sábado, 14 de janeiro de 2012

Reunião com agentes culturais de Lajes

Nosso Mandato esteve participando da reunião realizada ontem (13), na Casa de Cultura Popular de Lajes, em que estiveram presentes a Secretaria Especial de Cultura, Izaura Rosado e a coordenadora das Casas de Cultura do Estado onde foi anunciado: o lançamento do Programa Agentes de Leitura; o calendário das conferências regionais de cultura, como preparação para a conferência estadual agendada para março; e também a distribuição de recursos para blocos, escolas de sambas e tribos de índios que poderão ser beneficiadas com recursos financeiros.

A Secretaria e a Fundação acenam com a perspectiva de novos tempos para o setor cultural do RN, com a criação do Fundo Estadual de Cultura, para o qual estão previstos, já em 2012, recursos da ordem de 12 a 15 milhões de reais. 

Torna-se  importante ressaltar que ultimamente o Governo Federal através do Ministério da Cultura tem ampliado bastante o investimento nesse setor para que dessa forma as coisas possam realmente acontecer.

Com relação a expectativa dos grupos culturais presentes de como poderiam ser beneficiados com esses recursos, foi dito pela Secretária Isaura Rosado apenas que os interessados deverão acompanhar os editais e caso estejam enquadrados nos critérios estabelecidos, poderão ser contemplados. 

Os recursos  disponíveis serão divididos da seguinte forma: 50% para a Capital e Região Metropolitana e os outros 50% para os demais municípios do Estado.

A reunião contou com a presença de vários grupos culturais de nossa cidade, autoridades, representante da Secretaria Municipal de Educação e vários blogs locais. 

Substâncias perigosas

Coca-cola Zero é proibida nos EUA. E no Brasil, sete refrigerantes têm substância cancerígena

Fonte: site Na Boca do Mundo

Coca-cola Zero. Sukita Zero. Fanta Light. Dolly Guaraná. Dolly Guaraná Diet. Fanta Laranja. Sprite Zero. Sukita. Oito bebidas e duas substâncias altamente nocivas ao ser humano. Na Coca-cola Zero, está o ciclamato de sódio, um agente químico que reconhecidamente faz mal à saúde. Nos outros sete refrigerantes, está o benzeno, uma substância potencialmente cancerígena.Essa é a mais recente descoberta que vem sendo publicada na mídia e que só agora chega aos ouvidos das maiores vítimas do refrigerante: os consumidores. A pergunta que vem logo à mente é: “por que só agora isso está sendo divulgado?”. E, pior: “se estes refrigerantes fazem tão mal à saúde, por que sua venda é permitida?”.

Nos Estados Unidos da América, a Coca-cola Zero já é proibida pelo F.D.A. (Federal Drugs Administration), mas sua venda continua em alta nos países em desenvolvimento ou não desenvolvidos, como os da Europa Oriental e América Latina. O motivo é o baixo custo do ciclamato de sódio (10 dólares por quilo) quando comparado ao Aspartame (152 dólares/Kg), substância presente na Coca-cola Light. O que isso quer dizer? Simplesmente que mesmo contendo substância danosa à saúde, a Coca Zero resulta num baixo custo para a companhia, tendo por isso uma massificação da propaganda para gerar mais vendas.

Não basta o cigarro?

Economia aquecida

Brasil é elogiado em relatório da OIT sobre trabalho e salário

O agravamento da crise internacional fez com que alguns países da América Latina e Caribe crescessem a um ritmo mais lento na segunda metade do ano passado, mas mesmo assim a taxa média de desemprego na região se manterá em 6,8% (a menor desde os anos 90 na região) em 2011 e deverá ser igual este ano. O balanço definitivo do desemprego/2011 deve sair nos próximos dias.

