sábado, 23 de novembro de 2013

Desabafo >> Força a ELOY Cia Teatral...

Por Fábio Fernandes no Blog O Marical

Sinceramente passo a acreditar que estamos acostumados a viver uma sociedade que só sabe criticar e reclamar do que não tem. Pois quando surgem as opções culturais estes nem se quer prestigiam. 

Mesmo assim, continuamos a fazer a nossa parte e persistimos mais ainda acreditando em nossa arte. Parabens jovens guerreiros da Eloy CIA Teatral

Vocês mostraram mais uma vez que não é preciso reclamar dos problemas, mas tentar resolvê-los de cabeça erguida, mesmo com a falta de apoio de alguns, o mérito está no talento inquiestionável de cada um de vocês que acreditam na ARTE como estilo de vida e de transformação para a sociedade.

Agradeço a DEUS por nos permitir o dom da vida, aos Pais de cada aluno-ator que realmente acompanham o crescimento social de vocês enquanto cidadãos respeitáveis, somos gratos tambem a todos os que sempre nos ajudam seja no incentivo, logistica ou na divulgação de nosso grupo como instrumento transformador. 

A Exelentissima Srª Sec.  de Educação, Prof. Irene Martins e sua equipe e a Você que sempre encontra uma forma de conferir nosso trabalho que sem dúvida é feito com algo mais valioso que dinheiro: AMOR!

Lajes institui o Comitê de acompanhamento das Metas do Milênio

Foi criado o Comitê aqui em Lajes para acompanhar as ações em nível local sobre os onjetivos que estão sendo trabalhadas em todo o planeta para melhorar os índices de desenvolvimento humano. 

Aqui em Lajes, o comitê ODM tem a seguinte composição: o professor Canindé Rocha Rocha ficou na Coordenação Executiva dos trabalhos, tendo a psicóloga Conceição Tadeu como Coordenadora Adjunta; Leandro Souza e José  Eudes ficaram na Coordenação de Comunicação; Fátima Fernandes e Valeria  de Souza Pegado ficaram na Coordenação de Mobilização e Kátia Maria da Rocha Fernandes, como secretária do referido comitê.  

O QUE É O  COMITÊ ODM.

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

A REDE BRASIL VOLUNTÁRIO, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importância desse projeto, criou este site para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM. Saiba mais sobre estes objetivos aqui: http://www.objetivosdomilenio.org.br/

Com informações do Facebook de Robson Cabugi

PT/RN fará reunião da Executiva e do Diretório Estadual



O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte estará reunido nos dias 22 e 23 de novembro para reuniões da Executiva Estadual e do Diretório Estadual, respectivamente.


O encontro extraordinário da Executiva Estadual ocorrerá na sede do PT/RN às 14 horas da sexta-feira (22). Já a reunião do Diretório Estadual quem conta com 47 membros está prevista para as 10 horas do sábado (23).

As duas reuniões tem os seguintes pontos de pauta: Informes, Processos de Eleições Internas do PT (PED), Balanço e apreciação dos recursos apresentados em prazo regular do PED e Encaminhamentos.

Potiguares são convocados para o Dia Nacional do Doador de Sangue

Na próxima segunda-feira (25), comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue e o Hemonorte terá uma programação especial para homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.

 A abertura do evento será às 9h e contará com a presença do Secretário Adjunto da Saúde Pública, Marcelo Bessa, e da Diretora Geral do Hemonorte, Linete Rocha.

 Para iniciar as atividades haverá apresentações do coral “Infância do Amor Divino”, do Colégio Nossa Senhora das Neves, e do Ballet do Studio Corpo de Baile. Em seguida, será realizado um sorteio de camisas oficiais dos Clubes de Futebol ABC, América e Alecrim, ao som do DJ Mário Souza, com a presença da Miss RN 2013, Cristina Alves.

De acordo com a chefe do Departamento de Apoio Técnico, Rosemary Oliveira, “25 de novembro é a maior festa da hemoterapia no Brasil. É uma forma de valorizar e reconhecer esses anônimos que salvam vidas, deslocando-se de suas casas e de seu trabalho várias vezes ao ano, para nos ajudar a cumprir nossa missão e devolver alegria ao paciente. É uma festa de confraternização entre doadores, pacientes, funcionários e parceiros”, disse Rosemary.
 
QUEM PODE DOAR?
Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. 

Para os menores de 18 anos, é necessário autorização formal dos pais ou responsável, além do documento de identificação oficial.

O Ministério da Saúde através da portaria nº 2.712, de 12/11/2013, ampliou a idade máxima para doação de sangue de 67 para 69 anos, o que deve elevar em dois milhões o numero de coletas em todo País.

Fonte: Jornal de Fato

WWF APONTA CUBA COMO ÚNICO PAÍS COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



Relatório bienal da organização, apresentado em Pequim, diz que apenas os cubanos cumprem os critérios minímos de sustcom o relatório, elaborado pela WWF a cada dois anos e que foi apresentado pela primeira vez na capital chinesa, se as coisas continuarem como estão, por volta de 2050 a humanidade precisaria consumir os recursos naturais e a energia equivalente a dois planetas Terra.

