6 segundos.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A verdade sobre o Programa Mais Médicos >> Evasão de brasileiros é 20 vezes maior que a de cubanos

 
Por CUT Nacional

Ministro da Saúde "Para nós, as desistências são naturais. Estão sendo registradas em níveis, aliás, muito baixos"

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou nesta terça-feira (11) em Brasília o balanço do primeiro ciclo de aplicação do programa Mais Médicos, que leva cerca de 9 mil médicos a cidades do interior do país. De acordo com os dados enviados ao ministério pelas prefeituras e coordenações estaduais do programa, atualmente há 89 profissionais ausentes de seus postos de trabalho. Quatro deles são cubanos que trabalham no país por meio do convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), cinco são estrangeiros e 80 são brasileiros.

Os números são referentes àqueles profissionais que deixaram seus postos de trabalho sem dar explicações ao poder público. "Para lidar com isso, vamos publicar na quinta-feira (13) uma comunicação oficial cobrando explicações. Eles terão 48 horas para se manifestar e, caso não apresentem justificativas, serão oficialmente retirados do programa e substituídos. Nossa preocupação é que não haja prejuízo no atendimento à população nos municípios", afirmou o ministro.

As deserções crescem em proporção inversa em relação ao número de profissionais por nacionalidade inscritos no programa: os profissionais brasileiros representam a menor parte do Mais Médicos, com pouco mais de 800 médicos em serviço – uma taxa de desistência não comunicada de 10%. Já entre os cubanos as quatro deserções representam 0,09% dos 5.550 profissionais em atividade pelo programa. No total, há 6.600 médicos trabalhando pelo Mais Médicos.

Além das deserções, houve também desligamentos regulares, com comunicação prévia e justificativa. Entre esses, 22 cubanos voltaram para a ilha e 80 médicos brasileiros e estrangeiros saíram de seus postos.
"Para nós, as desistências são naturais. Estão sendo registradas em níveis, aliás, muito baixos. Temos de tratar esses casos com naturalidade e garantir que a população siga sendo atendida pelo programa, que é um sucesso", reafirma Chioro. O governo planeja, no próximo ciclo, elevar o número de médicos atuantes no Brasil a 13 mil, dos quais cerca de 10 mil devem ser cubanos.

Questionado sobre a intenção de o Ministério Público do Trabalho modificar as condições de pagamento aos cubanos, para equiparar os salários aos dos médicos brasileiros inscritos no programa, Chioro disse que não se trata de responsabilidade do governo brasileiro. "São servidores públicos do Estado cubano, que seguem aquele regramento, aquele estatuto. Nós firmamos um convênio com a Opas e já o cumprimos integralmente. Não temos autonomia para mexer nisso", explicou.

Bom senso na rede >> Confira 10 hábitos tecnológicos que deveriam ser abandonados

Infelizmente, os equipamentos tecnológicos não possuem manuais de bom senso. Foto: Divulgação

Infelizmente, os equipamentos tecnológicos não possuem manuais de bom senso. Monopolizar o Wi-Fi gratuito e encher a caixa de e-mail dos amigos com correntes estão entre as ações mais irritantes

Infelizmente, os equipamentos tecnológicos não possuem manuais de bom senso. Por conta de hábitos que irritam e que deveriam ser abandonados, a revista americana Time elencou cinco maneiras para evitar essas situações e melhorar sua relação com seus novos aparelhos de tecnologia. Além disso, incluímos mais cinco dicas sobre o assunto. Confira:

Falar alto ao telefone em público
As outras pessoas não se importam com a sua vida, se seu chefe é horrível, com seus problemas de relacionamento com seu namorado ou se seus amigos fizeram uma coisa estúpida. Ou seja, se você está tendo uma conversa durante uma caminhada até o elevador, coloque a outra pessoa em espera ou ligue para ela mais tarde, e de longe evite ser a pessoa mais odiada no trem ou no seu prédio.

Tirar fotografia com tablet
Em um recente comercial, a Apple tentou fazer com que o desagradável ato de tirar fotos com o tablet fosse tido como “legal”. Não seja a pessoa segurando um iPad que bloqueia a visão de outras 60 pessoas atrás, só para fazer uma foto embaçada.

Monopolizando o wi–fi público
Você está sentado em seu café favorito, com wi-fi gratuito, e você pensa consigo mesmo que este é um bom momento para recuperar o atraso de seu programa favorito na Netflix. Você se tornou a encarnação humana do egoísmo.