A estimativa está no relatório (anual) "Panorama Laboral 2011" divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) da ONU. Mas, no documento a entidade alerta que o cenário externo é incerto e volátil, o que pode determinar uma alta na taxa este ano. Já quanto ao crescimento econômico, a OIT prevê que o balanço do ano indicará que ele foi, em média, entre 4% e 4,5% em 2011.

A OIT preocupa-se, também, com o fato de os países da União Europeia (UE), na crise, estarem implementando políticas fiscais severas e flexibilização de regras trabalhistas, um risco que a entidade teme que se alastre pelos países aqui do nosso continente. "São políticas que já se aplicaram na América Latina durante outras crises e que levaram a um aprofundamento do déficit de trabalho na região".

Política para o salário mínimo é elogiada

O Brasil é elogiado e apontado como exemplo no relatório nesse sentido. "A experiência de sucesso do Brasil confirma que é possível progredir na direção do trabalho formal, junto com a preservação de equilíbrios macroeconômicos e o vigor do crescimento. O caso deste país também demonstra que melhorar salários e reduzir a pobreza constituem estímulos a investimentos, crescimento e criação de emprego", diz um trecho do relatório.

Parceria importante

Programa Trilhas Potiguares

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Acontece agora em janeiro, a seleção dos candidatos pré-inscritos para o Programa Trilhas Potiguares 2012, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Projeto, que surgiu em 1995 é uma oportunidade para promover a interação da UFRN com a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte. Para a etapa deste ano foram inscritos cerca de 1.500 alunos e professores, e, deste, serão selecionados 300 inscritos para participarem das atividades, ainda no primeiro semestre deste ano.

ProUni
Os candidatos que se inscreveram para uma das quase 200 mil bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) podem acessar o endereço eletrônico do programa para consultar as instituições e cursos participantes para o primeiro semestre de 2012. As inscrições para o processo acontecem a partir de hoje (14) e seguem até a próxima quinta-feira (19). Ao realizar a inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. Outras informações acesse: www.prouniportal.mec.gov.br

UNI-RN
A Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (Farn) foi reconhecida pelo Ministério da Educação como primeiro Centro Universitário do Rio Grande do Norte. A faculdade, que já atua no estado há quase 13 anos, agora recebe uma nova nomenclatura: UNI-RN. A mudança traz algumas modificações na estrutura curricular da instituição, como autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de ensino superior, dentre outros.

Idema divulga 'Água Azul' nas praias do RN

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

As praias urbanas de Natal (Ponta Negra, Praia do Forte, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Redinha) recebem hoje e amanhã, das 9h às 15h, a campanha de Educação Ambiental e de divulgação do Projeto de Balneabilidade, abordando temas como a qualidade das águas das principais praias do litoral Potiguar e a importância desse monitoramento. A campanha é realizada pelo IDEMA em parceria com o IFRN.

Ao todo estão sendo visitadas 13 praias durante seis finais de semana distribuídos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Nestas datas as equipes do projeto estarão disponíveis para tirarem as dúvidas da população relativas à importância do acompanhamento dos resultados das análises laboratoriais para a saúde dos banhistas. A expectativa é apresentar o trabalho a uma população aproximada de 10.000 banhistas durante o verão.

Esses resultados são divulgados nos sites do IDEMA e do IFRN, em jornais de Natal e em placas sinalizadoras afixadas nas praias pesquisadas. Serão dadas explicações sobre os procedimentos realizados para análise e como o banhista poderá contribuir para a manutenção da qualidade ambiental do nosso litoral.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Medida socialmente correta


Bebida alcoólica está proibida no Campeonato Estadual

Fonte Jornal Tribuna do Norte

O Ministério Público e a Polícia Militar, reunidos com os clubes decidiram que a venda de bebidas alcoólicas estará proibida no Campeonato Estadual de 2012. Em 2011, amparados por uma liminar, os donos dos bares puderam comercializar normalmente. No entanto, o entendimento para este ano é que a Lei instituída no Brasil atualmente invalida a liminar do ano passado.

