sábado, 13 de outubro de 2012

Atenção Juventude lajense!

 

Fonte: Blog da Paróquia de Lajes

Triste notícia >> Após 110 anos, CIC pode fechar


A inadimplência poderá fechar as portas de uma da mais antigas e tradicionais escolas de Natal. O Colégio Imaculada Conceição (CIC), que há 110 anos faz história na cidade, poderá anunciar o encerramento das suas atividades. 
A direção geral da Congregação das Irmãs Doroteias, cuja sede é em Recife, se reúne amanhã com professores, pais e alunos da escola para o que chamam de "conversa franca".  A diretora, irmã Maria Belchior, não quis adiantar a decisão da Congregação que administra a escola. Limitou-se apenas a dizer que, somente após as reuniões, é que seria anunciada.
Pioneiro no ensino privado em Natal, tendo formado muitas gerações de famílias que hoje têm posições de destaque na sociedade, nos últimos anos, o Colégio Imaculada Conceição vem enfrentando problemas sérios com a inadimplência que, segundo a diretora, chega a 40%. Além disso, a escola vem anoa ano perdendo alunos. De cerca de 2.700 alunos de anos atrás distribuídos nos três turnos, a escola possui atualmente cerca de 300 alunos e funciona em apenas um turno.

Enquanto permanece a incerteza, a Associação de ex-alunos da escola se organiza para amanhã, pela manhã, fazer uma grande manifestação na escola, por ocasião das reuniões. Estão convocando alunos, ex-alunos, professores e ex-professores, além de funcionários que viveram os 110 anos de história do Imaculada Conceição para se fazerem presentes na manifestação e assinar uma moção de protesto contra o fechamento da escola.


Festival do Minuto 2012 terá palestra de orientação em Natal

Curtas de 2012 devem abordar sustentabilidade

No próximo dia 18, em Natal, acontece palestra voltada para a produção de curtas-metragens que irão concorrer para a programação do Festival do Minuto 2012. O evento acontece no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, no Tirol, a partir das 19h, e faz parte da programação do II Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa (II FINC), que acontece em novembro.

A palestra tem por objetivo convidar os representantes dos diversos segmentos culturais do RN, para que produzam vídeos de 1 minuto para participar do concurso. O tema que deverá guiar a construção dos filmes será a Sustentabilidade, sempre com uma abordagem voltada para a difusão da cultura popular do Rio Grande do Norte.


Os palestrantes irão explicar o formato, descrever possibilidades narrativas que devem ser observadas para a construção de um vídeo digital de qualidade. Na oportunidade serão exibidos alguns vídeos que ilustrarão algumas das abordagens (angulação, iluminação entre outras), do ponto de vista fílmico, que poderão ser apresentadas pelos concorrentes.


A realização do evento é da Secretaria de Cultura do Estado e Fundação José Augusto, em parceria com a GREMI Film Production, da Polônia, com a produção de Inove e Zoom, e apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas do Rio Grande do Norte(ABD-RN) e da Rede de Cultura Audiovisual. 

Com informações da Secultrn/FJA

Natal >> Segundo turno começa hoje em rádio e televisão


O horário eleitoral gratuito do segundo turno em emissoras de rádio e televisão começa hoje, sábado (13), em todo o país. No Rio Grande do Norte, essa nova disputa acontece somente em Natal.

As emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias, as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade das Câmaras Municipais reservarão, até o dia 26 de outubro, horário destinado à divulgação da propaganda eleitoral gratuita, dividido em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos, iniciando-se às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão.

Em Natal, a disputa é entre o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e Hermano Morais (PMDB).

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A espetacularização e a ideologização do Judiciário


Por Leonardo Boff no site do SINTE/RN

É com muita tristeza que escrevo este artigo no final da tarde desta quarta-feira, após acompanhar as falas dos ministros do Superemo Tribunal Federal. Se malfeitos foram comprovados, eles merecem as penas cominadas pelo Código Penal. 

O rigor da lei se aplica a todos. Outra coisa, entretanto, é a espetacularização do julgamento transmitido pela TV. Ai é ineludível a feira das vaidades e o vezo ideológico que perpassa a maioria dos discursos.

