sábado, 18 de janeiro de 2014

Atenção senhores pais >> Neste domingo tem diversão para a criançada, a partir das 16:00 horas

Será neste domingo dia 18/01, a partir da 16:00 horas, na Casa de Campo Triunfo (antigo Recanto da Prosa), um momento de lazer e diversão com várias atrações infantis para a criançada em que acontecerão os seguintes shows:  Patati & Patatá, Galinha Pintadinha e Gummibä 

No local terá ainda vários brinquedos infláveis para aumentar diversão. Preço da entrada: 5,00 Reais.

               
 
                     

Os preceitos de Padre Cícero - Ensinamentos bastante atuais para os dias de hoje


 
Por Daniel Walker  no Blog do Pe. Cícero 

No Cariri, há mais de cem anos, quando ninguém falava em Ecologia, o Padre Cícero - como extraordinário homem de vanguarda que foi - se antecipava e ensinava preceitos ecológicos aos romeiros. 
  
Padre Cícero deu, portanto, o primeiro passo... há mais de cem anos! Foi, na verdade, um pioneiro da ecologia no Cariri. Pode-se dizer que ele prestou uma importante contribuição para alicerçar a Educação Ambiental no Nordeste. 

Os preceitos ecológicos que aqui estão transcritos não foram transmitidos exatamente assim pelo Padre Cícero. É sabido que ele se dirigia diariamente aos romeiros que se postavam à janela da sua casa para ouvir conselhos e que muitos conselhos também eram dados através de cartas. Coube ao falecido ecologista, engenheiro agrônomo J. Vasconcelos Sobrinho, a iniciativa de ordenar os conselhos de Padre Cícero na forma de decálogo ecológico como hoje eles são conhecidos e divulgados.

Os preceitos do Padre Cícero tem um profundo sentido ecológico. O viajante que percorre os sertões do nordeste encontra quase por toda parte cartazes cujo título é : "Preceitos do Padre Cícero", que buscam canalizar o grande potencial da fé dos sertanejos em Padre Cícero, o célebre apóstolo da região semi - árida do Nordeste, para uma finalidade realmente útil: desenvolver uma consciência de sábia convivência com o meio ambiente hostil. 

PRECEITOS ECOLÓGICOS DO PADRE CÍCERO
  1. "Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau.
  2. Não toque fogo no roçado nem na caatinga.
  3. Não cace mais e deixe os bichos viverem.
  4. Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer.
  5. Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.
  6. Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água da chuva.
  7. Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta.
  8. Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só.
  9. Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba,a favela e a jurema; elas podem ajudar a você a conviver com a seca.
  10. Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo ter sempre o que comer.
  11. Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só."
Padre Cícero (1844-1934)

Medicamento similar poderá ser comprado com mesma receita

Medicamentos similares serão mais uma opção ao paciente (ABr)Medicamentos similares serão mais uma opção ao paciente (ABr)Os medicamentos similares serão mais uma opção aos de referência, como já acontece com os genéricos. A mesma prescrição médica, que atualmente permite ao paciente adquirir medicamentos de referência e genérico, também poderá ser usada para a compra do similar. A medida - anunciada nesta quinta-feira (16) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano -  deve ampliar a oferta de produtos a preços mais baratos para o consumidor.

A proposta consta na Consulta Pública, a ser lançada pela Anvisa nesta sexta-feira (17), que propõe que os medicamentos similares sejam mais uma opção no mercado, após passar por estudos de equivalência, análises e aprovação da Agência. A decisão será firmada após resultado da consulta, que tem prazo de 30 dias, após publicação.

Ao anunciar as novas regras, o ministro Alexandre Padilha disse que vai defender a oferta dos similares à população por um preço 35% menor ao de referência. “Para o consumidor, o preço pode ser ainda menor, porque haverá mais opções de medicamentos no mercado. Quanto há maior a variedade destes medicamentos, cresce a competitividade no mercado”, ressaltou o ministro. O custo dos similares será definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

De acordo com a proposta, os similares deverão incluir em suas embalagens o símbolo “EQ”, que significa equivalente. O símbolo ajudará consumidores e médicos a identificarem os produtos que têm comprovação de equivalência e desempenham a mesma função terapêutica. Esta marca seguirá padrões semelhantes aos que já existem para os medicamentos genéricos, com o uso da faixa amarela obrigatória em todos os produtos.