Mas, se a bebida está proibida, os mastros das bandeiras, que haviam sido banidos dos estádios, estarão de volta. A reunião desta quinta-feira (12) definiu que a torcida poderá voltar a fazer a festa como antigamente.

No que diz respeito aos clássicos ABC x América e América x ABC (Frasqueirão e Nazarenão), a PM definirá, nos próximos encontros, a melhor forma de realizar a segurança desses jogos. Existe a proposta de que cada jogo seja realizada com apenas uma torcida no estádio. Quando o mando de campo for do Alvinegro, apenas a torcida abecedista estaria autorizada a comparecer ao Frasqueirão. A mesma medida seria adotada para a torcida americana com o jogo sendo realizado no estádio Nazarenão.

Secultrn/FJA mobiliza municípios de todo o Estado para Conferências Regionais de Cultura


A secretária extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, realiza entre os dias  10 e 31 de janeiro, juntamente com equipe técnica da Secultrn, diversas Conferências Regionais de Cultura, espalhadas pelo interior do Estado. Essas conferências culminarão com a 3ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá em março deste ano, na capital.

Em Lajes, o evento acontece nesta sexta-feira, 13, na Casa de Cultural Popular a partir das 17h00min. A coordenação da Casa está convidando todos os grupos culturais, escolas e órgãos públicos para participar do evento que discutirá temas importantes para investimentos na cultural local.

Além das discussões acerca das propostas para políticas culturais de cada cidade do Estado, Isaura Rosado e equipe, levará ao conhecimento dos participantes assuntos de extrema relevância para a cultura do Estado como a criação e sanção do Fundo Estadual de Cultura (FEC), que terá um montante entre R$ 12 mi a R$ 15 milhões para financiamento da cultura em 2012, sendo 50% para Grande Natal e 50% para os demais municípios assim como também divulgará o Edital do Carnaval Potiguar 2012, o Programa Agentes de Leitura Publicações, hinos, armas e brasões, bem como receber os relatórios de 2011 e a programação para 2012, naqueles municípios onde existem Casas de Cultura Popular.

As conferências regionais objetivam reunir propostas e metas para a área cultural de cada uma das cidades participantes, dentro dos estabelecidos planos municipais de cultura, os quais estarão em consonância com o Plano Estadual de Cultura, que por sua vez, também será elaborado à luz do Plano Nacional de Cultura, do MinC.

Em cada uma das conferências será aberto o diálogo e a discussão de propostas de maneira que possam fortalecer as políticas públicas culturais. Além dos gestores de pastas como Educação e Cultura, as conferências também podem contar com a participação de artistas, produtores, conselheiros, empresários e interessados em geral no fomento e desenvolvimento de ações culturais.

Extraído do Robsoncabugi.com - Informações da Secretaria Extraordinária de Cultura do Estado

Educação: valor do Piso Salarial 2012 em debate

Correção salarial deverá ser publicada até o dia 15 

 

O MEC já publicou a correção do custo aluno em 2012 e a expectativa da categoria, agora, gira em torno da correção do Piso Salarial, que deverá ser publicada até o dia 15 deste mês. De acordo com a portaria nº 1809/29/12/201, os municípios e estados irão receber R$2.096,68 por aluno.

A dúvida do momento é sobre que caminho o MEC seguirá. Se o Ministério considerar os cálculos deixados para trás, recompondo a linha de raciocínio das entidades sindicais, a categoria terá uma correção de 22,22% para um piso salarial que corresponde a 40h, nível médio. Com isso, o valor do piso passará a ser de R$1.937,26, como defende a CNTE.

Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, no nosso caso, o valor a ser estipulado atenderá a proporcionalidade das 30h, uma vez que o STF não tratou desse aspecto e considerou a interpretação dos gestores, que é a proporcionalidade da jornada de trabalho.