Desde A Ideologia Alemã, de Marx/Engels (1846), até o Conhecimento e Interesse, de J. Habermas (1968 e 1973), sabemos que por detrás de todo conhecimento e de toda prática humana age uma ideologia latente. Resumidamente, podemos dizer que a ideologia é o discurso do interesse. E todo conhecimento, mesmo o que pretende ser o mais objetivo possível, vem impregnado de interesses.

Pois, assim é a condição humana. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. E todo o ponto de vista é a vista de um ponto. Isso é inescapável. Cabe analisar política e eticamente o tipo de interesse, a quem beneficia e a que grupos serve e que projeto de Brasil tem em mente. Como entra o povo nisso tudo? Ele continua invisível e até desprezível?

A ideologia pertence ao mundo do escondido e do implícito. Mas há vários métodos que foram desenvolvidos, coisa que exercitei anos a fio com meus alunos de epistemologia em Petrópolis, para desmascarar a ideologia. O mais simples e direto é observar a adjetivação ou a qualificação que se aplica aos conceitos básicos do discurso, especialmente, das condenações.

Em alguns discursos, como os do ministro Celso de Mello, o ideológico é gritante, até no tom da voz utilizada. Cito apenas algumas qualificações ouvidas no plenário: o mensalão seria “um projeto ideológico-partidário de inspiração patrimonialista”, um “assalto criminoso à administração pública”, “uma quadrilha de ladrões de beira de estrada” e um “bando criminoso”. Tem-se a impressão de que as lideranças do PT e até ministros não faziam outra coisa que arquitetar roubos e aliciamento de deputados, em vez de se ocuparem com os problemas de um país tão complexo como o Brasil.

Qual o interesse, escondido por detrás de doutas argumentações jurídicas? Como já foi apontado por analistas renomados do calibre de Wanderley Guilherme dos Santos, revela-se aí certo preconceito contra políticos vindos do campo popular. Mais ainda: visa-se a aniquilar toda a possível credibilidade do PT, como partido que vem de fora da tradição elitista de nossa política; procura-se indiretamente atingir seu líder carismático maior, Lula, sobrevivente da grande tribulação do povo brasileiro e o primeiro presidente operário, com uma inteligência assombrosa e habilidade política inegável.

Feriado celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida

Nossa_Senhora_AparecidaO país inteiro para hoje com o objetivo de celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data divide as comemorações com o Dia da Criança, o que faz com que muitos esqueçam o real significado do feriado do dia 12 de outubro.  
 
A história de Nossa Senhora Aparecida surgiu quando três pescadores encontraram a imagem da santa, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, no estado de São Paulo, por volta do ano 1717. Os pescadores procuravam peixe há algum tempo, sem sucesso. Foi quando um deles trouxe em sua rede o corpo da imagem. Depois lançou novamente a rede e puxou a cabeça. Depois do resgate, houve abundância de peixes.
 
Os pescadores, então, levaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição para casa e trataram de espalhar o feito. A imagem recebeu o nome de Aparecida, por ter surgido em meio às águas. Logo, populares começaram a procurar a imagem para rezar e solicitar graças. A devoção foi aumentando e as graças alcançadas ajudaram a difundir o nome de Nossa Senhora Aparecida em todas as regiões do Brasil.
 
A primeira capela oficial foi instalada em 1745, mas o número crescente de fiéis levou à construção de uma igreja maior. O local deu início a uma vila que em 1928 tornou-se município. Em 1929, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada rainha do Brasil e a padroeira oficial do país, por determinação do papa Pio XI.
 
Com a grande quantidade de fiéis e romeiros que procuravam a igreja de Nossa Senhora Aparecida, em 1955, foi iniciada a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O prédio foi construído em formato de cruz e tem capacidade para abrigar 45 mil pessoas.

ELEIÇÕES » O PT em Natal decide apoiar Carlos Eduardo


Durante reunião com o diretório municipal, militantes e correlegionários do Partido dos Trabalhadores (PT), com a presença do deputado estadual Fernando Mineiro ficou definido o apoio à candidatura de Carlos Eduardo (PDT) na disputa do 2º turno para a Prefeitura de Natal.

A resolução do Diretório Municipal d o PT propõe um "voto crítico" a Carlos Eduardo. A definição oficial pelo apoio ao ex-prefeito foi anunciada durante entrevista coletiva com a presença de Fernando Mineiro, da deputada federal Fátima Bezerra e do presidente do PT em Natal, Carlos Araújo.