Sustentabilidade

Cuba é o único país do mundo com desenvolvimento sustentável, segundo o relatório bienal apresentado hoje pela organização WWF em Pequim, e que afirma que o ecossistema "está se degradando a um ritmo sem precedentes na história".
De acordo

A WWF elaborou em seu relatório um gráfico no qual sobrepõe duas variáveis: o índice de desenvolvimento humano (estabelecido pela ONU) e o "rastro ecológico", que indica a energia e recursos por pessoa consumidos em cada país.

Surpreendentemente, apenas Cuba tem nos dois casos níveis suficientes que permitem que o país seja considerado que "cumpre os critérios mínimos" para a sustentabilidade.

É bom ver as coisas acontecendo...



Nossa cidade recebeu o reitor do IFRN, o Professor Belchior Oliveira Rocha, que veio fazer uma visita técnica as obras do nosso Campus que já estão em andamento.

A conquista do IFRN para Lajes que foi uma luta que, enquanto vereador tive como meta principal e graças a grande atuação da nossa Deputada Federal Fátima Bezerra e hoje sinto-me bastante feliz em ver que essa obra representa, para nos tanto de Lajes como também para toda a Região Central como um marco para o nosso desenvolvimento.

VISITA DO REITOR DO IFRN BELCHIOR

Na manhã desta quinta-feira 21/11 o Prefeito Benes Leocádio e seus Secretários receberam o Reitor do IFRN ( Instituto Federal do Rio Grande do Norte) Belchior de Oliveira, onde na ocasião visitaram as obras do polo que esta sendo construído em nossa cidade, após a visita as obras que já esta em andamento se reuniram na Prefeitura Municipal para falar dos benefícios que iram ser gerados para o município e região com a abertura deste polo. A Secretária Municipal de Educação Irene Martins participou de todo o encontro, onde falou da sua satisfação em Lajes ser escolhida para a construção deste IFRN.
Com informações do Blog da SEMEC - Lajes

CONFERÊNCIA >> Defesa Civil Estadual orienta prefeitos para realização de conferências municipais

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec, órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – Sejuc, convoca todos os municípios do Rio Grande do Norte a realizarem a Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil com o tema: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, como etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Entre os objetivos do evento estão incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas da proteção e defesa civil, avaliar a ação governamental e propor diretrizes para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Para realizar o evento o prefeito deve constituir a Comissão Organizadora Municipal – COMU, que será a responsável por coordenar, supervisionar e promover a realização da Conferência em seu Município.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Nossa homenagem a todos os Músicos pelo seu dia...


IBGE >> Desemprego em outubro atinge menor taxa do ano

Em outubro deste ano, a taxa de desemprego apresentou uma leve queda em relação a setembro (5,4%), atingindo 5,2% da população economicamente ativa. A informação consta na Pesquisa Mensal de Emprego, feita nas seis principais regiões metropolitanas do país, divulgada nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa de desemprego registrada em outubro é a menor desde dezembro de 2012, quando havia sido de 4,6%, e a mais baixa para o mês desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002.
O índice de outubro é também inferior ao registrado em outubro de 2012 (5,3%).
Os contingentes de pessoas empregadas (23,3 milhões de pessoas) e desempregadas (1,3 milhão) em outubro deste ano mantiveram-se praticamente estáveis em relação ao mês anterior e a outubro de 2012.
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,9 milhões) ficou estável em relação a setembro, mas cresceu 3,6% na comparação com outubro do ano passado.
Entre as categorias profissionais, a única queda na oferta de postos de trabalho, na comparação com outubro de 2012, foi observada entre os serviços domésticos (-8,6% ou 127 mil postos de trabalho).

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Nossa Senhora da Apresentação, a Padroeira de Natal Este ano é comemorada a 260ª festa




rcc97c7oA história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, tem apenas um registro oral e de fé, não há documentos que registrem a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi.

Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. A sua festividade se celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória. 

Confira galeria de imagens do dia de Nossa Senhora da Apresentação
 

Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.
 

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes dirigiu-se ao local e conduziu a imagem para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário.
 

Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

SAM_2088Vale salientar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571. Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.
 

Este ano é comemorada a 260ª festa com o tema: “Virgem da Apresentação: templo de Deus, Mãe da nossa fé”. 


Futebol Potiguar >> Arena do Dragão deverá ser inaugurada no segundo semestre de 2014

A construção da Arena América segue sem tropeços no seu andamento. É o que garante o presidente do Conselho Deliberativo do América, José Rocha. Depois do período de terraplenagem, o torcedor já começa a visualizar os avanços na colocação das peças pré-moldadas que dão forma ao estádio. Na quarta-feira (20), a construtora deu início, com a colocação das colunas de sustentação, à montagem dos 120 camarotes. Com capacidade para dez pessoas cada, todos já foram vendidos. 

previsão é que até o fim de dezembro seja concluída a etapa inicial da obra. O projeto final da Arena América prevê a capacidade total para 20 mil lugares, porém como é dividido por módulos, a utilização poderá ser feita com uma capacidade inferior.