A sindicalista disse ainda que é possível fazer algumas projeções: para a CNTE o valor do piso de 2012 para nível médio, com jornada de 40h é de R$1.937,26. Esse valor considera as perdas dos anos anteriores da correção do piso salarial. Já o MEC, poderá fazer outro cálculo: utilizando os 22,22% ou, ainda, outro percentual. Em relação a Estados e Municípios, só será possível fazer projeções após a publicação da correção do Piso Nacional para 2012.

Fonte: sinte.org.br

Cartão de Inscrição do IFRN já está disponível

Fonte: Portal do IFRN com informações do Blog do Juvino Roberto


O cartão de inscrição dos candidatos ao técnico subsequente está disponível desde o dia (5). Os candidatos devem acessar o endereço: processoseletivo.ifrn.edu.br para imprimi-lo. O cartão de inscrição informa o local de prova, que vai ser realizada dia 15 de janeiro, das 14h às 18h. 

Para mais informações, acesse a página do processo seletivo.

Lazer e segurança

Praia do Meio lidera ocorrências de afogamentos em 2011

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Em 2011, a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGEDC) do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) registrou um total de 255 ocorrências na faixa litorânea que liga as praias de Pipa a Touros.

Segundo os dados estatísticos apresentados pelos bombeiros, a praia do Meio, com 94 ocorrências, foi a que mais exigiu dos trabalhos dos guarda Vidas da Corporação, seguida por Buzius (51), Redinha Nova (20), praia do Forte (13), Ponta Negra (12), entre outras.

Foi registrado um total de 157 salvamentos aquáticos, sendo eles na praia do Meio (74), Buzius (46), Redinha Nova (7), praia do Forte (5) e Ponta Negra (4).

De acordo com a CEGEDC, ainda foi registrado 12 afogamentos, sendo oito deles no mar. As mortes por afogamentos aconteceram na Praia do Meio (2), Redinha (2), Buzius (1), Camurupim (1), praia do Forte (1) e um registro no litoral sul, em praia não identificada pelo relatório. Os demais afogamentos seguidos de morte, registrados pelos bombeiros, ocorreram em lagoas e rios da região, como nas lagoas de Arituba e Jacumã.

Balanços que não explicam nada

Os balanços de 2011 da velha mídia retratam fielmente sua incapacidade para dar conta dos fenômenos fundamentais do mundo contemporâneo – incluindo o Brasil e a América Latina.

Por Emir Sader no Blog Carta Maior

Senão, vejamos:

O fenômeno mais importante e abrangente de 2011: o novo ciclo da crise capitalista, agora afetando diretamente a governos, que não poupa a nenhum governo do centro do capitalismo. Como se poderia explicar, sem uma visão crítica do capitalismo e dos seus mecanismos de crise cíclica? Como explicar se as sociedades norteamericanas e europeias seriam os modelos que deveríamos seguir? Como explicar se no centro da crise estão os sistemas bancários, o FMI, o Banco Central Europeu e o modelo neoliberal?

Como explicar que um governo que, tudo o que fez em 2011 foi correr atrás de ministros corruptos, herdados do governo Lula, tenha a mais alta popularidade de um governo no seu primeiro ano? Como explicar, se as políticas econômicas e sociais nao forma incluídas entre as pautas essenciais desse governo?

Como explicar que seu ídolo francês, Strauss-Kahn, praticamente escolhido pela velha mídia para dirigir a França, caia em desgraca em um episódio de alguns minutos apenas? Sabia-se desse aspecto da sua vida, mas como era o dirigente máximo do FMI e iria capitalizar o descontentamento com Sarkozy para fazer um governo super moderado, era melhor nao dar destaque, até que nao deu mais para segurar e terminou a carreira do seu ídolo.

No Oriente Médio finalmente surgiria a democracia, descoberta por jovens mobilizados pela internet. Os velhos ditadores – todos elogiados ate ali por essa mesma mídia - cairam e forma substituídos por democracias liberais. Nada disso acontece e forças muçulmanas ganham as eleições ou ocupam os novos governos provisórios desses países, demonstrando a distancia entre a realidade dessas sociedades e as ilusões dos liberais.