"Nós vamos apoiar para a vitória com Carlos Eduardo, sem qualquer interesse no futuro governo. Estamos prontos para integrar a campanha", declarou Mineiro.

Para a deputada federal Fátima Bezerra a escolha foi pela aproximação entre os projetos e a oposição ao DEM. "Pela aproximação que temos com o PDT e os partidos da base federal foi o diferencial na escolha, além da oposição local ao governo do DEM", declarou a deputada.

Fonte: DN on line

NOTA DE AGRADECIMENTO DO VEREADOR ZÉ MATA


Uso deste espaço para agradecer primeiramente a Deus essa vitória, porque pra mim foi uma grande vitória! E agradeço do fundo do meu coração a todos os meus familiares, amigos e eleitores que saíram de suas casas e foram depositar em mim o tão desejado voto de confiança e respeito. Agradeço a equipe que trabalhou comigo durante a campanha, que foi cheia de propostas, projetos e muita vontade de enfrentar quem quer que seja para defender os interesses do povo de Lajes. Agradeço ao carinho de todos que receberam a mim e a minha equipe em suas casas.

Deixo aqui os parabéns a todos os candidatos eleitos e boa sorte nessa nova caminhada de nossas vidas.

Continuarei a disposição de todos.
Fiquem com Deus.
Um abraço
José Carlos Felipe “Zé Mata”

Grafith para a criançada…


Divulgação
Amanhã, dia 12, a Shock Casa Show vai se transformar em um mundo encantado! Em homenagem ao Dia das Crianças, a banda Grafith junto com a Shock Casa Show preparou uma programação especial para a molecada. 

Com palhaços, espaço para brincadeiras, apresentação da Galinha Pintadinha, Banda Grafith e Kaio, o Garotinho do Forró. A programação começa às 16h e vai até ás 21h.

 Fonte: Coluna Agitos e Baladas - Jornal Tribuna do Norte

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"Datafalha": Haddad 47%; Serra 37%

Por Altamiro Borges

O Datafolha acaba de divulgar a sua primeira pesquisa sobre a disputa no segundo turno para a prefeitura de São Paulo. Ela aponta uma vantagem de dez pontos do petista Fernando Haddad sobre o eterno candidato tucano José Serra - 47% contra 37% das intenções de voto. A sempre suspeita "margem de erro" é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Esta foi a desculpa apresentada pelo "Datafalha", do mesmo grupo empresarial da Folha tucana, para justificar os estranhos erros das suas sondagens no primeiro turno.

Considerando apenas os votos válidos - quando são excluídos os brancos, nulos e os eleitores indecisos -, a vantagem de Haddad é ainda maior: Ele tem 56% das intenções de votos e Serra aparece com 44%. No primeiro turno, o tucano saiu na frente com uma pequena diferença. Ele obteve 30,75% dos votos válidos, enquanto o petista ficou 28,98% - para o desespero dos "calunistas" da mídia, que diziam que ele também era um "poste" inventado por Lula, e para o descrédito total dos institutos de pesquisa.

A pesquisa Datafalha deve enlouquecer de vez o truculento José Serra. O notívago tucano não vai conseguir dormir até 28 de outubro. Para ele, esta disputa eleitoral é uma questão de vida ou morte. Se perder, será o fim da sua carreira política - inclusive no interior do PSDB, ninho no qual coleciona vários desafetos irados e  venenosos. Nas suas primeiras declarações após a apuração dos votos do primeiro turno, Serra já deixou explícito que vai partir para o tudo ou nada, para a baixaria completa. Ele está armado até os dentes. 

A vantagem apontada na pesquisa do Datafalha não pode embriagar o comando de campanha de Haddad. Qualquer salto alto nesta curta jornada poderá ser fatal! A polarização política já está dada e o velho dogma marqueteiro - "quem bate, perde" - não serve para nada neste estágio. Serra já anunciou que explorará ao máximo o midiático julgamento do chamado "mensalão do PT" - que parece ter sido feito sob encomenda e cronometrada para a reta final das eleições. 

Haddad também já disse que não fugirá do debate sobre a questão ética. A privataria tucana, o mensalão do PSDB de Minas Gerais, a CPI da máfia do Cachoeira, entre outros temas cabeludos, serão muito úteis na guerra que já está sendo travada!