Compartilhamento de fotos sem a permissão
Você se senta em sua casa para se recuperar da festa que você foi na noite anterior, um amigo te pergunta por que você não compareceu a um determinado programa, que ele tinha convidado. Você inventa uma desculpa e diz que trabalhou até tarde. Sem o seu conhecimento, o amigo cuja festa que você realmente foi marcou você em uma foto no Facebook, que agora está em seu mural para todo o mundo ver. Postar fotos sem permissão é uma grave violação do contrato social não escrito.

Mensagens de texto gratuitas durante conversas na vida real
Você e eu estamos tendo uma conversa profunda sobre algo e você me responde com mensagens de texto. Se você cometeu esta grave violação, por favor, peça desculpas àqueles que você magoou. As pessoas continuam a existir de uma forma tangível, ainda tem sentimentos. Seja cortês. Seja atencioso.

Checar a tela do celular no cinema
Qual motivo você teria para checar seu e-mail no meio de um filme no cinema com seus amigos ou sua namorada ou namorado? O que pode ser mais importante do que ter um momento de prazer com pessoas queridas ou que o desfecho de uma história inédita? Tudo tem sua hora.

Fotografar e postar pratos em restaurantes
Você está em um restaurante maravilhoso com sua família ou amigos, as pessoas já sabem disso por que você marcou esse evento no Facebook. Mas não foi suficiente, você tem que postar todos os pratos que comeu naquele dia. Menos, né?

Vingança digital
Você brigou com alguém e durante semanas fica mandando mensagens indiretas e diretas que vão encher o mural dos seus outros 500 amigos no Facebook. Entenda, ninguém se importa com a sua vida pessoal, direcione melhor seus textos de vingança.

Encher a caixa dos amigos de mensagens motivacionais ou “filosóficas”
Seus amigos gostam de você, mas isso não significa que eles gostem de tudo que você gosta ou que eles querem receber aquela mensagem religiosa 300 vezes por dia. Pega leve nas correntes com promoções, frases e slides de autoajuda.

Usar as redes sociais como plataforma para radicalismos políticos
Novamente, nem todo mundo tem a sua opinião ou posicionamento político. Viva as diferenças! Não obrigue seus amigos e conhecidos a excluírem seu perfil nas redes por conta de comentários preconceituosos, memes chatos ou mensagens que dão audiência para pessoas idiotas que estão em alta na mídia.


Fonte: Portal Terra

Cidadania >> Justiça condena empresa por oferta de produtos vencidos



Por Diretoria de Comunicação do MP/RN

O juiz de Direito da 5ª Vara Cível de Natal, Lamarck Araújo Teotonio, julgou procedente o pedido do Ministério Público Estadual, por meio de Ação Civil Pública,  para impor às Lojas Americanas S/A a obrigação de abster-se de vender, expor à venda ou de qualquer forma entregar aos consumidores os produtos com prazos de validade excedidos, sob pena de multa de R$ 500,00 por cada unidade encontrada em desacordo com a decisão judicial. A Ação foi ajuizada depois de várias reclamações dos consumidores.

Pela decisão da Justiça, a empresa deverá pagar também uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 20.000,00 acrescidos de correção monetária pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e juros moratórios de 1% ao mês, a partir do fato, em favor do fundo estadual de defesa do consumidor. Conforme o magistrado, a idenização se baseia no perigo imposto à saúde dos consumidores, com base no Código Civil.

O Código do Consumidor estabelece que constitui direito básico do consumidor a proteção à vida, à saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos. A decisão da justiça se baseia na necessidade legal de que os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretem riscos aos consumidores, exceto os normais e previsíveis.

Confira aqui a íntegra da decisão.

http://www.mp.rn.gov.br/noticias.asp?cod=8162

Indenizações pagas pelo seguro Dpvat aumentaram 25% no ano passado



O número de indenizações do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat) no ano de 2013, aumentou 25% em relação a 2012. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pela Seguradora Líder-Dpvat, administradora do seguro no Brasil.

Ao todo, foram gastos R$3,2 bilhões em pagamentos de indenizações. O estudo aponta um crescimento de 36% nas indenizações por invalidez permanente pagas em 2013, que totalizaram 44.206 pagamentos. Esta foi a cobertura com maior incidência de pedidos, registrando 70%.

As indenizações por reembolso de despesas médicas e hospitalares somaram 134.872, o que representa 21% da quantidade total de pagamentos no ano passado.