UFRN, UFERSA e IFRN iniciam cadastramento e matrícula dos aprovados >> Matrículas para aprovados no SiSU vão até terça-feira

Aprovados têm até 3ª feira para realizar matrícula. É preciso estar atento às datas, pois cada instituição tem calendário específico. Foto: Heracles Dantas

Aprovados têm até 3ª feira para realizar matrícula. É preciso estar atento às datas, pois cada instituição tem calendário específico.

Os candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para uma das vagas oferecidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), devem começar a comparecer nesta sexta-feira (17) para fazerem suas matrículas e garantirem suas vagas nas instituições. Passado o final de semana, as matrículas retornam na segunda (20) e vão até a terça-feira (21).

Cada instituição tem um calendário específico para determinados cursos, por isso é preciso estar atento ao local, horário e aos procedimentos para matrícula. Quem não comparecer à instituição nas datas previstas perderá a vaga e estará automaticamente fora do processo. Os alunos que irão estudar nos campi de Natal e Macaíba da UFRN devem comparecer das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h no prédio anexo ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da UFRN, próximo à Praça Cívica do campus Natal.

A data de ontem, 17, no período da manhã, foi reservada para os aprovados nos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Estatística, Física, Geofísica, Geologia, Matemática, Meteorologia, Pedagogia, Química, Química do Petróleo, Serviço Social e Turismo. À tarde deverão comparecer os aprovados para Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Tecnologia da Informação e Zootecnia.

Durante a manhã da segunda-feira (20) será a vez dos aprovados para os cursos de Artes Visuais, Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras e Psicologia. À tarde, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Aquicultura, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar, Nutrição, Medicina e Odontologia.
 
Já o último e terceiro dia de cadastramento, terça-feira (21), será reservado para os retardatários de todos os cursos. O responsável pela pró-reitoria de Graduação da UFRN, Adelardo Medeiros, reforça a necessidade de todos os novos alunos comparecerem em suas respectivas datas.

“Desde o ano passado estamos fazendo o processo de cadastramento junto com a matrícula. O aluno se apresenta com todas as documentações e depois é encaminhado para fazer a matrícula nas disciplinas do curso. É importante que a pessoa venha na data reservada para o seu curso, de modo a evitar que haja formação de filas longas e demora no atendimento”, explicou Medeiros.

Programa de cisternas >> Água boa de beber para o povo do sertão.

Até o final de 2013, foram entregues 425.109 cisternas. Até 2015 serão mais R$1 bilhão em investimentos e mais 134 mil cisternas concluídas. Combater a seca e levar água aos brasileiros é uma ação de sobrevivência e cidadania.

Imagem: Palácio do Planalto
Até o final de 2013, foram entregues 425.109 cisternas. Até 2015 serão mais R$1 bilhão em investimentos e mais 134 mil cisternas concluídas. 
 
Combater a seca e levar água aos brasileiros é uma ação de sobrevivência e cidadania. 
 Para consumo das famílias, serão construídas cisternas de placa de cimento, com capacidade para abastecer uma família com cinco pessoas por até 8 meses. As tecnologias de apoio à produção agrícola podem ser cisternas do tipo calçadão, de enxurrada, telhadão ou aprisco, além de barragens subterrâneas, barreiros lonados e barreiros trincheira. 
 
“A política de cisternas vem contribuindo para modificar a área rural no Semiárido. A água é um instrumento importante porque ela é infraestrutura para qualquer relação de produção num espaço onde se tem pouca pluviometria, como é o caso daquela região”, afirma a diretora do Departamento de Fomento e Estruturação da Produção do MDS, Francisca Rocicleide da Silva. 
Realizadas a partir do novo marco legal do Programa Cisternas, estas contratações aumentarão a capacidade operacional e de execução dos recursos. Desde o fim de 2013, foi autorizada a dispensa de licitação para entidades sem fins lucrativos já credenciadas por cinco anos pelo ministério para implantação do programa. 

Os convênios foram realizados a partir de projetos e valores por unidade entregue. Além do processo mais simplificado, é possível acompanhar online a execução da entrega das cisternas e, ao mesmo tempo, localizá-las por meio de uma ferramenta de georreferenciamento na internet.