Toda a imoralidade do pais estava concentrada no PT, no governo Lula e nos seus aliados. De repente aparece um livro que revela as maiores negociatas da história do país, por meio da privataria tucana e a velha mídia nao tem o que dizer.

Centro de Reabilitação entrega 2.330 cadeiras de rodas no RN

Fonte: Jornal do RN

O Centro de Reabilitação Infantil/Adulto (CRI/CRA) realizará, nesta quinta-feira (12), às 10h, uma solenidade para marcar o início da entrega de 2.330 cadeiras de rodas de diversos tipos: comum, de banho (comum e especial), especial (AVD, obesos, para-atletas, etc.). No evento, quatro pacientes de diferentes idades e patologias irão receber suas cadeiras, simbolizando o quantitativo contemplado. A solenidade, que contará com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini e do Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, ocorrerá na sede da instituição, situada na Av. Alexandrino de Alencar, no Tirol.


O total do investimento foi de R$ 1.799.632,00, recursos provenientes de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Ministério da Saúde. A entrega das cadeiras beneficiará pacientes cadastrados de todo o Estado, iniciando-se em Natal e Grande Natal e seguindo para as demais localidades, através de parceria com as Regionais de Saúde e prefeituras municipais, de modo a evitar o deslocamento dos usuários.

Governo de retrocesso

Rosalba veta cotas para portador de necessidade especial

Aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, o projeto de Lei de cotas para Portadores de Necessidades Especiais ingressarem na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) foi vetado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

O deputado Gustavo Carvalho (PSB), é o autor projeto de lei que destinando 5% das vagas dos cursos de graduação da UERN a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE), sendo que a deficiência apresentada pelo candidato deveria ser compatível com o exercício da profissão para a qual o curso pretendido se destina.

Algumas universidades do País já adotam a lei de cotas para Portadores de Necessidades Especiais.

Fonte: Blog do Carlos Santos

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ultilidade Publica: Plano Municipal de Resíduos Sólidos


Recebido por e- mail: Escritório Fernando Mineiro mineiropt.escritorio@gmail.com

Segue Convite da Audiência Pública sobre apresentação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Natal 

AGRADECIMENTOS AO NOSSO SAUDOSO PADRE VICENTE

Matéria extraida doBlog do Eronilson Alex (São Rafael), em 16/12/2010

Nota do Blog: O motivo da publicação dessa matéria é pela grande importância que o Monsenhor Vicente teve, tanto para Lajes, como para São Rafael onde também ele foi pároco e realizou um grande trabalho junto aquela comunidade.

Eis a matéria:

Alguns o achavam muito rude... mas graças a este homem de fé, hoje podemos dirigir nossos olhares e vermos a réplica daquela casa de oração, onde muitos na antiga cidade se dirigiam para serem confortados e alimentados com a Palavra de Deus...

Foi a luta incansável do Monsenhor Vicente de Paulo da Costa Vasconcelos (in memorian), que só recebeu a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, após conquistar a sua contrução nas mesmas medidas e modelo arquitetônico. Pois, em sua sabedoria divina, não queria permitir que além de sermos expulsos de nossa cidade pelo progresso que até hoje ainda não chegou... perderíamos também a memória da fé, da história e parte da vida de nossa gente...


Ao nosso querido Padre Vicente... obrigado pela desefa de nossa história. Como canta Arleno Farias (a igreja é divina, não é projeto da Nação). E hoje olhando para este divino (a igreja) recordamos todas as lutas e histórias de nossa gente. Lembro-me que ouvi por inúmeras vezes, pessoas como Cezarina Pinheiro (que mora em frente ao hospital) relatar como fora a construção daquela torre e reforma da antiga igreja, na qual as mulheres da época iam buscar areia em latas na cabeça, as margens do Rio Piranhas, para a construção, sob o comando do Padre Lucílo... É a vida, a história de nossa gente que não pode ficar mergulhada nas águas frias deste grande lago.