Segundo os dados, houve redução de 10% no número de indenizações pagas por morte no país. A Seguradora pagou, em 2013, 54.767 benefícios por acidentes fatais, já em 2012, o número foi maior, 60.752.

“Nós temos uma preocupação constante em ampliar o acesso da população brasileira ao DPVAT. Uma ação importante, em 2013, foi a consolidação da parceria com os Correios, permitindo que as agências próprias servissem como pontos oficiais de atendimento", disse o diretor-presidente Ricardo Xavier.

Vítimas

76% foram homens
24% foram mulheres

Faixa etária: 18 a 34 anos (50,9%), desses, 40% do sexo masculino

Tipos de acidentes:

- Motocicletas: 71% (veículos de duas rodas representam apenas 27% da frota nacional)
- Automóveis: 24%
- Demais veículos: 5%

Benefícios pagos aos condutores:

- Motociclistas: 53%
- Motoristas dos demais veículos: 7%
- Passageiros dos veículos: 18%
- Pedestres: 22%

 Fonte: Jornal Tribuna do Norte,11 de Fevereiro de 2014

Tecnologias >> Evento discute redes sociais dia 19 em Natal



Pequenas, médias e grandes empresas de qualquer área, que atuam no RN e desejam expandir sua rede de relacionamentos têm uma ótima oportunidade para se capacitar, apresentar seus produtos e serviços, além de entrar em contato com fornecedores e clientes em potencial. Como? Através do encontro corporativo Café com Negócio.

O evento, em sua 18º edição, será na próxima Quarta-feira, 19 de fevereiro, a partir das 13h30, no auditório da Estácio Alexandrino – parceira do evento. Durante o encontro Café com Negócio, equipes de 49 empresas de áreas diversas são atualizadas através de uma palestra sobre temas corporativos atuais, como controle de custos, vendas e desenvolvimento de equipe.

No próximo encontro confirmado para o dia 19, o professor doutor em comunicação da Universidade Federal do Ceará, Daniel Dantas irá falar sobre Redes Sociais. 

As inscrições estão abertas. Podem ser feitas através do telefone (84) 9605-0490, ou pelo email marketing@cafecomnegocio.com.

Por  Ulysses Freire no blog Agitos e Baladas

Oportunidade >> Empresa abre 1 mil vagas para trabalho na Arena

A Arena das Dunas vai sediar quatro jogos da Copa: Recrutadores buscam interessados em trabalhar na área de alimentos e bebidas

A CSM Catering, empresa de hospitalidade e gestão de eventos do grupo CSM Brasil, vai selecionar 12 mil pessoas para atuar no setor de alimentos e bebidas dos estádios, durante a Copa do Mundo da FIFA 2014™. Serão 1 mil vagas em cada cidade sede dos jogos, incluindo a Arena das Dunas, em Natal. As inscrições podem ser feitas pelo site www.querovestiracamisa.com até o dia 15 de março. Durante os jogos, é a CSM que vai gerir os bares e lanchonetes da arena.
Adriano Abreu 
A Arena das Dunas vai sediar quatro jogos da Copa: Recrutadores buscam interessados em trabalhar na área de alimentos e bebidas

De acordo com a empresa, o processo seletivo oferece vagas no operacional dos bares e lanchonetes, em funções de supervisão e coordenação, caixas e vendedores. Não há exigências iniciais nem pré-requisitos, exceto ter mais de 18 anos. O processo, além da triagem de cadastros, será feito por meio de entrevista presencial com os candidatos.

Os selecionados terão três dias de treinamento remunerado para trabalhar nos dias de jogos. “Os participantes receberão diárias pelos dias trabalhados e também pelos dias de treinamento”, informou a empresa, em nota. Os valores não foram divulgados, mas, segundo a CSM, estão dentro da média de mercado.

Há vagas em todas as sedes dos jogos (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Cuiabá e Manaus).  “É um dos maiores programas de recrutamento durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e será uma grande chance de vivenciar essa magnitude em território brasileiro”, avalia Mauro Correa, sócio da CSM.

Seleção
O processo de seleção e contratação se dará entre os meses de março e abril. A documentação necessária está disponível no site. Em maio e junho, todos os selecionados passarão por três sessões de treinamento específico para o desempenho de cada função, com ênfase no atendimento ao cliente, manuseio e transporte de alimentos e operação dos bares.

Os recrutados também participarão de sorteios realizados em todas as partidas e receberão certificado de participação, podendo registrar a experiência como atividade extracurricular, de acordo com a empresa.