Fonte:  Portal Brasil com informações do MDS
 

Crianças até os cinco anos de idade devem tomar suplementação de vitamina A



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da sua Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), orienta os pais de crianças dos seis meses a menores de cinco anos de idade (59 meses) que procurem as unidades básicas de saúde mais próximas da sua casa para receberem a suplementação de vitamina A.

De acordo com Erika Melo, nutricionista da Sesap, a vitamina A aumenta a imunidade, auxilia no processo de cicatrização e atua na prevenção da cegueira noturna. Promove ainda o menor risco de contágio por doenças infectocontagiosas e melhora a saúde ocular. A suplementação é feita de forma gratuita e a vitamina A não causa nenhum efeito colateral. Entretanto, a nutricionista adverte que “aquelas crianças que já fazem suplementação com polivitamínicos, orientados por seus pediatras, não precisam desta suplementação da vitamina A”.

A Sesap atua na distribuição das vitaminas para as Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs) e, cada município, tem autonomia para elaborar sua programação de administração das doses. A Secretaria orienta que os municípios façam parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) para atuar nos colégios, oferecendo as doses aos alunos na faixa etária adequada.

A vitamina é oferecida em cápsulas de 100.000 UI (Unidades Internacionais) para crianças de 6 a 11 meses de idade e de 200.000 UI para crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. Essas doses, administradas por via oral, são suficientes para garantir uma boa reserva hepática de vitamina A, por um período médio de 6 meses, quando, então, a criança deve receber nova suplementação.

De acordo com o Ministério da Saúde, evidências acerca do impacto da suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade apontam uma redução do risco global de morte em 24%, de mortalidade por diarreia em 28% e de mortalidade por todas as causas, em crianças HIV positivo, em 45%.

Fonte: Jornal de Fato

Energia solar e a falta de interesse do poder público >> Artigo de Heitor Scalambrini Costa, prof. da UFPE

Nesse ano que passou havia muita esperança de que a energia solar fotovoltaica de uso residencial pudesse deslanchar no Brasil, após a edição da Resolução Normativa (RN) no 482/2011, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Eu mesmo cheguei a escrever um artigo, em 19/12/2012, intitulado “A hora e a vez da geração distribuída”.

Ledo engano. Em 2013, segundo o estudo “Os brasileiros diante da microgeração de energia renovável”, realizado pelo Greenpeace, em parceria com a Market Analysis, os resultados decorrentes da Resolução foram pífios. De onde se conclui que a RN 482, que deveria reduzir as barreiras e estimular a instalação de geração distribuída de pequeno porte conectada à rede elétrica, principalmente nas residências, se tornou um grande fiasco.

Ainda segundo o estudo citado, somente 131 sistemas domiciliares de geração fotovoltaica foram instalados em todo o Brasil. Foi em São Paulo onde se concentrou o maior numero de instalações, 22; vindo a seguir o Ceará, com 14. Em Pernambuco, apenas 4 instalações foram realizadas.

Esses números são irrisórios diante das possibilidades que o país possui, principalmente devido à alta incidência de radiação solar em praticamente todo o seu território. Em contraste, a Alemanha, líder no mercado global de geração de energia solar, em 2012, contava com cerca de 1,5 milhão de produtores individuais de energia, a  partir de painéis solares fotovoltaicos.

Então, se temos Sol em abundância porque não aproveitá-lo mais para gerar eletricidade?

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cidadania >> Ex-moradores de favela na 'cracolândia' começam a trabalhar em programa da prefeitura

Durante visita à região, Haddad ouve cobranças e elogios de participantes do Programa Braços Abertos, e garante que Alckmin, responsável por repressão em 2012, está alinhado a estratégia municipal.