Agradeço ao amigo Diomar Barbosa por ter me indicado a referida matéria.

Lazer x Cidadania

Pontos turísticos sem acessibilidade

Fonte: Jornal Tribuna do Norte
 
Natal é um dos destinos preferidos do turista brasileiro. Principalmente pelo público da terceira idade. Mesmo assim, a capital potiguar está longe de oferecer aos visitantes condições básicas de acessibilidade como outras cidades turísticas. Cartões postais como a Fortaleza dos Reis Magos, o Centro de Turismo e as praias atraem diariamente centenas de visitantes. Para os vovôs e vovós que passeiam por aqui, a falta de infraestrutura acaba deixando a impressão de que a visita à cidade do sol poderia ser melhor.

Turistas dizem que Natal é linda, mas há problemas de acessibilidade
O Ministério do Turismo, através do Programa Viaja Mais - Melhor Idade, apontou Natal como a preferência de destino dos idosos brasileiros, ficando na frente inclusive da vizinha Fortaleza na hora da escolha do pacote turístico. O Centro de Turismo, localizado na rua Aderbal de Figueiredo nº 980, em Petrópolis, faz parte do roteiro aos visitantes, após passarem pela praia do Forte. O ponto turístico existe há 36 anos e nesse tempo sofreu apenas pequena reforma de acessibilidade, que contemplou a rampa que leva o público ao pátio do prédio. A exigência partiu de normas de segurança do Corpo de Bombeiros em 2008.

As informações são de Francisco Francinildo, que é membro da diretoria da Associação dos Empresários do Centro de Turismo. O local é composto de Galeria de Arte, Antiquário, 36 lojas e restaurantes. Para ter acesso ao interior do Centro a população da terceira idade encontra dificuldades desde a chegada ao estacionamento. Os visitantes precisam descer do ônibus quase 20 metros longe da entrada, para completar, o caminho até ela é contempla uma inclinação, que por sua vez, não está acompanhada do tradicional corrimão que facilitaria a subida até a entrada do Centro de Turismo.

Destinos Turísticos

Salvador, Fortaleza e Recife estão entre os destinos mais procurados nesse verão

por Equipe Na Boca do Mundo
 
é praticamente sinônimo de verão o ano inteiro. E não é à toa. São centenas de praias espalhadas por cerca de 3 mil quilômetros de orla.

Hoje, um dos destinos mais procurados da região é Salvador. "De cada 10 cotações que fazemos, sete são para lá", comenta a operadora de viagens Juliana Venezian. Na capital baiana estão concentrados vários resorts com infraestrutura para atender adultos e crianças, sem falar que a hospedagem para a garotada de até 12 anos geralmente sai de graça. Outra vantagem é o serviço all inclusive, em que o custo-benefício torna-se um grande atrativo para as famílias. Para os jovens, o local já atrai pelas festas do esquenta carnaval e do Festival de Verão, que acontece em janeiro.

Depois vem Fortaleza, sobretudo pelos passeios de buggy nas dunas, pela praia de Canoa Quebrada, com as famosas lua e estrela esculpidas em suas falésias que atuam como um mirante natural, e pelo parque aquático Beach Park.

Fechando o "ranking da preferência", a escolha fica por conta de Recife pela facilidade que o turista tem de conhecer três Estados de uma só vez: Pernambuco, Alagoas e Paraíba), além de orlas paradisíacas e de fama internacional como as de Porto de Galinhas e Maragogi.

Em Porto de Galinhas, este é o caso de Muro Alto. Seu nome deve-se a um paredão de corais que circunda suas piscinas naturais, com três quilômetros de extensão. Sem ondas e muito claras, suas águas também fazem um convite ao mergulho. Pequenos barcos a vela e caiaques completam as opções de lazer para toda a família.