“Fizemos um amplo trabalho de pesquisa em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Londres, para montar o programa de recrutamento da Copa do Mundo da FIFA tanto para a seleção quanto treinamento dos escolhidos”, explica a diretora de Recursos Humanos do projeto, Mariana Schmidt.

SERVIÇO
Os interessados podem tirar dúvidas sobre o programa por meio do e-mail info@querovestiracamisa.com

Jornal Tribuna do Norte,11 de Fevereiro de 2014
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/empresa-abre-1-mil-vagas-para-trabalho-na-arena/274100

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Eleições 2014 >> “O PT não abre mão da candidatura de Fátima”, afirma presidente do PT no RN



Por Marília Rocha,  



 
 
Eraldo Paiva disse em entrevista que o PT tem como prioridade a reeleição de Dilma e a candidatura de Fátima ao Senado diálogo entre os partidos sobre as eleições desse ano tem alterado o cenário político das alianças no Rio Grande do Norte. O assunto foi tema de entrevista com o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Eraldo Paiva nesta segunda-feira (10) ao programa RN Acontece da Band.

“O Partido dos Trabalhadores vem dialogando com os partidos da base de Dilma que apoiam o projeto do PT no âmbito nacional. Foi assim com o PSD em reunião na semana passada”, detalhou o petista.

Na última quinta-feira (6) os integrantes do PT e do Partido Social Democrático (PSD) conversaram sobre as eleições 2014. Em pauta a candidatura de Fátima ao Senado em uma chapa com o atual vice-governador e presidente estadual do PSD, Robinson Faria ao Governo. “Tivemos uma reunião muito boa com Robinson e ficou acertado que vamos caminhar pelo Estado para ver a receptividade da população”, garantiu o presidente.

Sobre a formalização da união entre PT e PSD, Eraldo disse que não há definição, mas que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab já anunciou apoio a Dilma e que a postura contribui para a aliança. “Temos uma definição da direção nacional, com foco na reeleição de Dilma e local com a candidatura de Fátima ao Senado. Os partidos que estiverem em sintonia com o PT nesses dois recortes poderão ser aliados”, contou.

Durante a entrevista, Eraldo foi questionado por Diógenes Dantas sobre a imposição do nome de Fátima ao Senado. “No mundo atual e principalmente na política, não se impõe nada. Apenas trabalhamos com o convencimento. Temos que ter um projeto e o nosso é apresentar a nossa deputada federal ao Senado”, comentou.

Sobre uma possível aliança do PT com o PSB, Eraldo Paiva disse que conversou com a líder estadual e ex-governadora Wilma de Faria sobre a aliança, mas que o cenário nacional dificulta o diálogo. “O PT foi apoiador da gestão de Wilma e apoiamos Iberê para o Governo. Não precisamos do PMDB para conversar com o PSB, mas o PT tem a candidatura de Fátima Bezerra e não vamos abrir mão disso porque o povo quer”, justificou.

Na próxima sexta-feira (14), o Partido dos Trabalhadores terá uma conversa com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo e o calendário político eleitoral do PT inclui ainda uma agenda com o vice-governador Robinson Faria (PSD). “Vamos - PT e PSD - estar no dia 22 de fevereiro em Mossoró junto com o vice-governador, ouvindo a nossa militância e vamos dialogar com as bases”, comenta Eraldo Paiva.
Além do PSD, o PT irá abrir diálogo ainda com os integrantes do PCdoB e partidos da base da presidente Dilma Rousseff (PT).

Em janeiro o presidente do PT, Rui Falcão veio ao Rio Grande do Norte. Sobre o encontro, Eraldo Paiva disse que houve o reforço na prioridade para as eleições desse ano. “Conversamos com Rui sobre a reeleição de Dilma e os projetos nacionais”, frisou.

Lajes realizará nesta quarta-feira 12/02, Conferência da defesa Civil em que discutirá o tema: Proteção e defesa Civil: Novos paradgmas para o sistema nacional

É hoje >> Dia da Internet Segura acontece em 11 de fevereiro

Em fevereiro acontece no dia 11 o Dia da Internet Segura 2014, data mundial de mobilização de toda a sociedade para práticas seguras no uso da internet e outras tecnologias. O evento reúne instituições de todo o mundo e é incentivado no Brasil pela Safernet.