São Paulo – “Vai registrar a gente?”. “É só até a Copa ou é pra valer, de coração?”, “O senhor acha que quinze reais por dia é um salário digno para gente?" Essas foram algumas perguntas que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), ouviu e respondeu na manhã de hoje (16), na rua Helvétia, na região conhecida como cracolândia, no centro da capital. Mas as perguntas foram feitas pelos próprios participantes do programa Braços Abertos, não por jornalistas. Desde terça-feira (14), a administração municipal leva a cabo o programa que prevê a hospedagem em um dos cinco hotéis conveniados da região, a oferta de três refeições gratuitas por dia e a contratação para serviço de varrição e zeladoria com carga de 4 horas diárias, mais duas de qualificação e salário de R$ 15 por dia de trabalho. Hoje, cerca de 40 pessoas vestiram o uniforme e começaram a varrer ruas da região.

Leia mais

Na contramão dos interesses sociais II >> Mais uma vez o Deputado José Adécio (DEM)

 
Há poucos dias circulou em vários blog's a notícia de que o Deputado José Zé Adécio - DEM destinou recursos financeiros para a entidade sindical. O que me levou a seguintes considerações:

Até que ponto isso esse tipo de "ajuda" é legal? Em virtude desse ou de qualquer outro sindicato de trabalhadores ser uma instituição que deve se manter às custas das mensalidades pagas por seus associados? Acredito que no mínimo isso vá contra os princípios estatutários dessa entidade.

E quanto a independência político-partidária dessa instituição? É bom lembrar que sindicato de trabalhadores não é, e não tem por finalidade atuar com assistencialismos.

Mais uma vez o Deputado Zé Adécio se mostrou "desconhecedor" de seu papel enquanto legislador, pois se o mesmo tem a "intenção de ajudar os trabalhadores" por que ele não apoia na assembleia as reivindicações dessa entidade? E não faz se presente junto aos trabalhadores nas mobilizações dessas categorias nas lutas por direitos? Pois imagino que os trabalhadores e o sindicato precisem mais de apoio social em suas lutas do que esse tipo de "ajuda financeira".

EIS A MATÉRIA  A QUAL ME REFIRO: 

José Adécio encaminha R$ 20.000,00 ao Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais de Rui Barbosa

O deputado José Adécio destinou recursos no valor de R$ 20.000,00 (Vinte Mil Reais), da Emenda de Nº 190 do OGE (Orçamento Geral do Estado) para o Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do município de Rui Barbosa.

“O sindicato desenvolve um trabalho essencial na vida do trabalhador, deste modo estou contribuindo por meio dos recursos que estou conduzindo a classe, com a certeza que trará melhores condições de vida e de trabalho a todos os trabalhadores das categorias de Serviços Públicos Estaduais e Municipais de Rui Barbosa”. Falou o deputado.

Rede Estadual >> Secretaria da Educação adia início do ano letivo e prorroga período de matrículas


O início do ano letivo nas escolas que fazem parte da rede estadual de Educação foi adiado. A justificativa para a mudança na data, que seria o próximo dia 22, foi a grande procura por matrículas nas últimas 48h, o que demandará mais tempo para a efetivação dos processos. A nova data definida pelo Governo do Estado foi o dia 28 de janeiro.

Além do adiamento, a Secretaria de Educação também confirmou que os pais poderão fazer as matrículas dos estudantes até durante a próxima semana, até a sexta-feira (24). A Secretaria informou ainda que vai disponibilizar o novo calendário escolar nos próximos dias.

Neste ano, para matricular os filhos, os pais precisam acessar o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). Além de acessar o sistema para solicitar a vaga, os pais precisam também ir às escolar para entregar a documentação, que é o comprovante de residência, histórico escolar, RG ou certidão de nascimento e três fotos 3x4. No caso dos alunos que renovaram as matrículas, a documentação é desnecessária.

A expectativa da Secretaria de Educação é que aproximadamente 280 mil alunos façam as matrículas na rede estadual de ensino.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Oportunidades >> Senac abre processo seletivo oferecendo mais de 800 bolsas de estudos

Senac oferecerá 30 cursos de capacitação. Foto:Divulgação

Nesta etapa, Programa Senac de Gratuidade contemplará os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assú

Técnico em Logística, Curso Básico de Libras e Editor de Vídeo estão entre os cursos oferecidos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) para o mês de fevereiro. Ao todo, são 818 vagas em 30 opções de capacitação nas áreas de saúde, turismo e hospitalidade, gestão e negócios, beleza, informática e comunicação.

As inscrições começam nesta sexta-feira (17) e seguem até o dia 27 de janeiro, exclusivamente por meio do sitewww.rn.senac.br/psg. Serão contemplados os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assú.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. Os contemplados são convocados para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. De acordo com a Política do PSG, obrigatoriamente, os inscritos devem possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade.

Até novembro de 2014, a instituição lançará mensalmente novos processos seletivos para cursos inseridos no Programa Senac Gratuidade.

O Programa Senac de Gratuidade tem o objetivo de promover a inclusão social através da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Por meio do Programa, o Sistema Fecomércio RN investirá mais de R$ 13 milhões em 2014, disponibilizando 10.098 bolsas de estudos para qualificar a população.

Confira a lista de cursos para fevereiro:
Access, Administrador de Banco de Dados, Administrador de Redes, Agente de Viagem, Cabeleireiro Assistente, Chefia e Liderança, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de Vídeo, Gestão de Salão de Beleza, Informações Turísticas, Língua Brasileira de Sinais – Libras Básico, Manicure e Pedicure, Maquiador, Massagista, Monitor de Recreação, Montador e Reparador de Computador, Negociação em Vendas, Operador de Caixa, Operador de Computador, Operador de Supermercados, Organizador de Eventos, Programador Web, Qualidade em Serviços Turísticos, Qualificação Profissional Técnica em Assistente Administrativo, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Serviços de Saúde, Técnicas de Guiamento em Atrativos Culturais, Técnico em Logística, Técnico em Segurança do Trabalho e Web Designer.

Questão Ambiental >> Poluição 25 vezes acima do seguro cobre Pequim

Parte do problema é causada pelo uso de carvão para gerar energia elétrica Foto: AFP 
                      Parte do problema é causada pelo uso de carvão para gerar energia elétrica Foto: AFP

Pequim estava coberta por um perigoso "smog" (neblina tóxica) nesta quinta-feira, limitando a visibilidade a alguns metros, em um momento em que a contaminação por particulados se encontrava mais de 25 vezes acima dos níveis recomendados.

A densidade das partículas com 2,5 micrômetros de diâmetro, as mais perigosas, atingiu 671 microgramas por metro cúbico, segundo a embaixada dos Estados Unidos, uma quantidade que representa 27 vezes mais que o máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice oficial da qualidade do ar chegou ao máximo da escala (500).

Os carros tinham que circular com as luzes ligadas em pleno dia e muitos pedestres usavam máscaras para proteger o rosto.

Saiba Mais

A contaminação está se tornando um foco crescente de descontentamento na China. As autoridades se comprometeram a reduzir em 25% a emissão de contaminantes na atmosfera até 2017 em Pequim e em outras grandes cidades e melhorar a qualidade do ar que os cidadãos respiram.

O governo assegurou que os níveis de contaminação serão reduzidos se o consumo de carvão, uma das principais fontes de energia do gigante asiático, também diminuir. A China é o maior consumidor de carvão do mundo.

As grandes metrópoles chinesas foram afetadas por uma forte contaminação nos últimos anos, devido em grande parte às emissões emitidas pela combustão de carvão nas usinas energéticas.

A contaminação, que tende a piorar no inverno, também se deve à rápida urbanização, ao forte desenvolvimento econômico e a fatores climáticos.

A má qualidade do ar afeta a imagem de cidades chinesas, entre elas Pequim, a capital, que registrou uma queda de 15% no número de turistas na primeira metade do ano passado.

Fonte: Portal Terra

História do Brasil >> A última viagem do descobrimento

Em seu pequeno apartamento do Residence, Lenine Pinto mantém a rotina de navegações na internet ou no papel. O escritor também fez viagens a Portugal e EUAA esquina da América do Sul é um ponto estratégico importante desde tempos imemoriais, e testemunhou um movimento intenso de navegadores forasteiros bem antes da data ‘oficial’ do ‘descobrimento’ do Brasil, por Cabral, há quase 514 anos. As aspas simples sinalizam dúvida, controvérsia, afinal a História documentada e ensinada nas escolas do país seguem diretrizes eurocêntricas, e não faltam teses contestando essa ‘verdade’ imposta. Se na primeira metade do século 20 Natal serviu como ponto de apoio para a expansão da aviação civil mundial e ainda como base Aliada durante a 2ª Guerra Mundial, nos séculos 15 e 16 o litoral do RN era parada obrigatória para quem desbrava o Atlântico e procurava uma rota alternativa para as Índias.
Em seu pequeno apartamento do Residence, Lenine Pinto mantém a rotina de navegações na internet ou no papel. O escritor também fez viagens a Portugal e EUA

Esse movimento de naus e caravelas na costa potiguar serviu como ponto de partida para o pesquisador e historiador Lenine Pinto elaborar o novo livro “Herança de Netuno”. Defensor da tese de que o Brasil foi ‘descoberto’ na região de Touros, Lenine trabalha desde 2007 nesta obra que reforça o papel do litoral do Rio Grande do Norte na conquista do Novo Mundo pelos navegadores que desbravam o Atlântico à mando das coroas portuguesa e espanhola.

No livro, ainda sem data para lançamento pois a pesquisa ainda não foi concluída, o historiador esmiuça a cronologia das grandes navegações e traz argumentos fundamentados em documentação consultada em arquivos dos Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e Itália que podem alterar o entendimento do período. Ele adianta que já passou de 150 páginas e diz que a edição poderá sair com apoio das prefeituras de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande, município envolvidos na polêmica tese levantada nos livros “Reinvenção do Descobrimento” (1998) e “Ainda a questão do descobrimento” (2000).

Obsessão pelo tema? Talvez. Lenine tem explicações na ponta língua para cada passagem histórica mal explicada. Evidências, se cruzadas todas as informações, não faltam.

De acordo com ele, os historiadores “sabem da dificuldade” de recompor a História das navegações devido o sigilo com que as descobertas eram tratadas. “Os portugueses tinham uma política de sigilo tão rígida, que os próprios segredos de Estado eram segredo. Então há muito a ser dito, descoberto e corrigido. O certo é que o que aconteceu de verdade não é o que está escrito nos livros escolares”.

Aos 84 anos, Lenine Pinto diz que esse pode ser seu último livro devido a saúde: “Se conseguir, depois desse termino um outro já iniciado sobre a atividade naval dos ingleses durante a 1ª Guerra Mundial”, revelou durante entrevista concedida em seu flat, um quarto e sala repleto de mapas e estantes com livros de história. Fumante, ele consegue algum alívio do enfisema pulmonar com auxílio de pastilhas Valda.

Brechas históricas
Autor de diversos livros sobre a 2ª Guerra Mundial, a presença norte-americana em Natal e o papel da capital potiguar durante o conflito, exemplo do fundamental “Natal, USA” (1995), livro onde o autor traz “muita coisa séria, diferente dos (livros) anteriores sobre o assunto que trazem muita mentira”, em “Herança de Netuno” Lenine Pinto cruza informações de livros consultados no exterior com mapas e documentos raros, e informações amealhadas ao longo do tempo.

Nesse roteiro histórico, ambientado nos séculos 15 e 16, entram personagens como os reis Dom Afonso V, o infante Dom Henrique e Dom João II; o cartógrafo italiano Andrea Bianco, que determinou a distância exata entre Dakar na África e o Brasil (leia-se RN); os navegadores Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Gil Eanes (provavelmente o primeiro a desembarcar em terras papa-jerimum na década de 1430), Diogo Cão e Cristóvão Colombo.

“Por que em 1470 o rei Dom Afonso V, de Portugal, baixa uma lei proibindo a exploração de pau-brasil na Guiné, se naquele país africano não tinha esse tipo de árvore? E por que a expedição de Vasco da Gama em 1497, que levou 4 meses para ir de Lisboa até a África, só foi atingida pelo escorbuto depois de cruzar o Cabo da Boa Esperança já no Oceano Índico?”, questiona o pesquisador potiguar.

São essas e outras questões que abrem brechas na História ‘oficial’ que Lenine quer explicar e detalhar no livro “Herança de Netuno”. Ele mesmo aproveita para responder as interrogações: “A lei de Dom Afonso V comprova que os portugueses já circulavam pelo litoral do Brasil na época e o rei queria garantir o monopólio”, sentencia. A resposta da segunda pergunta sobre Vasco da Gama é ainda mais curta: “Ora, ele passou antes pelo litoral brasileiro, provavelmente aqui pelo RN, onde reabasteceu a frota”.