Já Maragogi, conhecida por ser o "Caribe Brasileiro", fica no litoral norte de Alagoas, na divisa com o Estado de Pernambuco. Chama a atenção pelas barreiras de recifes de corais localizadas a 6 km da costa e suas piscinas naturais (galés), repletas de peixes multicoloridos.

Projeto Samba de Verão

Na sexta-feira, 13, tem Jorge Aragão e Leci Brandâo no Riachuelo

O projeto Samba de Verão traz para o Teatro Riachuelo, na sexta-feira, 13, um show inédito com dois dos maiores sambistas brasileiros: Jorge Aragão e Leci Brandão. Um espetáculo dançante e especial para esquentar o verão. 
A abertura ficará por conta da Escola de Samba Balanço do Morro, a mais antiga e tradicional escola de samba de Natal, que fará um pequeno ensaio no Teatro Riachuelo com clássicos do samba.
A Escola foi a campeã do Carnaval 2011 em Natal. 
O evento será em formato duplo – platéia e pista -, e os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro, que funciona de segunda a sábado das 13h às 21h, e aos domingos das 14h às 20h. Mais informações através do tel. 4008 3700
Divulgação da Assessoria de Imprensa do evento.

Economizando não vai faltar

Verão faz consumo de água subir 30% no RN, diz Caern

Ítalo Souza - Especial para o Diário de Natal

O consumo de água aumenta em mais de 30% na grande Natal entre os meses de dezembro e março, graças ao calor constante e ao grande fluxo de pessoas que circulam pela região durante o verão. O consumo per capita (por habitante) tem chegado, em média, a 150 litros de água por dia, mas existem áreas na cidade onde o consumo atinge 400 litros/dia, quando a média nacional é de aproximadamente 132 litros por habitante. Os dados são da ompanhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Essas áreas se concentram, sobretudo, nas zonas Leste, Oeste e Sul. Uma comparação realizada anteriormente nesta mesma época do ano, revelou um salto de consumo que passou de cerca de 700 milhões de metros cúbicos em dezembro de 2010 para mais de 1 bilhão de metros cúbicos em janeiro de 2011, números que confirmam o aumento de consumo nessas áreas.

 
Em relação à Zona norte, os dados do consumo apresentam-se incompletos pela falta pertinente de hidrômetros em um grande número de residências. No último ano, a região recebeu 7.366 aparelhos para a medição e registro do consumo de água dos moradores, número ainda insuficiente para o crescimento vertiginoso no número de moradias no local.

Praias

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Política: Pesquisa Sinduscon/Consult

Natalenses reprovam Rosalba e Micarla com veemência

Pesquisa, entretanto, aponta presidente Dilma Rousseff muito bem, com 63,5% de endosso popular

















A pesquisa Sinduscon/Instituto Consult – realizada entre os dias 4 e 7 deste mês, em Natal -, ouvindo mil pessoas, avaliou o desempenho dos governos Federal, Estadual e Municipal.
O natalense só livrou a “cara” da presidente Dilma Roussef (PT), dando-lhe maciça aprovação com 63,5%. Já a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a prefeita Micarla de Sousa (PV) sofrem uma repulsa grandiloquente. São vomitadas.
Rosalba alcança 59,6% de reprovação, enquanto Micarla atingiu a impressionante marca de 90,2%.
Veja abaixo o desempenho de cada uma:
Dilma Roussef (PT):
Aprovação – 63,5%
Reprovação – 23,8%
Não Sabe – 13%
Rosalba Ciarlini (DEM):
Aprovação – 25,1%%
Reprovação – 59,6%
Não Sabe – 15,3%
Micarla de Sousa (PV):
Aprovação – 5,5%
Reprovação – 90,2%
Não Sabe – 4,2%
Fonte: Blog do Carlos Santos

Brasileiro termina 2011 otimista sobre 2012, o que ajudará economia

Dois terços das famílias apostam que o novo ano trará mais melhorias socioeconômicas ao país. Quanto maior a escolaridade e a renda, maior o otimismo. Em dezembro, Índice de Expectativa das Famílias medido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobe e atinge 67%. Segundo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, confiança induz crescimento, via consumo.