O tema deste ano é “Construindo juntos uma Internet melhor” e terá diversas atividades durante toda a semana. O público alvo da campanha são crianças e jovens que estão cada dia mais conectados e ao mesmo tempo suscetíveis às possíveis ameaças que estão na Internet. A data também lembra que os cuidados são necessários para a internet seja uma ferramenta para a construção de relações éticas e saudáveis.

Em 2013 o Instituto Paramitas fez a Passeata Virtual Internet Segura que reuniu mais de 200 pessoas compartilhando na plataforma mensagem de mobilização e materiais de apoio sobre segurança na internet.

O Instituto Paramitas pelo segundo ano apoia a data e tem se dedicado a promover o uso seguro da internet e potencializar o uso da TIC na educação. Em 2013 o Instituto Paramitas lançou o Guia Uso Seguro e Criativo da Web, disponível online, com dicas de segurança e sites úteis para educadores, crianças e país.

Além do guia, outra iniciativa é o jogo Galaxia Internet um jogo educativo que permite que crianças e adolescentes se aventurem por outros mundos e conheçam os perigos que a internet oferece. 

No ano passado também houve a Este ano separamos materiais disponíveis na internet com orientações para proteção e uso da internet, confira:
Guia para o uso responsável da Internet
Cartilha todos contra a pedofilia
Família mais segura na internet
Cartilha de uso seguro na internet


Por Jussara Caetano  
http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDsQFjAA&url=http%3A%2F%2Finstitutoparamitas.org.br%2Fdia-da-internet-segura-acontece-em-11-de-fevereiro%2F&ei=O_X5UtqiC8SI0QHD5IGACQ&usg=AFQjCNEjI5utc6AknHXeqHBz1hnrvj3IDw&sig2=ipmVHyA_vr3CE8j4EvChYw&bvm=bv.61190604,d.dmQ 

Educação >> Trabalhadores da rede estadual decidem continuar greve

Em assembleia geral realizada na manhã desta segunda-feira (10), na Escola Estadual Winston Churchill, os trabalhadores em educação da rede estadual decidiram que a greve continua. Segundo a direção do sindicato a adesão passa dos 90%. Entretanto, a SEEC ainda não sinalizou para um possível diálogo. A categoria definiu quais serão as próximas atividades de mobilização da greve.

Confira a programação completa para os próximos sete dias:

Segunda-feira (10)
Tarde - Reunião nas escolas do Centro com educadores e alunos para formar caravanas para mobilização na SEEC.

Terça-feira (11)
Reunião na E. E. Floriano Cavalcanti ás 8h, com pais, alunos e trabalhadores em educação.A tarde as reuniões continuarão nas escolas do centro com educadores e alunos. Ás 8h30, no gancho de Igapó, atividade unificada: Greve da rede estadual de ensino; Greve da rede municipal de São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz

Quarta-feira (12)
Ás 07h30 Concentração na Praça Cívica, 08h – Saída para a SEEC
Tarde - Reunião nas escolas da Zona Norte com educadores e alunos

Quinta-feira (13)
Manhã – Reuniões nas escolas da Zona Norte com educadores e alunos, para construção de uma marcha para Governadoria
Tarde – 14h30 na Assem, assembléia da rede municipal de Natal

Sexta-feira (14)
Continuação das mobilizações para a marcha na Governadoria
14h30 – Concentração no IFRN (Av. Salgado Filho), marcha até a Governadoria

Segunda-feira (17)
Ás 8h30 – Reunião da diretoria do SINTE/RN para avaliar a greve
Ás 14h30 – Assembleia na Escola Estadual Winston Churchill e passeata no centro da cidade (traga seus cartazes com reivindicações)

 Fonte: SINTE/RN, 10 de fevereiro   http://bit.ly/1lqZx3y 

Cinquentinhas >> Detran reafirma necessidade de convênios com municípios


A Diretoria do Detran/RN participou na tarde da última sexta-feira (07) de reunião conjunta com o Ministério Público e a Polícia Rodoviária Federal. O objetivo do encontro foi debater e encaminhar propostas para modificar a situação do licenciamento de ciclomotores, popularmente conhecidos como cinquentinhas.

“Atualmente, os municípios são responsáveis pelo registro e licenciamento das cinquentinhas, conforme prevê o artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro. Todavia, isto não está acontecendo no RN”, afirmou o chefe de gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira, que representou a Direção-Geral.