Outros livros do autor
O escritor e pesquisador se dedicou a pesquisas sobre a aviação e as navegações

“Natal/USA” : Relatos sobre a participação do Rio Grande do Norte como base aérea americana na II Guerra Mundial/1995.
“Reinvenção do descobrimento” (1998/RN/Econômico): Primeiro livro do autor sobre o tema.
“Ainda a questão do descobrimento” (2000): Evidências náuticas e fontes documentais que apontam a área de Cabo de São Roque-RN como provável ancoradouro de Pedro Álvares Cabral.
“A Coleção João Gonçalves” (Sebo Vermelho/2002).
“O reino das bestas feras”: uma introdução à história da Alemanha nazista : a 2. Guerra Mundial através da biografia / Lenine Pinto. (2007)
“A integração do Rio Grande do Norte e do Amazonas à província do Brasil”: Lenine Pinto & Gerardo Pereira. 
 Fonte: Jornal Tribuna do Norte

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Sobre o sepultamento do Sr. Valderez Roberto


Comunicamos que o velório do de Valderez Roberto acontecerá na sede do Partido dos Trabalhadores, a missa de corpo presente será às 16:30 h na Igreja Matriz e logo após acontecerá o sepultamento. 

Interatividade >> Papo Greenpeace com a ativista Ana Paula

Cinco dias antes de completar 32 anos, a gaúcha Ana Paula Maciel ganhou o melhor presente que poderia ter: voltou para casa depois de ter sido obrigada a ficar 100 dias na Rússia, acusada de um crime que não cometeu (©Greenpeace)




 100 dias, a imagem de Ana Paula Maciel rodou o Brasil e o mundo. Ela foi presa na Rússia, com outros 27 ativistas do Greenpeace e dois jornalistas, após um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no ÁrticoGreenpeace

Por 100 dias, a imagem de Ana Paula Maciel rodou o Brasil e o mundo. Ela foi presa na Rússia, com outros 27 ativistas do Greenpeace e dois jornalistas, após um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico. Agora, finalmente de volta ao Brasil, Ana vai conversar ao vivo com a gente – e com você – sobre esses três longos meses sem liberdade.

O #PapoGreenpeace desta quinta-feira começa às 20h e traz Ana Paula como convidada. Vamos saber como começou a caminhada dela com o Greenpeace, o que a levou ao Ártico e os altos e baixos pelos quais ela passou durante o período em que estava sendo acusada de pirataria e vandalismo.

Assista e participe, enviando suas perguntas e comentários pelo Twitter com a hashtag #PapoGreenpeace ou Facebook. Esperamos você. Até lá!

Junte-se a nós
Abraços,
Fabiana Alves - Coordenadora da Campanha Clima e Energia
Greenpeace Brasil

Oportunidade >> Prefeitura de Mossoró seleciona estagiários para projeto ambiental

A Prefeitura de Mossoró está selecionando estudantes universitários para atuar como estagiários no Projeto Cidade Limpa. As vagas são para os cursos superiores de Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Engenharia Agrícola, Ecologia, Arquitetura, Pedagogia e Edificações.

São oferecidas 30 bolsas remuneradas por um período de 60 dias. Os estudantes selecionados atuarão como agentes educadores junto à população mossoroense, orientando sobre os cuidados e proibição de despejo de resíduos sólidos em vias e logradouros públicos da cidade.

O processo seletivo será composto de análise de currículo, análise do histórico escolar e entrevista. Os interessados poderão se inscrever a partir de amanhã, 14 de janeiro, até a sexta-feira, 17, na sede da Subsecretaria da Gestão Ambiental, das 8h às 12h. Mais informações através do telefone (84) 3315-1031.

CRONOGRAMA DE AÇÕES DO PROJETO CIDADE LIMPA:
Inscrições - 14 a 17 de janeiro
Avaliação – 20 a 21 de janeiro
Resultado do Processo Seletivo – 24 de janeiro
Capacitação da equipe – 29 a 31 de janeiro
Início das ações do projeto – 3 de fevereiro
Valor da remuneração – R$ 620,00
Carga horária – 5 h/dia
Turnos – matutino e vespertino
Fonte: Jornal O Mossoroense