As vendas dos camarotes garantiram a construção da primeira etapa do estádio. O clube pretende chegar, com a venda das cadeiras cativas, a um valor que possa fazer a conclusão de uma nova fase de obras, que contemplaria os 10 mil lugares necessários para a disputa da Série B em 2014. 

Após o término da atual temporada e com a eleição do novo presidente, a diretoria deve dar início à nova comercialização de cadeiras cativas. "Temos 300 cadeiras já vendidas e mais 700 para vender, com uma média de cinco mil reais cada uma. Isso vai gerar recursos que praticamente garantem a conclusão dessa fase da obra", diz o presidente do Conselho Deliberativo do clube, José Rocha.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Educação >> Escolas anunciam calendário para 2014

Aulas do próximo ano terão início em janeiro, na maior parte das instituições

Em decorrência dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, que em 2014 serão sediados no Brasil, e em obediência à Lei Geral da Copa, o calendário das instituições de ensino para o próximo ano será diferenciado. Com as mudanças, o recesso entre o primeiro e o segundo semestres letivos deve coincidir, tanto nas redes pública quanto particular de ensino. Para isso, o período de planejamento escolar e o início das aulas serão antecipados.

No caso das escolas do Estado, no entanto, a Jornada Pedagógica entre Secretaria de Educação e Direds será realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro deste ano e nos dias 17 e 18 ocorrerá a Jornada Pedagógica entre a 12ª Dired e as escolas da circunscrição. Já as aulas terão início em 22 de janeiro.

As escolas particulares, por sua vez, têm duas opções de início das aulas, sugeridas pelo Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Rio Grande do Norte (SINEPE/RN), como informa o delegado local da entidade, Genésio de Sousa Filgueira Neto. A primeira opção é de que as aulas comecem em 27 de janeiro e a segunda alternativa estipula como data inicial o dia 3 de fevereiro. A escolha, no entanto, ficará a critério de cada diretor, pois o importante é que se cumpram os 200 dias letivos. Segundo Filgueira Neto, há, inclusive, diretores cogitando a possibilidade de iniciar as atividades em 14 de janeiro.

Medicina Natural >> Especialista fala sobre as vantagens do uso da homeopatia


O Dia da Homeopatia é comemorado nesta quinta-feira e para lembrar a data, a chefe do setor de Produtos da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (SUVISA) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), a farmacêutica Joseane Bezerra, alerta para as vantagens e desvantagens dessa especialidade médica, criada no século XVIII por Samuel Hahnemann.

A homeopatia é uma terapia baseada na cura pela semelhança, ou seja, o especialista receita ao paciente uma substância capaz de produzir efeitos semelhantes aos sintomas da doença, que o mesmo apresenta. Além disso, trata o indivíduo como um todo, analisando corpo e mente e não só a doença, explica a farmacêutica.
Os medicamentos homeopáticos são feitos com base em substâncias de origem vegetal, mineral e animal várias vezes diluídas (geralmente, uma parte para 99 de água ou álcool). Por isso, os especialistas defendem que elas não pioram os sintomas, nem oferecem risco de toxicidade.

podem ser administrados em glóbulos, como a maioria das pessoas conhece, em gotas, xarope ou na forma de pomadas. Qualquer pessoa, não importa a idade, o sexo ou a condição física, até gestantes estão liberadas a fazer uso da homeopatia, desde que tenha o devido acompanhamento do médico.

É fundamental consultar sempre um médico homeopata, que vai analisar as queixas do paciente, para chegar a um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado. A homeopatia utiliza as substâncias em doses mínimas e os medicamentos agem de forma energética, sem produzir toxidade, mesmo assim não deve haver automedicação.

especialista alerta aos usuários que os medicamentos indicados pelo médico sejam preparados em farmácias homeopáticas, no ato do pedido. “É fácil encontrar medicamentos homeopáticos para males como enxaqueca e prisão de ventre, mas eles não levam em consideração a individualização do paciente e podem não ser tão eficientes, se a receita for preparada pelo paciente”.

Entre as vantagens no uso da homeopatia, Joseane Bezerra, explica que além de tratar o paciente de forma integral e mais humanizada, é um tratamento menos agressivo, que atua através de estímulos energéticos e não por efeito químico de drogas. Também o custo do tratamento é muito menor, quando comparado aos esquemas terapêuticos convencionais.

“As desvantagens são mínimas, mas podemos citar que por ser uma forma terapêutica em que o paciente tem uma co-responsabilidade em seu tratamento, é necessário haver uma parceria muito maior entre médico e paciente”, cita.

Para finalizar, a farmacêutica alerta que os Florais de Bach não são remédios homeopáticos. A terapia floral, em geral, visa ao tratamento apenas de sintomas do plano emocional, enquanto que o tratamento homeopático visa ao reequilíbrio do organismo como um todo, nos planos físico, mental e emocional.

Fonte: Jornal de Fato