terça-feira, 22 de abril de 2014

Campanha de vacinação contra gripe tem início hoje

Começa nesta terça-feira a campanha de vacinação contra a gripe. As vacinas serão oferecidas nos postos de saúde até o dia 9 de maio e deverão ser imunizadas 61.444 pessoas que se encaixam nos grupos de risco classificados pelo Ministério da Saúde (idosos, crianças de seis meses a quatro anos, indígenas, presidiários, doentes crônicos, gestantes, trabalhadores da área da saúde e as mulheres no chamado "puerpério", período de até 45 dias após o parto).
 
Os idosos compõem o maior público-alvo da campanha, com 24.885 aptos a receberem a vacina. Serão também 17.742 crianças, 8.216 trabalhadores da saúde, além de um público variável de gestantes (cerca de 2.946 mulheres) e puérperas (484). Compõem o grupo de "doentes crônicos" 7.171 indivíduos com doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais, hipertensos e diabéticos.
 
O dia "D" da campanha acontecerá dia 26 deste mês, simultaneamente em todas as 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80% do público-alvo da campanha que visa impedir o aparecimento de doenças graves, internações e óbitos causados pelo vírus da gripe. A vacina é eficiente contra os três subtipos mais comuns do vírus: H1N1, H3N2 e influenza B.
 

Pessoas com alergia à proteína do ovo e/ou deficiência na produção de anticorpos, inclusive aquelas em tratamento contra o câncer e Aids não deverão tomar a vacina por riscos e reações adversas. A Secretaria de Saúde ressalta que os doentes crônicos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina, e, que as crianças receberão duas doses da vacina, com espaço de tempo de um mês entre elas.

Sem comentários:

Enviar um comentário