Eleiões 2012 >> Fátima e Mineiro descartam interferências nacionais

Deputado Fernando Mineiro e deputada Fátima Bezerra devem tomar a decisão sobre segundo turno até o final da semana
Deputado Fernando Mineiro e deputada Fátima Bezerra devem tomar a decisão sobre segundo turno até o final da semana
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Os dirigentes e líderes do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte descartam a possibilidade de interferência da cúpula nacional da legenda com relação à escolha que será feita para o apoio na disputa entre o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, candidato do PDT; e do deputado Hermano Morais, que concorre pelo PMDB. Os petistas mantêm as discussões internas e somente no final desta semana devem anunciar o rumo a ser tomado.

Essa é a expectativa dos dois principais líderes do partido, a deputada federal Fátima Bezerra, e o deputado estadual Fernando Mineiro, candidato derrotado, mas que lcançou a inesperada e expressiva votação essencial para levar a campanha ao segundo turno. "Vamos decidir sem pressa e sem pressão", adiantou Mineiro.

Ontem, a executiva municipal petista se reuniu no intuito de convocar uma reunião posterior do diretório, que será o responsável por decidir sobre os rumos da eleição. Mineiro e Fátima já adiantaram que a decisão "será local", em referência aos rumores vindos à tona em reportagem do jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (8), dando conta de que o quadro político natalense possivelmente será alvo de acordo entre as cúpulas petista e peemedebista. "A decisão é nossa. Eu já comuniquei isso à direção nacional do partido", exclamou Fátima Bezerra. A parlamentar afirmou que já nutre de um entendimento sobre o assunto. Mas preferiu não externá-lo, embora seu grupo já tenha se posicionado claramente em favor do ex-prefeito.

MEC garante mais de 30 milhões para investimentos em educação no RN


Imagem Interna


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) e a professora Ângela Paiva, reitora da UFRN, participaram nesta terça-feira (09) de audiência com o secretário Executivo do MEC, Henrique Paim, em Brasília. Ocasião em que foi anunciado mais de R$ 30 milhões para implantação de banda larga em escolas, investimentos na UFRN e UFERSA.

Henrique Paim assegurou que R$ 16 milhões serão destinados para implantação de internet banda larga em 631 escolas (estaduais e municipais) da Região Metropolitana. Trabalho será custeado pelo MEC em parceria com a UFRN e o governo do RN.

“A liberação da emenda de bancada no valor de R$ 13 milhões para investimentos na UFRN foi outra boa notícia que tivemos na reunião com o MEC”, acrescentou Fátima.

O secretário assegurou mais R$ 1,8 milhão para os cursos de bacharelado em Tecnologia da Informação e Técnico em T.I. 

Fátima Bezerra reivindicou a liberação da emenda de bancada para investimentos na UFERSA. “A noite da terça-feira foi bastante produtiva para a educação do RN”, finalizou a deputada.

Reunião contou também com a presença do ex-reitor da UFRN, professor Ivonildo, e da secretária de Educação do RN, professora Betânia Ramalho. 
Fonte: Portal da Dep. Fátima Bezerra

Cartões de confirmação do Enem começam a ser enviados


Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 começaram a ser distribuídos nessa quarta-feira (10). Inicialmente, na região Norte. Até 25 de outubro, todos os cartões estarão distribuídos no País. As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro próximo.


A operação logística do Enem deste ano envolve a distribuição de 45 mil malotes, com 11,5 milhões de cadernos de provas, que percorrem 9.728 rotas. 

Os estudantes que não receberem o cartão pelos Correios podem ter acesso em portal.inep.gov.br. A página específica do exame (hotsite) estará disponível até a próxima segunda-feira (15).

Fonte: secom .gov.br

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Escola Estadual Olímpio Procópio lança projeto "Política: Juventude e Participação"

A História do Projeto Política: Juventude e Participação surgiu da preocupação dos educadores da referida escola com a pequena participação dos jovens na política, no ato de votar e no desinteresse de defender os direitos e os deveres dos mesmos enquanto cidadãos e enquanto educandos.

Todo jovem cidadão tem que está ligado nos acontecimentos políticos da sua cidade, do seu estado e do seu país, pois hoje, eles devem acompanhar tudo que acontece não ficar de braços cruzados, mais sim agir, pois são mentes novas e pensantes, têm que ter a responsabilidade suficiente para participar do processo eleitoral brasileiro. 