Após o primeiro ano de mandato da presidenta Dilma Rousseff, os brasileiros de todas as faixas de renda e níveis de escolaridade estão mais otimistas com a situação socioeconômica do país, segundo pesquisa divulgada na quinta-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Pelo levantamento, em dezembro, 64,4% das famílias acreditavam que, em 2012, o Brasil passará por melhores momentos do que em 2011. Em novembro, 60,1% das famílias mostravam grandes expectativas para o futuro próximo.

Indutor do crescimento econômico
Este otimismo tem chances de se tornar uma espécie de profecia que se autorrealiza. De acordo com o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, a confiança das pessoas atua como fator redutor ou indutor do crescimento econômico. "Se as expectativas estão otimistas em relação ao futuro, tende-se a gastar mais. Quando há forte pessimismo, gasta-se menos", disse.

Fonte: Portal do DIAP

Enchentes e desinformação midiática

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Houve tempo em que a imprensa era uma instituição vinculada à cultura do esclarecimento. Hoje é o contrário. Quanto mais eu estudo os imbróglios midiáticos envolvendo o ministério da Integração Nacional, mais eu fico estupefato com o volume de desinformação disseminado.

O Ministério da Integração Nacional foi criado em 2001, pelo governo Fernando Henrique Cardoso, e tem uma história intimamente ligada ao Nordeste. A eles são vinculadas as principais autarquias e estatais da região: a Sudene, a Dnocs e a Codevasf. Na verdade, ele foi criado para compensar, em parte ao menos, a traumática extinção da Sudene no apagar das luzes do governo FHC, depois ressuscitada no início da gestão Lula. A Integração cuida ainda das obras de transposição do São Francisco, o maior empreendimento de engenharia da história do Nordeste.

Desde sua criação, todos os seus titulares são políticos nordestinos.

Cultura

Feira Internacional de Artesanato mostrará diversos trabalhos no Centro de Convenções

Fonte: site Na boca do Mundo

Trabalhos manuais de todo tipo - e das mais diferentes culturas - em um mesmo lugar. A Feira Internacional de Artesanato (Fiart) mais uma vez reúne no Centro de Convenções de Natal, de 20 a 29 de janeiro, produtos artesanais do Rio Grande do Norte e de diversos estados brasileiros, assim como de outras nacionalidades.

Devido a variedade de produtos, fica difícil apontar algum destaque. A dica é chegar cedo pra dar tempo de circular e ver o máximo de coisas. A feira ocupa um espaço de 7.500 m², onde 385 estandes ficam distribuídos, e atrai nos dez dias uma média de 68 mil visitantes - brasileiros e estrangeiros. Por estes números, é o maior evento turístico do verão potiguar.

Educação

Com 1 milhões de candidatos, Sisu supera marca de 2011


Fonte: Secom.gov.br

Mais de um milhão de estudantes já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano. O Ministério da Educação contabilizou nesta segunda-feira (09), até o meio-dia, as inscrições de 1.091.890 candidatos a vagas em instituições públicas de educação superior. 

Em apenas, 3 dias o número de concorrentes já é maior que o total do Sisu 2011, que registrou 1.080.194 pessoas inscritas. O número de inscrições é equivalente ao dobro do número de pessoas concorrendo, pois cada estudante tem direito a fazer pelo menos duas opções de curso. O total de inscrições, desde a abertura, chegou a 2.108.408.

Os candidatos concorrem a 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de educação superior. O prazo para completar o processo e concorrer termina às 23h59 do dia 12 próximo. O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 15 e a matrícula deve ser feita entre os dias 19 e 20.

Inscrição e cronograma completo na página do Sisu