quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Participação Social >> Texto propõe que usuários participem da gestão da água de reservatórios

 Projeto do senador Kaká Andrade (PDT-SE) estabelece a participação obrigatória do Comitê de Bacia Hidrográfica - também chamado de Parlamento das Águas - nas decisões sobre alteração das vazões em reservatórios regularizadores. O objetivo do PLS 288/2014 é fortalecer a legitimidade e a representatividade dessas decisões, porque na deliberação do comitê estariam representados o poder público, os usuários de água e as entidades civis de recursos hídricos.

Para alcançar uma gestão hídrica descentralizada e participativa, o senador apresentou projeto que modifica a legislação (Lei 9.433/1997) que prevê a deliberação da Agência Nacional de Águas (ANA), em articulação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nas alterações de vazão outorgada.

“No momento dessas alterações, os interesses do setor elétrico têm preponderado sobre as necessidades dos demais setores usuários da bacia hidrográfica”, argumenta o senador.

O texto destaca a disputa pelo uso de recursos hídricos no país devido à recente escassez de chuvas. É o caso das Bacias dos Rios Paraíba do Sul e São Francisco, no Sudeste e Nordeste, respectivamente.

Fonte: Jornal do Senado

Sem comentários:

Enviar um comentário