Participação, essa é uma palavra chave para esse projeto. Adolescentes inteligentes, criativos e cheios de ideias não podem ser deixados de lado na nossa politica atual, afinal, são ou não são o futuro da nação? Chegou a hora de fazer politica de verdade, com fins comuns, e não com individuais. Chegou a hora de colocar a mão na massa, e não deixar a vida passar diante dos olhos e no final ter a frustração de dizer “eu nunca fiz nada para melhorá-la”. 

Política: Juventude e Participação 
 
 
Está na hora de incentivarmos os jovens a pensarem, a refletirem. O engajamento do jovem na politica, não é necessário, mais sim indispensável. Se juntos, jovens e adultos queremos mesmo melhorar o mundo em que vivemos, precisamos colocar a mão na massa, protestar quando preciso, agir sempre em prol da sociedade, e fazer o que for possível para ajudar a nação. 

O País não precisa de jovens enlouquecidos e transtornados, mais sim de uma juventude ciente do que pode fazer consciente dos seus deveres como cidadãos, e informados, acima de tudo que possuem um poder muito forte em suas mãos, pois apesar da desconfiança, apesar de muitos não acreditarem, nos jovens, podem e devem ajudar o país a crescer. 

Pensando em conscientizar os jovens alunos da Escola Estadual Olímpio Procópio de Moura no que diz respeito à política, o direito e o dever de votar, elaboramos o projeto política; juventude e participação para ser executado na instituição junto a comunidade escolar.

Hoje (10) palestraram a vereadora eleita Rosa de César e a ex-candidata e ex-professora Gorete Santos.
 
Amanhã (11) fará sua participação no projeto o vereador e professor Canindé Rocha e o vereador eleito Felipe Menezes.
 
Fonte: Blog do Júnior Martins

Candidatos que disputarão o segundo turno já podem fazer propaganda

Os candidatos das 50 cidades brasileiras em que vai haver o segundo turno das Eleições 2012 já podem fazer propaganda eleitoral com alto-falante, amplificador de som, carreata e distribuição de material de propaganda. De acordo com o calendário eleitoral, esse tipo de propaganda é permitido a partir de 24 horas após o encerramento da votação.

Já a propaganda eleitoral do rádio e na televisão pode iniciar após 48h contadas a partir da proclamação do resultado da eleição pelo juiz eleitoral de cada município. A data limite para o início da propaganda é dia 13 de outubro e deve ser realizada até o dia 26 de outubro.

Nessa fase, o programa eleitoral gratuito é dividido em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos, tendo início às 7h e às 12h, no rádio, e ás 13h e às 20h30 na televisão. O tempo é dividido de forma igual aos candidatos, ou seja, cada um tem direito a dez minutos em cada programa.A regra para a propaganda eleitoral está prevista na Lei das Eleições (Lei 9.504/97 – artigo 49, caput).

Confira, abaixo, todas as cidades que realizarão eleições para o segundo turno, marcado para o próximo dia 28 de outubro. 
 
Com informações do TSE

OPÇÕES DE LAZER E DIVERSÃO » Confira o que fazer para comemorar o Dia das Crianças em Natal


 (Pablo Pinheiro/Divulgação)

Do DN Online

Neste 12 de outubro, feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, também se comemora o que o comércio convencionou chamar de Dia das Crianças. Para além dos presentes, a data é uma oportunidade para estreitar as relações entre pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos.O DN Online sugere algumas dicas culturais para esta semana especial dedicada à criançada:

Quarta-feira


Parque as Dunas:
A programação infantil no Parques das Dunas começa nesta quarta-feira (10) e segue até domingo. Gincana e pescaria ambiental, barraca de tiro ao alvo, oficina de plantio, dicas sobre coleta seletiva e o xadrez gigante. O Circuito Recreativo, com atividades físicas e brincadeiras. Oficinas de Boi de Reis e Brincadeiras musicais. A trilha Perobinha estará aberta às incursões à mata atlântica. E também apresentações do grupo Joanitas, contação de histórias com Ricardo Buihú e a Fada Fofa, aulas abertas de Kung Fu, os palhaços Espaguete e Ferrugem, show de Mamulengos de Heraldo Lins, Grupo Ilha de Música e oficinas circenses com a trupe do Circo Grock. Entrada: R$ 1. Crianças até 12 anos não pagam.

Neves:
O Colégio das Neves realiza a Semana da Cultura Infantil. Nesta quarta será realizado o “Amigos em minha casa”: uma relação familiar entre os alunos, que visitarão a casa de um colega neste dia. Nesta quinta-feira (11) será realizada a ação do Neves Voluntário com cerca de 340 meninos e meninas. As crianças, das creches Darilene Brandão Martins, Clara Camarão e Elisabete Teotônio, virão ao colégio para muita diversão e confraternização. Das 13h30 até às 17h. Encerramento com festival de sorvetes e entrega de lancheiras.

Ziraldo: Nesta quarta e quinta-feira, a Livraria Saraiva do Midway promove contação da história “Uma professora muito maluquinha”, de Ziraldo. Início: 16h. Entrada gratuita. Informações: 3222 4722.

Quinta-feira

RN >> Novas eleições podem ocorrer em quatro municípios


Do Blog Panorama Político

Em quatro municípios do Rio Grande do Norte o resultado do pleito 2012 poderá ter mudanças. Em Serra do Mel, Barcelona, Caiçara do Rio dos Ventos e Galinhos os candidatos que tiveram o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral e aguardam agora o julgamento do recurso no Tribunal Superior Eleitoral obtiveram mais votos do que os prefeitos identificados como eleitos no site da Justiça Eleitoral.

No sistema oficial do TSE, os votos dos prefeitáveis com registros indeferidos foram considerados nulos. No entanto, ontem o Tribunal divulgou a votação desses candidatos, foi quando ocorreu a revelação de, caso os prefeitáveis consigam rever a negativa do registro no TSE, o resultado final do pleito terá mudança.


PT bate recorde e elege 67 prefeitas no País, 10 na Bahia


O número é recorde. Segundo o TSE, 663 mulheres vão assumir prefeituras em 2013. Elas representam 12,03% dos prefeitos eleitos até agora. O PT fez 67 prefeitas no país. Na Bahia, numa primeira conferida, foram eleitas 48 prefeitas, sendo dez delas pelo PT: Andreia (em Anagé); Gracinha (em Araças); Patrícia (em Banzaê); Jussara (Dias D´Ávila); Domingas (Governador Mangabeira); Carmen (Madre de Deus); Silma (Macururé); Yohnara (Ourolândia; Rilza (São Francisco do Conde); Fernanda (Uruçuca).

Em outros estados destacam-se as vitórias de Elisa Costa, de Governador Valadares (MG); Conceição, de Angra dos Reis (RJ), Professora Selma Bastos, de Goiás (GO), e Professora Lucimar, de Valparaíso (GO).

 A eleição de Dilma Rousseff à presidência da República motivou muitas mulheres à participação política. Este é um momento novo no Brasil. Dilma Rousseff passou a ser referência, assim como seu governo. Houve um aumento de 332% na eleição de mulheres para prefeituras.
LEIA MAIS

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Como ficou a composição partidária no RN após as eleições 2012



Apurados os votos, ficou assim o novo quadro partidário no Rio Grande do Norte, após as eleições do último domingo (7).

O PMDB elegeu 51 Prefeitos;
O DEM 23;
O PSD 21 prefeitos;
O PSB 19;
O PR 18 prefeitos;
O PMN 9 prefeitos;
O PP elegeu 8;
O PT 6;
O PSDB elegeu 3;
O PPS 2;
O PV 2;
O PTB elegeu 2 prefeitos.
O PCdoB fez 1;
O PDT 1.

Perícia descarta hipótese de incêndio criminoso em Fórum de Lajes, no RN

O fogo que destruiu parte do prédio onde está sediado o Fórum de Lajes, na Região Central potiguar, distante 125 quilômetros de Natal, começou na central elétrica do imóvel. Foi o que constatou o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep/RN) após realizar perícia no local. O trabalho foi realizada na manhã deste domingo (7), acompanhado de perto pela juíza da comarca de Lajes, Gabriela Félix, e do procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, que suspeitou de incêndio criminoso, em decorrência do período eleitoral.

Além da infraestrutura, parte dos processos judiciais que estavam arquivados foram queimados. “Era um prédio antigo que acabou destruído pelo fogo. Demos perda total, pois parte do teto desabou. Entretanto, a hipótese de incêndio criminoso foi descartada. O fogo atingiu alguns equipamentos elétricos e parte dos processos arquivados”, esclareceu o tenente da Polícia Militar de Lajes, Renê Pereira. Ele ressaltou, porém, que os processos ativos foram salvos. O prédio está isolado.

De acordo com o tenente Cristiano Couceiro, do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 19h45 do sábado (6). Inicialmente, a Polícia Militar e soldados do Exército tentaram controlar as chamas e contaram com a ajuda de moradores do entorno. Os militares contaram com a ajuda de carros-pipa até a chegada do Corpo de Bombeiros, que precisou se deslocar de Natal para o município.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), confirmou que uma manutenção nas instalações elétricas do Fórum de Lajes foi realizada no início de setembro. Uma equipe de técnicos do órgão irá ao prédio destruído para mensurar o prejuízo e, somente após a emissão de um relatório de danos, as providências em relação às mudanças da sede da comarca do município serão tomadas.
Fonte: G1 RN

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lula e o PT vencem nas urnas os demotucanos, o 'mensalão' e a Globo


De 83 municípios com mais de 200 mil eleitores:

- Em 33 liquidou a fatura no primeiro turno. O PT venceu em 8 como cabeça de chapa (fora outros casos em que coligou-se).

- Nas outras 50 cidades, o PT disputa em 22 como cabeça de chapa.




- Em São Paulo, na capital onde a eleição foi mais nacionalizada, o 'mensalão' explorado exaustivamente por José Serra não conseguiu abater Haddad, que chegou praticamente empatado com Serra no primeiro turno e entra fortíssimo no segundo turno. Só não digo que Haddad é favorito, porque não se ganha eleição subindo em salto alto, então não há favoritismo sem uma campanha dura, ganha voto a voto, com a militância dando o máximo de si. No ABC o PT continua fortíssimo. Ganhou São José dos Campos, a cidade do Pinheirinho. Levou a eleição de Campinhas para o segundo turno, coisa que os adversários consideravam impossível.

- Em Minas, faltou o segundo turno em Belo Horizonte, mas Patrus fez bonito, numa eleição complicada. Conseguiu uma votação expressiva, com mais de 40% dos votos úteis, e resgatou o voto idológico do eleitorado que estava órfão desde 2008. A não vitória de hoje, prenuncia a vitória amanhã, pois o PT voltou a principal força de oposição. Agora se olharmos para o interior, o PT saiu vitorioso em diversas cidades importantes e está no segundo turno em outras. O estrago sobre as bases de Aécio foi grande.

Uma leitura do resultado dessa campanha eleitoral em Lajes


Após o resultado das eleições, torna-se interessante que façamos também aqui mais uma análise como fizemos durante toda camapanha, relacionando o que prevemos com o que se concretizou. Para isso é interessante lembrarmos o que escrevi pouco antes da eleição. confira: http://professorcaninderocha.blogspot.com.br/2012/10/ultimos-dias-de-campanha.html


Na eleição majoritária:

O resultado para prefeito foi o esperado, com uma maioria de Benes Leocádio de 2.090 votos sobre os dois candidatos oposionistas. Se observarmos individualmente, teremos o seguinte resultado:

Benes x Drª Lurdinha: 3.345 votos de maioria;
Benes x Nonato: 3.370 votos de maioria.

A novidade na majoritária:

Drª Lurdinha (PSDB), que terminou a campanha como segunda colocada, desbancando Nonato Santos, um candidato que a população lajense sabia quais seus verdadeiros interesses nessa campanha, eleger Eliana Gabirú (PMN), visando assim, salvar um projeto político familar.

Na eleição proporcional: Quando o esperado não acontece...

 

 Uma dos assuntos bastante comentados por muitos quando da definição das candidaturas a vereadores, era da “certeza da vitória de Fábia Lopes e Eliana Gabirú” o que acabou por não se concretizar.

Seguindo o que apontavam várias pesquisas eleitorais realizadas aqui em Lajes, a votação de André da Nordeste, que obteve 532 votos, sendo o vereador mais votado dessa eleição, surpreendeu a todos.

Como vai ficar a composição da Câmara para 2013:

PMDB: 03 cadeiras;
PT: 02 cadeiras;
PP: 02 cadeiras;
PHS: 01 cadeira;
PRB: 01 cadeira.