Ele ressaltou que o grande problema das cinquentinhas é que vários crimes de trânsito são realizados com o uso deste tipo de veículo. Sem registro e sem placas, a infração acaba ficando sem solução. “Para contornar a situação, o Detran/RN entende que a saída é o estabelecimento de convênio entre nós e os municípios. Esta possibilidade está prevista, inclusive, no Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 25”, ressaltou Manuel Ferreira.

Entretanto, para colocar em prática estes convênios há a necessidade de projetos de lei municipais autorizativos. “A Câmara Municipal dá o aval para que o executivo municipal possa firmar o convênio com o Detran/RN. A partir da assinatura do acordo, a responsabilidade para a ser nossa”, colocou o chefe de gabinete do Detran/RN.

A partir da aprovação do projeto, os atuais proprietários de ciclomotores teriam 12 meses para regulamentar o veículo ao mesmo tempo em que o Detran/RN realizaria uma campanha educativa. Os donos de ‘cinquentinhas’ não precisarão pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), apenas arcando com a taxa de licenciamento e o seguro obrigatório. “Agora estamos na dependência apenas das câmaras municipais”, finalizou Manuel Ferreira após a reunião.

http://www.defato.com/noticias/31661/cinquentinhas-detran-reafirma-necessidade-de-convenios-com-municipios

Por Assessoria de Comunicação Detran/RN em 10 de fevereiro

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Lajes realizará nesta quarta-feira 12/02, Conferência da defesa Civilem que discutirá o tema: Proteção e defesa Civil: Novos paradgmas para o sistema nacional


Alerta >> Crack é mais grave em 28 cidades

Para policiais, delegados e demais gestores da segurança pública, a escalada da violência no interior do Estado está diretamente relacionada ao avanço do tráfico de drogas. O uso de entorpecentes acarreta uma série de problemas sociais que vão desde à própria violência ao desestruturamento familiar. Na atual conjuntura, o maior algoz da sociedade é o crack.

A secretaria de Estado da Segurança  não apresenta dados oficiais sobre a presença da droga em terreno potiguar, mas o “Observatório do Crack”, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta um dado preocupante. Dos 167 municípios potiguares, 28 estão com o nível alto em relação aos problemas relacionados a circulação do crack. Outros 57 estão com o nível médio e 42 apresentam nível baixo. Os demais 40 municípios – entre eles, Natal – não responderam a pesquisa da CNM e não há registros atualizados sobre a presença da droga nesses locais. No Brasil, durante o período de 1960 até o início dos anos 1990, houve crescente proliferação do consumo de maconha e outras drogas químicas como o Ácido Lisérgico (LSD) e anfetaminas variadas. Com a repressão sobre a oferta dessas drogas, houve estímulo para o aparecimento de novos produtos obtidos por outros processos. Entre os produtos, surgiu o crack. Com poder devastador superior ao das demais drogas e preço mais acessível que a cocaína, por exemplo, a “pedra” se espalhou por todo país.

Atualmente, segundo dados da CNM, a droga está presente em 98% dos municípios do país. O Ministério da Saúde (MS) já admitiu que a droga virou uma epidemia. Os dados apresentados no “Observatório do Crack” que alertam para nível alto de problemas em 28 municípios potiguares refletem apenas uma parte do problema. A CNM informa que as informações são repassadas pelos gestores de cada cidade após contato com as secretarias municipais de Ação Social e Saúde.

Os dados são enviados diretamente no portal do Observatório através de login e senha cadastrado previamente. Para chegar ao índice de “alto”, “médio” ou “baixo” são contabilizadas e analisadas algumas variáveis. Entre elas, a presença de comitê municipal antidroga e a rede de assistência ao usuário. Número de homicídios e outros crimes também é contabilizado.

“O município é responsável por responder o questionário e repassar as informações. Infelizmente, nem todos fazem isso”, informa a assessoria de imprensa da CNM. Devido à falha, pelo menos 40 municípios estão enquadrados no quesito “sem resposta” no Observatório. Nenhum município está classificado como “sem problemas”.

O crack é uma substância derivada da cocaína, apresentada em forma de pedras, feita a partir da mistura da pasta base com diversos produtos químicos. É uma droga estimulante do sistema nervoso central, que causa o aumento da pressão arterial e aceleração dos batimentos cardíacos. O uso frequente pode provocar convulsões, parada cardíaca e levar à morte.

