segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Destaque >> Estudantes do RN ganham prêmio internacional da Samsung

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tristão de Barros, em Currais Novos, ganharam o 1º Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A premiação foi entregue em São Paulo na última segunda-feira, dia 8, e foi divulgada na edição deste final de semana da revista Carta Capital.

O concurso propôs aos alunos e professores do Ensino Médio das escolas públicas de todo país o desenvolvimento de projetos de Ciências e Matemática que trouxessem soluções e ideias para problemas identificados em suas comunidades, de forma a transformar a realidade local.

Na Escola Estadual Tristão de Barros funciona um programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que auxilia 24 alunos com necessidades especiais. Foi para ajudar esses alunos que surgiu a ideia de desenvolver uma tecnologia tanto sustentável quanto inclusiva, sob orientação do professor de Física, Ivanês Oliveira Alexandrino.

Os alunos  transformaram lixo eletrônico de peças de celulares, automóveis e computadores coletados pela escola desde 2012, em parceria com lojas de informática de Currais Novos, em instrumentos que auxiliam a locomoção. Dois desses objetos construídos foram uma cadeira de rodas motorizada controlada por meio de um joystick e uma bengala com sensores bidimensionais para cegos.

Reconhecimento internacional - Os alunos curraisnovenses disputaram com outros 27 mil estudantes de sete países da América Latina e foram os grandes vencedores da etapa Brasil, ao lado de colegas da Escola Murilo Braga, de Martinópolis, Ceará, que criaram um filtro feito do pecíolo da folha de carnaúba para o tratamento de água. Juntos, os prêmios somam R$ 250 mil. O Tristão de Barros também ganhará dos organizadores uma sala interativa com infraestrutura e produtos tecnológicos.

Em menos de um ano, este é o segundo prêmio internacional que os alunos da rede estadual em Currais Novos recebem. Em dezembro de 2013, o projeto de TV conduzido por estudantes de diversas escolas da cidade foi o grande vencedor do Prêmio Itaú-Unicef, recebido das mãos da Governadora Rosalba Ciarlini, em São Paulo. “Fico muito orgulhosa desse reconhecimento internacional dos nossos jovens, resultado de muito estudo, dedicação e melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas nossas escolas”, comentou a Governadora.

Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário