segunda-feira, 21 de abril de 2014

Uma boa iniciativa >> MP realiza curso sobre práticas restaurativas nas escolas


por Diretoria de Comunicação do MP/RN

Promover um diálogo sobre mediação de conflitos na rede de ensino dentro do contexto do projeto Conte Até 10 nas Escolas, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Esse foi o objetivo do curso sobre práticas restaurativas nas escolas realizado na sexta-feira, 11, pelo Ministério Público Estadual, aos professores da rede pública estadual.

O Promotor de Justiça de São Paulo  Antônio Carlos Osório Nunes,  foi o palestrante convidado do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania (CAOP Cidadania), para o curso realizado de manhã e à tarde, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária.

Para o palestrante, encontros dessa natureza são relevantes para que se possa combater a violência em sua origem dentro das escolas. “Temos que enxergar na perspectiva de que o combate deve partir de uma parceria entre escola, Estado, família e sociedade”, destacou.

Segundo o Promotor de Justiça, 28 mil jovens morrem a cada ano vítimas da violência sendo, portanto,  um dever de todos - família, escola, sociedade e Estado – cuidar das crianças e adolescentes. Ao citar  o pensador norte-americano Henry Adams para enfatizar a importância do papel fundamental dos professores na vida dos cidadãos, Antônio Carlos disse que  “o professor se liga à eternidade, ele nunca sabe onde cessa a sua influência”.

Para a Promotora de Justiça Iveluska Lemos, Coordenadora do Caop Cidadania e uma das organizadoras do treinamento, a realização do projeto não seria possível sem a parceria com a Secretaria Estadual de Educação. “Temos uma imensa alegria de recebê-los no dia do hoje. Enfatizo que o Conte Até 10 não seria plenamente concebível sem a colaboração da Secretaria Estadual de Educação, que abraçou esse importante projeto do CNMP”, disse, na abertura do evento, que começou às 9h e será encerrado às 17h.

O projeto Conte Até 10 nas Escolas
O "Conte até 10 nas Escolas” é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), integrada pelo CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça.

O objetivo é combater a violência nas escolas e prevenir homicídios cometidos por impulso, ou quaisquer outras atitudes violentas dentro desse âmbito. O foco na juventude justifica-se pela capacidade de transformação e de mobilização desse público e também porque o número de jovens vítimas de homicídios tem crescido assustadoramente nos últimos anos.

No Ministério Público do Rio Grande do Norte, a campanha foi lançada em fevereiro, quando o MPRN repassou à Secretaria Estadual de Educação a cartilha da Campanha, voltada para o ensino médio, com o objetivo de cultivar a paz nas escolas e disseminar a ideia de que “Valente mesmo é aquele que não briga”.

Sem comentários:

Enviar um comentário