CRACKEstudos revelam que o uso de crack altera quimicamente a parte do cérebro responsável pelo chamado “sistema de recompensa”. O uso da droga estimula um neurotransmissor químico conhecido como dopamina, que tem por função gerenciar um mecanismo de respostas químicas do corpo ao prazer. Naturalmente, a dopamina é liberada por células do sistema nervoso durante atividades prazerosas como comer ou fazer sexo. Em usuários do crack, a dopamina permanece estimulando as células, criando intensa sensação de euforia, que dura de 5 a 15 minutos. Após esse período, o usuário se deprime e desanima. Isso gera desejo de recuperar a sensação de prazer.

NOTA DO BLOG:
Torna-se importante ressaltar que eu enquanto vereador em nosso município no período de 2009/2012, preocupado com o aumento desse grave problema, consegui a aprovação da Lei Municipal 484/2009, que tem por objetivo trabalhar questões relacionadas à prevenção e ao combate desse mal que tanto tem destruído vidas. Confira: http://professorcaninderocha.blogspot.com.br/2013/06/lajes-realiza-sua-4-semana-do-combate.html

Jornal Tribuna do Norte, 09 de Fevereiro de 2014
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/crack-e-mais-grave-em-28-cidades/273982

Política >> Fernando Bezerra revela que o PMDB está nas mãos de Wilma de Faria

Alvo de especulações e objeto de curiosidade desde que teve seu nome lançado como provável pré-candidato a governador pelo PMDB, o empresário, ex-senador e ministro Fernando Bezerra decidiu romper o silêncio. E ao falar mostrou uma sinceridade própria de quem estava afastado havia oito anos do jogo político: revelou que ainda não decidiu se aceitará ou não o convite para ser candidato a governador. E mais: que o PMDB e ele próprio esperam a decisão da ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que só deverá ser anunciada em março. Fernando Bezerra já avisou: se Wilma decidir se candidatar ao governo, ele desiste. Admite que não é páreo para a presidente estadual do PSB.

A desconcertante sinceridade de Fernando Bezerra revelou o cerne das discussões que são travadas no comando do PMDB do Rio Grande do Norte, apesar das tentativas de dissimulação patrocinadas pelo presidente regional, deputado Henrique Eduardo Alves. Em entrevista à 94 FM, da capital, Fernando Bezerra disse que se Wilma de Faria optar pela disputa da sucessão estadual, o nome mais forte seria o do senador licenciado e ministro Garibaldi Filho, que já reiterou, diversas vezes, que não deseja ser candidato. Outro nome seria o do deputado Henrique Alves, que nega ter interesse na disputa e disse ao próprio Fernando Bezerra que é mais útil para o Rio Grande do Norte permanecendo em Brasília, onde tentará ser reeleito presidente da Câmara dos Deputados.

A entrevista de Fernando Bezerra, concedida na manhã da última quarta-feira, 5, é demolidora em termos de revelação das dúvidas e preocupações que norteiam as discussões e povoam as mentes das principais lideranças do PMDB. Maior agremiação partidária do Estado, o PMDB tem 50 prefeitos, inúmeros vice-prefeitos e vereadores, uma das maiores bancadas da Assembleia Legislativa, duas cadeiras no Senado, o presidente da Câmara dos Deputados e um ministro. Tem quadros, mas, no final das contas, não tem nomes disponíveis para disputar o governo.

Citar e linkar >> ética e respeito entre blogueiros

Ao contrário de outras áreas de atuação,  blogueiros não contam com um código de ética regulamentado e nem com um conselho fiscalizador. Cada um faz o que acha que é certo e/ou se baseia na experiência dos mais antigos.
 
Mesmo não havendo um código de conduta estabelecido, existem algumas práticas que não são aceitas por grande parte da comunidade, sendo que a cópia de conteúdo (plágio) é de longe a mais combatida e comentada.
Até aqui nenhuma novidade. Se encontramos em um outro blog um artigo nosso, reproduzido na íntegra e sem créditos, ou seja, assinado por uma outra pessoa, a infração é facilmente identificada.
O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Fonte: Wikipedia
Por outro lado, existem casos em que a apropriação indevida de uma obra intelectual não está tão evidente assim e pode levar à interpretações diversas.
 
Acredito que quando encontramos artigos interessantes em outros blogs, nós até podemos publicá-los em nosso blog - já que os leitores nem sempre são comuns – mas é necessário atentarmos a dois detalhes que fazem toda a diferença:
  • nunca publicar uma cópia integral do post original;
  • sempre citar e linkar o autor original;
Além de ser elegante, demonstra - acima de tudo - respeito ao trabalho alheio.
 
 
 Como eu disse no começo deste artigo, não existe um código de conduta regulamentado, mas existe um “controle social” com consequências que podem ser até piores do que um processo judicial. Reflitam e comentem.
 
 

Sobre o autor: Juliana é a fundadora deste blog. Nascida em 1970, é médica e, nas horas vagas, blogueira. Também é top colaboradora do fórum de ajuda do Blogger. Twitter l Google Plus l Facebook l

Oportunidade >> Curso de inglês on-line gratuito oferecido pelo MEC

Fonte: Facebook de  Jair Ferreira de Souza

Se você tirou no ENEN nota igual ou maior que 600 pode se inscrever no curso de inglês on-line gratuito, oferecido pelo Governo Federal, no Ministério da Educação.

Se você estiver cursando uma graduação ou pós, também. Porém, é preciso estar matriculado em uma graduação pública ou privada.

Desenvolvimento >> RN exporta energia limpa para o Brasil

Com um atraso de quase dois anos, as linhas de transmissão dos parques eólicos do Mato Grande deverão finalmente ser energizadas ao longo do mês de fevereiro. Com isso, segundo o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), o RN deverá atingir a liderança em energia eólica gerada no Brasil, com 1.163,39 MW de potência instalada, a partir de parques conquistados nos leilões federais de 2009, 2010 e 2011.
O RN será o primeiro Estado a ultrapassar 1 gigawatt de produção de energia eólica entre todos do Brasil.

Para o presidente do Cerne e do Sindicato das Empresas de Energia do RN (SEERN), Jean-Paul Prates, este é o resultado de um planejamento energético e de metas estabelecidas há 6 anos e demonstra, apesar dos recentes percalços, que o imenso potencial do RN precisa de gestão local para se desenvolver: "Em 2008, dissemos que o RN tinha um pré-sal de potencial eólico não aproveitado. O Estado fez o dever de casa e conquistou o primeiro lugar em parques contratados nos leilões federais por três anos consecutivos. Agora, estes parques estão prontos e, apesar do atraso recente, a linha também. Com isso, conforme planejado lá atrás, assumimos a liderança em geração eólica efetiva e nos tornamos exportadores de energia de fonte renovável", explica o especialista.

Desde o início de 2014, o RN contabilizava 14 parques eólicos (273 geradores) em operação, com 423,15 MW de produção. O aumento nos números é resultado da conexão, ao sistema elétrico nacional, de 27 novos parques, que começa a acontecer no início de fevereiro. Juntos, os novos parques totalizam 740,24 MW de energia gerada por 427 turbinas. Somando tudo, chegamos a 41 usinas eólicas e 1.163,39 MW provenientes de 700 turbinas eólicas. Valor que supera a produção de energia eólica de vários países.

De acordo com o diretor de energia eólica do Cerne, Milton Pinto, o crescimento prossegue para o Rio Grande do Norte no segundo semestre de 2014, com 12 novos parques eólicos (quase 200 turbinas no total) sendo ativados e gerando energia de até 356,2 MW, alcançando assim uma produção de até 1.528,59 MW - mais de 1,5 GW de energia vinda somente de fontes eólicas.

"Com estes resultados, o RN supera com folga o atual líder no ranking eólico nacional, o Ceará, que atualmente possui 29 parques eólicos em operação (691,04 MW sendo produzidos) e 14 parques em construção (359,10 MW), podendo alcançar no primeiro semestre de 2014 cerca de 841 MW de geração eólica", informa o analista. A Bahia segue na terceira posição, com 8 parques eólicos em operação, produzindo 233,19 MW e 16 em construção (353,8 MW).

A previsão é de que o Estado baiano chegue no primeiro semestre de 2014, a cerca de 633 MW de produção eólica. O Rio Grande do Sul aparece em seguida, com 17 parques em operação, produzindo 489 MW e ainda 17 em construção (412,6 MW).

Jean-Paul Prates lembra que o RN alcançou a autosuficiência energética em 2010 incluindo as usinas térmicas. "Segundo nosso plano elaborado em 2008, o RN atingiria a capacidade de gerar seu próprio consumo em 2010, o que aconteceu. Em seguida, ocorreria outro degrau da sua auto-suficiência energética, agora apenas a partir de fontes renováveis, programado para 2013.

Com o atraso na linha de transmissão, isso acontecerá finalmente agora, em 2014. De qualquer forma, foi como dizíamos à época, durante a gestão na Secretaria de Energia do Estado, antes da Copa", comemora Prates.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste